A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Sergiocamppo 27/11/2021

Aprendendo a ser leve
A Bolsa Amarela é uma obra madura. Do tipo que reflete com profundidade as inseguranças, confianças e esperanças do autor.
Em sua obra Lygia Bojunga é capaz de transmitir com perfeição o mundo vivido por uma criança solitária e criativa que precisa urgentemente ter amigos com quem conversar e aprende aos poucos como ser feliz e lidar com suas vontades sempre crescentes.
A maior mensagem do livro é, provavelmente, a de que não é necessário mudar completamente quem somos para que sejamos felizes. É possível ser uma criança madura, um adulto brincalhão e um velho de pensamento sempre novo. Também é possível sermos satisfeitos com o nome que recebemos e o com o sexo que nascemos, ainda que não tenhamos escolhido nada disso. E, além do mais, não devemos nos abalar quando riem, zombam ou debocham de nossos projetos e sonhos.
Este livro é uma obra-prima. Para mim foi um daqueles livros que você mal termina de ler e já quer reler. E posso acrescentar com segurança que é uma obra de extrema importância, que deveria ser lida e contada para o máximo de crianças possível, a fim de que aprendam lições valiosas e não se frustrem jamais com a mente fechada de tantos adultos.
Acredito que através da criatividade e sensibilidade da autora, muitos leitores devem ter finalizado o livro - assim como eu - sentindo-se leves e renovados como Raquel.
Brenda 27/11/2021minha estante
Uau, há um tempo ouvi um podcast fazendo referência a esse livro! Vou colocar na minha lista

Hailita 10/12/2021

Eu amo esse livro meu deus
Juro, ele é a coisa mais perfeita do mundo! É uma criança dos anos noventa que narra as suas histórias inventadas e se pergunta oque fazer com as suas vontades. Acho que todo mundo deveria ler um dia!!
Classificação: livre

Dilalilac 13/12/2021

Queria que tivesse me marcado mais
Foi um bom livro, algumas partes achei um pouco desnecessárias e outras meio corridas, porém isso não tira o mérito do livro. Talvez eu teria gostado mais se tivesse lido na adolescência. Mas tem frases bonitas, tem lições importantes e a escrita é muito fluida e agradável.

gngfolklore 13/12/2021

meu livro favorito quando eu tinha sete s2
meu livro favorito na infância e relendo percebi o porquê disso. ele mostra de forma leve para pessoas mais novas o sentimento de não pertencimento e pautas como a diferença de tratamento entre mulheres e homens.
esse livro mostra também como os adultos lidam com as crianças muitas vezes. agindo como se elas não soubessem ou não tem o poder de de expressar. enfim, várias reflexões.
toda criança devia ler a bolsa amarela. todo adulto devia ler a bolsa amarela. LEIAM A BOLSA AMARELA.

isabelle. 13/12/2021

"queria tanto achar um jeito de não dar mas bola pra briga e pra cara amarrada. será que você não acha um jeito pra mim?"

adoraria ter encontrado esse quando era criança a isabellinha ia se ver muito nesse

Vih 16/12/2021

Ai gente, eu acho um livro fofinho sabe, é uma linguagem fácil e tudo mais, então você deduz que é um livro mais infantilizado assim.
Tem bastante fantasia e é uma coisa bem singular, eu gostei dele, mas não é um dos meus favoritos.

Meog 17/12/2021

Quanta nostalgia essa obra me traz
Já faz um tempão que li, foi meu primeiro livro de verdade, o encontrei em alguma caixa de tralhas que tinham em minha casa, minha mãe havia o ganhado e desprezado-o. Amo a história, muito criativa, lembro-me de como amei essa experiência, é narrado por uma garota, impossível não se identificar com ela, além de ter algumas críticas socias, tá ai uma obra que merecia mais reconhecimento.

Bruna2478 21/12/2021

Livro de criança para adulto kkkkkkk
Muito bonitinho, tive que ler por causa da escola, mas não me arrependo, tem diálogos interessantes e rápidos.

Capitu 23/12/2021

Ser criança
Li esse livro quanto criança, mas ele fez sentido maior agora que sou adulta. É impressionante as críticas de mundo que esse livro faz, tudo isso escondido atrás de um olhar infantil. Ao mesmo tempo mostra as aflições da adolescência e infância.

clara 24/12/2021

Um dos melhores livros! Ler ele depois de adulta me proporcionou uma viagem à infância, me fez refletir sobre crianças e como as tratamos, sobre questões sociais... é um livro muito rico, basta ter um olhar a atento. Impossível não chorar

elisaspa 26/12/2021

um livro com lições para a vida
já li esse livro duas ou três vezes e não me canso! ele traz uma reflexão sobre como nós crianças somos tratadas pelos adultos! também reflete sobre esse e negócio de "menina só pode fazer isso" e tal...

Ghost_^foxy 27/12/2021

realmente incrivel, minha vó lia para minha mãe quando era pequena, e minha mãe lembrava de quase toda a história, mas disse para mim que eu só iria saber se a le-se.
Então ganhei de presente esse incrível livro, um livro infantojuvenil, bastante imaginativo, é curto, mas compreensivel..

Bebela 02/01/2022

Otimo
Perfeito , maravilhoso, divertido, Muito muito muito bom ! Leria mil vezes esse livro! Muito sensível