Nossa Parte de Noite

Nossa Parte de Noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

Matheus 11/05/2021

Não vou mentir, foi uma leitura muito difícil de ser feita, a escolha de não dividir em capítulos mas sim em grande partes (de 100 páginas, por exemplo), para a minha experiência foi algo muito ruim, ficou cansativo e quando junta com parágrafos imensos e excesso de detalhes e tudo fica ainda mais complicado. A história é muito boa, o enredo mais sombrio é muito interessante, tanto é que conseguiu despertar ódio por determinado personagem e, pasme, tesão por outros. Acho que o grande pecado é a execução, as passagens temporais para explicar determinadas situações podiam ser mais objetivas e alguns pequenos acontecimentos mais bem aproveitados. Fiquei bem surpreso ao me deparar com personagem gay, bissexual e com a abordagem da Aids. Pela história daria nota 4, pela execução nota 3 então ficamos ai com o meio termo. Acho que é um daqueles que dificilmente vou reler um dia.

site: www.instagram.com/cadapaginaumaviagem
Rafaella 11/05/2021minha estante
Aai. Livros com capítulos grandes me desanimam demais, mas que bom que você gostou da história. Espero poder gostar da história também e relevar o detalhe da divisão.

Matheus 11/05/2021minha estante
Vai na fé Rafa, é difícil mas uma boa experiência

OsLivrosDaTha 12/05/2021minha estante
Eu também to estranhando o fato do livro não ser dividido em capítulos

Marcela Carvalho 13/05/2021minha estante
Comecei ler esses dias mas tô achando meio estranho e tbm tô sentindo falta dos capítulos mas tô tentando dar uma chance pra essa história

Daiane 14/05/2021minha estante
Nossaaaa tem uns parágrafo de uma página! Tem que fazer maratona pra ter fôlego de ler esses paragrafão, kkkkk

leiturasdabiaprado 15/05/2021minha estante
Ainda estou no início e sentindo falta dos capítulos justamente pra dar um respiro. A história é pesada, essa pausa faz falta!

Caroline 29/05/2021minha estante
Agora que consegui engatar; estava há mais de vinte dias tentando ler

joyce 21/06/2021minha estante
Estou lendo agora. Apesar de ter estranhado a ausência de capítulos, ele tem alguns "respiros" no texto que são perceptíveis na diagramação. Acabei adotando esses intervalos como quebra de capítulo e tem ajudado a fluir melhor a leitura. Fica a dica para quem está se aventurando!

Cami 15/08/2021minha estante
No começo tambem me incomodou mas achei que fez muito sentido essa divisão. Considerei aquelas pausas no meio do livro como capítulos entao facilitou um pouco. No fim acho que valeu a pena.

Rafa 15/08/2021minha estante
Tá difícil!

Teh 28/08/2021minha estante
Tem terror sobrenatural? Espíritos e essas coisas no livro?

Matheus 30/08/2021minha estante
Tem sim Teh, um lance de bruxaria

Suyanebrucieri 20/04/2024minha estante
Abandonando ele por um tempo, pode ser que um dia volte, mas no momento está me cansando mais do que me dando prazer.

Ana P. 27/05/2021

Interessante, porém cansativo.
Gostaria de dizer com todas as palavras que finalmente terminei. É o tipo de livro que você lê a última página e te causa alívio. Eu tinha a sensação de que nunca iria terminá-lo.

De imediato, digo que o livro não é ruim. A autora gosta de detalhar acontecimentos e situações muitas vezes desnecessárias, o que deixa o livro um pouco maçante.

A escrita ser prolixa não é algo negativo, já li outros livros de autores prolixos que não deixaram o andar do livro ser tão lento assim. O problema é que aqui a gente encontra um misticismo/uma fantasia muito confusa no início. A angústia para entender todo o contexto é grande, e ao juntar com a divagação da autora, torna-se uma leitura exaustiva.

