A Irmã Desaparecida

A Irmã Desaparecida Lucinda Riley

Resenhas - A irmã desaparecida

Bianca.Fernandez 01/08/2023

O sétimo livro da série As Sete Irmãs, fenômeno global com mais de 15 milhões de exemplares vendidos e que está sendo adaptada por uma grande produtora de TV.

Uma mulher enigmática pode ser a chave para o grande mistério que Pa Salt deixou.

Cada uma das seis irmãs D?Aplièse seguiu uma jornada incrível para descobrir sua ascendência, mas elas ainda têm uma pergunta sem resposta: quem é e onde está a sétima irmã?

Elas têm só duas pistas: o endereço de um vinhedo e o desenho de um anel incomum, com esmeraldas dispostas em forma de estrela. A busca pela irmã desaparecida vai levá-las numa viagem pelo mundo ? Nova Zelândia, Canadá, Inglaterra, França e Irlanda ?, unindo-as em sua missão de finalmente completar a família.

Nessa saga, as seis vão desenterrar uma história de amor, força e sacrifício que começou quase cem anos atrás, quando outra corajosa jovem arriscou tudo para mudar o mundo ao seu redor.

amalauxen 13/09/2021

Gostei da história, Lucinda sempre surpreende. Ao mesmo tempo, esperava mais pois é um livro grande e ainda assim a história não está completa. Me irritei por ter acabado aberto de novo, esperando o próximo agora.

nanat 26/06/2022

essa resenha vai ficar grande porque tenho MUITAS observações pra fazer.
primeiro, o livro foi pra um lado bem longe do que eu esperava. tudo bem que tiveram varios plots interessantes e um arco com o passado histórico da independência da irlanda, mas eu achei que seria mais coerente se a sétima irmã seguisse a linha esperada, sabe?
mas é inegável como a autora foi brilhante nesse livro. as várias perspectivas, variando entre vários tempos e várias histórias, pra tudo se complementar no final, foi muito bem feito.
eu achava que esse livro seria o fechamento da série, e o oitavo só contaria mais sobre o pa salt e quem ele era. MAS NÃO!!!! esse livro deixou várias pontas soltas e dúvidas pra serem resolvidas no oitavo livro, que agora eu estou desesperada pra ler.
confesso que a página final me abalou, porque foi uma das coisas mais inesperadas que poderiam ter acontecido. quero ver como isso vai ser explicado.
e por último, o ponto alto pra mim foi ver todas as irmãs tão unidas, maduras e felizes. ver cada uma delas seguindo a sua vida e mesmo assim nunca deixando de lado a familia delas foi lindo. doeu perceber que vou ter que me despedir delas logo logo.
nanat 26/06/2022minha estante
e outra: d?aplièse ser um anagrama de pleiades e pa salt ser um de atlas + p de pleione, os pais das sete irmãs, foi genial???

andreiaflores 18/11/2021

Lucinda uma escritora a frente do seu tempo, será eterna nos nossos pensamentos. Nos leva a uma viagem a cada página.

Gabi 07/11/2021

Mistérios, viagens no tempo e uma leitura excepcional
Você chega na página 30 achando que tudo está resolvido, mas o livro te surpreende até a última página...

Comecei a ler com grande expectativa: Quem é Pa Salt? Por que ele adotou todas as irmãs? Quem é a irmã desaparecida e por que ela sumiu? À medida que algumas descobertas surgem, novas perguntas tomam seu lugar. Foi uma aventura aprender sobre contextos históricos ricos e fazer suposições para descobrir os enigmas que Lucinda nos deixou.
Na metade do livro me perguntei porque estava lendo determinado ponto de vista, porque tudo na vida de Merry era tão caótico e misterioso... Parte da narrativa ficou um pouco enrolada devido a diferentes pontos de vista e à introdução de novos personagens, que eu não sabia porque estavam lá. No entanto, quando o quebra-cabeça se juntou no final, percebi que cada capítulo foi necessário para criar uma obra de tirar o fôlego, com suspense, plot twists e ansiedade para a sua continuação.

