A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Isadora 26/10/2021

a revolução dos bichos
o livro retrata como uma ditadura tem um modo sutil de ser desenvolvida dentro de um país, começa mudando um pouquinhos os fatos, dando poder demais para alguns, gerando medo, criando um vilão que não existe e quando eles vão ver, se encontram na mesma situação inicial só que com "líderes" diferentes. acima de tudo é uma obra política, clássica e genial, excelente para ser citada em vestibulares. nos mostra que você pode facilmente mudar quando lhe é dado poder. também é evidente o quando é comum a população ser extremamente manipulada com um político que se auto denomina "salvador", ou seja, trazendo para o nosso contexto, MESSIAS.....

Gabriela.Maria 21/10/2021

Eu havia lido o livro 1984 do George Orwell e gostei muito, logo, comecei A revolução dos bichos com uma expectativa alta e elas foram totalmente atendidas. O livro é muito bom, uma leitura super fácil e rápida. Você vai refletir bastante com o livro também e ele é super interessante. Recomendo super a leitura!

Anas 19/10/2021

??????????
Livro sensacional. Amei as críticas do livro, amei tudo nele, foi o primeiro livro que li do George Orwell (pretendo ler mais) e amei. Gostei da história, gostei de tudo e ele vai me ajudar muito na escola, enem etc.
Obrigada George Orwell por essa obra prima.

?As criaturas do lado de fora olharam de porco para homem, de homem para porco e de porco para homem de novo, mas já era impossível saber qual era qual.?

Samy 19/10/2021

Enfim a hipocrisia
Obra atemporal! É incrível como o autor retratou tão bem o quanto podemos ser manipulados por líder dito salvador da pátria que promovem a nova (leia-se velha) política. Este é o tipo de livro que toda pessoa deveria ler na vida.

Gabi 01/10/2021

Que final foi esse?
Não vou negar que achei o decorrer do livro um pouco cansativo e entendiante mas no final entendi o pq de ser assim. É um livro com um final surpreendente e cativante, quem estiver em busca de uma leitura gostosa para acabar em uma tarde esse é o livro certo.

Fran 09/09/2021

Genial
Mais uma vez, Orwell sendo genial e escrevendo um clássico que sempre parecerá atual. Mostrando que no fundo não importa o que você é ou a quem serve, quando o poder entra no meio, todos são corrompidos igualmente até não haver diferença entre homem ou bicho.
(Três dias de leitura)

Brubajhas 06/09/2021

Admirável
A história possui um grande contexto histórico, do qual foi trabalhado de forma estonteante, mas o próprio autor odiava a esquerda, então tenho minhas controversas em relação ao ponto de vista dele.
Capaz de eu pegar ranço de porquinhos agora KK
rafalemos92 08/09/2021minha estante
Parece q esse autor gostava de regimes autoritários. O livro 1984 é igual e desfecho semelhante

Gustavo Rafhael 04/03/2022minha estante
Na verdade ele não odiava a esquerda. Ele se considerava pró-socialista, o que ele criticava era o rumo que a URSS estava dando ao socialismo. Segue um trecho extraído do prefácio que ele escreveu para uma edição ucraniana de A fazenda dos animais:
"De fato, a meu ver, nada contribuiu tanto para a corrupção da ideia original de socialismo quanto a crença de que a Rússia é um país socialista e cada gesto de seus governantes deve ser desculpado, quando não imitado."

Vitinho 29/08/2021

Necessário
Eu protelei o quanto pude a escrita dessa resenha, porque precisei de tempo para digerir tudo o que esse livro representa. Mesmo sendo um livro escrito a tanto tempo, pra mim ele é mais do que atual, é atemporal!
As críticas sociais e políticas são mais do que pertinentes, são a realidade, e o autor tratou de todas elas com maestria.
George Orwell foi brilhante em resumir tão bem como as ditaduras começam de forma sutil, utilizando-se das fraquezas e da ignorância das massas para incutir o que eles querem que elas pensem. Mudar os fatos, utilizar o medo como arma, suprimir a esperança por mostrar que estão vivendo tempos muito melhores, criar um vilão que não é real, a política do pão e circo, e a criação de uma figura quase mítica, tipo um Deus, todas essas são táticas sutis mas que com o passar do tempo vão validando o sistema, e impede que os dominados vejam a verdade e não consigam, muitas vezes, lutar para reverter a situação.
E o mais incrível é que isso já ocorreu diversas vezes na história mas muitos continuam alheios a isso, e novos regimes autoritários vão tomando forma e ganham milhares de seguidores.
?Quatro pernas bom, duas pernas melhor? - Nada vai resumir de forma mais adequada tudo o que esse livro aborda e ensina.
Eu com certeza lerei várias vezes e super indico que todos leiam.

