Anotações de um jovem médico

Anotações de um jovem médico Mikhail Bulgakov
Érika Batista

Resenhas - Anotações de um jovem médico

Pedro 16/03/2024

É brilhante ler os relatos de um jovem médico sendo eu mesmo um jovem médico. A angústia, o erro, o sucesso? Que profissão apaixonante.

Paulo.Vitor 15/03/2024

O livro é composto por 7 histórias curtas de suas experiências como médico recém formado, e duas histórias a parte, sendo uma um pouco maior, onde ele recebe, de um companheiro de curso, um caderno (além do encargo de ter que cuidar do defunto) de anotações acerca de seu vício em morfina.
A linguagem é muito acessível, mesmo pra quem não entende nada sobre medicina.
A experiência de leitura é boa. Achei interessante porque assim como foi falado no posfácio, apesar do livro se passar durante a Revolução Russa, esta não é retratada com tanta intensidade, afinal de contas, falar sobre esse evento histórico não era a intenção dos registros do médico (e do autor) e, naquele momento o médico Bomgard estava bem longe das grandes cidades.
Bomgard é exatamente o contrário do Dr House, está aprendendo, tem medo de errar, é humilde, tem incertezas, e já errou.
(inclusive, a história sobre o Olho Desaparecido, é a melhor de todas.)
Recomendo a leitura.

barbaramp33 09/03/2024

Temos mais semelhanças do que diferenças com os médicos de 1916, por essa razão essa leitura se torna tão atual! os últimos contos foram mais difíceis de me apegar, gostei mais da parte dele no hospital mas no geral a escrita é muito fluida pra um livro dessa época, nunca li nada igual. Russos escrever bem pra caramba, FATOS!

Mari 28/01/2024

Em Anotações de um jovem médico acompanhamos algumas situações em que o jovem médico Bomgard passa em sua nova posição de médico no interior russo, assim que sai da faculdade. Alguns contos tem passagens muito engraçadas e dá para notar o quanto Bomgard se autosabota as vezes e como, apesar de tudo, ele se sacrificava ao máximo pelos seus pacientes (que as vezes tinham atitudes extremamente irritantes e irresponsáveis).
Bomgard é um retrato do próprio autor, que foi médico, mas não sei até que ponto as estórias são ficção ou realidade.
Os dois últimos contos apresentam um outro ponto de vista que distancia um pouco o foco do dr. Bomgard, mas ainda assim são legais, porque lemos sobre acontecimentos relacionados ao período histórico da época e sob uma outra visão.
Agora quero assistir a série que foi inspirada nesse livro, porque parece que existe uma.

Invasão Bárbara 12/01/2024

Anotações de um Jovem Médico, Mikhail Bulgákov
Levei quase 2 meses para terminar este livro (nem quero pensar na multa da biblioteca), mas finalmente estou aqui para falar sobre este clássico da literatura soviética, que inclusive inspirou uma série de TV produzida pela BBC.

Bulgákov (1891-1940) foi um escritor e médico russo, dono de uma deliciosa acidez e olhar crítico sobre a sociedade. Sua obra mais conhecida é O Mestre e Margarida, sobre uma visita do diabo e seus ajudantes à Moscou na década de 1920, marcando o início da União Soviética. Sympathy for the Devil, música dos Rolling Stones, é baseada nesse livro.

Mas o Anotações... é um pouco - só um pouquinho - menos ousado. São nove contos publicados entre 1925 e 1926, baseados em suas próprias experiências como médico recém-formado e enviado para atuar em um vilarejo remoto.

Nos sete primeiros, narrados em 1ª pessoa, acompanhamos esse jovem, urbano e de pouco mais de 20 anos, em seus dois anos como o único médico da cidadezinha. Todos eles têm um senso de humor mórbido e tragicômico. E vão desde brigas com a voz interna, que insiste em listar todas as doenças que o médico não sabe tratar e torce para que seja uma delas na próxima consulta, até seu primeiro parto - ele lembra que o manual começava com "Essa é uma situação complicada..." e apagou da memória todo o resto do texto.