Obrigada, Lucinda, por ter deixado um legado tão lindo em forma de palavras aqui na Terra. Você com certeza se tornou parte das Plêiades depois de sua partida.

Cassi 16/09/2021

A irmã desaparecida

Quantas emoções ao ler esse livro! Não conseguia deixar de pensar que foi o último escrito por Lucinda Riley.
O livro, como toda a série, mescla o passado e presente, e explica a origem da última irmã, a irmã desaparecida.
Muito esclarecedora a parte do passado contando a história da Irlanda e sua busca pela independência.
Alguns mistérios foram resolvidos, mas ainda resta alguns para o último livro que ficou a cargo do filho de Lucinda.
Resta agradecer essa autora incrível por sua obra! Que ela brilhe onde estiver!
RIP Lucinda! Obrigada

Rebeca 30/12/2023

História encantadora
Sinceramente achei história boa, mas sempre que chegava na Merry, para mim pelo menos, fica tudo meio parada e monótono, talvez porque eu não gostei muito dessa personagem, e por isso demorei tanto para concluiro livro. Mas como um todo é o livro é maravilhoso repleta de lugares, histórias lindas e riqueza de detalhes conforme é característico da Lucinda.

Luiza.Andrade 21/07/2022

Leitura com gosto de saudade
Como fã que ama ler Lucinda Rilley, foi com tristeza que fiz essa leitura, por ser a última escrita por ela. Mais uma narrativa repleta de mistério, eventos históricos e emoção. Foram 8 anos acompanhando essa excêntrica familia em busca de suas origens. Agora as irmãs D'Aplièse unem-se para encontrar a irmã desaparecida e juntas fazerem a ultima homenagem a Pa Salt, essa busca as leva a Nova Zelandia, Canadá, Inglaterra, França e Irlanda, a União e a persistência das irmãs é um ponto forte do livro, e o final é surpreendente.
Só por 2023, para enfim, desvendar todos os mistérios da vida de Pa Salt, torcendo para que o filho de Lucinda nos traga sua essência na "História Secreta".

Silvana 22/12/2021

Pa Salt D’Aplièse, um milionário excêntrico, adotou seis meninas ao redor do mundo e deu a elas nomes em homenagem a Constelação das Plêiades. Quando ele faleceu deixou para cada uma delas uma carta, uma citação, um objeto que remete aos seus antepassados e uma esfera armilar onde estão as coordenadas de onde cada uma delas foi adotada para que elas procurassem suas origens se assim fosse de sua vontade. E elas assim fizeram e cada uma seguiu seu caminho para descobrir sua ascendência. Mas o curioso é que Pa Salt acabou não adotando a sétima irmã, pelo menos é o que elas imaginavam até agora. Georg Hoffman, advogado da família, acaba encontrando algumas pistas que podem levar a irmã desaparecida.

Georg acredita que o nome dela é Mary e que ela vive atualmente em um vinhedo na Nova Zelândia. E ele ainda tem um desenho de um anel no formato de uma estrela desenhado por Pa Salt que pode ser a única maneira de confirmar ser ela quem eles procuram. Como o aniversário da morte de Pa Salt está se aproximando e todas as irmãs estarão reunidas para prestar essa ultima homenagem, elas decidem procurar Mary para saber se ela deseja estar presente e assim finalizar de vez essa parte da história delas que ainda permanece em aberto. E como Ceci é a mais próxima da Nova Zelândia ela fica responsável por ir até a provável irmã.

Ceci conhece Mary e descobre que a joia na verdade é da sua mãe adotiva, que também se chama Mary, mas é conhecida como Merry. E ao procurar por Merry elas acabam se desencontrando. Mas após vários desencontros, em vários países diferentes, elas percebem que Merry está fugindo delas. É então que vamos conhecer a história de Nuala Murphy, através de um diário que está em posse de Merry. Nuala viveu na Irlanda de 1920 e foi uma das muitas mulheres que atuavam nos bastidores da guerra da independência, transportando armas, roupas e alimentos às escondidas. Mas qual a ligação da história de Nuala e a história da Mérope? Quem é realmente a irmã desaparecida?

