De Repente Adolescente

Olívia Pilar

Resenhas - De Repente Adolescente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

laurinhalag 23/11/2021

Livro muito bom! Apesar de não ser o público alvo da obra (oq diria ser entre 12 e 15 anos), gostei bastante da leitura! Além da diversidade dos personagens, gostei da multiplicidade de contextos e assuntos importantes abordados nos contos. Realmente um livro interessante, leve e excelente para adolescentes e pré-adolescente.

Paula1882 17/01/2022

Comecei a ler esse livro achando que não ia gostar muito e acabei sendo surpreendida. Foi maravilhoso ler esses 10 contos mostrando a história de adolescentes brasileiros com diferentes vivências.

Destaco três contos:

A Batalha das Mamonas Verdes de Jim Anotsu: é narrado pela cidade Belo Horizonte, em um português antigo e conta a história de pessoas esquecidas pela História.

Menina-moça de Julie Dorrico: é narrado por uma adolescente indígena que conta um pouco sobre sua vida, mostrando ter orgulho da identidade indígena, mas sem deixar de falar sobre o preconceito existente no Brasil.

A Maior Artista de Maranguape de Socorro Acioli: é narrado por uma adolescente do interior do Ceará que sonha em ser uma atriz famosa e tem certeza que vai conseguir facilmente. As coisas acabam não acontecendo como ela imaginava e ela acaba tendo que traçar novos caminhos.

fariaxt 10/05/2023

Especial!
Tenho um carinho enorme por esse livro, pelas histórias narradas nele, pelas histórias que conheci através dele e pelas várias histórias que conhecerei ao ler ele para outras pessoas.

O conto agulhas e bolinhas é o "corpus" do meu trabalho de conclusão de curso e é tem significado demais pra mim. ?

rafaela571 24/01/2023

é quase um abraço na minha eu pré-adolescente
o livro é ótimo. os contos são engracados, fofos, tocantes e reflexivos, os autores mandaram bem demais!!!

em cada um dos contos eu consegui encaixar alguma coisinha na minha vida e isso foi TÃO reconfortante, porque quando eu tinha a idade dos protagonistas (12 a 15, se eu não me engano) eu sentia que ninguém mais passava por essas coisas e eu tava sozinha, mas quando os contos deixam claro que >não< é assim, eu consegui olhar com mais carinho pra minha pré-adolescência e adolescência ? mesmo que eu já esteja no finalzinho da última.

a leitura vale muito a pena!!!!!

Bre 11/02/2022

Ótimo?
????
Esse livro é mto bom,me prendeu na 1°história.
Esse livro é um coletânea de conto,com 10 autores juntos.
Eu me identifiquei demais com algumas histórias,já outras eu nn gostei e achei mto nada a vê por isso dou 4 estrelas?

João 23/06/2021

Eu queria ter tido esse livro na minha adolescência.

Como eu amei esses contos, tão diversos, plurais. Não apenas me referindo às tramas de cada um, mas ao estilo narrativo também. Temos contos contados por cidades, contos contatos por meio de bilhetes e cartazes, temos contos sobre descobertas da adolescência, sobre dilemas familiares, descoberta da sexualidade, sobre diferentes vivências... Enfim, tem de tudo um pouco e ainda mais.

Foi uma leitura muito gostosa

Ana 20/11/2021

Livros voltados para o público infantojuvenil são os melhores para aqueles dias em que estamos querendo algo mais leve. Foi justamente pensando nisso que pedi De Repente Adolescente: eu sabia que em algum momento estaria muito cansada para ler qualquer coisa e somente um rolê com essa temática conseguiria me ajudar. Eu não sou mais adolescente há 84 anos, mas me diverti tanto lendo que me senti novamente como uma.

