Risque esta palavra Ana Martins Marques

Resenhas - Risque esta palavra

1 | 2 | 3 | 4

Vivis 09/02/2022

Poesia com gosto de desabafo de amiga!
?Um poema não é mais
do que uma pedra que grita?

Risque esta Palavra, é o quarto livro de poesia da poetisa brasileira Ana Martins Marques, publicado pela Companhia das Letras é um lançamento incrível de 2021 para quem ama poesias.

A impressão que eu tive lendo Risque esta Palavra foi de que eu estava ouvindo uma amiga desabafar, poetizar o cotidiano. De uma forma bem clara ela tira poesia de situações do dia a dia, de dilemas dos mais profundos aos efêmeros, do que está por trás do ato de fumar, parar de fumar, vai do glamour a realidade em um instante.

?Acabamos de lançar tuas cinzas
surpresos que reste tão pouco de ti
depois seguimos em silêncio ao sol
em meio a tudo o que te sobreviveu
? e tu estás em tudo.?

Me parece o tipo de livro que você vai lendo aos poucos ou se joga de cabeça, para ler no ônibus ou enrolada em casa embaixo de dez cobertas (porque tá frio esses dias!)

Gostei da fluidez da escrita da Ana, e tenho a sensação de euforia de ver como temos poetisas e poetas ganhando destaque no Brasil, sendo publicados por grandes editoras e tendo edições chegando em nossas mãos, com o mesmo cuidado que editoras tem com poetas internacionais.

Ana nesse livro usou algumas influências chaves para lhe inspirar e uma delas é da poetisa Wislawa Szymborska, cuja poesia conheci anos atrás para um trabalho de escola mas muito por alto, apenas algumas poesias publicadas em uma revista e fiquei imensamente feliz ao ver que a Companhia das Letras também tem um livro dela e logo vou atrás para mergulhar nos sentimentos que Szymborska soube transmitir para o meu adolescente de forma tão pungente que mais de duas décadas depois reconheci seu nome e poesia neste livro!

Indico o livro para quem curte poesia e para quem gostaria de conhecer também, pois o livro é dividido em diversos temas e acredito que terá uma poesia que lhes agrade!

Resenha completa em: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2021/08/risque-esta-palavra-ana-martins-marques.html?m=1

lui 10/01/2022

perfeito.

vou dizer o quê? perfeito. quero escrever assim quando eu crescer, só isso. escrita maravilhosa que me fez ler super rápido.

beijos é isso

aline203 07/01/2022

lindo!
Conheci Ana Martins Marques através de uma amiga que me marcou num post em rede social, e foi amor a primeira vista.
Ana Marques é sem dúvida uma dos poetas de maior importância da atualidade, para mim a maioral. Este livro é lindo de cabo a rabo!

Thammy 04/01/2022

Achei Ok.
Essa foi a minha primeira experiência com uma obra da autora e, no geral, posso dizer que gostei. São poemas contemporâneos, próximos das nossas vivências, que relatam um pouco de tudo: dores, observações do cotidiano, amenidades, vícios, amores. Ana Martins Marques expõe tudo de maneira muito clara, firme por vezes. Ela coloca no papel também seu relacionamento com as palavras e com o ato de escrever. É interessante ver como se dá essa relação, ora serena, ora agoniada, ora confusa. Em alguns momentos me desconectei da leitura porque a subjetividade dela não conversava com a minha. Mas gostei de alguns poemas específicos como "Silêncio" e "Prosa (II)". Não achei brilhante como muitos dizem, mas concordo que é uma leitura objetiva e profunda que vale a pena conhecer.

Andrea 28/12/2021

Poesia no cotidiano
A autora mineira Ana Martins Marques divide suas palavras em quadro partes, usando itens, situações e vícios que estão presentes no nosso dia-a-dia, sendo muito fácil se identificar com alguns dos poemas.

Gostei deste contato com uma poesia que conta pequenas histórias, mistura lendas e dilemas, aflições e desejos, que tocam de forma sutil a alma e depois podem vir a ocupar o pensamento.

É o retrato do cotidiano, o questionamento da poesia ter tanto valor e ao mesmo tempo não ser valorizada, podendo os livros do gênero ficarem em um cantinho da estante próximo ao chão.

Ao mesmo tempo que desafia o leitor a encontrar poesia em tudo, pois ela está intimamente ligada as nossas ações, reações, frustações, júbilos, saudade e solidão.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/12/risque-esta-palavra.html?m=0

Eve 20/12/2021

atenção: isso não é uma resenha.
eu li
me perguntando em qual capítulo
em qual verso
em qual palavra
você decidiu ir.
em qual poema você riscou o meu nome
em qual página
em qual grifo teu
em qual verbo que tu leu
removeu o meu nome.

no entanto
nada foi dedicado a você,
nem mesmo a tinta
que faz nascer as palavras.

o ‘para não dizer adeus’
foi dito,
e desculpa-me lya luft
mas tive que dizer adeus
a quem riscou o meu nome.