E chegamos ao sétimo livro da série As Sete Irmãs. E infelizmente ao ultimo livro escrito pela autora antes de morrer. E como esse livro deixou mais perguntas do que entregou as respostas prometidas ao longo da série, espero e todos os fãs da série, que realmente o filho da autora escreva o oitavo e ultimo livro da série, que vai provavelmente contar a história de Pa Salt e fechar todas as questões que foram levantadas ao longo dessa saga. Porque diferente dos livros anteriores, com exceção do sexto livro onde também termina com um final aberto, nesse aqui praticamente não temos um final, nem na história da protagonista, a irmã desaparecida, nem na história de todas as sete irmãs de maneira geral.

E nesse livro a autora resolveu inovar e não temos apenas a alternância entre o presente da irmã protagonista e a história de seu antepassado. Aqui vamos acompanhar a história em três tempos, o presente das irmãs e da família protagonista, cada uma em lugar diferente do mundo, o passado de Merry que vai contar o porquê de ela estar fugindo das D’Aplièse e mais no passado ainda onde vamos conhecer a história de Nuala. E assim como aconteceu com o sexto livro, a história da Electra, eu me vi não gostando tanto assim da protagonista Merry, confesso tive raiva dela algumas vezes e esperava que o motivo de ela ser assim fosse muito bom para justificar seu comportamento.

E até agora não sei se estou convencida ou não. Acho que fiquei naquela, explica, mas não justifica. Mas como esse livro terminou bem em aberto, espero que no próximo livro essa minha impressão sobre ela mude. Já Nuala me conquistou a primeira vista e torci por ela mesmo sabendo que sua história seria muito triste, assim como aconteceu com todas as outras protagonistas do passado da série. E uma coisa que vale muito a pena nesse livro é que temos todas as irmãs participando da história. Com essa coisa da fuga de Merry pelo mundo afora, podemos ver um pouco mais sobre cada uma delas e como elas estão após suas histórias terem terminado.

E uma pessoa que gostei muito de rever foi a Ally, protagonista do segundo livro, a Irma da Tempestade. A história dela foi a única que não teve um final feliz e eu como romântica que sou não poderia deixar de torcer para que isso ainda acontecesse, e tive minhas esperanças renovadas de que no próximo livro isso aconteça definitivamente. Como já comentei aqui nas outras resenhas da série, a Lucinda não foca naqueles romances arrebatadores, o foco da série está na história dessas mulheres que foram essenciais em algum momento para a nossa História. Até por isso acho que os livros possam ser classificados como romances históricos, pelo menos suas partes no passado.

Nesse livro mesmo vamos conhecer uma parte da história da Irlanda, país de origem da autora aliás. Vamos conhecer a luta dos irlandeses por sua liberdade, por um mínimo de dignidade, e o papel das mulheres nela. E em como todas as guerras, não existe lado vencedor. Até se tem sim conquistas, mas a guerra acaba com tudo a sua volta, devasta famílias por anos, não somente pelo tempo em que ela dura. Por isso sou do time das pacificadoras. E na história de Nuala e seus descendentes podemos ver como isso se aplica. A Lucinda foi maravilhosa em suas pesquisas e toda essa parte histórica, da série toda na verdade, está impecável.

Mas voltando a história de Pa Salt, que aliás descobri nesse livro não ser seu nome verdadeiro e sim um apelido, anagrama de Atlas com o P podendo ser de Pleione, mãe das Plêiades. Mitologia grega mandou um abraço hehe. Desde o primeiro livro eu desconfiei que ele ainda esteja vivo e ao longo da série essa desconfiança só foi aumentando e se no próximo ele estiver morto vou ficar muito decepcionada hehe. Brincadeiras a parte, estou bastante curiosa para conhecer mais da história desse homem que foi tão presente em toda a série mesmo estando oficialmente morto. Só espero que o filho da Lucinda consiga trazer para o oitavo livro da série tudo o que ela idealizou e ele traga as respostas que todos esperamos.