Carol206 26/08/2021

?Ser humano bom é ser humano morto!?
Esse livro tem muitas frases marcantes, assim como a que se encerra o livro:
Durante a leitura conseguimos perceber todo o sarcasmo envolvendo a história e trazer isso para nossa sociedade.
Foi um livro que me surpreendeu muito, mas que não é muito parecido com o meu gosto. Achei interessante, mas poderia ser um conto, mais curto e objetivo.

Mari 23/08/2021

Parecia chato mas é muito legal
Adorei esse livro! Adorei entender o que ele tava querendo dizer e ver as relações com a sociedade de até mesmo hoje em dia. E também passei muita raiva com esse porco

Valscabral 15/08/2021

Que revolução é essa?!
A história se passa numa fazenda onde houve um movimento revolucionário dos animais contra a exploração e maus tratos.
Um grupo de animais, os porcos, assumem uma liderança a princípio revolucionária, mas aos poucos se vê os porcos que se destacavam por sua habilidade intelectual superior subjugando os demais que mal sabiam ler.
Em determinado momento a briga pela liderança entre os porcos. E a tomada pelo poder do que se armou com a força. E a cada dia com discursos mais convincentes, os porcos começam a fazer o que os humanos que eram seus inimigos faziam.
Portanto a conclusão é que as classes superiores, vão manipular e dominar, explorando cada vez mais. O socialismo é uma farsa.

Vini 14/08/2021

Amei!!
Com metáforas incríveis e uma escrita tão simples e ao mesmo tão completa, não é atoa o livro ser um clássico!
Apesar de fazer um paralelo com a Rússia Stalinista e ser usado erroneamente por muitos como um símbolo e referência capitalista, muitas críticas perpassam também no sistema capitalista. Nessa livro e na vida real, a revolução é só um pretexto para mudar os exploradores em ascensão, mas não deve ser interpretado como um símbolo anti revoluções.
De qualquer forma, a interpretação equivocada de muitos, não diminui a genialidade do livro.

Yasmin460 12/08/2021

Revolução dos Bichos
Olha, pense num livro que vai te fazer passar raiva, é esse aqui. Ele realmente te faz refletir sobre as coisas e é muito realista apesar de envolver bichos. Super recomendo, livro maravilhoso.

marcadeods 10/08/2021

Mais um do Orwell que virou meu xodó
Uma das leituras mais curtas desse ano mas com tanto conteúdo que estou até agora pensando sobre o livro

A história vai contar a vida dos animais na Fazenda dos Animais sendo submetidos ao que os homens normalmente fazem com os "seres inferiores": usam de sua produção natural e sua mão de obra de maneira abusiva. Porém, um dia completamente cansados disso eles seguem em uma Revolução para expulsar os humanos dali, e viver apenas os animais de quatro patas em plena harmonia e igualdade ("quatro patas são bons, duas pernas são ruins"). E obviamente que as coisas falham, porém, devido tamanha alienação e situação de pouca evolução, os animais demoram a perceber a situação precária e exaustiva em que se encontram.

Mais um livro do Orwell escrito para criticar a direita e a usar cenários "absurdos" para explicar como o poder corrói e corrompe, fazendo com que o homem (ou os animais) seja um dia capaz de por em prática a igualdade plena se buscar incessantemente o melhor para si em cima do cansaço do outro. E o final do livro trás uma reflexão tão absurda em uma única frase que não irei contar pois preciso que você leia para ter a mesma emoção que eu senti, mas te garanto que no final você vai ficar "minha nossa A CRÍTICA MEU DEUS".

Favoritado para a vida !