Devoradores de Estrelas

Devoradores de Estrelas Andy Weir

Resenhas - Devoradores de estrelas

Norberto 15/08/2021

Precisei favoritar essa leitura quando terminei! Diferente de Perdido em Marte, aqui temos uma história que, se minha mente não tá me enganando, achei mais profunda do que a primeira em questão de ficção científica no sentindo popularizado da palavra, com cenas inesperadas e ao mesmo tempo complexas. Muitas explicações científicas, muitos termos que não são habituais ao público geral - a maior parte do tempo me senti em uma aula que misturava química, astrofísica, astronomia, física quântica e matemática e que, ao final, saía sem entender muita coisa - ainda assim, adorei me sentir assim! O livro é muito bem escrito e os personagens são muito cativantes. Cheguei a chorar em alguns momentos e em outros me emocionar bastante, não vi como não sentir empatia pela situação que o personagem principal vive, mesmo sabendo que jamais viverei algo parecido. Só pude mergulhar nessa história e viajar com ele pelo universo descobrindo coisas que jamais poderia imaginar. Fantástico, um livro maravilhoso que foi um dos melhores que li recentemente.
Markus.Paulo 15/08/2021minha estante
Esto no cap 2, espero gostar tanto quanto você.

Luan 08/09/2021minha estante
Vc mencionou Perdido em Marte, esse livro é uma sequência, do msm universo, ou é independente?

Pedro Eurich 03/10/2021minha estante
Luan, é um livro independente. Ótima avaliação, concordo plenamente, um dos melhores livros que já li no tema de ficção científica e astronomia!

Wagner 17/10/2021minha estante
Gostei mto do perdido em marte. Entao li artemis e foi a pior leitura do ano passado. Este e bom mesmo?

Pedro Eurich 31/10/2021minha estante
Wagner, li Artemis antes desse e achei mais ou menos mesmo. Mas garanto para você que este livro é outro nível, vale a pena ler.

Wagner 31/10/2021minha estante
Li 56%, confesso que está difícil.

Pedro Eurich 31/10/2021minha estante
Kkkkkkk. Sério? Putz, eu curti bastante.

Wagner 31/10/2021minha estante
Terminei, ufa.

Janaina 26/01/2022minha estante
Lendo agora e amando. Estou a 31% da leitura. Acho que outros autores, como o Cixin Liu, por exemplo, pegam mto mais forte do que o Weir em termos de ciência pesada.
Tá virando um dos favoritos de janeiro de 22. ?

Rossandra.Santos 26/04/2023minha estante
Realmente tem muito termo científico e equação que as vezes me deixam com preguiça do capítulo kkkkkkkk acabo passando pq percebo q não muda muito na história em si.
Estou a 50% e estou gostando.
Porém uma coisa me incomodou. Mostrou como ele interpretou o som q o Rocky faz em falas humanas.. mas tudo q ele fala o Rocky entende, e não explicou como q o Rocky faz para entender. Só disse q ele tinha uma memória muito boa. Mas tipo.. não explica pra mim.

João 11/06/2023

Que livro! Não sabia nada sobre a premissa, e foi maravilhoso ir descobrindo ao longo da leitura.

Toda ciência contida no livro é de fácil entendimento, e apesar da situação catastrófica da trama o autor acerta em cheio nas doses de humor. Não da para falar muito dos personagens sem entrar na história em si, mas aqui, é construída uma das melhores relações de amizade que eu já li ou assisti.

Lançado em 2021, Devoradores de estrelas já é considerado por muitos um clássico da ficção científica.
GiSB 11/06/2023minha estante
João, o livro é legal, eu li, mas não a trama não é tão bem amarrada. Por exemplo, os alienígenas que o humano tenta ajudar e consegue, têm uma tecnologia avançada em determinado aspecto e outros aspectos a tecnologia humana é superior e salvadora da pátria. Fica inverossímil em certos momentos e em outros torna-se quase um livro de divulgação científica. Pra mim a história tem seus altos e baixos. Não existe perfeição.