E para finalizar que essa resenha já está enorme, vou indicar é claro para todos os fãs de um ótimo romance. A Lucinda foi perfeita na execução dessa série. Não deixe o tamanho e a quantidade dos livros te desanimarem, a leitura vale e muito a pena. Quando você chegar nesse sétimo livro como eu, só vai querer que ela tivesse tido a oportunidade de escrever o dobro deles. E parabenizo a editora pelas edições e pela capa belíssima, que assim como nos outros livros da série, traz um cenário que nos ambienta em um dos muitos lugares onde vamos viver durante a leitura.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/12/resenha-irma-desaparecida-lucinda-riley.html

daniela.Paulo 10/07/2022

A irmã desaparecida
Mesmo após seis livros, a autora conseguiu me surpreender, uma história emocionante, intrigante. O final....pede uma continuação que me deixou muito curiosa.

Debora.Pera 28/08/2021

Eterna Lucinda Riley
Merry Macdougal não é uma personagem típica da Lucinda, ela é medrosa, e tem uma pitada de arrogância. Mas Lucinda nos compensou com Luara. Aprendi muito sobre a Irlanda um país ao qual eu quase nunca ouço falar. Relembramos um pouquinho cada irmã ? .
Esse livro nos brinda com personagens incríveis como o Padre O'brien, Ambrose, Orlando e paisagens de tirar o fôlego. É triste demais saber que perdemos Lucinda e suas obras primas.

Leticia.Justo 05/11/2021

Gente do céu
Me senti do mesmo jeitinho de quando a Lucinda Riley me conquistou quando tive em minhas mãos o primeiro livro da série. Esse livro espalhou tantou mistério que achei que teria um piripaque mas enfim a irmã desaparecida, apareceu ??. Eu amei o livro, e o terminei em prantos, principalmente com a carta dessa tão amada escritora que infelizmente não está mais entre nós ?.

Luciana Maria 17/05/2022

O sétimo, mas não o último!!
Que história, minha gente!
São várias em uma!
Fatos históricos como sempre muito bem inseridos na trama.
Trazer todas as irmãs para esse livro. Ver como uma acha que a vida da outra é melhor, parece conosco....a grama do vizinho é sempre mais verde... só que não. Somos imperfeições buscando melhorar a cada passo.
A protagonista buscando paz para seguir em frente mesmo que isso implique em visitar o passado para liquidar as pendências.q
A grande família que Pa Salt construiu a partir de uma busca ...
O final é para desejar que último livro logo seja escrito. Ansiosa!!!

Paulinhafvboas 12/06/2022

Melhor livro da série
Se eu for falar todas as impressões e pontos importantes do livro, vou escrever um grande testamento. Então vou ser objetiva em poucas palavras.

Foi o melhor livro da série As Sete Irmãs, na minha opinião é claro, porque tem muita emoção, mistério, aventura e descobertas. Marry viveu muitas coisas inexplicáveis nesse livro e eu sofri e vivi junto c ela.

Sem contar que conhecer um pouco da história da independência irlandesa foi incrível. A Irlanda sempre foi um país que tenho vontade de conhecer, e através da Lucinda consegui viajar um pouco pra lá.

Bom, o livro acaba sem revelar todos os mistérios da história da irmã desaparecida, e isso me deixou muito ansiosa para ler o livro de Pa Salt, então vamos aguardar..

Sim hiper recomendo ler a série inteira, e principalmente esse.

Carol.Cuofano 06/09/2021

Sem palavras!
Lucinda se superou na narrativa da sétima irmã!!
História cheia de não ditos que me deixaram com o queixo no chão com um final inesperado!