A Revolução dos Bichos

arrasou ???

muito bom???

li por sua causa #soufã

Ana :) 04/12/2022minha estante
concordo com tudo que vc disse ??

Gustavo Rafhael 21/03/2022

Que livro foda! Que livro atual! Que porcos safados!
Eu adorei a leitura, George Orwell consegue abordar um tema tão complexo como o totalitarismo de uma forma de tão fácil compreensão. Esse tipo de livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas.
A leitura é muito rápida, o livro é pequeno, mas ainda assim consegue passar sua mensagem de forma efusiva.
Recomendo muito que quem tiver interesse leia também sobre a história do autor e sobre a utilização do livro como arma ideológica, inclusive no Brasil pré ditadura militar, onde deram ao livro o nome de A revolução dos bichos, título que acabou se popularizando por aqui. Recomendo a leitora da edição lançada pela Companhia das Letras.com o nome de A fazenda dos animais, que é basicamente a tradução literal do original. Nessa edição há um prefácio do escrito pelo próprio Orwell que foi publicado numa edição ucraniana em 1947, e um posfácio do professor Marcelo Pen onde ele explica bem essa questão da deturpação do verdadeiro propósito do livro.
Aline Oliveira 22/03/2022minha estante
Esse livro é sensacional, li há um tempo e sempre lembro da história, vendo relação dele com a atualidade. ??

Gustavo Rafhael 22/03/2022minha estante
Sim, tanto ele quanto 1984 são muito atuais, infelizmente.

VictAria.Kaestner 23/03/2022minha estante
Livro sensacional! Sempre releio. Me causa uma sensação angustiante quando chego na parte em que os porcos estão em pés andando como humanos...
Atual e brilhante!

Brubajhas 06/09/2021

Admirável
A história possui um grande contexto histórico, do qual foi trabalhado de forma estonteante, mas o próprio autor odiava a esquerda, então tenho minhas controversas em relação ao ponto de vista dele.
Capaz de eu pegar ranço de porquinhos agora KK
rafalemos92 08/09/2021minha estante
Parece q esse autor gostava de regimes autoritários. O livro 1984 é igual e desfecho semelhante

Gustavo Rafhael 04/03/2022minha estante
Na verdade ele não odiava a esquerda. Ele se considerava pró-socialista, o que ele criticava era o rumo que a URSS estava dando ao socialismo. Segue um trecho extraído do prefácio que ele escreveu para uma edição ucraniana de A fazenda dos animais:
"De fato, a meu ver, nada contribuiu tanto para a corrupção da ideia original de socialismo quanto a crença de que a Rússia é um país socialista e cada gesto de seus governantes deve ser desculpado, quando não imitado."

João Arthur 16/07/2021

Porcos Comunistas....
Os sentimentos predominantes ao longo da leitura são raiva (dos porcos) e tristeza pela situação dos outros animais. Orwell tem uma linguagem sarcástica, um deboche, que ao mesmo tempo que serve pra fazer o leitor entender o sentimento dos personagens, também serve pra deixar a gente com mais raiva da situação.
O paralelismo com a Revolução Russa é incrível. Passei o tempo todo querendo identificar o que seria o quê na história real.

Foi meu primeiro contato com George Orwell e com toda certeza outros virão!
Bernardo.Mucelini 16/07/2021minha estante
Meu camarada, ótima resenha!

João Arthur 17/07/2021minha estante
Muito obrigado, camarada Bernardo!!

duda.otoni 27/11/2022

ig: @bibliotecaarcheon
Esse livro foi muito mais do que eu esperava. As críticas sobre o comunismo abordadas foram muito bem feitas e foi algo legal de se ler por alguém que vivenciou essa época e conseguiu expor sua opinião por meio da arte (algo que acho incrível, pois os artistas se desdobram pra publicar algo sem serem censurados e olhe lá). O final foi sensacional e chega a ser assustador a forma como a revolução (na teoria) foi alterada ao longo da história, teorias conspiratórias foram feitas apenas para dar lugar ao poder e aqueles que deveriam estar unidos desde o início, foram sendo segregados ao longo da narrativa justamente pelo poder que foi adquirido.

