Partes de uma casa

Partes de uma casa Marília Garcia...

Resenhas - Partes de uma casa

carol.pinheiro 15/05/2021

Esse livro veio de mimo na caixinha da Tag Curadoria de maio. São 7 contos de autores brasileiros com estórias voltadas para uma parte da casa. O conto que mais amei foi o Luan Ângelo, o último conto do livro. Fica em mim o sentimento que a nossa casa, nosso lar traz pra cada um de nós. Infelizmente nem todos podem sentir isso :(
Thammy 15/05/2021minha estante
Queria tanto ler esse... Pena que ainda não sou tagger.

carol.pinheiro 15/05/2021minha estante
Dá pra comprar no site quando sair lá ?

Thammy 15/05/2021minha estante
Vou fazer isso. ??

Bruno.Vargas 12/05/2021

Vale bem a pena!!
Muito boa a oportunidade de conhecer 7 novos autores brasileiros contemporâneos.
Temas muito próximos da nossa realidade assim como a escrita.
O livro de fato é uma isca para buscarmos mais sobre cada autor.
Mas olha, a última história trata da da transexualidade! E que história! Poucas páginas com uma criatividade aguçada e bela.
Cristian Monteiro 03/06/2021minha estante
Todos os contos tratam de assuntos muito complexos, mas o último, o faz com uma delicadeza e um senso de humor ímpar.

Marcia 04/06/2021minha estante
Gostei muito de ter a oportunidade de conhecer novos autores

Marcia 04/06/2021minha estante
Todos os contos são muito bons, tratando de temas contemporâneos, mas o último deles é delicioso!

Lusia.Nicolino 21/07/2021

Sete encontros com a realidade
Recentemente, comentando um livro de autora nacional, lamentei não encontrar nenhuma obra que tenha me surpreendido, um romance que me envolva e faça meus olhos brilharem. O mesmo não posso dizer quando eles escrevem contos. E, Partes de uma casa, (um livro para associados TAG) é uma prova de que são muito talentosos. A casa, ou partes dela, como fio condutor de histórias singelas em seu mote, mas exuberantes em suas narrativas, nos joga em um redemoinho de sentimentos. De leitura rápida e com reflexões duradouras, fiquei gratamente surpresa. Sete contos, sete encontros com a realidade de personagens que poderíamos ser nós mesmos, em pele de observados. Se eu tivesse a árdua tarefa de escolher um, ficaria com João Maria, 237 da Carol Bensimon. Que conto, senhores!

Quote do conto Solange: "Léa passou os últimos anos lidando com o corpo humano, com fraturas e recuperações. Acostumou-se com a lentidão da cura. A doença sempre vem a cavalo e volta a pé, devagar, lembrava ela a fala de um tio do interior."

Tulio Costa 21/07/2021minha estante
Adorei o conto da Amara Moira, é engraçado, sensível, reflexivo. O meu preferido na coletânea.

Lusia.Nicolino 21/07/2021minha estante
realmente muito bom também! tive muita dificuldade em escolher :-)

Zezinho 28/06/2021

Livro de contos da Tag. Na minha opinião, partes de um corpo foi bem melhor... Achei que os contos deste livro estariam melhor encaixados naquele...De longe, os contos do Jeferson Tenório e da Anara Moira sao os melhores. Enfim, sao mimos e complementam bem a experiencia de literatura brasileira a que se propuseram!
DEA 13/08/2021minha estante
Também gostei mais De partes de um corpo...

Matheus945 23/07/2021

Achei a ideia da reunião de contos genial, além da própria edição ser um mini luxo com tantas ilustrações lindas. Dito isso, alguns contos desse livro são mais fraquinhos e esquecíveis, inclusive fui ler um conto e percebi que não me lembrava nada do conto anterior que havia lido no dia anterior lkkkk

Os que eu mais gostei foram escritos pela Carol Bensimon (João Maia, 237) e Miguel Del Castillo (Basta a cada dia seu próprio mal). O conto escrito pelo Jefferson Tenório (Solange) tinha um enredo bem interessante, porém pareceu ter sido escrito às pressas. Não faço ideia de quanto tempo os autores tiveram para escrever mas acredito que se tivessem mais tempo para refinamento, seria um excelente livro.
DEA 13/08/2021minha estante
Engraçado, aconteceu a mesma coisa comigo, de esquecer!!!

Mari 01/07/2021

Fazia um tempo que não lia um livro de contos, e estranhei como o ritmo é diferente de um romance!
O livro, presenteado pela TAG em maio/21, traz um compilado de contos escritos por autores brasileiros, sobre o contexto da pandemia e as vivências pessoais diante de dificuldades, tais como aceitação dos pais, medo, luto.
Como quase todos os livros de contos, teve seus altos e baixos, pois algumas narrativas são mellhores que as outras.
É bom ver que a literatura nacional continua viva!
Alice no País das Maravilhas 01/07/2021minha estante
Caramba que interessante. Com certeza esse livro vai para a minha lista de leitura!

zabela 04/06/2021

Tive que comparar com Partes de um Corpo e, infelizmente, este último é um pouquinho mais emocionante que Partes de uma Casa. Mas o livro é bom de forma geral, nada excepcional, só que algumas histórias são mais interessantes que outras.
Margô 10/08/2021minha estante
Olá Zabela, concordo com você, quando comparou com partes de um corpo ...As partes de um corpo e de longe bem mais sensação. O corpo realmente fala!rssss...

