A estratégia do charme

A estratégia do charme Alison Cochrun
Alison Cochrun

Resenhas - The Charm Offensive

mari 06/03/2022

vou pagar muito pau pra esse livro sim!
enredo muito gostosinho de acompanhar e tem MUITA representatividade, com personagens que evoluem demais e vc sente a evolução com eles.
pode passar uma vibe de VBSA, mas é totalmente único de começo ao fim

júlia 04/06/2022

Um romancezinho clichê realmente bom, não foi meu favorito mas vale o pequeno hype que tava tendo na gringa. O plot foi construído de forma bem comum mas os personagens são uns fofos, e a construção do romance é muito boa, gostei que os problemas foram condizentes com a vida adulta, e o jeito que a saúde mental é tratada aqui, como fator primordial e só depois o foco vem pro romance, é algo que eu amei e devia se repetir mais vezes!

Carol @solemgemeos15 05/06/2022

Dev é um dos produtores do reality show de relacionamento. Ele é apaixonado por toda a fantasia de se apaixonar e adora participar da produção do reality show. Mas nessa temporada, ele acaba sendo encarregado de preparar o solteirão da temporada. Charlie foi selecionado para ser o Príncipe Encantado e ele não parece estar confortável com o papel. Sim, Charlie é inteligente, bonitão e bem sucedido, mas ele é ansioso demais para conseguir interagir de forma carismática. Além disso, Charlie entrou no reality não para encontrar seu amor... mas sim para mudar sua imagem e conseguir novas oportunidades de emprego. Mas parece que ele acaba encontrando sim o amor... Mas talvez não quem esperam que ele se apaixone.
Pontos positivos:
1 a história é dividida entre os pontos de vista de Dev e Charlie. As vozes são construídas bem o suficiente para facilmente conseguir identificar quem é quem. Além disso, a inclusão de ambos os pontos de vista permite o leitor ver ambos se apaixonando e as respectivas questões decorrentes disso;
2 o interesse romântico ter óbvias dificuldades sociais mostra um aspecto pouco abordado dos interesses românticos. Charlie tem problemas de ansiedade e TOC e, por causa disso, evita se envolver com muitas pessoas. Charlie é simplesmente adorável e compreende suas limitações e trabalha ao redor disso, sem fazer seus problemas a sua única definição;
3 Dev é um protagonista incomum e interessante. Ele é indiano e abertamente gay. Ele é apaixonado pelo conceito de amor ao mesmo tempo que não busca um amor para si;
4 a forma como um dos personagens questiona sua sexualidade na vida adulta e recebe apoio das pessoas ao redor;
5 há uma leve discussão sobre como reality shows promovem conflitos, recorrem a misoginia e põem em risco a saúde mental dos participantes que é presente na história inteira, mas não desvia do romance principal nem vilaniza os personagens que estão envolvidos na produção;
6 os personagens secundários são muito interessantes. Por exemplo a vista como favorita para ser a escolhida de Charlie, a melhor amiga de Charlie e de Dev e até o ex-namorado de Dev.
Pontos negativos:
1 a falta de comunicação é algo constante para o desenrolar da história e isso incomoda, pois são coisas facilmente resolvidas;
2 toda a ideia de brincar com o tropo de namoro falso não faz sentido, considerando que um rapaz, para todos os efeitos, heterossexual não apenas beijaria outro homem apenas para se sentir confortável com a ideia de tocar mulheres;
3 a viagem para a cidade de Dev foi um pouco mirabolante demais.

Matheus656 24/09/2022

Ai gente achei lindo demais!!!! Superou e muito as minhas expectativas. So esperava que o final fosse um pouco menos corrido e mostrassr mais da vida deles mas o livro é perfeito!!!!
Matheus656 24/09/2022minha estante
Uma música que não saía da minha cabeça enquanto eu lia: Backseat - Charli XCX feat Carly Rae Jepsen

Guilhermina2 22/12/2022

Sem sal
Razoável, bem previsível.
Não tinha chegado na metade do livro e já sabia como iria terminar cada personagem.

Jardii 09/01/2023

Ele ficou.
Que livro mais lindo. Amei cada página, cada descoberta dos personagens sobre eles mesmos.

