Risque esta palavra

Resenhas - Risque esta palavra

1 | 2 | 3 | 4

João Pedro 14/07/2023

Poesia de conforto
Se me perguntarem do tipo de poesia que gosto, apontarei para Ana Martins Marques, ainda que eu não saiba explicar bem o porquê. Para ser honesto, talvez eu tenha uma pista do que tanto me atrai em seus poemas: a simplicidade das palavras. Sinto que Ana consegue brincar com as palavras e fazer parecer fácil essa tarefa de poesia. São jogos com os sentidos e significados das palavras que, no lampejo de um segundo, transitam do divertimento ao deslumbramento.

Eu diria que os poemas de Ana Martins Marques me são uma poesia de conforto. Porque me servem de deleite à alma. Começo a lê-los e me jogo por inteiro, deixando-me ser levado pelas curvas sinuosas da linguagem, até dar de cara com o sentimento arrebatador que me faz querer gritar: é isto! Poesia é isto! Um sentimento glorioso, a constatação do feitiço das palavras. Os poetas são magos das palavras.

Embora eu tenha amado muito mais intensamente “O livro das semelhanças”, não posso dizer que desgostei de “Risque esta palavra”. É mais um daqueles livros que farei questão de pegar de tempos em tempos e folhear despretensiosamente, só para afagar meu coração com poemas que me encantam. A poesia brasileira está vivíssima e Ana Martins Marques é prova irrefutável disso.

Ronaldo Thomé 22/06/2023

Palavras/ apenas Palavras/ pequenas Palavras
Mais um ótimo livro! Ana Martins Marques é uma das expoentes do que de melhor se produz atualmente no Brasil, em forma de poesia e escrita em geral.

O livro é bastante agradável, reflexivo e acessível, ainda que tenha sua densidade e toque em temas importantes.

A poesia da autora segue um padrão simples: a poesia contemporânea, com muitas frases simples e que evocam muitas coisas ao mesmo tempo, embora alguns dos poemas possam tranquilamente ser reescritos em forma de prosa (e pareceriam crônicas).

A poeta fala muito sobre a metalinguagem da escrita, mas não se prende apenas a esse tema: há muitos assuntos como a vida, a morte, o amor, o abandono... Em especial o último trecho, que fala sobre a relação das pessoas com o vício em nicotina (e o vazio que o abandono dessa condição causa).

Como é um livro curto, com certeza será de leitura rápida, mas nem por isso é uma obra fraca ou pueril; a autora tem muita força nas suas metáforas e analogias. Sem dúvidas, uma ótima opção de poesia!

Nota: 10,0 de 10.

Talita342 14/05/2023

Meu primeiro contato que me apaixonei cm as escritas de Ana foi cm o livro das semelhanças q foi gostoso e uma dança de analogias. E o primeiro ctt com risque está palavra foi doloros, bateu em um lugar que ainda não sei por em palavras mas apenas sentir .

Nathália 29/04/2023

Poesia
Livro curtinho com poesias, foi bem tranquilo e leve a leitura. É dividido por capítulos e cada um tem um tema diferente.

Ferrante 28/12/2022

o mar, o fogo, a língua e os tradutores vivos ou automaticos
?(...) insistes nele, no mundo,
no entanto,
como se as mudanças de estação
os protocolos de segurança
a didascália
os lapsos de memória
as palavras públicas com as quais tenta exprimir
coisas privadas
e que restam depois como guimbas de cigarros
fumados a dois
as casas abandonadas às pressas
e as pedras, que não foram batizadas,
fossem coisas feitas para ti
para o teu entendimento

Minha cabeça arruinou minhas mãos
minhas palavras arruinaram meu corpo
meu corpo arruinou-se
batendo contra o tempo

Algumas partes de nós
morrem primeiro:
é veloz como a dos cães
a idade do coração

Uma casa amarela divide a infância
em duas uma noite vermelha divide
a adolescência em duas uma viagem
verde que era também dourada corta
a vida ao meio

em cada brecha entrou o tempo
sem convite

como um alfaiate a morte
toma-me as medidas ?

@somaisesseparagrafo 28/12/2022

Risque este livro inteiro
Ganhei ?Risque esta palavra? de presente e não conhecia a autora.

Ana Martins Marques, num livro de 120 páginas, conseguiu me deixar flutuando. Posso dizer que agora tenho 20 poemas preferidos para reler sempre que tiver vontade.

Colei vários post-its, grifei muitos e muitos versos, dediquei-os à minha namorada e escrevi nas margens. Sem querer engoli este livro.

Estou pronta para acrescentar mais da autora na minha lista!

Pretti 27/11/2022

Amei demais
Reli este livro para debate no Clube de Leitura, e terminei o livro querendo começar tudo outra vez. Eu me conecto muito profundamente com a poesia da Ana Martins Marques, em tudo o que ela escreve, sim, mas acho que este livro permitiu uma conexão mais especial. Recomendo muito!

Fran Carvalho 01/11/2022

Risque esta palavra
Livro sensível, os temas de 'risque esta palavra' são muitos e são ricos em significados, perseguidos pela poesia de Ana em seu processo de escrita. Encontramos no conjunto o tempo, a viagem, o deslocamento, o estrangeiro, o amor, a saudade e a memória. Há palavras aqui que gritam, enquanto outras são permeadas pelo silêncio. Ana Martins Marques se interessa pelo pequeno, pelo comum e pelo cotidiano. A poesia que surge quando menos se espera ? no transporte público, no guichê ou no supermercado, como ela aponta ? numa observação atenta e delicada das coisas do mundo. No título, ela nos pede: risque esta palavra. Faço o que me foi pedido, risco não só uma, mas muitas ao longo da leitura. Não para apagá-las, mas para destacá-las, para guardar na materialidade da folha, do papel, seus efeitos em mim.

Ju Duarte 03/10/2022

Amadurecimento
É muito interessante ler AMM cronologicamente.
Da ora observar o amadurecimento da escrita, dos temas.
Um livro diferente dos demais. Nao é meu preferido mas gostei.

carolmc_ 21/09/2022

Poesia
Porque nem só de livros pesados e tristes vive esse perfil. Um toque de leveza em meio a reflexões profundas.

Carol Bazanini 08/05/2022

Mais uma coletânea da minha poetisa favorita, nunca vou me cansar de enaltecê-la. Todos os livros dela que já li são lindamente construídos e ao terminá-los fico sedenta por mais.

oiamandah 18/04/2022

O problema não é você, sou eu
Ai gente...Não tô na vibe de poesia. Acho que ainda falta um longo caminho pra eu saber apreciar, de fato.

O livro é bom, claro...mas não me cativou. Terminei por que não queria deixar pela metade mesmo ?????

oliviaghetti 20/02/2022

Tudo é poesia!
Ana Martins Marques tem o dom de fazer poesia com qualquer coisa!
Neste livro ela ?poema? a morte, o luto, a distância geográfica, a palavra, a língua e, até mesmo, o cigarro!
Sempre surpreendente! Sempre uma experiência deliciosa de leitura!

1 | 2 | 3 | 4