Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

@retratodaleitora 14/07/2021

Brutal e necessário
“Um livro de memórias é, em sua essência, um ato de ressurreição. Quem escreve as próprias memórias recria o passado, reconstrói diálogos. Conjura o significado de acontecimentos há muito adormecidos. (...) Venho registrar no arquivo que o abuso doméstico entre casais que compartilham da mesma identidade de gênero é tanto possível quanto relativamente comum, e que pode acontecer mais ou menos assim. Falo em direção ao silêncio. Jogo a pedra de minha história numa fenda imensa, e meço o espaço vazio pelo som mínimo.”

Em “Na Casa dos Sonhos”, Carmen Maria Machado, autora do também incrível “O Corpo Dela e Outras Farras”, vai compartilhar com os leitores um relato doloroso sobre os abusos que sofreu em um relacionamento com outra mulher, assunto que ainda é um tabu, e por isso extremamente necessário. Foi uma experiência muito marcante ler a história de Carmen, enquanto ela expõe suas feridas mais profundas, as marcas que ficaram, as cicatrizes. E o quanto ela sofreu! Impossível sair ilese dessa leitura.

“Na Casa dos Sonhos” também vai tentar desmistificar as relações LGBTQIA+ compartilhando informações muito importantes e teorias sobre o assunto, além de falar abertamente sobre suas experiências pessoais sendo uma mulher queer em um relacionamento lésbico.

É um livro muitíssimo profundo, extremamente tocante e realmente doloroso de ler. Tem muitos gatilhos para quem já sofreu, e sobreviveu, a relacionamentos abusivos. Um desabafo realmente muito impactante, real, provocante. De tirar o fôlego mesmo.

“Você não tem coragem de dizer o que pensa de verdade: eu cortei as histórias em pedaços porque eu estava caindo aos pedaços e não sabia o que fazer.”

A forma como Carmen Maria conta sua história é bem única, escrevendo realmente aos pedaços, como se tomasse fôlego entre uma parte e outra. E esse fôlego é muito necessário também ao leitor, pois pode ser uma experiência bem sufocante ler algo tão verdadeiro e traumático.

Livro incrível! Recomendo fortemente.

site: https://www.instagram.com/p/CRCtE-nr2TD/

patriciagguimaraes 16/07/2021

Ótimo livro
Gostei bastante do livro, considero essencial conhecer e viver outras vivências (queer, relacionamento abusivo e etc). Fiquei um pouco cansada em algumas partes, mas em geral é uma boa leitura.

ju1101 14/01/2023

"Somos todos fragmentos dos traumas e, como fragmentados somos, fragmentados escrevemos."

depois que terminar esse livro é direto pra terapia

Juliana @julianaaf 03/06/2021

"era um livro sobre uma casa que não era uma casa e um sonho que não era sonho coisa nenhuma"

um livro de memórias que se mistura com um livro de estudo, a autora busca aqui trazer sua história de um relacionamento abusivo com outra mulher, ao mesmo tempo em que vai pincelando histórias pouco faladas sobre o mesmo tema.

reflexivo e bastante incômodo, você não consegue encara-lo de uma vez, eu lia um pouco e logo depois precisava "tomar um ar"

recomendo a leitura para quem gostaria de sair de sua zona de conforto e imergir na história de Carmem, porém, com aviso de gatilhos

Julia Ledra 12/05/2023

"Se você fizer silêncio sobre sua dor, eles vão te matar e ainda dizer que você gostou" - Zora Neale Hurston
Eu poderia fazer uma dissertação inteirinha falando sobre esse livro, mas vou ser breve:

Esse é o tipo de livro que te impacta e não sai da tua cabeça.

É o tipo de livro que tu termina de ler e já quer ler de novo de tão lindo que foi.

É o tipo de livro que muda a tua perspectiva do mundo pra sempre, que se torna uma referência pra quando tu vai falar sobre o assunto que ele aborda.

É o tipo de livro que eu vou considerar um dos meus favoritos da vida

C Paula 17/05/2022

Relacionamento abusivo
Trata de um tema pouco tratado: relacionamento abusivo em casais homoafetivos. A autora coloca a situação vivida dentro de vários contextos: como por exemplo um filme...uma obra de arte...e assim por diante.
Não achei a leitura fácil,tão pouco fluída mas me despertou a curiosidade de saber como acabava.
Mas não diria que me apaixonei pelo livro como me "venderam".

Cristian Monteiro 18/06/2022

Pesado
Livraço da Carmem Maria, que usa de uma narrativa bastante fora do óbvio para contar sobre seu relacionamento com uma mulher abusiva, ao passo que usa de pesquisas para refletir sobre a falta de pautas focadas no relacionamento abusivo entre pessoas queers. É um trabalho muito delicado, um tanto quanto angustiante, mas muito necessário.