Nessa antologia, que poderia representar as histórias de quaisquer adolescentes brasileiros, temos 10 contos de autores muito legais, cada um com um estilo de escrita diferente:

✦ A Última Suspeita, de Camila Fremder
✦ Segunda Chance, de Luly Trigo
✦ Entre Algodões-doces e Montanhas-russas, de Olívia Pilar
✦ A Maior Artista de Maranguape, de Socorro Acioli
✦ Agulhas e Bolinhas, de Vitor Martins

Apesar de cada um ter seu jeitinho de contar uma história, todas elas giram em torno de um ponto comum, que é a chegada da adolescência. Isso mesmo, aquele período crítico que somos novos demais pra muitas coisas e velhos demais para outras, quando começamos a entender quem somos de verdade e, consequentemente, entramos em conflito com tudo e todos. Todas essas sensações foram muito bem retratadas pelos autores através dos temas escolhidos por eles, como, por exemplo, racismo, sexualidade, separações, abandonos...

Eu já conhecia a escrita de Camila Fremder — é até engraçado, porque o conto é tão a cara dela que eu tenho quase certeza que reconheceria mesmo se não fosse identificado, rs —, Luly Trigo e Vitor Martins, autores que gosto muito, mas foi igualmente prazeroso ter meu primeiro contato com os outros autores de De Repente Adolescente. De fato, o que eu mais gosto em livros de conto é essa possibilidade que eles nos abrem de conhecer escritores novos!

Não vou entrar em detalhes sobre cada conto porque quero que vocês os conheçam ao lerem o livro, mas preciso dizer que os meus favoritos foram, sem sombra de dúvidas, A Batalha das Mamonas Verdes e Agulhas e Bolinhas. Vocês sabem bem meu critério para elencar preferidos: ou tem que me emocionar muito ou tem que me fazer rir muito. No caso dos dois contos, me emocionei bastante. O primeiro, do Jim Anotsu, é um dos mais originais, porque o narrador é Belo Horizonte — isso mesmo, a cidade aqui de Minas Gerais —, que conta como ela se tornou essa capital tão moderna, mas já adianto que não é uma história feliz. No segundo, do Vitor Martins, somos apresentados ao Murilo, um jovem muito quieto que resolve fazer aulas de bordado pra se sentir mais próximo do pai falecido, que era apaixonado pela arte. Não preciso dizer mais nada, né? Fechou a antologia com chave de ouro!

Também me encantei por A Maior Artista de Maranguape, com certeza o mais engraçado dentre os dez. Quem nunca sonhou em ser atriz quando era mais jovem, não é mesmo? Mas foi realmente uma delícia acompanhar a segurança com que a protagonista correu atrás dos seus sonhos, e as presepadas que se enfiou para alcançá-lo (e quando eu digo presepada, quero dizer dançar na Carreta Furacão vestida de Ben 10). Realmente gostei de todos os contos, mas esses três foram os que mais me marcaram.

Depois de terminar, fiquei pensando que gostaria muito de ter lido um livro como De Repente Adolescente na época em que eu estava me reconhecendo como uma. Talvez eu não tivesse tido tantas dúvidas, talvez eu tivesse encontrado todas as respostas de que eu precisava, ou talvez eu só teria achado um livro legal mesmo, nunca se sabe, com a cabeça que eu tinha. Então, se vocês conhecem alguém que está passando por essa fase tão importante, deem esse livro de presente. E, é claro, leiam vocês também para sentirem essa nostalgia gostosa que é lembrar desses dias tão especiais.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Luciano Otaciano 29/04/2022