@monicadoceu_ 30/10/2021

Os outros gostei mais, mas sempre vale a pena
"Da arte das armadilhas" continua sendo meu favorito, mas os livros dela sempre valem a pena, pelos tesouros que vai encontrando pelo caminho.

Um livro mais melancólico que os anteriores (o que não é muito o meu astral), mas gostei desse contato com uma perspectiva mais cinza das coisas e sóbria do mundo

Dandara 24/10/2021

Risque esta palavra
Esse é o segundo livro de poesia que leio da Ana Martins Marques, a "narração" dos poemas me proporcionou várias criações de novos mundos. Recomendo!

Mariana Dal Chico 11/10/2021

“Risque esta palavra” de Ana Martins Marques, foi publicado pela @companhiadasletras em junho/21, que me enviou um exemplar de cortesia

A autora foi umas das responsáveis pela minha recém-descoberta paixão pela poesia, por causa da leitura do seu livro “O Livro das Semelhanças” em 2018, surgiu aqui no perfil o projeto #cafécompoesia, onde me propus a ler ao menos uma poesia por dia enquanto tomo café da manhã, a fim de me aproximar mais desse gênero que eu achava não gostar tanto.

Desde então, estava ávida por um lançamento.

O livro é dividido em quatro seções: A porta de saída; Postais de alguma parte; Noções de linguística e Parar de fumar.

O que mais me encanta nas poesias de Ana Martins Marques, é a metalinguagem atrelada à imagens do quotidiano, frases simples, palavras comuns que colocadas lado a lado ganham significados diversos que depende de quem os lê.

“[…]
às vezes sim me ocorre encontrar uma palavra
enganchada numa lembrança
como uma lâmpada num bocal
[…]"
p. 12

Outro tema que me fascina na literatura é o tempo e sua ação sobre tudo o que toca, bem como memória e esquecimento, temas presentes em muitos poemas desse livro.

“[…]&
de minha parte matei uma criança:
uma menina morreu em mim
por onde vou carrego
seu cadáver
e a forma exata do seu corpo
repousa no meu corpo
como num vestido
largo demais.
“ p.21

Foi impossível chegar ao final da leitura e não fazer uma releitura imediata, dessa vez com mais calma e apreciando cada sílaba escolhida para estar presente naquele momento.

Compartilhei muitos momentos de leitura com vocês nos stories, espero que tenham gostado

Mais um livro de poesias que entra para a lista de favoritos da vida.

site: https://www.instagram.com/p/CTxkMBjrzOX/

licitayak 16/09/2021

Poesia acessível
Acredito que meu maior preconceito com poesias desde que me conheço por gente é foi por conta de imaturidade. Eu lia e relia e? bom, as palavras pareciam ter sido sorteadas, colocadas às cegas, como no dadaísmo. Entretanto, após 3 anos sem pegar em um livro de poesias, com muito receio tirei este livro da estante, a fim de me aventurar.

Vejo que talvez eu apenas não tivesse maturidade para entender, porque lendo agora, me encontro extasiada. Esse livro tocou partes de mim que encontravam-se adormecidas há tempos, ele definiu pensamentos indecifráveis e também me permitiu sentir o gosto de cigarro por meio das palavras.
Poesia realista e concreta.
Leiam. Apenas leiam.

regifreitas 01/09/2021

RISQUE ESTA PALAVRA (2021), de Ana Martins Marques.

Ana Martins Marques é um dos principais nomes da poesia contemporânea brasileira, e um dos que mais tenho gostado de acompanhar a produção nos últimos tempos. O estilo dela, a forma como, por exemplo, ela reflete sobre a linguagem em muitos dos seus poemas, me agradam bastante. Em muitos momentos, eu enxergo semelhanças entre a poesia dela e a da polonesa Szymborska, outra das minhas favoritas. O cotidiano, as pequenas coisas e objetos que se transformam e se desnudam através da reflexão poética… Ana tem uma visão singular das coisas, que vale muito a pena conhecer!

Rafael Mussolini 15/08/2021

Risque esta palavra
"Risque esta palavra" da Ana Martins Marques (Companhia das Letras, 2021) é um livro de poesias incrível. Ele é dividido em quatro partes: "A porta de saída", "Postais de parte alguma", "Noções de linguística", "Parar de fumar". Em toda a obra encontramos uma predominância do olhar sobre a palavra escrita, a palavra falada e diversos outros aspectos que acabam por se tornarem manifestação da nossa relação com as letras. A palavra aqui serve como suporte para o texto poético e também como uma forma de pensarmos sobre memória, afetos e tudo que nos rodeia. Ana Martins Marques transpõe para o papel seu olhar inquieto sobre tudo e o faz com a genialidade de uma das poetas mais celebradas da atualidade.

Risque esta palavra é um livro ideal para quem gosta de pensar a poesia enquanto forma e também para aqueles que gostam de refletir sobre a palavra, seus significados e a importância das mesmas para nomeação do mundo e como o interpretamos. É um trabalho primoroso sobre metáfora, representação e linguagem. "Toda fala nasce com a cicatriz do silêncio que foi quebrado." Com essa palavra que é onipotente e onipresente a autora vai construindo textos contemplativos que se debruçam sobre a razão de ser das palavras.

