Partes de uma casa

Partes de uma casa Marília Garcia...

Resenhas - Partes de uma casa

Idayane.Ferreira 26/05/2024

?Uma casa pode ser também um mundo?
Uma coletânea com sete contos de diferentes escritores, alguns dos autores eu já conhecia ou havia lido algo outros, não. A casa é o ponto de partida ou de encontro ou onde acontecem as narrativas. Dos contos gostei muito de ?Solange?, do Jeferson Tenório e de ?João Maia, 237?, da Carol Bensimon.

Ina 29/04/2024

O segundo conto foi o melhor sem duvidas, mas mto bom todos os contos deles, valeu mto a pena de ler

Aline 31/03/2024

Contos de Confinamento
A pandemia foi um período em que tivemos que ficar mais conosco, suportar nossas dores, sem poder sair de casa para, digamos assim, abstrair.

Claro, que, mesmo confinados, arrumamos um jeito de escapar, fugir de nós mesmos é algo que rotineiramente fazemos mesmo sem termos absoluta clareza disso.

Esse livro reune contos que giram em torno de partes de uma casa, e foi enviado pela TAG como mimo no contexto da pandemia.

Particularmente, gostei mais dos seguintes contos: Sem Saída, de Marília Garcia; Não me olha, Não diz nada, de Natalia Borges Polesso; e Luan Ângelo, de Amara Moira. Não que os outros não sejam bons, mas preferi esses.

julianii 30/03/2024

Achei uma coletânea interessante, meus favoritos foram Solange e Luan Angelo. Alguns achei mais chatinhos mas no geral gostei do livro como um todo.

Ana 11/03/2024

O livreto apresenta sete contos tendo como personagem principal a casa ou partes de uma casa. E que partes dessa casa, podem trazer reflexões e mudanças significativas para os personagens. Mandado pela tag na pandemia, esse livreto também mostra as autodescobertas feitas pelos personagens em momentos de solidão e introspecção.

maria.e.sousa.7 29/02/2024

Valeu a pena!
Uma surpresa boa! Não conhecia, nunca tinha ouvido falar desse livro e o encontrei por acaso, no sebo, bem baratinho!

Os autores me despertaram o interesse, particularmente Jeferson Tenório, que nunca havia lido. E também tem prefácio de Itamar Vieira Júnior. Algumas histórias são bem atuais e se passam no meio da pandemia. As ilustrações e diagramação são muito bacanas!

Conto 1 - João Maia. 237. É uma história trágica, que fala das interrupções, tragédias e ironias da vida. É com muito bom e eu gostei bastante do estilo da Carol Bensimon.

Conto 2 ? Solange, de Jeferson Tenório. É uma pancada. Deixa um forte amargor na boca. Fala de racismo estrutural e trabalho escravo. É excelente de um jeito triste.

Conto 3 ? Sem Saída, de Marília Garcia. No meio da pandemia uma mulher tenta recuperar a história da avó, que teve uma trajetória sui generis. É bom.

Conto 4 ? Não me olha, não diz nada, de Natália Borges Polesso. É meio deprimente. Outro que se passa durante a pandemia e traz a sensação de sufocamento e de absurdo muito presente naqueles tempos que vivemos muito recentemente. É muito bom, mas é asfixiante.

Conto 5 ? Basta a cada dia o seu próprio mal, de Miguel Del Castillo. É um dos que eu gostei menos. Muito tenso. Também se passa na pandemia. Um homem cujo TOC é exacerbado pelos procedimentos de desinfecção do início da pandemia. Pesadão.

Conto 6 ? A porta da rua, de Caetano W. Galindo. É o que eu menos gostei. Estranho e para mim não fez o menor sentido. Esquisito.

Conto 7 ? Luan Ângelo, de Amara Moira. Muito divertido e gostoso. Uma garota transexual que esquece seu ?órgão? recém comprado na janela, que sai quicando telhado abaixo, constrangendo todo mundo. Muito engraçado. Esse e o do Jeferson Tenório foram os meus preferidos.

Tem dois contos excelentes, alguns muito bons e dois chatos que eu não gostei muito.
Mas valeu a pena!

3/5

Jennifer.Ernesto 23/01/2024

histórias intensas, pandemicas e todas ocorrendo dentro de casa. a nossa casa de fato é um mundo mui particular, às vezes, torna-se público. outras, demasiado íntimas. apesar de curto, li aos poucos e saboreando os contos

KelenDZ 17/01/2024

Não sou muito fã de contos, mas confesso que estes foram dos melhores que já li, destes livretos brindes da TAG.

blun_nanda 23/12/2023

Sorte
Esse livro eu comprei por acaso em uma promoção de um sebo e assim que cheguei em casa e mostrei a minha mãe ela disse "Aí meu Deus, a introdução é do Itamar Vieira Júnior" e eu simplesmente fiquei em choque, foi pura sorte. Depois que comecei a ler vi que os 7 contos só tinham sido escritos pelos escritores nacionais mais premiados, vários já tinham ganhado o prêmio jabuti.
Alguns contos não me pegaram tanto, mas alguns como "Solange" me fizeram orbitar o mundo, com certeza ele foi o meu preferido. Acho que as pessoas deveriam dar mais destaque a ele apesar de o livro ser curtinho e de contos.

Vitor 14/12/2023

Demorei muito para ler uma proeza?
Um livro de contos, com 7 histórias sensacionais focadas na pandemia. Partes de uma casa nos apresenta, de forma interessante, as partes de uma residência (seja casa, apartamento?)? O tempo inteiro, a casa faz parte das histórias, até mesmo a ?residência? nossa, nosso interior.

De todos os contos, 3 me chamaram a atenção: o que abre ?Joao Maia, 237?, ?Solange? e ?Luan Ângelo?. Textos de Jeferson Tenório, Carol Bensimon, Caetano W. Galindo, Amara Moira e outros, além de prefácio do meu querido Itamar Vieira Júnior.

Vale a pena.

Lua 04/11/2023

Parte de uma casa
A premissa é bem interessante, são vários contos, pequenas histórias em que você conhece alguns personagens, até profundos, outros nem tanto. A história se passa no contexto da pandemia e nós podemos entender e vivenciar as experiências dessas pessoas nesse momento, o que foi bem incômodo.

milton_rocha 22/10/2023

Coletânea interessante
Essa coletânea de contos é interessante por demonstrar uma amplitude relevante da perspectiva de cômodos de uma casa, trazendo visões muitas vezes díspares sobre a existência dos cômodos e seu significado geral.

Os cômodos são tratados de forma individual em cada um dos contos, com diversos deles possuindo a pandemia como pano de fundo para a construção das histórias.

Apesar de alguns contos se destacarem, Solange e João Maia, os outros são apenas ok, nada demais, logo, a leitura tem seu ápice muito cedo na distribuição dos contos. Mesmo assim, vale a leitura para conhecer autores/as brasileiros/as.

Ester71 06/10/2023

Histórias boas de serem lidas, a leitura fluiu bem. Acho que estou começando a gostar desse tipo de literatura.

Daianebcs 12/09/2023

Contos sobre casas
Livro de contos não é meu tipo favorito mas me forcei a ler outras histórias dos autores. Nenhum em especial que seja digno de morrer de amor.

anaaa23 27/08/2023

Gostei
As histórias são curtas e interessantes, mas os finais não existem eles ficam a trabalho da sua imaginação.