A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

lusandra 01/05/2024

Essa leitura tem tantas camadas que podem ser abordadas, tantas interpretações sobre política, exploração trabalhista, desigualdade social, manipulação de massas através da comunicação, concentração de poder... e estas são só algumas das coisas que identifiquei ao longo da leitura. Não é à toa que a obra se tornou um clássico atemporal

Lizandra24 01/03/2024

Porcos
É uma leitura rápida e fluida e nos faz criar uma raiva gigantesca dos porcos. Toda manipulação em relação aos que possuíam menos instrução e até mesmo menos capacidade cognitiva que confiavam neles de maneira cega. Ela te faz entrar em grande período de introspecção tentando entender como um livro escrito a mais de setenta anos pode ainda ser tão atual.

mgabiluz 20/01/2024

Citações
?Sejamos francos: nossas vidas são miseráveis, laboriosas e curtas. Nos nascemos, recebemos apenas comida suficiente para sobreviver, e aqueles entre nós que conseguem se manter vivos são forçados a trabalhar até o último átomo de suas forças. (?) Nenhum animal na Inglaterra conhece o significado de felicidade ou lazer. Nenhum animal na Inglaterra é livre. A vida de um animal é miséria e escravidão, esta é a verdade nua e crua.
Mas será isso simplesmente parte da ordem natural? Será que está nossa terra é tão pobre que não consegue proporcionar uma vida decente aos que vivem nela? Não, camaradas, mil vezes não! O solo da Inglaterra é fértil, o clima é bom, o solo é capaz de oferecer comida em abundância para um número muitíssimo maior de animais do que os que agora habitam. (?) Por que, então, continuamos nessa condição miserável? Porque a quase totalidade do produto do nosso trabalho é roubada de nós pelos seres humanos. Esta, camaradas, é a resposta para todos os nossos problemas. Tirem o homem de cena e a causa da fome e do excesso de trabalho fica eliminada para sempre.
O homem é a única criatura que consome sem produzir. (?) Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Ele os põe pra trabalhar, dá de volta o mínimo indispensável para que não morram e guarda o resto para si. Nosso trabalho cultiva esse solo, mas, apesar disso, não há um só entre nós que possua mais do que a própria pele.?

?Portanto, camaradas, não está claro e cristalino que todos os males desta nossa vida nascem da tirania dos seres humanos??

?Nunca deem ouvidos quando eles disserem que o homem e os animais têm um interesse comum e que a prosperidade de um é a prosperidade dos outros. Isso é mentira. O homem não busca o interesse de nenhuma criatura além dele mesmo. Que entre nós, haja uma perfeita união.?

?Mais riquezas do que temos em mente
Como trigo, cevada, aveia e feno
Trevo, feijão e todo tipo de semente
A todos nós pertencerão igualmente.

Os campos da Inglaterra vão brilhar
E límpidas as águas vão murmurar
Mais doce ainda a briga vai soprar
No dia em que iremos nos libertar.

Em prol deste dia trabalhar nós devemos
Ainda que morramos antes de vencermos
Vacas, cavalos e aves em pé de igualdade
Todos precisamos lutar pela justa liberdade.?

?Todos os animais são iguais mas alguns animais são mais iguais do que outros.?

?Entre porcos e seres humanos não havia conflito de interesses. Pois suas lutas e dificuldades eram as mesmas. O problema do trabalho, afinal, não era idêntico em todo o lugar? (?) Se você tem seus bichos inferiores com quem lutar, nós temos as nossas classes baixas!?

?As criaturas do lado de fora olharam de porco para homem, de homem para porco e de porco para homem de novo, mas já era impossível saber qual era qual.?

Marta 09/12/2023

Leitura interessante sobre a humanidade através dos bichos ,nossos comportamentos e ambições sendo retratada pela fábulas dos bichos,que saber como é o caráter de uma pessoa dê poder a ela ...

Smilinguida 09/09/2023

A Revolução dos Bichos
É um livro que aborda de um modo fabuloso o comunismo, tal que transmite una falsa visão de igualdade. E é isso que podemos ver no livro, no final: homens e animais, na verdade, viviam em um círculo capitalista.

theananalu 05/09/2023

Alguns animais são mais iguais que outros
Foi meu primeiro contato com george orwell e, apesar de eu saber todo o contexto histórico e pra quem ele estava se referindo quando escreveu esse livro, é inegável o quanto é atemporal e facilmente assimilável com a realidade. se eu for fazer uma análise mais profunda - que não era meu objetivo quando li - vou chegar a um milhão de criticas, mas como li como entretenimento e pra passar o tempo, por ser uma narrativa curta, posso dizer que me diverti muito e foi mais legal (ou deprimente) do que eu imaginava ficar comparando os fatos do livro com os da vida real.

