Anotações de um jovem médico

Érika Batista

Resenhas - Anotações de um jovem médico

Vinícius Chicaroni 13/06/2021

Qual o diagnóstico?
Todo médico iniciante, eventualmente, irá se deparar com o mais difícil diagnóstico da medicina: qual a teoria dessa prática? Nem o diploma na parede dos sonhos, nem todos os aplicativos de conhecimentos médicos instalados em suas células serão capazes de decidirem por ele qual a razão teórica daquela prática doente. A solução desse diagnóstico requer o raciocínio da humildade clínica - aceitar a hipótese de que os outros profissionais podem ser o diferencial - e exames complementares morais e afetivos - reconhecer que no sangue dos diferentes pacientes há distintas dosagens de sentimentos e histórias.

Vicky 05/06/2021

Muito bom!!
Para quem gosta da área da medicina, ou nem tanto, este livro é excepcional. Com uma escrita realista e envolvente, acompanhamos o médico recém-formado em suas primeiras cirurgias e situações únicas.

ngmaia 03/05/2021

Bulgákov me apresentou a literatura russa e estou encantada e instigada.
É uma leitura tranquila, rápida, fluida, mas particularmente acredito que seja necessária uma inclinação sobre o tema para que seja proveitoso, pois, são apenas histórias e relatos de caso de um médico recém formado.
O autor trata fielmente o sentimento de todos os profissionais de saúde diante dos seus primeiros procedimentos, suas incertezas e medos. Mesmo tendo sido escrito há muito tempo, senti muita verdade nos seus relatos.
Quero conhecer obras mais maduras do autor futuramente.

@gezaine_ 01/05/2021

Meu primeiro contato com o autor. Leitura agradável, prazerosa e mesmo divertida, mesmo com temas não tão leves.

Sylvia 19/04/2021

Gostei demais!!!
Os russos tem todo o espaço do mundo na minha estante...maravilhosos!!!

Liana 25/12/2020

Anotações de um jovem médico
Livro separado em diversos contos autobiográficos sobre um médico iniciando seus trabalhos em um pequeno povoado. Interessante ver seus diálogos interiores, além da diferença entre a teoria aprendida na faculdade e as dificuldades na prática clínica. O conto Morfina é especialmente impactante. Indico para os que se interessam pela área da medicina.

Matheus 08/12/2020

Eu gostei muito do livro
Ele é literalmente um conjunto de anotações de um médico que acabou de se formar e precisa comandar um hospital
Pra gente gosta desse assunto provavelmente irá gostar do livro
Recomendo viu

Fernanda Sales 24/11/2020

Visceral e Cômica
Já conhecia essas obras de Bulgákov por outra edição (O Diabo Solto em Moscou. A Vida do Senhor Bulgakov / Prosa Autobiográfica, publicada pela EDUSP), mas não pude deixar de comprar essa edição da Editora 34.
Mikhail Bulgákov é o meu segundo autor favorito, sua escrita é visceral e ao mesmo tempo cômica. É impossível não se render ao bom humor de suas narrativas.

Recomendo fortemente a leitura.

Leonardo.Almeida 08/10/2020

Aperitivo aos que buscam a medicina
Linguagem clara e concisa, com foco na narrativa, nos acontecimentos. Algumas reflexões fundamentais sobre o início da carreira médica, como medo, receio e sentimento de onipotência e algumas sobre o processo de aprendizado. Nada literariamente fantástico, mas real, impossivelmente real.

Bookster Pedro Pacifico 31/08/2020

Anotações de um jovem médico, de Mikhail Bulgákov - Nota 9/10
Quando recebi a notícia desse lançamento pela @editora34, fiquei muito animado por dois motivos: o livro é do mesmo autor de “Mestre e Margarida”, uma obra que adorei (!), e tem com temática a profissão médica, um assunto que sempre me interessou!

Em “Anotações de um jovem médico”, o leitor vai se deparar com nove narrativas ficcionais que foram publicadas entre os anos de 1925 e 1926 em um jornal soviético destinado à área de medicina. E apesar de seu caráter ficcional, os textos têm uma forte origem autobiográfica, tendo em vista que Bulgákov se formou em medicina e exerceu a profissão por alguns anos.