O Charlie se tornou um personagem favorito. Ver a transformação dele, seu autoconhecimento, foi tão incrível.

Queria que todo mundo pudesse ler esse livro. Acho que é o livro mais cheio de representatividade que já li!

Nancy 03/09/2022

Fofo, porém longo
"A Estratégia do Charme" entrega o que promete: romance fofinho e recheado de clichês. Entretanto, quando eu me proponho a vir fazer uma resenha sobre um livro, é um dever meu ser sincera. E a realidade é que a histórica é longa. Por varias vezes eu me peguei pensando "nossa, podiam dar uma acelerada nisso ein", em razão da quantidade de problemas que o casal principal passa, o que torna a leitura completamente exaustiva. Toda hora que um desses problemas acontecia, eu olhava para a porcentagem no kindle pensando "já devem estar no climax da história, deve estar em 85%", mas ai, para a minha surpresa, estava apenas em 40%.

nina 22/08/2022

Esse foi o primeiro livro escolhido para o @clubedogeefe, e confesso que se não fosse por isso, talvez eu nunca tivesse lido.
Comecei a ler sem saber sobre o que se tratava, mal tinha olhado pra capa. Eu estava esperando um romance clichê hétero, mas recebi um livro cheio de representatividade e com tudo que eu busco em um romance.
O livro é cheio de passagens importantes a respeito de saúde mental, o que com certeza me fez me apaixonar ainda mais por essa história. A autora trouxe temas importantes, que muitas vezes são banalizados ou ignorados, como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), a síndrome do pânico e a depressão e suas faces. A história não é sobre depressão, mas sobre personagens que vivem com a depressão e tentam viver suas vidas normalmente. Que jeito melhor de retratar isso do que trazendo o assunto à tona de forma natural?
Eu não esperava um livro com tantas questões importantes sendo retratado de forma tão responsável. Acho que essa é a melhor parte de ler um livro sem saber nada sobre ele. Estou panfletando ele pra todo mundo que eu posso.

raphaeltf 21/06/2023

Sinceramente? Eu não tava esperando muito...
Sim, de fato não estava esperando muita coisa quando peguei este livro para ler. Digo, a premissa é interessante, mas rolou um preconceito de leve com a capa que me faz torcer o nariz pra história antes mesmo de pegar para ler.

O que é muito engraçado, considerando que devorei o livro em dois dias, e sigo sem saber o que fazer da minha vida agora que terminei. A história de Dev e Charlie acima de tudo é envolvente. Você se vê preso e entretido nessa trama maluca de reality show, romance e questões sobre aceitação e saúde mental que acaba torcendo para que a história nunca termine, mesmo querendo cada vez mais dos dois.

A surpresa a cada novo parágrafo, a sensação maravilhosa de poder ver uma história possível na faixa dos 25-30 anos, todo o charme envolvido desde o título até os agradecimentos. Não tenho palavras para descrever o carinho que criei com esse livro.

Se você começou a ler essa resenha achando que eu meteria o pau na história, sinto lhe informar viu? Você vai ter que se deixar levar assim como eu.

Boa leitura a todos. Abraço.

gab 03/10/2022

uma delicinha
Admito que antes da leitura tinha poucas expectativas, mas surpreendi muito positivamente com o livro no geral.
O romance é fofo e bem desenvolvido e foi a primeira vez que eu li um livro com um protagonista lgbtq+ e neurodivergente (e que foca no como essas pessoas merecem ser amadas).
Foi uma das leituras mais gostosas do ano!! Gostei demais.

lally 10/10/2022

Que decepção
Achei tão batido, sem graça, as partes deles por fora nos encontros foi a parte que mais me prendeu, mas me irritei mais do meu prendeu!

sabados 13/10/2022

Piticos demais
Sério, é uma doçura. aconchegante, e engraçadinho.

eu adoro a construção dos personagens, o cuidado da autora ao trazer questões sobre saúde mental e a forma como ela trabalhou com isso. a representatividade existente em todo o livro e a sensibilidade sempre presente, tudo isso faz dessa leitura incrível.

não pretendia dar 4? mas o final me surpreendeu MUITO!