GiSB 11/06/2023minha estante
É um livraço. Não me entenda mal. Só acho que não fechou todas as pontas. O perdido em Marte, livro dele também, creio, seja mais bem amarrado. Mescla de modo mais verossímil ficção científica com divulgação científica.

GiSB 11/06/2023minha estante
João, entendo esse lado sentimental. Você se apegou à história. Legal trocar essa ideia contigo, irmão.

Regis 11/06/2023minha estante
Também adorei esse livro, João.
É impossível não se apegar aos personagens principais. É uma amizade muito fofa.

João 11/06/2023minha estante
O final conseguiu ser ainda mais fofo, Regis. Rsrs

Regis 12/06/2023minha estante
Só de lembrar, João, deu até vontade de ler de novo. ?

Max 12/06/2023minha estante
Também gostei muito do livro, João! O lado "humano " torna toda a história muito interessante!

João 12/06/2023minha estante
Sim, Max. O lado humano acrescentou muito no livro.

Lucas Borba 17/08/2021

FAÇA UM FAVOR A VOCÊ MESMO E...
Há livros que só lemos... e há livros que nos levam. Devoradores de Estrelas é o típico livro que te abraça e te leva junto. Pra mim é o melhor livro do autor, disparado. Há momentos em que a ficção científica domina real a história, mas nunca deixa de te dar uma boa explicação (muitas vezes simples)... mesmo com questões aparentemente complexas, vc termina os capítulos entendendo o que está acontecendo.

As mudanças temporais ajudam demais a criar um clima de "e aí que que vai acontecer agora?", ao mesmo tempo que vão tecendo as arestas e dando forma a história. Isso ajuda demais na fluidez da leitura.

Agora, se você acha que esse livro é só sobre ficção científica maçante, ou se decepcionou de alguma forma com Artemis (o segundo livro do Andy), FAÇA UM FAVOR a você mesmo: dê uma chance de leitura desse LIVRAÇO. As reviravoltas dessa história são demais! Sem contar o segundo personagem principal que dá um sentido ainda mais bonito para o livro (e pra mim certamente é o que faz o livro ser TÃO BOM!)

Comprei e fui ler Devoradores de Estrelas sem saber muitas informações. Terminei a leitura apaixonado pela história, pelos personagens, pela escrita e, mesmo sabendo que filmes nunca superam livros, me pego ansioso para o que esta por vir com Ryan Gosling como Ryland Grace.

É isso. Se você ainda não leu esse livro não perca mais tempo e depois venha aqui comentar... rs =)
Emma 21/08/2021minha estante
Aaa , vai ter adaptação??

Lucas Borba 22/08/2021minha estante
Vai sim.. o próprio autor como produtor executivo e o Gosling como o Grace.. provavelmente demorará um pouco

Leonardo 22/08/2021minha estante
Acabei de ler e realmente é tudo isso que você falou!!

Lucas Borba 23/08/2021minha estante
Difícil comentar sobre o livro sem dar spoiler.. rsss

Leonardo 23/08/2021minha estante
Sim, realmente muito difícil essa tarefa! Até pq o que mais queremos comentar sobre esse livre é um puta spoiler Hahaha

Lucas Borba 23/08/2021minha estante
Hahahahaha exato Leonardo resumindo: nada como a força da amizade

Leonardo 23/08/2021minha estante
Hahahahaha nada mesmo! Ainda bem.

AndrAa58 03/12/2023minha estante
Caramba! Acho que deixarei para bem depois...

Deise 03/12/2023minha estante

Gleidson 03/12/2023minha estante
Eu vi também outras pessoas que não gostaram desse livro. Acho que é um livro que, por enquanto, passarei longe. Rs

Michela Wakami 03/12/2023minha estante
Deise, infelizmente não me ganhou. Uma pena, queria tanto ter gostado.?