Gostei da construção dos personagens, tanto que fiquei apaixonada pelo quarteto: Gaspar, Adela, Vicky e Pablo. Gostei também da fantasia sobrenatural envolvida e de algumas conexões de personagens e acontecimentos ao longo da história. Achei incrível a representatividade dentro do livro, principalmente a diferença entre os personagens, fora outras abordagens muito interessantes.

O livro é dividido em seis partes. Não há divisão de capítulos, então parece uma coletânea de seis contos sobre um mesmo enredo. As partes que mais gostei foram a terceira e a última, são as maiores e foram as que eu mais me senti imersa na leitura. O único problema é que a cada parte lida eu sentia uma quebra de pensamento, já que cada parte do livro se dá de um ponto de vista diferente, em outro ano ou com outro personagem.

Apesar de tudo, não é uma experiência de se jogar fora. Gostei da escrita da Mariana Enriquez e muitas vezes senti que estava assistindo um filme. Vale a pena dar uma chance, mas precisa preparar o psicológico porque é necessário ter muuuita paciência e persistência para terminar.

Nota: 3,5.
Mari 28/05/2021minha estante
Sobre o livro ser cansativo, imagina pra quem tá tentando ler em espanhol (comprei antes de saber que a Intrínseca ia lançar)...

Ana P. 29/05/2021minha estante
meu Deus, deve estar sendo uma leitura muito difícil :(
já demanda muito tempo em português...

Andressa 30/05/2021minha estante
acabei a primeira parte ontem... acho que esse livro está sendo uns dos mais lentos que já li. pretendo terminar, mas acredito que seja mais por insistência.

Ana P. 30/05/2021minha estante
é lento mesmo. eu comecei a gostar mais do livro quando iniciei a terceira parte! se quiser conversar sobre, pode me chamar!

Marinho 31/05/2021minha estante
Eu também estou lendo em espanhol, pois estou o usando como oportunidade para praticar a língua. Está sendo uma experiência bem tranquila (nada que um dicionário não resolva nos momentos mais incompreensíveis). Estou iniciando a segunda metade e, por incrível que pareça (vendo os comentários), estou adorando a experiência.

Ana P. 03/06/2021minha estante
não acho o livro ruim, Marinho! que bom que está sendo uma boa experiência para você. pode acabar sendo um pouco dificultoso pela quantidade de detalhes, mas acho que de certa forma vale a pena :)

Marinho 12/06/2021minha estante
Terminei agora. Vale a pena, com certeza! Amei o final, me deu um sentimento de justiça. Rsrs

Ana P. 12/06/2021minha estante
também gostei do final! as partes do Gaspar são as melhores :)

Adri 14/05/2021

Eu assinei clube intrinsecos pra ser tirada da zona de conforto e veio muito aí.

No começo eu não entendia nada, no meio parecia que tava no começo.
Mas quando as coisas começaram a fazer sentido, a história foi capaz de provocar um fascínio mórbido do qual não dava mais para escapar.
Ally 15/05/2021minha estante
Esse é o meu primeiro livro do clube que eu não estou gostando

Ju 29/05/2021minha estante
Nossa! Acho que você definiu tudo: "um facínio mórbido do qual não dava mais para escapar".

arlete.augusto.1 02/06/2021minha estante
Eu não consegui seguir com a leitura,

arlete.augusto.1 02/06/2021minha estante
... abandonei e detesto fazer isso.

c a r o l 16/09/2022minha estante
Queria tanto que ele fosse atrás da Adela, mas as páginas estavam acabando e tudo estava correndo que vi que não iria acontecer. Queria saber mais sobre as andanças do Juan no Outro Lugar pra libertar a Rosário e achar os signos. Enfim. Queria uma continuação kkkk'

lara.readings 17/09/2022minha estante
meu deus simmmmm!!!! eu realmente achei que eles fossem achar a rosário, ate pensei que esse fosse ser um dos pontos principais, mas ai o juan se desfez das cinzas dela e eu fiquei ?????? muita coisa poderia ter sido abordada, e outras, menos ? uma continuação abordando essas pontinhas soltas ia ser maravilhosoo