Ao longo das narrativas, acompanhamos as experiências do Dr. Bomgard, um jovem médico recém-formado que é designado para trabalhar em um hospital muito pequeno no interior da Rússia - outra fato que também se assemelha com a própria história de vida do autor. Lá, o personagem é o único médico da cidade rural e, considerando a sua falta de experiências, enfrentará dificuldades e anseios no tratamento de seus novos pacientes. As doenças são as mais variadas e o médico precisa recorrer aos livros de medicina que encontra no local para conseguir se virar e não cometer qualquer fatalidade.

E o cenário em que se passam as narrativas também é um dos grandes pontos da obra: uma cidadezinha do interior da Rússia, no início do século XX, povoada por mujiques (camponeses) simples e pobres, cuja qualidade de vida muito se difere da realidade nas grandes cidades da década de 20. É um cenário em que falta muito e o papel do médico local vai além de cuidar apenas das queixas físicas dos moradores.

Enfim, recomendo muito! O autor consegue misturar de forma interessante as angústias do Dr. Bomgard com o seu dia a dia como médico naquele local. A escrita também é fluida e consegue transportar o leitor para um ambiente remoto e repletos de dificuldades.

Ah, o livro serviu de inspiração para o seriado “A young Doctor’s notebook”, estrelado por Daniel Radcliffe.

Se você tem algum amigo médico, não deixe de marcá-lo nesse post!

site: http://instagram.com/book.ster

jota 26/08/2020

Avaliação da leitura: 4,2/5,0 – MUITO BOM (é um Bulgakov ainda jovem, antes de O Mestre e Margarida, seu maior sucesso)

Lê-se rapidamente Anotações de Um Jovem Médico e Outras Narrativas (levei apenas algumas horas em 3 dias para finalizar o livro) porque as histórias contadas por Mikhail Bulgakov (1891-1940) além de interessantes em sua maioria têm poucas páginas e o volume da Editora 34 não fez economia no tamanho das letras. As histórias têm certo cunho autobiográfico porque o autor foi médico antes de se dedicar totalmente à literatura e produzir sua obra máxima, O Mestre e Margarida, escrita entre 1928 e 1940. Que o tornou um dos maiores autores russos do século XX. Pelas narrativas de Anotações já é possível perceber seu grande talento de contador de histórias.

As de Anotações se passam numa época conturbada da história russa, estava em curso a revolução de 1917, mas foram publicadas mesmo em 1925-6. Elas falam acerca das atribulações de um jovem ucraniano recém-formado em medicina que pensava em clinicar na capital mas que acabou sendo designado para trabalhar num pequeno povoado distante 250 quilômetros de Moscou. Ali não havia energia elétrica, trabalhava-se à luz de lampiões, com poucos recursos: ele podia contar apenas com duas parteiras e um enfermeiro mais seus conhecimentos teóricos, muito pouco práticos para os casos que teve de atender logo de início. O tédio do vilarejo foi rapidamente substituído por uma porção de ocorrências médicas que acabaram deixando-o exausto. Num único dia teve de atender mais de cem doentes.

Logo nos primeiros tempos o jovem médico enfrentou casos de pacientes com malária, sífilis (uma praga, pelos relatos) e outras infecções, teve de fazer um parto complicadíssimo, uma amputação de perna numa garota, extrair um dente com raízes profundas etc. As situações se apresentavam com tintas tão dramáticas que o desespero e a insegurança do novato acabavam quase virando comédia. Mas com ajuda de alguns livros, da sorte, de seu instinto, da experiência de uma das parteiras e alguma improvisação, felizmente na imensa maioria dos casos a coisa terminava bem. Nós também ficamos aliviados com os desfechos porque Bulgakov conseguiu imprimir certo suspense nessas narrativas, deixar-nos apreensivos com a gravidade dos casos, com sua inexperiência e ainda com um bocado de sangue derramado nas cirurgias.

