A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Shelly Migoto 11/08/2009

Historia fabulosa...
muito legal li quando eu tinha uns 9 anos me encantei completamente o jeito da escritora contar a historia...
contagia qualquer um
RECOMENDADO A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adriana 14/08/2009

Crescimento
Bom para adolescentes.
Incentiva o pensamento e descrever emoções.
Muito bom.

*-*Kaka*-* 26/11/2010

A bolsa Amarela
Raquel é uma menina que tinha três vontades mais que ela só conseguiu domina-la com a ajuda de seu amigo Afonso um galo tomador de contas de galinhas.Que foi para a cidade a procura de seu primo o terrível um galo de briga.Raquel ganhou de sua tia uma bolsa amarela onde ela passou a esconder suas vontades e o Afonso.No parque ela encontra mais amigos como a guarda chuva e o alfinete da fralda de bebê juntos eles conseguiram achar o terrível mais ele queria ir embora viajar arredor do mundo pois ele havia cansado de ser galo de briga.Por isso Raquel decide que era melhor ele ter uma companheira de viagem dando a ele a guarda chuva que ao ser empurrada pelo vento saiu com o terrível numa grande aventura.

Wexyza 08/09/2009

10 vezes ou mais.
Apaixonada seria a palavra certa, foi isso que aconteceu comigo e o livro a bolsa amarela. tenho ele deis da 4ª serie, a historia é fantástica, os personagens são maravilhoso. o livro pequeno que conta o crescimento, duvidas e rebeldias de uma criança, 6 anos se passaram e eu li umas 10 vezes, ou mais...

Jori 26/11/2009

Um livro com uma capa tão simpática assim, só podia ser bom. Mas além de uma excelente capa ele encanta quando nos lembra o quanto é difícil ser criança de verdade em meio de adultos de verdade.
Somos mais velhos e nos perguntamos se algum dia tivemos amigos imaginários, e realmente achamos que não. Mas se lembrarmos das vezes incontáveis que não nos entenderam, que julgaram nosso comportamento como "da idade"; lembraremos que quem segurou nossas lágrimas foi a vaga esperança de um dia crescer. Cá estamos nós, grandes.

Carolina2647 27/05/2011

A Bolsa Amarela foi o primeiro livro mesmo que li. Antes tinha lido apenas aquelas estórias infantis, e este foi a transição para o livro propriamente dito.
Lembro que ficava horas lendo e terminei em dois dias (o que na época para mim, ler em dois dias era pouco tempo).
A Bolsa Amarela é a representação da minha infância literária.
Tinha me identificado com a personagem, Rachel, que tem três vontades: crescer, ser menino e escrever. Assim como ela, eu também queria crescer logo. Pensava que ser adulto era sinônimo de liberdade. Eu também escrevia algumas estórinhas, todas sem termino.
Lygia Bojunga mostra com essas três vontades de Rachel a dominação do adulto sobre as crianças (crescer) e a sobre a mulher (ser menino), e a forma que a personagem achou para equilibrar seu caos interior (escrever).
Este é um ótimo livro para ser ler independentemente da idade.
Recomendo.

Iara 23/08/2010minha estante
Concordo plenamente!

J osy 08/12/2009

Meu primeiro livro
Eu tinha sete anos quando li este livro. Foi meu primeiro livro LIVRO mesmo (antes eu só tinha lido aqueles livros de gravuras).

Não poderia haver forma melhor de começar o tão saudável hábito. Este é um livro repleto de fatasia que leva a imaginação da criança à mil.
Recomendo.

Carol Moreira 24/04/2011

Didático.
Sempre que penso nesse livro, penso em escola. Talvez seja porque ele foi meu livro extra-classe em algum ano do fundamental. Porém eu ja o tinha lido antes disso. Não sei, tem algo de errado nele, não gosto muito não. É um daqueles livros imaginativos demais, talvez não seja essa a palavra. Não é nada horrível, até dá pra ler, mas nada especial apenas "bom".