c a r o l 18/09/2022minha estante
Foi lindo eles se despedindo da Rosário, mas a minha cabeça só ficava pensando "como ele fez isso?!". Depois fiquei pensando nos porquês da autora não ter se aprofundado nisso. O primeiro seria porque o livro ficaria maior e o segundo motivo seria porque iria dar spoiler do Outro Lugar e, talvez, desse plano de jogar o povo tudo lá. Acho que o Juan já tinha pensado sobre e deixou o Stephen ciente disso. Mas seria tudo uma continuação pra fechar essas coisinhas. Já estava imaginando o livro contando o ponto de vista do Stephen ou da Tali sobre todos os rituais que eles fizeram e tudo mais ??

Paula 12/05/2021

Excelente livro para aqueles que são fãs de livros darks. É um livro bastante sombrio. Gostei muito da maneira como foi escrito, dividindo pelos personagens, mas de forma bastante contínua, e de como as coisas vão se encaixando. O final deixa aquele gostinho de quero mais, acho que pode vir continuação por aí.
Rodolfo.Ferreira 12/05/2021minha estante
Gostou? Tô na metade e achei esse livro muito dark. Ler a noite é quase um problema kkk mas tá interessante

Paula 15/05/2021minha estante
Gostei sim Rodolfo! É bem dark mesmo, mas gostei bastante.

Rodolfo.Ferreira 15/05/2021

Ja saiu da zona de conforto hoje?
Acredito que os membros do clube intrínsecos sim kkk. Jamais compraria esse livro na minha vida mas valeu a experiência. Muito dark e às vezes mexe com coisas tão macabras que fica pesado, mas a história em si é interessante. Acho que o livro poderia ter sido encurtado, pois apesar da boa narrativa, o excesso de detalhes deixa a história um pouco maçante. E o final? Bom... Achei o desfecho corrido e apático.
Bibi Souza 16/05/2021minha estante
Eu achei que a Intrínsecos correu um certo risco com esse. Quando pesquisei ele também fiquei pensando se eu compraria ou não. Mas decidi arriscar

Jefferson.AlcAntar 16/05/2021minha estante
Saudades das caixinhas do clube ?

Ricardo Tavares 02/11/2021

Escuridão e sombras
Nossa parte de noite foi lançado através do Clube Intrínsecos. Anunciado como uma história de terror e tendo como pano de fundo a Ditadura na Argentina que, tal qual no Brasil, provocou a morte e o desaparecimento de muitas pessoas, sem que houvesse uma explicação aceitável.
O início parece promissor. Vemos um pai tentando salvar o filho, afastando-o de um culto, uma seita que venera as "trevas".
Aos poucos os fatos vão se revelando e mostrando como e porque Juan está fugindo, no entanto, a narrativa é longe cansativa e fragmentada. As partes são narradas fora da ordem cronológica, não há divisão em capítulos, cada parte é muito extensa e aborda uma determinada época. Há descrições longas e desnecessárias, fatos que nada acrescentam. No fim, um livro que tenta ser de terror e conseguiu ser apenas macabro e bizarro, pois o que é narrado nunca assume um tom verossímil, beira a fantasia e o sobrenatural, mas não convence o leitor. É tudo muito mal explicado.
O final parece que não foi bem planejado, parece que a autora teve pressa em terminar a trama e criou um final aberto que não foi satisfatório.
Decepção.
O livro foi elogiado pela crítica especializada, porém, se o leitor for um pouco mais exigente, esse é o tipo de romance para cair no esquecimento, pois os personagens não provocam empatia e a narrativa é extensa em demasia e não envolve o leitor, cativando-o.
Muitos relatos macabros causam nojo e aversão, mas a mim, em momento algum provocaram terror ou horror, apenas um gosto de coisa ruim e muita incredulidade.
As atrocidades da ditadura na Argentina, em alguns momentos são associadas com o culto macabro da seita que chamam apenas de A Ordem (muito criativo!).
Depois de ler Pachinko e uma dezenas de livros de Stephen King, essa trama da escritora argentina deixa muito a desejar.
Esse livro é mais um que compõe a coleção do Clube Intrínsecos e só, jamais o leria novamente e também não recomendo a leitura. Muito chato.
Rodolfo 03/11/2021minha estante
Ótima resenha... demorei muito para acabar esse livro justamente pela escrita longa e maçante

Ricardo Tavares 04/11/2021minha estante
Exatamente. História arrastada. Levei mais de dois meses para finalizar e só consegui por teimosia. A história não me acrescentou nada. É uma narrativa esquecível.

