A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Juliana Madna 23/01/2019

A bolsa amarela
A bolsa amarela é um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira, um romance curtinho que apresenta elementos reais e imaginários pelo olhar de Raquel, a protagonista da obra. O livro resenhado aqui é de autoria de Lygia Bojunga, publicado pela Editora Casa da Lygia Bojunga no ano de 2009.

O romance traz a história de Raquel no qual narra suas vontades, seus pensamentos e suas criações como escritora. O corpo da narrativa é composto de 10 capítulos bem curtos que totalizam 140 páginas. A narração é feita em primeira pessoa, através da personagem Raquel, que vai contando sua vida e suas criações.

Continue lendo em: https://abelhasliteraria.wordpress.com/2018/05/17/a-bolsa-amarela/

Bruno 02/02/2019

Primeiro livro da infância
Lembro que foi o primeiro livro que li do começo ao fim quando era criança, Recordo também que fiquei muito orgulhoso desse feito.
A história é encantadora e tem personagens cativantes. Dá até vontade de começar a ler novamente.

Karin 22/02/2019

Gente, que história sensacional!
Como foi que eu fiquei toda a minha infância, adolescência e a minha pequena vida adulta sem ter lido essa preciosidade da literatura infantil brasileira??
Sério, é voltar a ser criança dentro dessa história pela Bojunga!

Vão ler esse livro!

site: http://www.prateleiradecima.com/
Marcelle Reis 06/04/2019minha estante
Quando li tive essa mesma sensação de revolta. Não tive influências literárias na ninha infância e adolescência, nem por parte da escola, e muito menos pela família.
Ao menos a gente teve a chance de ler enquanto adultas.

Finch 27/03/2019

O que você faz com suas vontades?

O que você faz com as suas vontades? Você satisfaz, sem restrições, ou reprime, com receio de que não aprovem?

🔖"Se o pessoal vê as minhas três vontades engordando desse jeito e crescendo que nem balão, eles vão rir, aposto".

🎒Raquel é uma criança que não apenas cresce em estatura, mas também em seus desejos.

🎒Já tentou se livrar deles, porém crescem ao passo que o machismo, negligência e escárnio das pessoas ao seu redor lhe sufocam.

🎒As vontades: ter nascido menino, ser gente grande e se tornar escritora são tão grandes e intensas que se materializam, bem como os seus conflitos.

🎒Tudo então é lançado dentro de sua bolsa amarela que logo fica volumosa devido ao crescimento das vontades.

📌No entanto, Raquel percebe que quando as vontades são contidas por muito tempo, elas começam a pesar, não apenas nas costas, mas também no coração, na mente, na vida!

🌂Ao fim de sua aventura, Raquel entende que ela não precisa deixar de ser quem ela é para suprir aquilo que ela de fato anseia.

🔖"Comecei então a achar que ser menina podia mesmo ser tão legal quanto ser garoto".

🐓A menina emerge do seu mar de conflitos internos, das angústias; encontra equilíbrio na ambiguidade amarela da vida; não deixa que costurem seus pensamentos e ideias; já não tem vontade de fugir como o Galo ou de estourar as vontades como o Alfinete; já não mais se contém como a Guarda-Chuva enguiçada, pois a bolsa agora está vazia e leve.

💬 Leitura muito prazerosa e rápida, mas também reflexiva e crítica. Recomendo se você aprecia Literatura Infantil.

4/5 🌟

Prof. Angélica Zanin 28/03/2019minha estante
Obrigada, valeu!

Luciana.Furlan 28/03/2019

A bolsa amarela
A bolsa amarela é um livro muito legal que conta a história de uma menina que tem três vontades , vontade de ser gente grande , vontade de ser escritora e vontade de ter nascido menino!
Vale muito a pena ler este livro !Recomendo .
Prof. Angélica Zanin 28/03/2019minha estante
Legal! Boa prova, amanhã!

Campos 28/03/2019

"A Bolsa Amarela"
O livro fala de uma menina chamada Raquel, ela era uma menina muito curiosa e inteligente.
Ela também tem seus nomes favoritos, suas maiores vontades e suas cartas.
O livro é muito bom e muito divertido

Ana Luh 31/03/2019

A bolsa amarela
A bolsa amarela é uma história fantástica de fantasia , onde conta a história de uma menina chamada Raquel , e seus amigos .
Nesse livro fala de um galo chamado rei , um galo chamado terrível , um alfinete de fralda , e a guarda-chuva. Eles juntos vivem varias coisas ... todos eles vivem na bolsa amarela , menos terrível (vocês descobrem lendo haha) , mas eu gostei muito do livro , achei super legal !!

Maria.Luiza 31/03/2019

A Bolsa Amarela
Esse livro conta a história de uma menina que possui três vontades, e a família dela não se importa muito com ela.
Esse livro é muito legal se ler porque ele é diferente ( é muito legal).
Eu indico muito para ler

Luara.Madi 31/03/2019

Bolsa Amarela
Eu gostei do livro ele fala sobre uma menina que os pais na sua opinião a criança não tem direito de escolha por isso ela desabafa com a sua bolsa que é tipo a sua 2° mente

Mariana 23/05/2019

QUE LIVRO!!!!
Eu acho que acabei de encontrar o livro da minha vida. Sério, todo mundo deveria lê-lo. A Bolsa Amarela é um livro super criativo, inocente e com profundas reflexões. Muitos ensinamentos estão presentes nesse livro, subjetivamente. É um livro não só pra crianças como também é muito mais pra adultos. Se pudesse eu daria mil estrelas, e é meu favorito da vida.

MariJoa 11/06/2019

A BOLSA AMARELA
Uma menina a Raquel entra em conflito consigo mesmo pois ela é a irma mais nova e seus irmãos já tinhão mais de 10 anos quando nasceu e escreveu cartas,romances e também encontrou uma bolsa amarela e um galo dentro dela sabe porque Raquel precisa da bolsa ? descubra o que acontece!

Daniel.Oliveira 14/06/2019

A bolsa Amarela-Literatura infanto-juvenil brasileira além de Monteiro Lobato
Temos nesse livro a história de Raquel,uma menina comum que ganha uma bolsa amarela onde guarda seus amigos imaginários,de histórias que ela cria,como um galo,um guarda-chuva fêmea,um alfinete,um galo de briga e etc.Raquel vive sonhando e no fim todos os seus amigos que são seres inanimados e galos vão embora.O único que fica e o alfinete.Achei a história do livro muito fantasiosa,gostei da linguagem simples,gostei da protagonista.Só faltou um enredo que fosse mais real...

site: http://Mandaaresenha.blogspot.com

Bruna 06/07/2019

Pra ler em qualquer fase da vida
Queria ter lido na infância, não sei exatamente o que aconteceu que acabei não lendo (mas ouvia falar). Li agora e fiquei cativada com a história e a forma livre como as ideias vão acontecendo.
Lygia tem uma cabeça maravilhosamente maluca, criativa e bem humorada. Ri de vários diálogos, principalmente do Afonso. Ela consegue passar várias mensagens dentro de um enredo muito original.
Algumas gírias datadas, algumas questões abordadas que eram mais fortes nos anos 70, quando foi escrito, do que hoje. Mas será sempre um livro muito atual, porque fala de coisas que remetem a todos nós, de uma maneira ou de outra.