FMendes 18/05/2011

"Leião!"
Não imaginava o quanto Lygia Bojunga podia ser bom até ser esse livro. Ela é uma escritora excepcional. Tive a oportunidade de ler outro livro dela, A Corda Bamba, e fiquei com vontade de quero mais.

A história fala sobre uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio 'criança não tem vontade'- essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.

f lo rencio 26/03/2010

Essencial
Ótimo livro, me fez ficar fã da autora. Acho que é uma leitura praticamente obrigatória, assim como todos os demais livros da Bojunga.
Phelipe Guilherme Maciel 08/03/2017minha estante
Um dos primeiros livros da minha infância! :D

Leandro CP2 12/04/2010

excelente livro
Eu achei que o livro é ótimo, ele fala sobre uma menina chamada Raquel que é como se fosse a diversão dos adultos da casa dela, ela tem 3 vontades que não param de crescer, a de ser escritora, a de ser garoto e a de ser gente grande.Ela escreve um romance que fala sobre um galo tomador-de-conta de galinha, e quando ela ganha uma bolsa amarela o galo aparece em sua bolsa e depois acontecem outras diversas coisas, inclusive o aparecimento do Terrível, um galo-de-briga e acontecem mais outras diversas coisas

Pablo 23/05/2011

Mais uma boa demonstração de que livros infantis são ótimos pra adultos.

A história é contada de maneira bem simples, mas muitas das aflições e desejos das crianças estão lá.
O livro foca em 3 vontades de Rachel (a personagem principal): ser grande, ser menino e ser escritora.

Pra mim, o que torna o livro interessante é a imensa criatividade da personagem.
Tem guarda-chuva que fala em lingua diferente, tem galos, tem carretel de linha, tem alfinete, tem vontades que engordam e emagrecem fisicamente!

Outra coisa legal foi perceber como as crianças se sentem tolhidas perto de nós, "gente grande".
Às vezes fazemos e dizemos coisas que parecem não importar muito, mas que significam muito pra criança, e que fazem com que ela passe horas e dias pensando sobre o assunto!
Temos que tomar cuidado com essas atitudes, pra não acabar costurando o pensamento delas! =)

Kakaw Diasz â¥ï¸ 04/08/2021minha estante
Como eu amo esse foi meu primeiro livro ?

Rau 03/10/2021minha estante
Eu estou lendo esse livro, ele é tão bom :)

Kakaw Diasz â¥ï¸ 03/10/2021minha estante
Nossa ele é perfeito demais

giovana 07/11/2022minha estante
esse foi o meu primeiro livro q li, sinceramente.. mto bom, Leitura fácil, os personagens são perfeitos. Nd a reclamar

Fabiana 27/03/2023minha estante
Achei o livro muito legal, fácil de entender. Conta a história de uma menina chamada Raquel que tinha uma bolsa amarela, que dentro tinha vários objetos com significados.

TeoriaMetalica 25/10/2010

Imaginacao em foco
Nao conhecia nenhum livro da Lygia Bojunga, quando li a resenha achei interessante e fui ler. Nossa! Virei fã porque alem de te prender na historia, meche literalmente com voce! Imaginacao vai a mil e voce depois comeca a ver tudo mais, digamos, detalhadamente e com outros aspectos. É infatil porem recomendavel para criancas de todas as idades!

Iara 23/08/2010

Fantasia
Uma bela fantasia para os momentos de descontração. Amei!

Acredito que para as crianças e pré-adolescentes seja um livro marcante, pois explora desejos e anseios destas fases.

fabzes 01/10/2010

Minha infância!
Nossa, eu li este livro quando eu estava na quarta série do colegia, e lembro até hoje dele. Um livro meio que pro bobinho, mas muito bom!
Não vou perder muito tempo escrevendo a resenha deste livro porque é um clássica, mas queria expressar o quanto este livro me fez entrar no mundo da literatura. Muito legal!!