A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Platina23 28/11/2015

Olá pessoas! Esse vai ser um post diferente de resenha sobre o livo "A Bolsa Amarela" da Lygia Bojunga.
O livro foi lançado em 1976, e já é considerado um clássico infantil. Minha irmã leu quando era menor e desde então ela vivia me dizendo pra ler esse livro e vendia muito bem a ideia do livro. No começo do ano eu li e achei uma gracinha! E recomendo pra todo mundo e pra quem quer dar algo pras crianças começarem a ler.

O livro conta a história de Raquel, uma menina comum e inteligente que vive numa família grande, onde ela é a mais nova com uma diferença muito grande de seus irmãos, e acaba sendo ignorada pela família. Como um fantasma. E isso vai fazendo com que ela crie várias vontades, sendo três delas as maiores: A de ser um menino, a de ser grande e a de se tornar escritora.

Falando francamente eu já pensei em duas dessas três. Eu já quis ser um menino pelo fato da vida para eles parecer muito fácil e divertida quando se pensa em todos os filmes de aventura onde eles eram protagonistas e eu babava pra viver uma daquelas( daí o porque de eu amar Coraline e Valente). Outra coisa foi a vontade de escrever que eu sempre tive mas nunca lapidei, como fazer um curso ou estudar mais pra isso. Mas eu ainda pratico e fico criando personagens na minha cabeça. Ser grande nunca me atraiu muito, e eu sempre tive medo de crescer na verdade.

Mas toda criança quer ser notada, principalmente Raquel, a protagonista, e ser grande, menino e com um emprego estável são as coisas que ela acha que precisa ter para ganhar atenção e mais carinho dos pais e do resto da família. Uma família que tira sarro dos textos ainda infantis dela e não escuta muito o que ela fala.

Certo dia, uma tia rica dela manda diversas coisas que eram pra ser "jogadas fora", mas ela acabou mandando "reciclar" na casa de Raquel. Dentre as várias coisas estava a homônima Bolsa Amarela. Uma bolsa já desgastada, sem fecho e meio fora de moda que ninguém quis, mas Raquel acabou pegando para si e se afeiçoou a ela. Raquel colocou um fecho e organizou suas vontades na bolsa e nos bolsos. E então ficou satisfeita.

Mal sabia ela que no dia seguinte surgiria um Galo fugido que se escondeu na Bolsa Amarela. Esse galo se chama Rei e ele é protagonista de um dos textos que ela fez. Porém, o texto acabava na fuga dele do galinheiro, e ele agora está na segunda fuga do galinheiro( ele foi capturado na primeira) e pretende lutar por suas ideias. Mas primeiro ele tem que ter pelo menos uma ideia, e daí lutar por ela!

O livro é cheio de alegorias e simbologias que eu não entendi e preferi que ficassem no subtendido mesmo(povo de humanas entra em êxtase com esse livro kkk). Ele é uma graça e muito triste, afinal é sobre uma menina sozinha e seu amadurecimento. A Lygia Bojunga é muito talentosa e eu fiquei com vontade de ter lido mais ela quando criança ou pré-adolescente, assim como o Manuel Bandeira, mas tudo bem eu leio agora com 18 anos mesmo. Por isso vale dar esse livro para os pequenos leitores sim! E se reclamar dê dois desse u.u

site: http://livrosenipon.blogspot.com/2015/11/livro-bolsa-amarela-lygia-bojunga.html

Cotrim 16/03/2016

A Bolsa Amarela
Tudo inicia quando Raquel esconde suas vontades. Ela escolhe um nome e começa contar sobre sua vida para André: seu amigo imaginário. Sua família não tem paciência com ela, por ser pequena, não se importam com ela. Seu irmão descobre sobre André e debocha de Raquel, e com isso, ela inventa outra amiga imaginária com o nome de Lorelai.
Raquel e sua família sempre recebem doações de roupas, calçados, etc...de sua tia Brunilda que enjoa logo daquilo que compra. Daí seu tio Júlio paga tudo de novo, se não a tia ameaça arranjar um emprego. Na pilha de roupas, Raquel acha uma bolsa amarela que ninguém gostou e resolve pegar e prender suas vontades ali.
Cotrim 23/03/2016minha estante
Essa era minha conta antiga

Martins 16/03/2016

A bolsa amarela
A Bolsa Amarela é o romance de uma garotinha chamada Raquel que entra em conflito com a família e consigo mesma ao reprimir três anseios que ela oculta em uma bolsa amarela: A vontade de ser gente grande, a de ter nascido garoto e a de se tornar escritora.
Seus 3 irmaos maltratavam ela, e nisso chegou uma sacola com muitas roupas, bolsas, sapatos que sua tia brunilda enviou para o pessoal, porque ela sempre usava umas tres ou quatro vezes as coisas e ja enjoava, nisso numca sobrava nada para raquel, e se falasse, iam falar que nao serve nenhuma roupa, nada pra ela, porque é de gente grande...
Ate que ninguem quis uma bolsa desbotada e ficou de resto pra ela, a bolsa era amarela, sem um fecho, e tinha uma galinha dentro dela, nisso comprou em uma lojinha um fecho beem baratinho e pronto a bolsa amarela.