Uma antologia maravilhosa!
Quem não se sente nostálgico ao assistir filmes adolescentes? Ok, geralmente o filme é americano, o elenco tem 20 e poucos anos, as escolas têm armários e sempre (SEMPRE) tem um drama no baile. Então, se você é brasileiro e quer realmente se sentir nostálgico relembrando uma fase intensa, complicada e divertida como a adolescência vivida no Brasil, a antologia de contos De repente adolescente é a sua próxima leitura ideal!
Lançado pela Seguinte (selo jovem da Companhia das Letras), o livro traz 10 jovens nomes da literatura brasileira como Iris Figueiredo, Clara Alves, Vitor Martins, Olívia Pilar, Luly Trigo e muitos outros em pequenos contos encantadores que, apesar de trazer a adolescência como tema principal, se divergem entre si e mostram as diferentes realidades do nosso país.
De repente adolescente pode facilmente servir como porta de entrada para muitos novos leitores que vão se apaixonar pelas histórias aqui desenvolvidas rapidamente. Seja pela identificação com uma jovem que passa o tempo da Educação Física na biblioteca, com a relação complicada com os pais, com os sonhos (aparentemente) impossíveis ou até mesmo com a escrita dos autores. Vale uma atenção especial aos contos de Iris Figueiredo, Jim Anotsu e Vitor Martins. Contos tocantes, simples e que conseguem surpreender os leitores de forma primorosa e emocionante. Em resumo, DE REPENTE ADOLESCENTE é uma antologia pra lá de satisfatória. No geral, não é possível dizer muito sobre cada história sem entregar os pontos principais. Contudo, fica a dica de uma antologia que vale muito a pena ser lida e degustada por todas as idades, inclusive adultos. O livro perfeito para uma folga!
Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Lumi Tie | @lumi.reads 01/06/2022

Quando eu leio antologias eu sempre acabo comparando os contos entre si. O que, por um lado, pode parecer injusto, por outro não faz sentido já que para resenhar é a minha experiência que conta?
Bom, durante toda essa reflexão eu me questionava sobre de que maneira seria melhor analisar esse livro. Conto por conto? Os que mais gostei e os que menos gostei? Acabei resolvendo passar a minha impressão geral.

Em De Repente Adolescente acompanharemos inúmeras histórias protagonizadas por adolescentes vivendo diferentes situações, desde questionamentos inerentes à este período da vida como a dificuldade em lidar com a morte e o divórcio de seus pais.

Você pode ler a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2022/05/31/resenha-de-repente-adolescente-camila-fremder-clara-alves-iris-figueiredo-jim-anotsu-julie-dorrico-keka-reis-luly-trigo-olivia-pilar-socorro-acioli-e-vitor-martins/

Divulga Nacional 05/09/2021

“De repente adolescente”, uma das minhas leituras favoritas do ano.

Uma antologia de contos recheadas de nomes espetaculares como Camila Fremder, Clara Alves, Iris Figueiredo, Jim Anotsu, Julie Dorrico, Keka Reis, Luly Trigo, Olívia Pilar, Socorro Aciloli e Vitor Martins, não poderia ser nada menos que impecável. Nos servindo com 10 contos inéditos, “De Repente Adolescente” não economiza na representatividade bem feita e claro, nas lágrimas e risadas.
Permita-me usar a licença poética para citar a queridinha do momento Olivia Rodrigo: ser adolescente é brutal. Faz sentido mencionar Olivia nessa resenha, pois “De Repente Adolescente” é sobre tudo o que ela canta: pressão, medo, as inseguranças e todas as fases complicadas que as dores do crescimento proporcionam. E, obviamente, soma-se toda a complicação da adolescência aplicada à realidade de diversos jovens brasileiros.
Agora vamos falar dos meus contos preferidos:
“Estou aqui” de Clara Alves
Eu não poderia me identificar mais com um conto que fala de famílias complicadas. Sabe como às vezes pegamos a responsabilidade e a culpa por situações que nem estão sob o nosso controle? É sobre isso que é “Estou Aqui”. A necessidade de que alguém nos ouça, especialmente quando estamos formando quem somos.
“[...] uma vez você me disse que palavras são como agulhas. O que você nunca me disse é que o silencio também fere.” (págs 48 e 49)
“A revolta dos salgados” de Iris Figueiredo
Caso você tenha lido “Céu Sem Estrelas”, vai reconhecer nesse conto a melhor amiga de Cecília, o ícone Rachel. Além de matar a saudade da nossa bff preferida da ficção, iremos conhecer um pouco do passado dela.
A história é uma graça e deixa o coração quentinho, mas o que me chamou mais a atenção é a forma como o conto foi escrito. Diferente de todos os outros, ele é contado através de cartazes, bilhetes, listas e conversas via mensagens. Some isso a um toque de caos político e mistério e terá a receita do meu conto PREFERIDO de “De Repente Adolescente”.
No geral, todos os contos são incríveis e me marcaram de maneira particular. Esse é um livro indicado para qualquer idade, e confesso que a Íris de 14 anos precisava dessa leitura. Às vezes, é difícil acreditar que realmente não estamos largados no mundo, mas “De Repente Adolescente” talvez te dê certeza que não está.
Crescer é difícil e às vezes, tudo que precisamos é sentir que tem alguém do outro lado.

