Sensor

Sensor Junji Ito

Resenhas - Sensor

Keiko_ 05/01/2024minha estante
Não acho essa a melhor obra dele, mas sobre a arte... Mds até eu me apaixonei pelos cabelos dourados ?

Thaisa 09/03/2022

Um mangá criado totalmente para o fã de Junji Ito!
Quando a jovem Kyoko Byakuya está fazendo uma trilha perto de um vulcão, um estranho homem a encontra. Compelida a seguí-lo, ela vai parar num estranho vilarejo, coberto de "amagami" - fios de cabelo loiro que os habitantes reverenciam. E, de alguma maneira, a garota está perpetuamente ligada ao lugar.
Depois de um acontecimento bizarro, Wataru Tsuchiyado, um repórter desconhecido em busca de fama, se depara com a jovem sendo perseguida por um terrível culto que pretende usá-la em um ritual. É então que ele fará de tudo para salvá-la; mas mal sabe ele que tanto a garota quanto o culto estão conectados com forças muito superiores, que os ligam aos cantos mais vastos do universo.
Mais uma vez, Junji Ito surpreende o leitor com uma história que consegue ser, ao mesmo tempo, arrepiante, assustadora, poderosa, melancólica e muito bonita.
As artes, como sempre, são precisas e horrorosas (do melhor jeito possível!), feitas na intenção de entrarem pelos nossos olhos e ficarem, para sempre, em nossa mente.
Mais do que isso, o que mais predomina aqui é a trama, simultaneamente tão singular e tão familiar: em "Sensor", Ito reúne elementos de outras grandes obras criadas por ele, como "Remina", "Uzumaki", "Tomie", "Gyo", e muito mais!
Mesmo essa sendo uma história claramente influenciada pelo horror cósmico de H. P. Lovecraft, a originalidade do mangaká se destaca quando ele é capaz de misturar o terror encontrado na humanidade, o misticismo contrastando com a realidade, a beleza escondida em pequenos momentos da vida e a profundidade que se esconde dentro de cada vontade universal.
Como um todo, o mangá pode agradar demais o fã do trabalho de Junji, que poderá compreender todas as referências de mangás passados do artista, mas não deixará de se chocar com os novos aspectos que ele explora aqui, além das muitas reviravoltas que acontecem ao longo de toda a trama...
Uma história sensacional e horripilante, típica de Ito!

Left 24/08/2022

Meu primeiro manga
A arte é bem bonita e detalhista, gostei muito desse aspecto. A história em si é intrigante e deixa qualquer um curioso.
Foi uma experiência interessante mergulhar no universo de terror de Junto Ito mas algumas partes ficaram confusas e sem explicação. Além disso sinto que foi caro demais, não compraria novamente. Mas recomendo a leitura caso possa emprestar de alguém.

Sasa 17/10/2022

Gostosinho
Foi muito bom ler mais uma vez algo do Junji Ito, nessa história temos uma pegada meio religiosa, com uma entrega entre a escuridão e a luz, e todo aquele cenário típico do autor.
As cenas do cabelo e toda essa trama me lembrou de uma das histórias de Deserter. Quem é fã vai amar tudo nessa edição maravilhosa.

mauricio.sperb 30/11/2022

Cenas perturbadoras, início de enredo interessante e referências a obras antigas do próprio autor... tudo isso não foi capaz de sustentar 240 páginas dessa história.

A cada capítulo as coisas ficavam mais loucas e fugiam ainda mais da história principal, acrescentando personagens que não se desenvolveram e situações curiosíssimas que não foram exploradas.

Parece uma coletânea de curtas aleatórias que Junji Ito tentou transformar em uma grande viagem sobre Deus e o Universo, com um final corrido e um vilão e protagonista extremamente genéricos.

Martins 14/12/2022

História boa, desenvolvimento razoável, mas compreensível
Como dito no título, a história é boa dentro do possível, mais uma história com a protagonista misteriosa, e um obcecado que sai pelo mundo atrás dela. Sobre o conteúdo, é admirável a elaboração sobre os mistérios e verdade sobre o universo através da batalha de duas entidades cósmicas, o que é bem a cara do junji ito; mas entretando, senti falta da bizarrice que costumava transbordar nos mangás (como por exemplo, Hellstar Remina).
Como é dito no posfácio, o mestre deixou a história guiar ele e é admirável o quanto ele consegue imergir enquanto faz o que ama, mesmo com aquela sensação de insuficiência que praticamente todo artistas sente. Não vou negar, a história não me prendeu como as outras, não me fez criar expectativas, mas mesmo assim, consegui observar a grandiosidade e evolução da carreira artística do junji ito.
Sobre a edição, é linda, no padrão pipoca & nanquim, com sobrecapa, marcador e lombada com qualidades imensas. O básico que estamos acostumados e que não nos faz desejar por mais!
Sobre tudo, é mais uma história para ler com calma, por ser um compilado contínuo, há muitas repetições de pontos já observados, o que pode ser entediante se não levar em consideração o que foi dito.