Fiquei bastante triste com o fim do cavalo (não me recordo o nome agora), porém é algo que vemos até hoje. Seres que dão de tudo no trabalho, dão o sangue para entregar resultados e no final são tratados como lixo e não tem o mínimo de valor e/ou respeito.

Uma grande obra de arte mesmo!!
Isabella594 27/11/2022minha estante
também fiquei muito triste com o cavalo :(
amo esse livro, é assustador o quão real ele consegue ser até hoje em dia!

João 18/03/2023

Esse livro é incrível, com uma leitura agradável e de fácil entendimento, não se torna cansativo, e a vantagem de ser curto. Ao terminar me deixando um pouco pensativo.
Noxious.Storm 18/03/2023minha estante
Se vc gostou desse vai amar 1984

Amanda 13/02/2023

Foi uma leitura boa e bem rápida.
Historinha divertida e crítica ao socialismo utópico.
Fiquei muito triste com a morte do Boxer
paulo!! 13/02/2023minha estante
Fiquei triste com a morte do Sansão

Jam_santos 19/02/2022

Tempo e dinheiro são a peça chave para a LIBERDADE
Que leitura NECESSÁRIA!!!

Assim como diz na sinopse, é um livro para ser lido e toda é qualquer época. Incrível como conseguimos relacionar com o nosso mundo atual, será que nunca vamos mudar ?
_rodrido 19/02/2022minha estante
A canetada do Orwell nesse aqui

Paulo.Henriqui 29/06/2021

Chacado
Comecei o livro extremamente indignado, depois fiquei feliz e aliviado, e terminei ele extremamente indignado. George Orwell é um gênio, e o paralelo com a realidade e as críticas são certeiras. Incrível.

titiz0 04/07/2021

SURTO
eu de fato não esperava esse final, achava que Snowball iria voltar e revolucionar a revolução, mas o final me parece apropriado. é um bom livro pra começar a se interessar por política

Carol.Scagliusi 04/07/2021

A revolução dos bichos
Não sei nem por onde começar! Nunca senti a fantasia tão perto da realidade! Chega a ser até um pouco agonizante!

Acredito que a grande maioria já leu ou conhece a história da "A revolução dos bichos", mas para quem desconhece, a história é sobre uma fazenda, onde os animais se revoltam e tomam o poder.
No decorrer do livro, vemos alguns animais tomando a liderança, fazendo intrigas, mudando regras, se beneficiando e mentindo.

O livro é super rápido de ler, pois tem apenas 96 páginas. A escrita é fácil e envolvente.
Em muitos momentos liguei a história a realidade e me revoltei com as manipulações!
Incrível como a ficção nos faz refletir tanto e achar tantos pontos em comum com o que acontece no nosso dia a dia. Com certeza é um livro que todo mundo deve ler uma vez na vida!

lusandra 01/05/2024

Essa leitura tem tantas camadas que podem ser abordadas, tantas interpretações sobre política, exploração trabalhista, desigualdade social, manipulação de massas através da comunicação, concentração de poder... e estas são só algumas das coisas que identifiquei ao longo da leitura. Não é à toa que a obra se tornou um clássico atemporal

Raissa.Arruda 08/07/2021

Quatro perna bom, duas pernas ruim.
Cara, eu amei muito esse livro! O que eu mais gostei foi a semelhança dele com o ?Movimento oposicionista da revolução russa?.
Vale super a pena ler.

Monaliza 09/07/2021

Gostei bastante do livro, muito interessante e nos faz refletir demais. Foi um pouco cansativo, mas eu li tudo em poucas horas, então compensou.

Leo 10/07/2021

Muito bom?
Achei que teria dificuldade em entender toda a fábula e tudo que ela se referia mas não aconteceu isso. Consegui entender muito bem e foi muito fluido.