"[...] embora em torno das coisas/ sempre se ajuntem palavras/ como cracas no casco/ de uma embarcação antiga [...]"

Ana Martins Marques vai também explorando a força das palavras fazendo uma relação com a força do tempo e sua ação sobre as coisas. Então estamos diante de poemas que detêm muita atenção sobre coisas e objetos, como no texto que diz que "[...] um poema não é mais/ do que uma pedra que grita [...]" E além de direcionar atenção para os objetos, existe um olhar para diversos sentimentos e também para a memória e o esquecimento.

Embora haja essa predominância sobre a exaltação da palavra, o livro também recorre a outras temáticas. Não podemos nunca dizer que um livro poético é sobre uma coisa só, uma vez que assuntos se encadeiam e também estão suscetíveis a ir até onde a experiência de cada leitor levar.

Um exemplo dessa diversidade de temas do livro é a última parte "Parar de fumar", onde Ana Martins Marques faz uma espécie de ode ao cigarro. "[...] o que fazer agora/ com as mãos/ cegas?/ o cigarro é parente/ do lápis [...]." Aparentemente Ana foi fumante e nessa parte do livro ela parece ainda se despedir do cigarro, explorando parte do que o ato de fumar pode significar para um fumante. Sabemos bem os males que o fumo acarreta para a saúde, mas o que a autora faz aqui é uma exploração do cigarro enquanto âncora para manifestações íntimas que precisam encontrar razão de ser e de estar onde estão. Ela escreve sobre um cigarro que "era então sobretudo um modo de ocupar/ as mãos/ e elas/ poderiam/ - ah, sim/ como poderiam-/ fazer coisas ainda/ piores."

A gente termina a leitura de "Risque esta palavra" já querendo reler, pois são vários os poemas que pedem revisitação e leitura em voz alta, além da necessidade de conversar com outros leitores sobre a obra. O texto de Ana Martins Marques é sensível, acessível e de imensa qualidade. Uma ótima pedida para quem gosta de poesias e para todos que ainda não descobriram que gostam.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/08/risque-esta-palavra-da-ana-martins.html

Tamires 02/08/2021

Risque esta palavra, de Ana Martins Marques
Por esses dias eu fiz uma aula de yoga no canal da Pri Leite com o nome de “areje o seu coração”. Sendo bem sincera, foi mais difícil do que imaginei que seria: senti um fogo arder no meu tronco, e suspeitei que o nome da aula talvez não estivesse correto. Mas, para sentir o ar fresco entrar, primeiro eu tive que abrir a janela. Depois, deixar o sol forte banhar o meu corpo. Por fim, veio a brisa.

A poesia funciona mais ou menos dessa forma. A janela mais recente que abri foi o livro “Risque esta palavra”, de Ana Martins Marques. Foi sol, brisa, detalhe, silêncio. Disse que “o poema não é mais que uma pedra que grita”, e essa foi uma das coisas mais verdadeiras que eu já li sobre poesia. Falou sobre Linguística! De cigaros, e eu gostei, apesar de nunca ter fumado. Evocou autores queridos também por mim, sugeriu próximos para ler. Teve poema de despedida, mas ao invés de fechar o livro, me deu vontade de ler tudo outra vez.

site: https://www.literaturablog.com/resenha-risque-esta-palavra-de-ana-martins-marques/

Ana Clara 13/07/2021

sensacional, só não devorei de uma vez porque precisei descer do ônibus. coisa linda, então, foi ver o último poema se despedindo daqueles que se apegam aos livros nos transportes, mercados, diversos espaços. experiência ímpar ir trabalhar lendo poesia - ainda que estivesse em pé no 343 -, foi um aprendizado, agora quero sempre. amei como a ana enxerga beleza nas efemeridades, detalhes, instantes. curioso e maravilhoso o conjunto de poemas sobre fumar, parar de fumar, cigarros e fumantes. é lindo, cada fragmento

site: https://www.instagram.com/historiaguardada/
Fran Carvalho 14/07/2022minha estante
Adorei.

Alanna Fernandes 10/07/2021

Ana Martins Marques me parece estar totalmente escancarada, aberta, mais sincera e madura sobre como se sente e como enxerga a vida. Ela se dispôs a enxergar tudo da vida, o cotidiano, os sentimentos, a finitude, a morte. Em seus livros prévios, ela me parecia acuada, tímida e reservada, mesmo com poemas incríveis e geniais. Ana em Risque Esta Palavra experimentou passear por referências e se inspirar em Wislawa Szymbroska, e.e. cummings, manoel de barros e outros o que torna seus novos poemas autênticos e com uma presença sem precedentes. Estou completamente apaixonada por sua entrega destemida neste livro. Eu retiraria apenas o último capítulo "Parar de Fumar" pois ele dá uma mudança abrupta na fluidez intensa e potente que o livro vinha trazendo até aí. Na verdade acho poemas sobre cigarro um grande clichê que necessita urgente ser superado na estética, nos versos e no status da poesia e dos poetas.

1 | 2 | 3 | 4