Michela Wakami 03/12/2023minha estante
Gleidson, eu estou nesse time dos que não gostaram.?
Mas pode ser que você venha a gostar, muita gente gosta.

Caio Dantas Cabral 12/01/2023

aff, tinha momentos que parecia um livro de astrofísica
esse livro seria tão bom se não fosse as explicações científicas exageradas :/ acho que se vc curte mto física, vc vai amar esse livro.

algo q percebi sobre os livros desse gênero lendo esse livro é que os autores não descrevem mto os sentimentos dos personagens, é algo bem rápido e objetivo; é como se o foco deles fosse o problema científico e só.

tbm acho que esse livro poderia ser bem menor
Laura 13/01/2023minha estante
iih amg entao n lê perdido em marte ?

Laura 13/01/2023minha estante
iih amg entao n lê perdido em marte ?

Caio Dantas Cabral 13/01/2023minha estante
tá bem!! pensei até em flr ctg depois pra saber sobre isso kkkk mas já temos a resposta kk

Laura 13/01/2023minha estante
Assim, é um livro bemmmm mais curto, então talvez vc n se incomode tanto com as explicações científicas? Mas tem bastante hehe e eu simplesmente AMO a personagem principal (o Mark), acho que é minha personagem favorita da vida inteira. Ele sempre via o melhor das coisas e tinha os melhores insights sobre as piores situações, me deixando emocionada toda vez kkkk então talvez essa falta de ?alma? que você sentiu tenha lá (: lê!!!! é curto

Caio Dantas Cabral 17/01/2023minha estante
talvez eu dê outra chance pro autor, então!!

Caio 21/10/2022

Não é para o pessoal de humanas
Este livro é maravilhoso! Dito isso, não é para o pessoal de humanas. Se você odeia física, química e cálculos. Acho que a história vai se tornar arrastada e entediante. Caso goste dos números, assimcomo eu, vai se deliciar. Tudo tem um porquê e é explicado com detalhes. A história é bem humorada e tem muitos acontecimentos emocionantes. O enredo é bem construído, um pouco forçado em alguns momentos, mas nada que passe muito do ponto. Recomendo para quem procura ficção científica com uma boa base de realidade e uma grande dose de imaginação.
Regis 21/10/2022minha estante
Parece que gostou do livro. Fico feliz.??

Caio 21/10/2022minha estante
Gostei muito!

Iasmyn 22/10/2022minha estante
Livro muito bom!

Somente Leituras 24/10/2022minha estante
Não consigo parar de pensar em Taular. Para mim poderia ter mais que eu leria.

Caio 24/10/2022minha estante
Eu tbm Kelly.

Deise 29/11/2022

Irei panfletar para sempre S2
Esse livro é incrível! Leiam! Amei demais os personagens, amizade, esperança, o humor. Sem dúvida foi uns dos melhores livros que li de ficção científica(no caso, só gostei desse e mais outro). Fiquei muito presa na história e me apeguei demais aos personagens. A construção do universo e dos persongens é incrível. Sabe o que seria perfeito? Um filme desse livro. Com certeza irei indicar muito essa leitura. Leiam ciente que esse livro tem muita referência científica e tudo é explicado para o leitor entender. 5 estrelas e favoritado!
?? Você acha que vamos encontrar mais formas de vida? Espécies inteligentes?
? Quem sabe? ? pergunto. ? Nós encontramos um ao outro. E isso é incrível.
? Sim. É incrível mesmo. Agora vá trabalhar, velhote.
? Até mais, Rocky.
? Até mais!?

Esses dois tem meu coração S2
s4 30/11/2022minha estante
com uma resenha dessa impossível n ficar com vontade de ler

s4 30/11/2022minha estante
já vai pra lista

Deise 30/11/2022minha estante
Na torcida de que você goste tbm ??

Michela Wakami 30/11/2022minha estante
Que maravilha, cinco estrelas.??