No meu favorito, "O Olho Desaparecido", o rapaz passa o dia tentando terminar de se barbear, mas ficam surgindo emergências e quando finalmente se vê num espelho, está num estado tão deplorável que imagina sua foto com a legenda: "Assassinato, arrombamento, um machado ensanguentado... dez anos de cadeia."

As últimas duas histórias não foram publicadas na época: "Morfina" e "Eu Matei." A primeira, sobre seu próprio vício em drogas; e a segunda, de quando foi convocado como médico durante a revolução e desertou após assistir ao primeiro fuzilamento. O tom delas é confessional, bem diferente não só dos outros contos do Anotações, mas também do resto dos escritos de Bulgákov.

Em 2012, foi lançada a série Diários de um Jovem Médico, uma adaptação para TV em duas temporadas com Jon Hamm e Daniel Radcliffe nos papéis principais.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Marina 25/02/2023

Não sei se leria esse livro se não fosse pela minha fixação por literatura russa, a princípio não é um assunto que me interessa. Mas estou muito feliz por ter incluído este exemplar na minha estante, pois adorei a leitura.

Os contos mostram a experiência de um médico recém formado, que aos 23 anos é enviado para um hospital rural na Rússia e se vê dividido entre a responsabilidade de ser o único médico para os milhares de habitantes da região e a inexperiência de alguém que aprendeu sobre doenças e condições médicas na teoria, mas que não teve tempo de praticar com a supervisão de um médico mais experiente. Isso gera diversas situações tragicômicas que são muito interessantes de ler, mesmo com alguma aflição pela descrição de ferimentos e procedimentos. Os contos parecem ter um fundo autobiográfico, já que Bulgákov foi médico antes de ser escritor e também trabalhou sozinho em um hospital remoto quando recém formado.

Gostei muito e achei bem fácil e rápido de ler, recomendo para os que querem se aventurar na literatura russa mas ainda não têm coragem de encarar os romances mais longos.
MaywormIsa 23/03/2023minha estante
Adorei ter lido o seu relato, a princípio fiquei na dúvida tbm se dava uma chance, mas me senti encorajada! Vou adicioná-lo a lista!

Marina 24/03/2023minha estante
Ah, que bom! Espero que você também goste da leitura, achei bem legal! :)

cid 06/12/2022

Olhe as estrelas.
Mikhail Bulgákov (1891-1940)
Boa leitura, um pouco melancólica, humana e até engraçada.
Gostei bastante do posfácio de Efim Etkind, que cita as palavras que encerram o romance "A guarda branca". Transcrevo:
"Tudo passará. O sofrimento, o tormento, o sangue, a fome e a pestilência. A espada há de desaparecer, mas as estrelas permanecerão ainda quando os nossos corpos e feitos já não deixarem sombra sobre a terra. Não existe uma única pessoa que não saiba disso. Por que, então, não voltamos os nossos olhos a elas? Por quê?

Vitor Hugo 02/10/2022

Anotações de um jovem escritor

Conheci a prosa de Mikhail Bulgákov por meio de sua grande obra O Mestre e Margarida, livro genial deste grande - e desconhecido para a maioria - autor russo.

O presente volume, mais uma "benção" da Editora 34, divide-se em três partes e traz textos mais próximos da juventude do autor, que efetivamente era médico.

Anotações de um Jovem Médico traz sete contos marcantes, viscerais, do inexperiente Dr. Bomgard (o próprio autor, seguramente em parte, pelo menos), assumindo todas as responsabilidade de médico em um hospital nos "cafundós" da Rússia, tudo isso em meio à Primeira Guerra Mundial, à Revolução de 1917 e à Guerra Civil que se seguiu.

Após, uma novela intitulada Morfina, pela qual o autor, invocando um suposto colega médico, antecipa-nos o vício em dopamina (na forma de morfina) que solapa a atual civilização ocidental.

Por fim, arrematando o volume, a narrativa Eu Matei, uma angustiante história de um médico recrutado à força no contexto do embate entre nacionalistas ucranianos e os bolcheviques, que marchavam a Kiev por ocasião da Revolução Soviética.

