A Coragem de ser Você Mesmo

Resenhas - A Coragem de ser Você Mesmo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

clarimoreira 25/09/2021

A coragem de ser você mesmo - Brené Brown
Em tempos de polarização, de ?nós contra eles?, esse livro é um quentinho no coração e um chamado pra que a gente se volte pra civilidade, pra perceber a conexão existente entre todos, a saber ouvir, argumentar e se posicionar sem desumanizar o outro. Tira a ideia de que há duas caixinhas pra você se enquadrar e nos traz de volta o pertencimento a si mesmo. Somos seres múltiplos e não precisamos nos adequar a um lugar pra pertencer. O pertencimento acontece quando respeitamos ao nosso verdadeiro eu.

Dhony 10/10/2021

Brené é professora, pesquisadora e escritora, tem vários livros que tratam sobre vulnerabilidade, medo e coragem.

Confesso que esperava, pelo título, um livro sobre autoconhecimento, entretanto a obra discorre sobre o que é o verdadeiro pertencimento.

Vamos lá!

Segundo Brené, pertencimento, em síntese, é fazer parte de uma comunidade, grupo e etc, sem nunca deixar de ser o que é, ou seja, tu pertence a si e pode ser isso ali no grupo. Do contrário, não se trata de pertencimento, mas sim de mera adequação, exemplo "faça isso ou seja isso" se não nunca será parte do grupo.

Quando se trata somente de adequação, a autora revela o perigo disso e nos mostra como essa questão nos trouxe ao polarismo em que se encontra o mundo atual, visto que, nessa visão, o outro é mau pelo lado que escolheu, sendo eu bom pelo lado que estou.

Nesse dualismo, a necessidade genuína de pertencimento se junta à falta de pensamento crítico e nos leva a desumanização do outro. Assim cria-se um inimigo que seria a razão de nossos problemas, devendo todos pertencentes àquele grupo serem exterminados por serem eles os causadores dos "males".

Desse modo, a autora fala da importância da civilidade e do aproximar-se do outro para enxergar melhor. Cabe pontuar que, embora fale sobre essa polarização, ela ressalta a importância de lutar por suas crenças e direitos (bater de frente com as merdas que ouve), sem nunca perder a civilidade e o respeito pela humanidade de todos.

Por fim, o livro se encerra falando dos benefícios de pertencer a si e da natureza selvagem para onde isso nos leva, com seus benefícios e revezes.

"Costas fortes. Fronte suave. Coração indomado."

#lidos2021 #brenebrown #acoragemdeservoce #resenha #livros #lovebooks #pertencimento

anapauladias 20/10/2022

Gostei da leitura do livro. Realmente ser você mesma requer muita coragem e sobretudo equilíbrio em se posicionar sem ser rude.

Duda 28/02/2024

Segundo que leio e posso dizer que virei fã dessa mulher. As partes que mais me tocaram foram sobre pertencimento, e as frases finais foram incríveis. Preciso aprender a entender que não preciso pertencer a lugar nenhum, e que isso é ótimo! Sério, um livro muito muito bom

Berta4 02/10/2022

Que livrooo ???
Que leitura!!!
Não sei nem como colocar em palavras o quanto essa leitura chegou na hora certa na minha vida, pois eu sempre me diminuí para caber na realidade de outras pessoas, sempre quis pertencer a um grupo, ou uma tripo. E esse livro deixou muito para eu refletir.

Se você ainda não conhece a autora, vale super a pena, essa leitura!

Ninha 16/08/2022

O que dizer dessa autora
A Brené se tornou uma das minhas autoras favoritas depois que fiz a leitura de A coragem de ser imperfeito e amei. Ela tem o poder de trazer comprovação científica de uma maneira tão didática e simples, amei fazer a leitura desse livro.

Lou 05/12/2023

Super indico
Esse livro é ótimo, primeiro que leio da autora e já amei, faz a gente pensar fora da caixa, faz a gente se questionar sobre inúmeros assuntos, é essencial.

Camila 22/11/2023

Pertencimento
Foi o primeiro da Brené que li, e gostei, pretendo ler os restantes. Acho que ela usa de forma muito inteligente as histórias da própria vida, fazendo uma ligação, e pq não, um pertencimento com o leitor.
Outro ponto positivo foi que, diferente de outros livros que já li, ela indica como você pode chegar ao patamar explicado. Não é só "seja assim", mas "como ser assim".

Lu 20/04/2022

Brené Brown é sempre inspiradora e nesta obra a autora nos mostra que é preciso ter a coragem de ser quem somos, sem nos moldarmos ao mundo dos outros. Ao sermos nós mesmos, podemos de fato sentir o verdadeiro pertencimento. A autora por meio de suas próprias experiências e de suas pesquisas nos conduz por um caminho de aceitação da nossa própria natureza.

Beatriz Slemer 13/10/2023

Brené é necessária
Um livro que me fez chorar, rir e refletir. Definitivamente vale a pena! A Brené fala de maneira simples à nossa alma. Nos leva a reflexões grandiosas.

Vick 11/10/2023

Pertence a si & seja quem se é!
Que leitura inspiradora, que traz muitos insights sobre o pertencimento, autoaceitação, autoconhecimento, vulnerabilidade e dentre outros assuntos.

Simplesmente amei a leitura!

Erica 12/04/2022

Tenso
Muito, muito, muito bom... necessário para os dias de hoje, mas o mais difícil de colocar em prática (em comparação com os outros q li da autora). Recomendo mto.

Estelia 19/03/2022

Coragem para ser você
Por mais que vivemos em um mundo, que é hábito que a grande maioria pregue o: "seja você mesmo". Ainda sim, não e fácil sermos nós mesmos. Muitos julgam, condenam, sem ao menos escutar e entender o porque de sermos assim.
Brené em mais uma brilhante pesquisa, mostra como devemos estar dispostos a enfrentar um mundo que exige padrões, para termos a coragem de sermos nós mesmos. E mais uma vez, através da vulnerabilidade. Recomendo muito a leitura!

Aline.Leva 25/06/2023

O livro, trás questões como pertencimento, coragem, medo.
Nos ensina a nos amar, nos respeitar. A sermos nos mesmos.
Esperava mais, mas o livro possui em alguns momentos bons insights.

Bruh 15/02/2022

Brené Brown e seus livros são sinônimos de cada tapa na cara que olha....
Desde "a coragem de ser imperfeito" eu não ficava tão boquiaberta com um livro da Brené, com certeza os outros livros mexeram muito comigo, mas esse aqui mexeu tanto quando a coragem de ser imperfeito, serio.

Livro maravilhoso, fez sentido em tantos aspectos na minha vida todinha, o lance de não se sentir pertencente dentro de casa foi uma coisa que bateu muito forte porque até hoje é algo que pesa pra mim na minha vidinha.

Feliz por ter lido esse livro e muitas anotações e páginas marcadas pra rever nos momentos mais necessários

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6