Biaâ¡ 28/11/2022

Incrivel , com pitadas de humor e suspense!
A melhor ficção científica que li! Eu ri, chorei, fiquei tensa. Rocky é o melhor personagem dessa história , me apeguei a ele e sua bondade. Ryland é muito inteligente e bem humorado. Além de termos cientificos aqui temos um boa dose de suspense com Ryland tentando entender os astrofágicos e como salvar a Terra, com os perrengues na sua nave e suas lembranças que nos envolve e nos faz entender tudo o que aconteceu antes e agora nessa missão. O final foi emocionante! Simplesmente magnífico!
Dani 28/11/2022minha estante
Rocky me deixou com saudades

Biaâ¡ 28/11/2022minha estante
Sim! Também sinto saudades, ele foi essencial no livro!

Deise 29/11/2022minha estante
???

Yasmin.Amaral 25/11/2022

Um livro de ficção científica muito bom!
Eu gostei demais desse livro! No começo estava super empolgada, mas confesso que no meio ficou meio morno? Já quando um ceeerto personagem aparece fica tudo super emocionante! Amei a amizade que se construiu entre os protagonistas do livro, amei o final deles. As vezes era cansativo quando tinha muita coisa científica, e mesmo tendo feito Química na faculdade, tinha muitas coisas que tive que ler e aceitar porque não entendia KKKKK mas não atrapalha em nada o entendimento da história, só deixa um pouquinho cansativo as vezes.
Enfim, amei!
Allan.Arndt 26/11/2022minha estante
Imagina só esse ''certo personagem" na terra haha, uau, adoraria que tivesse a parte 2 e ainda um filme!

Yasmin.Amaral 26/11/2022minha estante
Nossa, seria legal legal legal! hahahahah
Eu também, talvez façam um filme!

Allan.Arndt 26/11/2022minha estante
Seria mto bom!

Beatriz Matta 17/05/2024

Taumeba e astrofagico
I-N-C-R-Í-V-E-L!!
Esse livro foi um achado!!
Você começa a leitura pensando que é só mais um livro clichê de ficção científica e ele aos poucos vai se tornando MUITO MAIS que isso.

Suspense, Aventura, ação...tudo junto

Curiosidade, ansiedade, surpresa, alegria, pena, amor, tristeza, felicidade... Você passará por tudo isso ao ler esse livro.

Tem muuitos termos e explicações científicas, o que pode ser um obstáculo para algumas pessoas. Mas para quem gosta dessa caracteristica, esse livro deve ser um dos melhores!!!

Duvida? Avaliação média no skoob. É altíssima!!

ATENÇÃO!
A partir daqui seguem alguns trechos que podem revelar partes da estória!

----------

- Alívio! Eu tentar tanto tempo. Tantas vezes. Fracassar. - Ele fica quieto por um tempo. - Muito tempo aqui. Muito tempo sozinho

----------

- Entender - confirma ele. - Estar aqui quarenta e seis anos.
- Quarenta e seis anos?! - eu ofego. - Anos da Terra?
- Estar aqui quarenta e seis anos da Terra. Sim.

---------

- Esperar. - Ele levanta uma das garras. - Quanto astrofágico sua nave precisar para voltar para Terra, pergunta?
- Hum? Pouco mais de dois milhões de quilos - respondo.
- Poder dar para você ? diz ele.
Eu me empertigo na cadeira.
- O quê?!
- Poder dar. Ter extra. Poder dar isso e ainda ter muito para voltar para Erida. Poder ficar para você.

--------

- Todos os russos são malucos?
- Sim - respondeu ele com um sorriso. - Único jeito de ser russo e feliz ao mesmo tempo.

-------

- Chegar a hora. Nós ir salvar nosso mundo agora.
- Sim.
- Seu rosto estar vazando.
Enxugo os olhos.
- Coisa de humanos. Não se preocupe com isso.
- Entender.
Luan 17/05/2024minha estante
Por essa resenha e pelas avaliações, esse livro desse ser ótimo!

cami s2 17/05/2024minha estante
Amo amo amooooo. ?
Você acredita que eu chorei em algumas partes?