Sara Pessôa 20/07/2023

Um livro para refletir
?A Revolução dos Bichos? claramente é uma sátira inteligente e mordaz que critica a natureza humana, as ideologias políticas e, especificamente, o socialismo. E não há quem me prove o contrário.
Os animais, cansados de uma vida miserável e opressiva, decidem se rebelar contra os maus-tratos humanos. Inicialmente, a revolução traz esperança de uma vida melhor para os animais, com a promessa de igualdade, justiça e liberdade. No entanto, logo os porcos começaram a monopolizar o poder e os privilégios, criando uma nova elite que explora os demais animais. Orwell retrata magistralmente a corrupção do ideal socialista original, à medida que o grupo no poder se afasta dos princípios fundamentais da revolução e estabelece uma hierarquia opressiva semelhante à que existia anteriormente com os humanos. A metáfora dos porcos representa a tendência histórica de algumas lideranças socialistas que, ao chegarem ao poder, acabaram se corrompendo e abandonando os princípios coletivistas em favor de uma concentração do poder em suas mãos. A transformação do Camarada Napoleão de líder aparentemente justo para um ditador tirânico, é uma alusão crítica aos líderes autoritários que surgiram em alguns regimes socialistas. Ao longo do livro, Orwell também demonstra como a manipulação da linguagem e da propaganda é usada para controlar as massas e justificar as ações do governo. O último lema da fazenda, "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros", exemplifica essa distorção da verdade e a deturpação dos princípios originais.
"A Revolução dos Bichos" é uma obra atemporal que continua relevante até os dias de hoje. A crítica ao socialismo presente no livro é complexa e sagaz, ressaltando as potenciais falhas e desvios que podem ocorrer em qualquer sistema político que envolva o poder concentrado em poucas mãos. Orwell alerta sobre os perigos da corrupção humana, destacando como os ideais mais nobres podem ser corrompidos quando confrontados com a realidade da ganância e da busca pelo poder.

Joyce.Bressan 07/07/2023

Um livro SENSACIONAL que foi publicado em 1945 mas poderia claramente ter sido escrito nos dias atuais. É sobre uma fazenda em que os bichos resolvem se revoltar contra seus donos. É uma crítica aos acontecimentos da época em que foi escrito. Ao "tomarem conta" da fazenda algum animal precisa ficar à frente e todos são obedientes a ele, que dá uma bela abusada do poder. Apenas leiam.

João 18/03/2023

Esse livro é incrível, com uma leitura agradável e de fácil entendimento, não se torna cansativo, e a vantagem de ser curto. Ao terminar me deixando um pouco pensativo.
Noxious.Storm 18/03/2023minha estante
Se vc gostou desse vai amar 1984

nekowar 24/02/2023

Bem mais interessante do que eu imaginava e uma grande alusão a nossa sociedade.
Foi impossível ler sem comparar com tudo o que vivemos.

Anderson588 23/02/2023

Já estava esperando ir numa direção parecida com 1984, George Orwell sempre vai trazer questões politicas, filosóficas e morais. Por mais que eu tenha gostado bastante, ainda prefiro 1984, mas isso pode ser uma questão pessoal sobre gostar de ter contato direto com comportamento critico humano, que é mais presente lá do que aqui. Mas é incrível, e ao mesmo tempo trágico, ver como é possível desenvolver uma narrativa para a vida e conseguir, de forma manipulativa, carregar uma massa inteira nessa narrativa. E acaba ficando o questionamento: não é o que estamos vivendo constantemente?

Maria 15/02/2023

Sem palavras
Com uma escrita dinâmica e de fácil compreensão, George Orwell faz duras críticas ao governo socialista soviético, em 1945, por meio da construção de uma falsa revolução de animais.
Orwell crítica o Stalisnismo, a censura, a distribuição de poder a poucos, e ainda inclui todos os elementos de um governo ditatorial.

Essencial e atemporal, simplesmente George Orwell.

Clara 14/02/2023

Livraço !!!
Orwell foi g e n i a l ao escrever essa obra.

Sinceridade, comecei a ler sem muito saber...

A revolução dos bichos é uma fábula, conta como os animais da fazenda do Senhor Jonas tomaram ela, cansados dos maus tratos. Mas não para por aí, essa revolução dos animais da fazenda vai mais além.

É bastante perceptível as críticas do cronista, dado pela época que foi publicado o livro ~ 1945 ~ .

Só leiam, pfvrrr !!!

Amanda 13/02/2023

Foi uma leitura boa e bem rápida.
Historinha divertida e crítica ao socialismo utópico.
Fiquei muito triste com a morte do Boxer
paulo!! 13/02/2023minha estante
Fiquei triste com a morte do Sansão