site: https://twitter.com/divulganacional/status/1434634317158928389?s=20

carolrodrigues 31/08/2021

de repente adolescente
achei o livro incrível, no começo tava tipo?? pq não tava entendendo q eram 10 protagonistas e a cada cap uma história diferente, mas depois q percebi isso a leitura ficou melhor ainda.
adorei a escrita de todos os autores inclusive vou querer ler livros de uns. o livro me prendeu do início ao fim e só acabei hj pq a escola ocupa mto meu tempo pq com ctz eu acabaria em no máximo 2 dias.
adorei o capítulo ?a última suspeita?, ?a casa nova? e ?a segunda chance?, acho que não esses os nomes não lembro, a segunda chance, o fav ctz. enfim, livro perfeito, só dei 4,5 pq tem uns caps q achei meio chatinhos mas o livro eh impecável

levi_alv 24/07/2022

Incrível demais!!
Eu amei o livro, achei a leitura bem fluida e os contos são bem rápidos!
Todos os personagens são incríveis e apaixonantes, fica um gostinho de quero mais em todos os contos
Amei todos, mas o da Luly Trigo e da Keka me conquistaram dmssss, acho q vou ler outros livros delas.

Silvana 25/07/2021

Livros de contos não estão entre minhas primeiras opções de leituras. Eu sempre acho que ou o autor não consegue desenvolver algo que seja bom em tão poucas palavras, ou a coisa é igual degustação e fico querendo provar o prato inteiro e não tem mais, era só aquilo mesmo. Mas quando recebi esse livro em parceria com a editora resolvi ler. Primeiro porque tem vários autores que eu tinha a curiosidade de conhecer a escrita e aproveitei a oportunidade. E segundo porque o tema é um que eu gosto de ler.
São no total 10 contos que vão falar sobre experiências típicas do início da adolescência. E não é porque a gente já passou dessa idade que os contos não vão ser significativos. E em como todos os livros de contos tem aqueles que a gente ama e tem outros que nem tanto assim. Apesar de que gostei de todos, só que teve alguns que mexeram mais comigo. Nessa resenha vou falar sobre eles.

Logo no primeiro conto, da Camila Fremder, intitulado A Ultima Suspeita, já fui levada ao passado e me identifiquei muito com a protagonista. Dentre o grupo de amigas Karina é a única que ainda não menstruou e ela está praticamente obcecada por isso. Ah se nessa época a gente soubesse o tormento que ia ser a vida inteira, ia querer nunca menstruar isso sim hehe. E para tentar tirar isso da cabeça Karina começa a investigar o vizinho que tem algumas atitudes bem estranhas. Achei o conto muito bem desenvolvido e terminou de um jeito engraçado com uma virada de jogo.

O segundo conto, Eu estou aqui, também gostei bastante. Eu já conhecia a escrita da Clara Alves, dos dez autores do livro ela era a única que eu já conhecia. Aqui vamos ver o dilema de Bianca que está com um bloqueio de escrita por conta de uma separação familiar. Achei o conto carregado de sentimentos e confesso terminei ele em lágrimas de tão lindo que foi o final.