Ana Flávia 31/05/2021

Uma deliciosa seleção de contos nacionais
Todos os contos são de boa ou ótima qualidade. Dá até vontade de ler mais dos mesmos autores.
Josana.Baltazar 05/06/2021minha estante
Concordo

none 12/05/2021

Partes desiguais, partes surpreendentes
Como classificar um livro de contos de vários autores/ e várias autoras sobre o mesmo tema e que evoca essa pandemia em que vivemos? O livro ganha no quesito empolgação com um prefácio escrito por Itamar V Junior, celebrado autor brasileiro. Grandes escritoras, grandes nomes e grandes novidades. No entanto o quesito surpresa fica para o final. Amei o conto de Amara Moira. Li a estória como se fosse um filme. As cores, as sensações, a tensão e o riso ficaram bem nítidos e creio que valeu a pena ler este livro por conta desse fim surpreendente, chocante, hilário, tenso, tudo ao mesmo tempo. A estória de abertura de Carol Bensimon reflete minha geração, houve um deja vu de casos parecidos, pessoas mesclado ao tema pesado e violento com uma trilha sonora já decadente de um tempo que por mais que insistam em resgatar é triste, não clássico, essas pessoas não envelheceram bem e o exemplo do protagonista é um caso típico. Solange é outro conto que gostei muito. A peculiaridade da classe média branca retratada em Dolores ''gostava de dizer que tinha sangue europeu'' em contraste com os dilemas da fisioterapeuta e da moça estranha que morava na casa. Gostei muito também do conto de Natália Borges Polesso, com seu personagem felino quase ao estilo de Murakami, mas com tempero e cor local. Me decepcionei um pouco com o conto de Miguel del Castillo, porque o conto parecia narrar um fato pós-pandemia de maneira inteligente no início, depois virou algo nelson rodrigueano pra cair em algo comum, um clichê literário. Os outros contos achei enigmáticos e pouco atraentes, imitações de Poe, Thomas Pynchon, Bolaño, complexas e que não me agradaram.
Isis.Angeli 12/05/2021minha estante
Concordo em gênero, número e grau. Os que citou foram os que gostei também, em um dos outros confesso que praticamente precisei me arrastar para terminar, pensei em largar pela metade e pular para o próximo. E quanto ao resto nada de especialmente cativante.

Lopscarol 04/05/2021

Leitura bem fluida, os contos são fáceis e rápidos. Gostei de todos, as ilustrações são perfeitas. O melhor de todos é o último, queria um livro interior sobre ele.

Frank 06/05/2021

Coletânea de diversos contos de autores brasileiros que usam como mote inicial alguma parte da casa, ambiente este que se tornou tão relevante após a pandemia. Os temas vão de lembranças singelas à temas mais densos, como preconceito, escravidão moderna e orientação sexual. Nem todos os contos são bons, mas é uma leitura rápida.

Gabriela M. 06/05/2021

Livro curto e diverso na temática casa. Me acompanhou em uma semana turbulenta de entrega de projetos e escritas de final de semestre, em meio à pandemia - 2021. Obrigada TAG pela produção e o cuidado, as sensações desse livro, cheiro, cores, capa de um material gostoso de passar a mão, tamanho da fonte, potencializaram essa sensação de boa companhia no final do dia.

Sete contos, cada um com seu autor. Premissa de casa: multiplicidade de olhar.

Vem com brinde no ciberespaço: a TAG lançou um evento para falarmos e celebrarmos a literatura do Brasil.

Idayane.Ferreira 26/05/2024

?Uma casa pode ser também um mundo?
Uma coletânea com sete contos de diferentes escritores, alguns dos autores eu já conhecia ou havia lido algo outros, não. A casa é o ponto de partida ou de encontro ou onde acontecem as narrativas. Dos contos gostei muito de ?Solange?, do Jeferson Tenório e de ?João Maia, 237?, da Carol Bensimon.

Adriana Scarpin 10/05/2021

Esse livrinho é uma pequena coletânea de contos escritos durante a pandemia por escritores brasileiros, todos têm como contexto a vivência de uma casa (no sentido de lar ou não), alguns lidam diretamente com a pandemia atual, outros com isolamentos outros que se interlaçam quase como alegoria do Brasil atual.
Os escritores presentes são: Carol Bensimon, Jeferson Tenório, Marília Garcia, Natalia Borges Polesso, Miguel Del Castillo, Caetano W. Galindo e Amara Moira.
Não vou mentir, amei demais o conto da @nataliaborgespolesso e é meu favorito, apesar dos demais serem bastante sólidos (principalmente o do Tenório), mas o uso que a Polesso faz do gato preto como inconsciente na solidão do isolamento social pandêmico é mesmo brilhante. Já o coloco entre os maiores contos de gatos da história da literatura.

Mari Alcobas 12/05/2021

Aproveita a quarentena
Adorei... histórias que nos prendem e nos fazem imaginar como tem sido passar por esse momento por diversas perspectivas.