Como se vê, os fatos, por vezes, anos e anos passados, repetem-se, e tudo isso em consonância com a prosa poderosa de Bulgákov, pela qual se percebe que "os problemas universais predominam sobre os problemas sociais, o eterno predomina sobre o perecível", como apontado pelo crítico literário Efim Etkind, em ensaio ao final do volume.

Em suma, mais um grande representante da fantástica (e invencível, no meu ver) literatura russa.

Sol 11/01/2022

Cansativo
Li por recomedação do clube do livro da faculdade e no começo me empolguei pq foi praticamente um dos primeiros livros mediciners que eu li.
Porém, nossa percebi na flor da pele que hobby tem q permanecer como hobby e trabalho como trabalho. Não tente juntar os dois.
O livro foi muuuuuuuitooo lento e sofri lara litar contra o sono lendo a metade dele. Pensei em abandonar nos 60%, mas persisti e consegui terminar.
O tema em si foi até q ok. Foi legal conhecer como q os procedimentos eram feitos e em q condições os médicos (no livro são relatos de um médico no período da união soviética), mas a lentidão dele realmente foi de matar.
Enfim, se vc é um mediciner ou um ser mt curioso vai lá boa sorte

Marconi Moura 08/01/2022

9,0
O autor de "O Mestre e a Margarida" era médico, e dos bons. Nesses contos fortemente auto-biográficos transcreve suas experiências como médico recém formado em uma aldeia isolada no interior da Rússia. Em "Morfina", um médico viciado na droga reflete experiências do período em q o autor também foi dependente. Em "Eu matei", o cenário da guerra civil ucraniana lembra de um período em que o autor combateu como voluntário. Está ambientado entre 1917 e 1918, mas o pano de fundo da revolução é usado apenas para destacar a distância entre o tema e os dramas cotidianos das personagens.

07/09/2021

Eu sou médica, e me senti retratada nessas histórias, por muitas razões. A descrição do medo, da angústia e da preparação psicológica antes de encarar um paciente e suas dores; a solidão da função. Junto a esses relatos um recorte social da Rússia de 1917, primoroso! Em "Morfina", um relato maravilhoso do vício em opioides, um problema atemporal que merece atenção máxima (os EUA passam por uma crise nunca antes vista). Adorei.

JAS 27/07/2021

Anotações de um jovem médico: ficção ou realidade? Mikhail Bulgákov trocou a medicina pela literatura talvez pela experiência extremamente estressante de seu tempo como médico rural num rincão ermo e gelado da Rússia. As estórias descritas no livro sugerem a desgastante experiência pela qual passou. Muito interessante. Vale a pena lê-las.

Gab 13/06/2021

Experiências de um Jovem Médico
Uma grata surpresa nesse livro enviado pelo clube de livro Calhamaço!
O livro é dividido em três partes, na primeira acompanhamos as aventuras de um jovem médico recém formado (baseado na vida do próprio autor) que assume uma posição de médico numa cidade do interior da União Soviética.
É com muita satisfação que vivemos através dos olhos do médico as aventuras, os medos, as incertezas que o acompanham durante os primeiros anos clinicando como médico titular de um hospital da zona rural da URSS.
Na segunda parte temos o relato triste e verdadeiro de um médico viciado em opiáceos que o levam até a morte.
Na terceira parte temos a confissão de um médico que assassinou um paciente.

Vinícius Chicaroni 13/06/2021

Qual o diagnóstico?
Todo médico iniciante, eventualmente, irá se deparar com o mais difícil diagnóstico da medicina: qual a teoria dessa prática? Nem o diploma na parede dos sonhos, nem todos os aplicativos de conhecimentos médicos instalados em suas células serão capazes de decidirem por ele qual a razão teórica daquela prática doente. A solução desse diagnóstico requer o raciocínio da humildade clínica - aceitar a hipótese de que os outros profissionais podem ser o diferencial - e exames complementares morais e afetivos - reconhecer que no sangue dos diferentes pacientes há distintas dosagens de sentimentos e histórias.