A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

João Arthur 16/07/2021

Porcos Comunistas....
Os sentimentos predominantes ao longo da leitura são raiva (dos porcos) e tristeza pela situação dos outros animais. Orwell tem uma linguagem sarcástica, um deboche, que ao mesmo tempo que serve pra fazer o leitor entender o sentimento dos personagens, também serve pra deixar a gente com mais raiva da situação.
O paralelismo com a Revolução Russa é incrível. Passei o tempo todo querendo identificar o que seria o quê na história real.

Foi meu primeiro contato com George Orwell e com toda certeza outros virão!
Bernardo.Mucelini 16/07/2021minha estante
Meu camarada, ótima resenha!

João Arthur 17/07/2021minha estante
Muito obrigado, camarada Bernardo!!

Vitinho 29/08/2021

Necessário
Eu protelei o quanto pude a escrita dessa resenha, porque precisei de tempo para digerir tudo o que esse livro representa. Mesmo sendo um livro escrito a tanto tempo, pra mim ele é mais do que atual, é atemporal!
As críticas sociais e políticas são mais do que pertinentes, são a realidade, e o autor tratou de todas elas com maestria.
George Orwell foi brilhante em resumir tão bem como as ditaduras começam de forma sutil, utilizando-se das fraquezas e da ignorância das massas para incutir o que eles querem que elas pensem. Mudar os fatos, utilizar o medo como arma, suprimir a esperança por mostrar que estão vivendo tempos muito melhores, criar um vilão que não é real, a política do pão e circo, e a criação de uma figura quase mítica, tipo um Deus, todas essas são táticas sutis mas que com o passar do tempo vão validando o sistema, e impede que os dominados vejam a verdade e não consigam, muitas vezes, lutar para reverter a situação.
E o mais incrível é que isso já ocorreu diversas vezes na história mas muitos continuam alheios a isso, e novos regimes autoritários vão tomando forma e ganham milhares de seguidores.
?Quatro pernas bom, duas pernas melhor? - Nada vai resumir de forma mais adequada tudo o que esse livro aborda e ensina.
Eu com certeza lerei várias vezes e super indico que todos leiam.

Ju (Taylor's Version) 26/06/2021

Quatro pernas bom, duas pernas ruim!
Sinto que muitas pessoas da minha idade não tem interesse algum em conhecer as obras de George Orwell e confesso que eu era uma delas, mas eu peço a você que está lendo isso: abra esse livro e você não vai se arrepender.
É uma obra fácil de entender, curtinha, fluida... e tão forte ao mesmo tempo, que diz tanto sobre o mundo, tendo um significado ainda mais intenso para quem mora no Brasil atual. Simplesmente genial.

Mari 23/08/2021

Parecia chato mas é muito legal
Adorei esse livro! Adorei entender o que ele tava querendo dizer e ver as relações com a sociedade de até mesmo hoje em dia. E também passei muita raiva com esse porco

Brubajhas 06/09/2021

Admirável
A história possui um grande contexto histórico, do qual foi trabalhado de forma estonteante, mas o próprio autor odiava a esquerda, então tenho minhas controversas em relação ao ponto de vista dele.
Capaz de eu pegar ranço de porquinhos agora KK
rafalemos92 08/09/2021minha estante
Parece q esse autor gostava de regimes autoritários. O livro 1984 é igual e desfecho semelhante

Gustavo Rafhael 04/03/2022minha estante
Na verdade ele não odiava a esquerda. Ele se considerava pró-socialista, o que ele criticava era o rumo que a URSS estava dando ao socialismo. Segue um trecho extraído do prefácio que ele escreveu para uma edição ucraniana de A fazenda dos animais:
"De fato, a meu ver, nada contribuiu tanto para a corrupção da ideia original de socialismo quanto a crença de que a Rússia é um país socialista e cada gesto de seus governantes deve ser desculpado, quando não imitado."

rayssa 07/07/2021

Confesso que não tinha interesse em ler esse livro e só li para fazer um trabalho para a escola, mas eu amei muito, e fora que é uma leitura muito rapida. É surreal como as situações que acontecem na historia tem tudo haver com o que ja aconteceu e acontece um pouco ainda no nosso mundo hoje em dia.

ESSE LIVRO É NECESSÁRIO!!

Manuh 13/05/2022

Ferozmente atual
Esse livro foi um soco no estômago.

George Orwell, em 1945 conseguiu trazer uma mensagem atemporal.

Impressionante como o comportamento dos porcos mudam ao alcançar o poder.

Leitura necessária.

Smilinguida 09/09/2023

A Revolução dos Bichos
É um livro que aborda de um modo fabuloso o comunismo, tal que transmite una falsa visão de igualdade. E é isso que podemos ver no livro, no final: homens e animais, na verdade, viviam em um círculo capitalista.

geovanaoliveiram 03/01/2023

Será um livro sobre uma fazendinha?
O costume de ler clássicos pra mim é quase nulo,mas sempre tive muita vontade de ler Orwell, em específico esse livro que é um dos mais comentados do autor. Um livro extremamente inteligente que mostra as faces de regimes políticos, faz comentários necessários para um pensamento mais crítico. Confesso que valeu a pena a leitura. Esse livro em específico teve início na Revolução Russa, mas traz bastante reflexão em governos autoritários, no início a narrativa é extremamente bonita e igualitária, mas ao longo da história vemos o desenvolvimento e como essa ideia não funcionou. Vale a pena ser lido.

Rodrigo1185 08/01/2023

Ótima história para refletir
Gostei muito da história, as escrita é muito boa e envolvente, tem um ritmo bom e traz uma grande reflexão.

Tatiane.Costa 08/01/2023

Revolução, evolução e luta por direitos, mas nem tudo é o que parece. Com certeza uma leitura necessária.

Leticia.Ternus 08/02/2023

ótima distopia
No começo tive um pouco de dificuldade com toda essa questão dos bichos (sentia que o Orwell tava chapado quando teve essa ideia), mas o livro é muito bom. Uma ótima distopia para quem gosta de livros neste estilo.
Impossível não trazer toda história pra realidade atual, e a realidade da época que foi escrito.

Leticia.Dorneles 24/12/2022

Animais?
Incrível o quanto me surpreendi com esse livro, era lendo e vendo a semelhança que tem com a gente kkkkk. Chocante porém verídico.
Eles não reclamavam mas trabalhavam mais que comiam...

Leo 10/07/2021

Muito bom?
Achei que teria dificuldade em entender toda a fábula e tudo que ela se referia mas não aconteceu isso. Consegui entender muito bem e foi muito fluido.

Yasmin460 12/08/2021

Revolução dos Bichos
Olha, pense num livro que vai te fazer passar raiva, é esse aqui. Ele realmente te faz refletir sobre as coisas e é muito realista apesar de envolver bichos. Super recomendo, livro maravilhoso.