Carol @solemgemeos15 28/06/2022

É uma memoir em que Carmem Maria Machado revisita seu relacionamento abusivo com uma mulher. Ela manteve o anonimato para sua abusadora, creio que em parte tenha sido para evitar eventuais processos de difamação, assim como para dar foco em sua própria voz, ao invés da dela.
Ela consegue contextualizar o relacionamento em pequenos momentos que elas tiveram e com dados sobre o tema de violência entre mulheres LGBT (e como isso é percebido dentro e fora da comunidade).
A escritora não possui necessariamente uma narrativa linear, mas o relacionamento é apresentado na ordem em que ele aconteceu, mas apenas com fragmentos. Ou seja, o início em que existia toda uma promessa de um feliz para sempre, o meio em que violências foram introduzidas e gradualmente normalizadas até o seu fim, com o sentimento de vazio.
Enquanto ela narra, parece que ela está revisitando a violência e colocando tudo que houve em contexto. Ela consegue perceber o porquê seus amigos pararam de gostar da Mulher da Casa dos Sonhos, perceber o quanto prejudicou seu doutorado e as dezenas de microagressões que a levaram a questionar se o que estava acontecendo era relacionamento abusivo, porque se trata de uma relação entre mulheres, não entre um homem e uma mulher.
Outra coisa que creio ser digno de nota, é a ilusão da horizontalidade de poder do relacionamento porque são mulheres. No caso, a relação delas é entre uma mulher branca da classe alta com uma mulher, segundo a própria autora, de raça indefinida – e gorda. E isso afeta a dinâmica de poder entre elas. Obviamente, esse não é o único fator, mas é importante lembrar que mulheres brancas costumeiramente utilizam da fragilidade de sua mulheridade para se safar de comportamentos violentos.
Ela lembra episódios de violência que por si só já são assustadoras, mas também os narra em sua banalidade, o que é ainda mais tenebroso.
Esse livro dificilmente irá sair da minha memória. É uma ferida aberta sendo cutucada e posta ao público. É cru, forte e poético.

CEmmanuel 07/10/2022

Fui dormir muda e acordei calada
Que livro bom,a autora se contenta em escrever a sua história através de metáforas (oq eu achei muito bem feito),mas também através de outros meios como a literatura,filmes,arte e histórias reais(oq acaba trazendo mas veracidade e certeza pra aquilo que ela quer mostrar).

Eu achei que seria um livro que ia precisar de muita atenção,mas acabou que algumas metáforas são bem tranquilas de entender e outras que você tem que ter um olhar além do que está escrito(mas nada tão difícil).

Eu poderia dar 5 estrelas fácil,mas não é um estilo de livro que eu estou acostumado de ler,então eu tive que me adaptar,oq tornou o começo do livro um pouco maçante,mas nada que 10 páginas não resolveram.

Ketyet 15/06/2022

Puta merda...
Puta merda, que livro foda... Eu me agarrei na narrativa tocante e a escrita poética de Carmen. Marquei muitas partes pois, bem, muitas partes me marcaram.

jade 08/03/2023

Muito bom. gostei da forma como o livro é construído. era pra eu ter lido o "corpo dela e outras farras", mas acabei confundindo os livros. talvez tenha sido bom, pq daí tenho esse pano de fundo com a autobiografia da autora. tema pesado e extremamente pertinente. é preciso falar sobre violência contra mulher, praticada por mulheres. é preciso falar sobre relacionamentos queers abusivos. e é muito doído ler a ótica de carmen, (sobre)vivendo ao relacionamento abusivo. gostei muito da parte interativa ali no meio do livro, me surpreendi até por ter gostado. é transformar quase que em algo palpável a lógica cíclica, claustrofóbica e perversa de um relacionamento tóxico. é importante demais que se tenha esse tipo de obra e que a voz de mulheres como carmen sejam ouvidas e ecoadas.

Gabriela.Sasse 23/07/2022

chato
comecei essa leitura pensando que seria incrível, que daria um 5. O tema é interessante mas me deixou com preguiça. Achei um lenga lenga sem fim, sequer consegui terminar.
Foi tão difícil de ler que depois dele diminui meu ritmo de leitura.
msea 04/08/2022minha estante
exato!! foi a mesma coisa pra mim, senti exatamente a mesma coisa!

bluesming 15/06/2022

Necessário.
"Em outras palavras, indivíduos queer ? os da vida real ? não merecem representação, proteção e direitos por serem moralmente puros ou respeitáveis como grupo. Merecem tais coisas porque são seres humanos, e isso basta."