Andre.Carlesso 21/07/2021

Prós e contras
Esse livro foi uma jornada tão louca que resolvi fazer uma lista de prós e contras sobre Nossa Parte da Noite.
Contras:
- a leitura é super difícil, precisa de muita atenção o tempo todo e na grande maioria das vezes se torna cansativa;
- O livro é divido em partes e não tem capítulos, em poucos momentos encontramos tempo para respirar;
- É preciso ter uma mente muito forte, pois o livro retrata inúmeras vezes cenas de torturas.
Prós
- É uma leitura completamente diferente do que encontramos por ai;
- O livro traz muitos fatos históricos, muitas vezes me peguei pesquisando os fatos apresentados no livro (ditadura argentina, por exemplo);
- O lado misterioso do livro faz você querer ler mais e mais até entender tudo que está acontecendo;
- A autora consegue fazer o leitor se envolver muito com os personagens principais.
Aline.Silva 02/08/2021minha estante
Está difícil viu, estou nele há 1 mês e não cheguei na página 200 ainda ?

Andre.Carlesso 04/08/2021minha estante
É difícil mesmo, mas acho que vale a pena (pra mim valeu pelo menos?)

Patricia 11/07/2023

Pesado, cansativo e sombrio
Quase desisti da leitura, a divisão em contos é interessante mas a ordem realmente torna tudo muito cansativo.
Talvez eu não odiasse tanto o Juan se soubesse da sua história antes, que foi contada pela mãe de Gaspar em outro conto.

A melhor parte é ver o Gaspar adulto, ver seus amigos, ver Luis, o conto de Olga. Talvez se a ordem dos contos fosse diferente, daria para aguentar melhor a parte do Juan. Mas foi muito difícil passar por ela. Ele é um péssimo pai, tudo que faz é pra proteger o filho mas no fim, é um grande babaca.

É sombrio demais para mim, sacrifícios humanos, assassinatos, mutilações e tudo em nome de um Deus sombrio, com o intuito de nunca morrer. É frio, é macabro. E disso já basta a vida.

A escrita por vezes lembra King, mas consegue ser mais pesada.
Gabriela 14/07/2023minha estante
Oii, sobre essa questão de sacrifícios e dessa ceita maluca? o livro se aprofunda muito nisso? Nessa questão da alta magia e etc?
Comprei achando que era um terrorzinho de boas, mas aparentemente é um pesadelo em forma de livro kkkk

Patricia 14/07/2023minha estante
Sim, a ceita é uma parte bem importante pro livro. Tem várias cenas que descrevem os rituais. Nada extremamente sangrento mas é tudo muito doido, haha
Tenta, talvez você goste mais que eu!

Jana Diglio 01/08/2021

Não foi pra mim!
Recebi o livro pelo clube intrínsecos.
Fiquei com medo de ler porque terror passa beeeem longe do que eu tô acostumada ou gosto a ler.
Mas o objetivo do clube é esse, nos tirar da zona de conforto...

Mas vamos ao livro!
Fui com medo de um terror, de uma história assombrosa durante a ditadura argentina, mas eu encontrei um grande drama familiar, com umas obscuridades... mas que nada me deixou com medo.
Não me adaptei a escrita da autora, e a divisão de capítulos inexistente... pra mim ficaram muitos pontos em aberto e sem explicação... mas de novo, essa foi a minha experiência!