Luan 17/05/2024minha estante
Sério?! Agora a curiosidade aumentou rs.

Flávia Menezes 09/01/2023

??? O ALGORITMO DA AMIZADE.
?Devoradores de Estrelas?, esse thriller científico escrito pelo autor americano, e best-seller por ?Perdidos em Marte?, Andy Weir, foi publicado em maio de 2021 com uma adaptação para filme com previsão de estreia ainda para esse ano de 2023, muito embora não haja nenhuma informação oficial mais atualizada sobre esse assunto.

Essa foi a minha primeira experiência com o gênero Sci-Fi, e a indicação veio de quem me conhece bem o bastante, inclusive para poder me orientar de que seria muito melhor começar com esse enredo mais suave, e que tem um dos personagens mais amados por todos aqueles que já leram essa história, antes de me aventurar mais nesse tipo de literatura. Orientações sábias que me deixaram bastante confiante (e muito ansiosa!) para iniciar essa leitura o quanto antes.

Como eu já disse uma vez por aqui, em uma outra resenha, ler o livro preferido de alguém de quem gostamos, é uma forma de poder conhecê-la ainda melhor, olhando o mundo através dos seus olhos, e nos permitindo igualmente sermos tanto atraídos quanto encantados por tudo aquilo que tanto a fascina. E essa foi a forma como busquei mergulhar nessa leitura, desde a primeira página.

Porém, conforme as páginas iam avançando, eu não conseguia encontrar nenhum tipo de conexão com a história. A trama não me prendia, os personagens não me encantavam, e os diálogos não me traziam nenhum tipo de insight, ou uma mensagem que me deixasse surpresa ou fascinada. E assim foi do início ao fim, e quando eu encerrei o livro, tudo o que eu consegui sentir foi esse mix de alívio e frustração. Mas como para mim não basta dar a minha opinião de "esse não foi para mim", eu resolvi procurar pelo Fábio, e primeiramente compreender o que tanto havia lhe encantado com essa história.

Conforme ele ia relatando tudo o que tinha visto de interessante (e até genial) na escrita do Andy, eu percebia que esses eram os mesmos pontos que não havia me encantado em nada, e ao final, eu acabei expondo as minhas dificuldades nessa leitura. O que ele me falou a seguir, foi bastante certeiro e muito significativo para mim, quando ele me faz perceber que eu sou uma leitora que busca por uma conexão profunda com os personagens, mas que isso eu só encontraria com autores que possuem foco no desenvolvimento psicológico de seus personagens. E que quando eu me aventuro em histórias em que o autor é mais voltado para o enredo, minha mente se desconecta, e eu perco completamente o interesse. Quero até aproveitar esse momento aqui, para poder dizer: muito obrigada, Fábio meu querido, por ter tirado esse tempinho para conversarmos, e por me ajudar tanto com essa leitura, e com essas palavras. Foi incrível! ?.

E depois dessa importante compreensão, ainda assim, eu preciso dizer que esse continua sendo um livro que não foi para mim. E eu quero poder expor aqui o que nele não me encantou, porque muito embora ele possa ser um livro excelente para alguns, poderão haver outras pessoas que também terão as mesmas dificuldades que eu para se conectarem com a história.

Muito embora esse seja um livro com um conteúdo repleto de termos científicos ligados à física, à química e à matemática, e eu não tenha um bom desempenho em raciocínio lógico-matemático, não foi exatamente essa questão que não me permitiu uma maior conexão com a história. Porém, a verdade é que desenvolver diálogos exclusivamente em termos científicos, deixa a história mais lenta e um tanto cansativa para o leitor. Isso é fato!

