A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

ameni 03/01/2022

Esperançoso.
É literalmente um dos livros mais lindos que eu já li. A maneira como a raquel lidou com os seus conflitos e problemas deixou meu coração quentinho. Acho que é um leitura obrigatória para qualquer pessoa independente de sua idade.

Geane 04/01/2022

minha primeira leitura mais "extensa".
ganhei esse livro de aniversário de 8 anos e eu lembro exatamente de como foi ler ele com aquela idade. demorei um ano inteiro pra ler mas com certeza graças a ele eu sou apaixonada por leitura. pretendo reler agora mais velha e compartilhar essa experiência, imagina!!!

Grotto 04/01/2022

Amei muuuuuito
Dei 5 estrelas não só porque a história é boa, criativa e cativante, mas porque prende o leitor, começei e terminei 3 horas depois, realmente muito bom. Também porque me identifico com a personagem principal, na questão das suas três maiores vontades, e me senti representada. Uma fantasia divertida e leve, gostosa de ler, com uma linguagem fácil e não maçante para quem o lê.... muito bom!

jamy.s 05/01/2022

A leitura é bem rapidinha, e de fácil entendimento. É um dos livro que pretendo reler, para saber se meu entendimento sobre ele mudou.

Isabele 09/01/2022

Um livro muito criativo, eu simplesmente adorei, teve algumas partes em que eu ri, outras em que eu me emocionei, outras d raiva etc.. é um livro que eu amo e já li mais 4 vezes

Saturno 10/01/2022

Sou completamente apaixonada por esse livro desde de criança e resolvi reler agora adulta e que surpresa, continuo amando!

Yuririn 18/01/2022

Apesar de ser uma narrativa voltada pra um público mais jovem, adorei a história, a protagonista é cativante e as questões que ela coloca são bem realistas. O processo de amadurecimento dela foi bem legal e, apesar do livro não ter me dado emoções fortíssimas, ele continua interessante e é simplesmente divertido de ler.

@limasamara__ 23/01/2022

Leitura que flui
Um gênero bem literatura infantil juvenil, li em três dias e amei os pensamentos de Raquel e sua imaginação para inventar as coisas.

Morgana Gomes 24/01/2022

Cada pessoa tem uma bolsa amarela
Eu pensei que "A bolsa amarela" fosse um livro infanto-juvenil, mas talvez seja o tipo de leitura que pode abrir espaço a várias interpretações a depender da época da vida que você escolhe fazê-la. Penso que se tivesse lido na infância, eu ficaria ali no mundo imaginário, quem sabe até achando engraçado a bolsa amarela ter tanta coisa diferente (desde a lista de nomes para as histórias inventadas até um galo atrás de uma ideia).

Agora que li na fase adulta, percebo temáticas mais fortes e consigo até me reconhecer nelas. Para além do mundo imaginário dentro da bolsa, Lygia Bojunga nos faz refletir sobre o quanto reprimimos nossas vontades desde cedo. Às vezes, criamos vontades que nem precisavam ser criadas e assim como a personagem, Raquel, acabamos escondendo tudo isso em algum lugar. No caso dela, tudo ficou na bolsa.

A bolsa amarela pesava, ficava leve e uma vez quase explodiu. Parecia uma bolsa, mas carregava muito sentimento. Ela representa tudo aquilo que a Raquel preferia esconder para não ter de lidar com as pessoas que não a compreendiam e a faziam se sentir menos pelo fato de ser criança. [E quantas vezes passamos por isso na vida, não é mesmo?]

É através da bolsa e das coisas que acontecem ao seu redor que a Raquel vai se reconhecendo como pessoa, com suas próprias vontades, escolhas e aprendizados. Ela também passa a compreender as perdas, o deixar partir e o recomeçar. Um dos pontos mais lindos é quando ela resolve soltar pipa em plena praia com um céu cinzento se preparando para chover. [Essa parte aqui foi emocionante para mim].

E você? O que você carrega na sua bolsa amarela (que também pode ser de outra cor)? Ela está pesada ou você já aprendeu a tirar algumas coisas dela para diminuir o peso? Fica a reflexão.

Bunnyyyy 29/01/2022

Meu livro preferido.
É um livro fantástico, foi ele que instigou a leitura e tenho muito orgulho de dizer que é um dos meus favoritos.

O li quando ainda era bem nova, então algumas palavras não faziam muito sentido em minha mente, e mesmo depois de reler, ainda fica uma ponta de dúvida.

Eu me identificava tanto com a Raquel, com seus senhos, com suas vontades, com suas manias.

É um livro que todos deveriam ler.

Karol 30/01/2022

Uma leitura encantadora
Foi meu primeiro contato com a autora e nossa, que escrita e história maravilhosas.

Raquel é uma garota encantadora e muito esperta, sempre procurando equilibrar e entender seus desejos. Ai de quem pensa que criança também não sofre, porque Raquel sofreu um bocado na mão da família antes de se entender e resolver.

Raquel é inspiradora, assim como o Afonso, a Guarda-Chuva e o Alfinete de Fralda. Eu amei tanto essa leitura, amei tanto que nem consigo expressar direito.

@eeitajaque 02/02/2022

Meu primeiro amor
A bolsa amarela foi o primeiro livro que li quando criança, ganhei de uma professora aos 06 anos e em dias já havia o devorado, até hoje lembro com carinho dessa leitura e de como foi especial, o meu primeiro livro quase sem gravuras, o de deixei a minha imaginação tolar solta ?

Nathalie20 06/02/2022

Queria ter lido esse livro quando era criança, com certeza ia me identificar muito com essas vontades. Cabo que cresci e descobri que essas vontades eram péssimas (menos ser escritora, essa ainda ta lá triste num cantinho