Acho que esse tipo de leitura não é pra mim mesmo!
Débora 19/08/2021minha estante
Tbm achei que ficaram muitas pontas soltas

Cibele 13/09/2022

Gosto muito da escrita de Mariana Enriquéz.
Tive muitos pesadelos lendo esse livro. Mexeu demais comigo, já fazia tempo que não me envolvia tanto com um livro como com esse
Marilucia 28/06/2023minha estante
O único livro até hoje que me fez realmente sentir medo. Adorei!

Nathalia N 19/05/2021

Então...
Começou bem, mas perde o ritmo e se repete diversas vezes, talvez fosse o caso de um editor retirar umas 100 páginas para a estória ficar mais dinâmica. É quase uma unanimidade que é um livro cansativo devido à falta de capítulos, o que eu concordo. A parte mais interessante que são a Ordem e a Escuridão infelizmente não aparecem o suficiente (pelo menos para mim). Não é de todo ruim por isso as 3 estrelas, porém fiquei com a sensação de que foi um descarte da editora no clube assim como ''Adultos'', ''A segunda Vida de Missy'' e ''A Família Mandible''. Já que os direitos desta publicação foram adquiridos em 2019 e o livro estava na gaveta desde então.
Fabi 22/05/2021minha estante
Faz muito sentido os seus comentários.
Eu tô sofrendo muito pra ler esse livro, só não desisto pq é do clube e foi caro demais

brendanic 17/01/2022

Saudades desse mundo sombrio
Acho que é um livro que não funciona pra todo mundo. Os capítulos serem muito longos pode dificultar o ritmo de leitura, mas tem subdivisões dentro então tambem pode servir como referência pra pausas.

É uma leitura de imersão, acho que funciona melhor assim. Se puder ler os contos da aurora antes talvez dê pra saber se o estilo dela vai agradar ou não. Eu já conhecia e acho que nesse romance ela traz todas suas referências e aprimora muito.

Ao mesmo tempo que aborda referências culturais nostálgicas dos anos 70 e 80 e a violência constante da América Latina, ela inova no gênero de terror e horror. É muito difícil esse gênero funcionar pra mim na literatura, mas a Mariana Enriquez realmente sabe fazer isso.

Entendo quem não tem paciência pro livro e não gostou ou se envolveu, acho que é um daqueles casos que funciona pra uns e não pra outros.

Funcionou muito pra mim. E por mais bizarro que pareça estou com saudades desse mundo sombrio e pensando em tantos personagens complexos que me cativaram de forma tão humana.
c a r o l 16/09/2022minha estante
Também estou sentindo saudades. E eu acabei de terminar o livro kk' os personagens são cativantes e há tanta coisa pra explorar! Só queria uma continuação ?

Camila.Prioste 23/05/2021

Não é uma leitura fácil: o livro não é dividido em capítulos, os parágrafos são longos, muito descritivos e com mistura de diálogos em meio à narração. Achei um tanto maçante e cansativo. Já quanto à história, achei interessante, apesar de não gostar muito do sobrenatural, há também a abordagem da ditadura na Argentina, do homossexualismo e do surgimento da AIDS. Além disso, as partes do livro são divididas em diferentes narradores e em diferentes momentos na linha temporal. Eu, particularmente, gosto bastante dessa variação. Na minha opinião, faltaram algumas explicações na última parte para encerrar de fato a trama. Acho que algumas questões ficaram em suspenso e o final foi bem corrido, principalmente quando comparado ao restante que é excessivamente descritivo.
Ali 31/05/2021minha estante
Tive a impressão de que até a autora cansou e quis se livrar logo do livro e escreveu aquele final totalmente corrido.

rdrg 26/05/2021

Dedo no c* e bruxaria
Esse aqui foram 400 páginas de puro cansaço. Mas as conexões do final, hmmmm o sabor. A autora preparou bem o terreno, misticismo, rituais terríveis, relações falidas. Não foi mole não viu. Mas agora quero morar na Argentina.
Gabbie 27/05/2021minha estante
Tive a mesma impressão! Depois quando começou a fechar a história ficou super bacana
Queria que não tivesse tido tanta enrolação