Isadora 16/03/2016

Bolsa amarela
O livro "Bolsa Amarela" fala sobre uma menina chamada Raquel,a tia dela deu uma sacola de coisas,roupas,bolsas,sapatos,etc,e todo mundo da família dela pegava tudo,e Raquel era a única que não ficava com nada,só sobrou uma bolsa sem fecho toda feia,e Raquel pegou pra ela...
Não vou contar o resto porque já contei um pouco e seria chato,mas o livro é super legal,eu gostei bastante,eu recomendo vocês lerem,vocês vai querer ler ele várias vezes,pelo menos eu gostei.
Espero que vocês leem o livro,eu contei o começo um pouco pra vocês ficarem curiosos.

Isa 17/03/2016

As vontades e aventuras de Raquel
Este livro fala de uma menina que se chama Raquel, e que tem grande vontades, ser escritora, ser menino e crescer. Ela tem amigos imaginários e a partir daí, vive grandes aventuras com eles, principalmente com o galo Rei que depois passa a ser Afonso,a guarda - chuva e o terrível. Ela se sente menosprezada pela família por ser criança.
É um livro muito engraçado, divertido e gostoso de ler, ri muito lendo e ele.Só fiquei triste quando o Afonso foi embora com a guarda-chuva com o propósito de ajudar as pessoas com os pensamentos costurados.

Guilherme 17/03/2016

Ótimo
O livro é muito bom conta a história de uma menina chamada Raquel,que tem três grandes vontades:de ser grande,ser garoto e ser escritora;ela cria a história de um galo chamado Rei,depois de um tempo ele aparece na casa de Raquel,e pede a ela outro nome,e quer ter novas ideias porque não gosta de ser tomador de conta de galinha,depois disso eles encontram uma guarda-chuva,um alfinete de fralda,Terrível(o primo de Afonso) e eles começam a se aventurar.

ana_flavia27 17/03/2016

A bolsa amarela
Adorei o livro!!
O livro conta a história de uma menina chamada Raquel, que ganhou uma bolsa amarela de sua tia.
Um belo dia ela resolveu ser escritora e escreveu um texto sobre um galo.
Em uma noite, ela estava dormindo e apareceu o galo, dentro da bolsa, ela resolveu ficar com ele.
Juntos eles passaram por várias aventuras.
Reencontram o primo do galo chamado Terrível, que seus donos costuraram o seu pensamento, para ele apenas pensar em brigar.
Raquel e o galo também conheceram uma fofa guarda - chuva , que juntos, passaram por várias aventuras emocionantes!!

Paola.Lomba 17/03/2016

Gostei Bastante!
O livro conta de uma menina que tinha o sonho de ser escritora, mas sua familia não ligava para ela por ela ser apenas uma "Criança". Ela vivia mandando cartas para seus amigos imaginarios que sempre era pega e zoada por toda sua familia.
Um dia ela acabou parando com esse negocio de cartas, e resolveu escrever uma romance sobre um galo.
a menina ganhou uma bolsa amarela de sua tia onde quardava todas seus segredos la dentro. e la guardou o galo.
um dia o galo saiu de dentro da bolsa que eles viraram bons amigos.
O livro conta muitas outras aventuras dessa menininha. Gostei bastante!

Vih Dias 17/03/2016

Bolsa amarela
Eu amei esse livro , foi o 2º melhor livro q já li .
Conta a história de uma menina chamada Raquel e no começo da leitura fala sobre a família dela q liga pra ela , os 3 irmãos dela q são bem mais velhos q ela . Da bolsa amarela q ela ganha usada da tinha Brunilda . Da lorelai e o André q ela enventou. Do Rei q mudou o nome pra Afonso. A guarda chuva . O alfinete de frauda. O terrível. O Crista de ferro. As três vontades de Raquel , 1º ser escritora , 2º ter nascido menino e 3º ser gente grande. No fim ela ficou apenas com a 1º vontade . Ah também tem a casa de consertos e a Lorelai de verdade com sua família legal. Enfim eu amei esse livro , vale apena!??

Victor 17/03/2016

gostei muito
eu gostei muito da historia desse livro

Joao.Vitor 17/03/2016

a bolsa amarela
uma menina chamada raquel era meio solitaria ela tinha 3 irmaos e irritavam ela muito ela por ela ser mais nova ate que um dia ela ganhou uma bolsa amarela de sua tia quem sempre dava presentes a raquel e seus irmaos, a bolsa era gigante cabia tudo la dentro tinha tipos diferentes de bolsos como bolso sanfona bebe bolsos de ziper e ela tem tres vontades a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. ela era amigo de um galo q chamava afonso eo afonso queria ter uma ideia q ia mudar o mundo e afinal ele saiu voando com sua amiga e paraquedas guarda chuva para fazer sua ideia

Zoroark 17/03/2016

Tantas imaginações... ou talvez não...
é legal, mas achei um pouco confuso, a Raquel vê galos falantes e outras coisas malucas que eu pensava: isso só pode ser imaginação dela. mas a família dela também vê essas coisas, eu achei que esse livro não fosse ter essas fantasias.