Claudinei 16/12/2022

Menos gore e mais esotérico
Enquanto caminhava pelo monte Sengoku, a jovem Kyoko Byakuya se depara com um homem misterioso que lhe diz que todos da aldeia a esperavam, atraída por uma força desconhecida Kyoko resolve segui-lo e chega a um vilarejo onde ela acredita ser o mesmo que foi dizimado pela erupção de um vulcão a mais de 60 anos,a vila inteira está coberta pelo que é chamado de “cabelo de anjo” que são fios dourados naturais expelidos pela atividade vulcânica , segundo os moradores, tais fios concedem poderes extras sensoriais aos aldeões, Kyoko é convidada a assistir um ritual onde todos irão se comunicar com o universo e com santo cultuado por ali, um missionário estrangeiro que foi mártir a muito tempo atrás quando da perseguição aos cristãos no período Edo no Japão. Na cerimonia, as pessoas acabam tendo contato não somente com um ser de luz, mas também de trevas, que traz destruição a vila, onde somente Kyoko sobrevive protegida por um casulo de fios dourados, que grudam em seu próprio cabelo transformando-a em uma clarividente, quando essa desperta no que parece ser a época atual e assim passa a ser uma pessoa misteriosa da qual o jornalista Wataru Tsuchiyado fará de tudo pra encontrar , porém ele não é o único nessa busca, e essa jornada o fará testemunha de situações sobrenaturais, na batalha mais antiga do universo, a luz contra a escuridão.
Essa é uma faceta nova até então pra mim do Junji Ito, fugindo do seu habitual modo de escrever, apresentando uma narrativa com menos densidade no Gore por exemplo, mas mantendo um bom nível de mistério e investigação, numa história com aquele característico terror psicológico do autor num clima mais esotérico. Os personagens a principio parecem que não são tão aprofundados, mas lendo o posfácio do proprio Ito, percebemos que foram ótimos condutores da narrativa. Não superou o meu mangá favorito do autor que é o Uzumaki, mas ganhou um lugar entre os preferidos.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Samuel Simões 17/12/2022

O mais fraco dos títulos do mestre por enquanto.
Mais uma obra do mestre trazia ao Brasil pelo Pipoca. E como sempre, uma bela edição. Comprei essa obra em pré venda ainda e estava bem ansioso pra leitura. Mas, porém.. é por enquanto a obra do Junji Ito que menos gostei. Personagens fraquissimos, uma narrativa muitas vezes confusa e pouco inventiva. Já sabia onde poderia chegar (o que em se tratando de Junji ito é a principal graça de suas obras, NAO saber pra onde o bizarro pode ir) enfim, recomendo? Sinceramente? Não! Mas se você é um colecionador das obras dele, não tem o que fazer, compre e espero que não se decepcione tanto quanto eu.

Michelle França 18/12/2022

Uma das melhores histórias do autor
O enredo tem as esquisitices normais do autor mas aqui elas estão mais contidas o que ajuda a contar a história, os personagens são mais independentes como o próprio autor diz tem vida própria e fazem o que dá na telha tornando assim os seus destinos sem rumo.
Achei interessante o uso do "cabelo de pele" por coincidência assisti um vídeo essa semana que explicava esse fenômeno vulcânico .
Destaque para Beniko Yamaoka quero um conto só dedicado a ela, que personagem!
Só achei que o final poderia conter mais explicações, muita coisa ficou em aberto.

Marcinho Boladão 20/12/2022

SENSOR - Junji Ito
História um tanto confusa, que começa meio fraca e dá uma melhorada. Vale mesmo é pela ilustração impecável que caracteriza as obras do Junji Ito.

Carla1229 22/12/2022

diferente
Meio irônico pensar isso, mas acho que esse é o trabalho mais diferente que eu já li do Ito, eu não imaginei que a história iria pelo caminho que foi, mas como é clássico dele, não deixou de ser sombria.

Adorei os personagens e todo o enredo da história, o vilão é de gelar a espinha mas que leitura boa, que mangá incrível!!!!

Lary 25/12/2022

O universo é uma obra de arte, talvez essa história não seja
Primeira obra de Junji Ito que não curti tanto, lendo o posfácio da para compreender mais ou menos o que o autor queria com a história, mas acabou seguindo rumos completamente diferentes da ideia inicial.

Sensor passa uma premissa esotérica/religiosa, também a reflexão sobre as dualidades bem e mal, luz e trevas, além dos questionamentos sobre a origem do universo.

Tudo isso parece não ter sido muito bem explorado e nem os personagens, o que faz com que a gente não se apegue a eles e nem ao enredo.

Mas uma das coisas que mais gosto das obras do Ito é que ele simplesmente não explica, só joga a ideia ou a situação bizarra e o leitor que lute.

Não é o tipo de história do Ito que recomendaria para alguém começar a ler, mas para quem ama o autor, vale a pena conferir e avaliar por si só.

Myke 29/12/2022

Sensor
Nessa obra Junjin Ito mergulha no horror cósmico e o resultado é incrível!
Já nas primeira páginas já ficamos impressionados com a evolução do seu traço e arte para essa obra que, com um enredo excelente, rapidamente te arrebata em seus mistérios.

Thalita 31/12/2022

Incrível
Eu simplesmente estou sem palavras com esse mangá do junji Ito, essa história me surpreendeu muito, é toda numa pega cósmica e universal.

Os personagens não são tão cativantes, mas a história recompensa isso, do começo ao fim eu fiquei surpreendida com o rumo da história, a única coisa que não me agradou muito foi o vilão, poderia ter explorado mais ele.

Essa edição está muito boa e bonita.

Milla Maia 06/01/2023

Junji Ito <3
Sensor é uma encadernação de contos interdependentes e linearmente encadeados. O fio condutor da história é ótimo, com os melhores elementos do universo do autor - complexidade, horror e mistério.