As histórias tragicômicas são sete e compõem propriamente as Anotações do título. São elas: A toalha com um galo; A estreia obstétrica, Garganta de aço; Tempestade de neve; A praga das trevas; O olho desaparecido; Exantema estrelado. Depois temos duas histórias mais longas, Morfina e Eu Matei, ambas com toques acentuadamente dramáticos, especialmente porque Bulgakov teve de lutar ele mesmo contra seu vício em morfina, caso da primeira história, enquanto a segunda envolve acontecimentos políticos. O volume traz ainda o prefácio da própria tradutora, Érika Batista, e se encerra com o posfácio do crítico russo Efim Etkind, que analisa as peculiaridades da prosa de Bulgakov e suas relações com o meio literário soviético.

Anotações de Um Jovem Médico demorou bastante para ser publicado no Brasil (minha edição é de 2020). Mas antes, mais de 5 anos passados, eu já conhecia um tanto de seu conteúdo por ter visto alguns episódios de uma série inglesa para a televisão, produzida em 2012, com o título homônimo da publicação original, em que o jovem médico era interpretado por Daniel Radcliffe. Não apreciei tanto assim então, nem quis ver toda a série porque me pareceu que transformaram tudo numa comédia negra, com verdadeiros banhos de sangue, muito, muito além dos narrados por Bulgakov. Mas penso que poderia tentar rever os primeiros episódios agora, depois da leitura, encontrar os pontos comuns entre o livro e sua versão televisiva. Tempo não falta nessa infindável quarentena...

Lido entre 23 e 26/08/2020.

Ana Clara 07/08/2020

Uma lição de vida
Esse livro tem um lugar muito especial no meu coração. Bulgákov consegue transmitir em palavras todos os sentimentos, dúvidas e angústias que se passam na cabeça de um médico recém formado em meados de 1920. Quando Bomgard chega na remota cidadezinha em que irá ter que trabalhar, logo se depara com diversas situações inéditas em sua inexperiente carreira, mas mesmo assim, ele não deixa de procurar uma maneira de contornar os problemas. Livro genial, uma leitura acessível a todos, indico demais!

Thaís Aguiar 29/07/2020

No instagram: @elaselivros

Nessa coletânea de contos que têm uma pitada de sabor autobiográfico, o autor narra a rotina de um médico recém formado que é designado para trabalhar num hospital em um interior da Rússia. O hospital é desprovido de recursos e o médico, de experiência.

As histórias são contadas em primeira pessoa e permitem que o leitor observe muito além dos pensamentos do Dr. Bomgard, quando Bulgakóv expõe de maneira brilhante os diálogos internos do personagem consigo mesmo. Apesar das nove histórias se passarem durante o período de Revolução e Guerra Civil, o médico parece alheio a estes fatos externos, tão ocupado e ansioso está com seus próprios dilemas profissionais.

Aqui temos um retrato bastante convincente de um ser humano com falhas e inseguranças, com receio de agir e muitas dúvidas, sofrendo a pressão da equipe, dos pacientes, dos familiares dos pacientes e, acima de tudo, de si mesmo para ser assertivo em todas as condutas. Aqui temos a forte impressão de que, apesar das notas excelentes na universidade, dos estudos e da dedicação, tudo o que o Dr. Bomgard olha, ele olha pela primeira vez.

Recomendo fortemente os contos: A toalha com um galo, A estreia obstétrica e, principalmente, Morfina, um conto de 5 capítulos que esmiuça a batalha de um médico que torna-se dependente químico.

Esse livro entrou para os meus favoritos!
Sun's daughter 29/07/2020minha estante
Estou muito ansiosa por esse livro.

Thaís Aguiar 01/08/2020minha estante
É otimo!!

Pedro Octaviano 20/07/2020

Livro fantástico! Para mim, estudante de medicina e apaixonado por relatos de companheiros da área médico foi uma experiência incrível. Bulgákov consegue levar o leitor a vivenciar todas as aflições que um médico recém formado passa e, o mais impressionante, é que essas aflições são iguais para todos recém formados na área, independente da época ou do lugar.
O escritor consegue também passar lições valiosas para os leitores, tal qual respeitar e reconhecer o trabalho multidisciplinar que deve ser feito para o paciente através de todo o corpo profissional de saúde: enfermeiros, técnicos e médicos.
Leitura leve, gostosa e enriquecedora. Me despertou o desejo de ler uma das obras mais conhecidas do autor: O mestre e margarida.

site: @descansandoavista