Um outro ponto que me incomodou demais, foi essa neura de que, ficando no espaço por dias, os astronautas e cientistas entrariam em depressão e estariam suscetíveis ao suicídio. Gente? Mas com todo o preparo inicial, eles não teriam trabalhado o psicológico deles antes da viagem? Sem contar que, mas que tanta carência essa desse povo que não consegue nem passar um tempo mais voltado para o trabalho (porque algumas coisas acabam acontecendo e necessitando da atenção dele), ou mesmo buscando por um jogo de xadrez ou uma leitura para distrair a mente nos momentos vagos? Gente? não é assim que funciona não. Até porque o propósito em si, já é uma fonte de motivação para manter a mente voltada para algo maior, deixando de lado essas necessidades afetivas individuais, que até são importantes, mas não na mesma frequência de uma criança pequena.

Como eu já disse anteriormente que o autor não irá se aprofundar demais nos personagens, quero apenas fazer uma colocação sobre algo que me incomodou bastante nessa história: o perfil estereotipado e clichê dos cientistas. Em alguns dos personagens secundários, eu me sentia lendo sobre uma versão mal desenvolvida de um Sheldon Cooper, ou um Howard Wolowitz (personagens do seriado ?The Big Bang Theory?), o que não foi muito assertivo, na minha humilde opinião. Mas confesso que de todos os personagens, o que mais me incomodou, foi o desenvolvimento da personagem Dra. Eva Stratt. Eu não consigo entender essa tendência que existe em descrever mulheres inteligentes e com poder, como pessoas altamente calculistas, frias e robotizadas.

Ao longo da minha vida, eu tive o prazer de trabalhar com mulheres em cargos de chefia extremamente inteligentes (uma, inclusive, foi a primeira brasileira a escrever um livro de informática para crianças, quando percebeu a deficiência que havia desse conteúdo para esse público específico), e nem por isso elas deixaram de ser femininas, nem de constituir suas famílias, tendo até sido mães bem dedicadas, sem contar em toda a empatia e assertividade que demonstravam ao desenvolver pessoas. Sendo assim, é totalmente possível (e permitido!) ser uma mulher inteligente sem deixar de ter características femininas, assim como ser profissionalmente realizada e ainda poder ser feliz e ter bons relacionamentos afetivos.

Precisamos compreender que assim como um baixo desempenho em raciocínio lógico-matemático (como o meu, por exemplo) é fruto de um baixo estímulo ao longo da vida, as nossas relações interpessoais também precisam ser experenciadas de forma corajosa, para que possamos ter bons feedbacks que nos ajudem a sermos mais assertivos e nos envolvermos com mais profundidade.

O mundo científico tem extrema importância para vivermos melhor e com mais qualidade. Mas de nada adianta, se não compreendermos que a nossa vida, mais do que se ter um propósito, é pautada nas nossas relações. Uma das ordens naturais da vida é a de pertencer, primeiramente a nossa família, e posteriormente aos grupos com os nossos pares, e depois a uma relação afetiva.

Ninguém é uma ilha, e mesmo que cada um tenha o seu nível de interação onde demandará mais ou menos necessidades de afeto e carinho, ainda assim, precisamos uns dos outros, pois somente com eles é que crescemos e evoluímos como seres humanos. Além de nos sentirmos mais completos, confiantes, e mais dispostos a nos jogarmos no mundo e irmos cada vez mais além.

Não poderei me estender muito, para não dar nenhum spoiler, mas fica aqui uma pequena colocação sobre o final: quando deixamos tudo em prol do nosso propósito, nos tornamos pessoas além das nossas necessidades pessoais, para vivermos unicamente para e pelo serviço aos outros. E isso não é para todos nós (e certamente não é para mim!), mas para um grupo seleto de pessoas que deixam a si mesmo, em prol de outros. E sobre esse ponto, eu preciso dizer: Well done, Andy! Well done!!
Francisco 09/01/2023minha estante
Resenha grandiosa!. Pelo contrário dos cientistas desenvolvidos na história, mulheres cientistas tem uma personalidade bastante diferente da Stratt (considerando os homens também). Há alguns um pouco frios, arrogantes, mas...somente alguns. Percebi várias contradições aolao longo da história: ( Rocky tem 90 ou 186 kg? e até mesmo algumas científicas). Reitero meus parabéns pela excelente resenha. :)

Flávia Menezes 09/01/2023minha estante
Francisco, obrigada mesmo pelas palavras. Esse livro você poderá avaliar melhor tecnicamente, mas que bom poder trazer, da minha área, boas contribuições!