Outro conto que gostei muito foi A revolta dos salgados, da Iris Figueiredo. De todos foi o mais interessante por não ter uma narrativa comum. Vamos ler a história de Rachel através de comunicados da escola, cartão de biblioteca, cartazes escritos pelos alunos, conversas pelo WhatsApp, etc. E foi outro conto que foi impossível não se identificar porque temos uma disputa entre alguns alunos para ser representante de classe e a proposta da Rachel é reabrir a biblioteca que foi recentemente fechada. Para quem passou todos seus intervalos dentro de uma biblioteca, me senti militando junto com ela hehe.

Outro conto que gostei muito foi Segunda chance, da Luly Trigo. Bethânia está prestes a viajar para um intercâmbio tão sonhado e vê sua felicidade se desfazer ao descobrir que seus pais estão se separando. E ainda temos a descoberta de um sentimento que vai além da amizade. Fiquei impressionada com o tanto de coisa que a autora abordou em tão poucas páginas. É tudo tão intenso que pareceu muito mais que um conto.

Agora o conto mais divertido sem dúvida é A maior artista de Maranguape, da Socorro Acioli, que vai contar a história de Rosélia Regina, ou melhor Rayllane, que saiu de Maranguape para Fortaleza tentar o estrelato através da carreira de atriz. Mas a única coisa que conseguiu foi dançar em um trem que passeia com crianças fantasiada de Ben 10. As cenas são muito engraçadas e é impossível não rir.

E meu favorito de todos foi o ultimo conto, do Vitor Martins. Eu terminei o conto e já quis correr ler outras obras dele de tanto que gostei. Agulhas e bolinhas foi o conto que mais me emocionou. Nele vamos conhecer Murilo que acabou de perder o avô, a quem ele chamava de pai, e vai fazer aulas de bordado que era uma das paixões do avô. Entre o medo do que os outros vão achar por ser uma coisa de menina, vemos Murilo derrubando suas inseguranças ao encontrar um amigo onde menos espera.

Uma coisa que gostei bastante é que em todos os contos temos representatividade, temos protagonistas indígena, cadeirante, daltônico, negra, LGBTQIA+, e tudo da forma natural como deveria ser. E a capa que traz o nome de cada autor com uma referencia ao seu conto que também achei bem legal. E ainda no final do livro temos uma conversa entre os autores dos contos. Enfim, é um livro que super recomendo. Se você está ou não nessa faixa etária do livro, com certeza vai encontrar situações que você vai se identificar e relembrar, através de histórias muito bem escritas por nossos autores que não deixam nada a desejar.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/07/resenha-de-repente-adolescente-varios.html

Caah 10/07/2021

Estava animada para ler alguns escritores dessa coletânea e me surpreendi e também conheci outros novos!
Gostei que a maioria dos contos é mais sobre aquela primeira parte da adolescência, muita coisa sobre amadurecimento e novas descobertas.
Meus preferidos foram A batalha das Mamonas Verdes do Jim Anotsu que é um conto super criativo e emocionante; também A última suspeita da da Camila Fremder que me fez rir muito e foi tão inesperado e surpreendente em todos os momentos. Mas a maioria dos contos foi super divertida e cheio de descobertas novas! Adorei a coletânea!

Juh @sonhodelivro21 29/06/2021

Nostalgia
É uma antologia muito incrível sem dúvidas! Alguns contos mais tocantes que outros, melhores desenvolvidos, mas todos trazendo mensagens importantes e que eu tenho certeza que pode ajudar muitos adolescentes nesta fase tão cheia de mudanças em n sentindos.

Adorei que no final tem a entrevista com os autores falando cada um sobre seu conto, explicando algumas partes do enredos, inspiração de personagens, escrita e por aí vai. Ficou ainda mais incrível!

1 | 2 | 3 | 4 | 5