A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Taís 10/02/2023

Alguns animais são mais iguais que outros
Achei genial. Eu pensei que ia ser difícil esse clássico mas foi uma leitura muito tranquila. Durante a leitura toda o sentimento é de ódio pelos porcos. Como eles criam e quebram suas próprias regras. Como eles manipulam a mente dos outros animais e se beneficiam do seu trabalho ?.
Eu fiquei tentando a cada capítulo assimilar a fábula com a crítica real de Orwell mas nem sempre consegui. Quero estudar mais sobre.
É claro que o livro é muito mais do que isso, mas não tenho capacidade crítica de comentar ?.

Leticia.Ternus 08/02/2023

ótima distopia
No começo tive um pouco de dificuldade com toda essa questão dos bichos (sentia que o Orwell tava chapado quando teve essa ideia), mas o livro é muito bom. Uma ótima distopia para quem gosta de livros neste estilo.
Impossível não trazer toda história pra realidade atual, e a realidade da época que foi escrito.

nina.zardo 01/02/2023

"Mas alguns são mais iguais do que outros."
É uma crítica atemporal, e dolorosamente atual, que se encaixa em qualquer regime; é sobre humanidade, alienação, poder... E foi essa minha visão durante a leitura e avaliação.
Sei que existe muito o que se aprofundar e debater quanto às intenções do autor e o contexto específico da história, mas durante a leitura só pude enxergar como uma crítica generalizada, e assim interpretei.
A linguagem é simples, a leitura é muito mais rápida do que eu esperava, a crítica é apresentada de forma extremamente clara e até didática.

Luana 31/01/2023

Crítica ao sistema falho
Acredito que vale muito a pena ler quando você quer entender melhor como era a ideia de proposta do comunismo, mas como realmente foi atuada pela sociedade. Usando metáfora de animais, fica fácil de ler, como uma historiazinha infantil, e assim você entende tudo perfeitamente. Boa escrita, bacana.

Japam Martins 31/01/2023

Esse eu tive dificuldade em criticar...
Sem critério algum escolhi A Revolução dos Bichos pra ser meu primeiro livro do autor, e claramente me apaixonei muito por essa obra. É perfeita em diversos aspectos, por mas que a capa dessa edição pareça até de um livro infantil, esse livro tem uma história incrível contada de uma forma rápida e fácil, sem nenhuma "enrolação" no enredo, possibilitando um livro pequeno, que pode até mesmo ser lido em um dia só.
Alguns detalhes e explicações ficaram em falta, mais nada que atrapalhe a leitura. Em minha opinião não temos nenhum personagem principal na história, o que permite que o leitor se apegue e odeia a qualquer um dos personagens, por mais que o grande antagonista do livro seja o alvo comum desse ódio.
É perceptível que George Orwell escreveu essa história como uma metáfora pra fazer uma critica social, na verdade criticar muita coisa, como o socialismo, a igreja, a mídia e muito mais. Porém entender essa crítica é bem difícil, não que isso atrapalhe a leitura, só é algo que precisei procurar entender após a leitura. Explicar toda a crítica de Owell pede até uma aula de história.
E por último gostaria de exaltar a escrita de George Orwell, que por mais traduzida que tenha sido ainda podemos ver traços muito bons, como o ótimo costume de trocar falas e discursos longos por narrações que resumem tudo muito bem.
Com tudo o que falei, com certeza indico muito.

Carol 31/01/2023

Como se inicia uma ditadura
Pra ser bem sincera, achei que eu não fosse gostar do livro mas, me surpreendi, acbei gostando e, devorando.
Como pode um autor escrever um livro há tantos anos e, o assunto ser tão atual.
Em "A revolução dos bichos", podemos ver a forma sutil como a ditadura é inserida em nossas vidas.
Vale muito a pena a leitura.

Naluh Pena 28/01/2023

Revolução dos bichin
É um grande retrato da sociedade de certa forma, tem muitos paralelos com a realidade que são mt fáceis de visualizar.
A escrita flúida e simples ajuda a traçar essas relações com a realidade e te deixam em choque Kkkk mas é um livro mt bom, gostei dms

Yaya 27/01/2023

"Todos os Bichos são Iguais, mas Alguns são mais Iguais que os Outros"
Mais de 50 anos se passaram e George Orwell continua tão recente que assusta.
Os porcos se auto intitulando superiores e principalmente Napoleon ser um ditador colocando tudo de ruim que acontece na culpa do adversário lembra muito certos casos brasileiros...

Taci.Souza 24/01/2023

Esta pequena fábula de George Orwell, entrega em magnitude filosófica o que não tem em número de páginas. Uma alegoria habilmente ambientada em uma fazenda, estrelada por animais comuns ao nosso convívio que, cansados dos abusos que sofrem nas mãos dos homens, decidem mudar as regras e se rebelar. QUATRO PERNAS BOM, DUAS PERNAS RUIM! Assim tem início a Revolução dos Bichos.

Orwell é incisivo em sua narrativa. O modo com tece a trama apontando e destacando as mudança e evolução dos animais ao mesmo tempo em que reflete em suas ações e pensamentos o pensar e agir humanos é, sem medo de exagerar no elogio, genial.

Uma, entre as muitas coisas que me empolgaram durante essa leitura, foi identificar muitos ecos de 1984. É perceptível ao leitor atento que Animal Farm é esboço do mais tarde seria seu antecessor; um rascunho de muitos traços do que mais tarde se tornaria uma obra prima. Sinto-me orgulhosa de ter lido ambos.

bia.aps 19/01/2023

Livro realmente muito bom, de fácil leitura e entendimento.

De forma leve trás críticas a sociedade, onde quando a revolução por uma equidade e equilíbrio entra no ciclo vicioso da humanidade e se torna novamente uma dominação de povos, uma manipulação e restrição de conhecimento e direitos.

Éramos pra ser a raça inteligente, mas vivemos nos escravizando, nos excluindo, impedindo nossa evolução como coletivo.

O livro apresenta isso por meio de animais, talvez como forma de amenizar a nossa realidade sendo representada.

Bianca Walter 15/01/2023

O poder corrompe
A Revolução dos Bichos é uma sátira, criada por George Orwell, que critica a União Soviética sob comando de Stalin. É uma leitura descomplicada e curta, mas que provoca desconforto por demonstrar como a sede por poder corrompe até o mais inocente dos sonhos.

Nerd 12/01/2023

Perfeito, uma crítica sutil mas muito direta ao sistema capitalista, a alusão feita com os porcos foi muito bem sacada, o livro deixa bem claro que um povo desinformado/sem estudo é um povo indefeso.

Maria.Gabriela 10/01/2023

Alguns são mais iguais do que outros...
O autor consegue expressar com magnificência uma paródia de um sistema político teoricamente igualitário. A igualdade, tão pregada atualmente, é inalcançável na história e os animais não conseguem ver isso, por sua ignorância garantida pelos porcos.

A história mostra como o poder exercido por uma pequena parcela da população, no caso dos animais, reage em seu pleno controle e quão grande é a importância de se lembrar da própria história para que ela não seja recontada em benefício de outros.

É um livro que te faz pensar muito, apesar disso, uma leitura leve e fácil.

Merece com certeza todo o sucesso que tem.

glends 09/01/2023

Um bom livro, leitura muito rapidinha, sei que fala de uns assuntos importantes e recomendo ver vídeos ou coisas sobre depois que terminar, é bem interessante. Dei 4 porque acho que faltou mais rebeldia dos bicho, mas enfim, muito bom.