Francisco 09/01/2023minha estante
Flávia, você trouxe contribuições valiosíssimas com sua resenha como sempre faz. Apreciei bastante sobre o que você escreveu sobre a relevância das relações interpessoais e da Ciência para a nossa sociedade.

Rayssa 27/07/2021

Ser humano X imensidão do universo
Esse livro me cativou completamente. Que história linda de amizade, companheirismo, respeito e empatia. Além de ser informativo, bem escrito, engraçado e ter um plot central bem pensado e super plausível. A história nos faz refletir sobre a existência humana no universo, a sua amplitude de possibilidades, a nossa evolução diante de problemas inimagináveis e a capacidade de lidar com novas formas de vida.

Ps: É importante dizer que quem não tem nenhuma ou pouca noção de física pode ter alguma dificuldade em entender algumas referências dadas pelo autor.

site: https://www.instagram.com/abibliotecaoculta/
Thais 27/07/2021minha estante
Estou doida pra ler esse, adoro Perdido em Marte do mesmo autor.

Jéssica 28/07/2021minha estante
Esse está na minha listinha!

Rayssa 28/07/2021minha estante
Gostei tanto desse que assim que acabei já peguei Perdido em Marte pra ler ?

Clari.Monise 15/03/2022

O cara acorda e simplesmente não sabe onde está. A história vai ser desenrolando entre passado e presente para explicar uma missão que vai salvar a humanidade. O livro é muito divertido e cheio de ciência. Eu amei e com certeza está entre meus favoritos!
Iasmyn 15/03/2022minha estante
Só aumentou minha vontade de ler ?

Clari.Monise 16/03/2022minha estante
Iasmyn não perca mais nenhum dia! Esse livro é muito bom!!!

isaikki 07/03/2022

Que livro perfeito!
Nossa, que livro perfeito! Como o Andy gosta, é recheado de explicações científicas, humor e drama. Dá uma vontade imensa de conversar horas e horas sobre o que aprendemos, pena que conheço muito poucos nerds como eu!
Sério, o Andy Weir já tinha me conquistado com Perdido em Marte e Artemis, e nesse ele sacramentou minha paixão, ô livro pra grudar seus olhos nas páginas, esperando a solução de um problema ou situação

Não é à toa que mal os livros dele são lançados já tem os direitos comprados por Hollywood

O desenrolar da história, as explicações das situações, a linda conclusão... Não tem um ponto sequer desse livro que eu não tenha gostado além do fato dele ter acabado
ladycafezinho 17/03/2022minha estante
Esse depois da sua indicação tá na minha lista. Vou até atualizar aqui no skoob!

isaikki 19/03/2022minha estante
Que bom ?

Ruan Lipe 03/03/2022

Acertou em cheio.
Pra quem me acompanha, sabe que eu tiltei mês passado com scifi. Ler esse livro agora foi um grande risco. Mas o Andy Weir acertou em cheio dessa vez, QUE LIVRO BOM CARA, ÓTIMO.

Dessa vez, ele ajusta a ciência detalhista de Perdido em Marte, e manera no humor exagerado de Artemis, deixando toda a narrativa no ponto ideal. Ou seja, ele consegue unir as suas melhores características nesse livro surpreendente, viciante e divertido. Recomendo demais.
Sara 03/03/2022minha estante
?? Nem acredito que li esse primeiro que tu kkkkk

Ruan Lipe 11/03/2022minha estante
também não, maravilhoso né. ?