Brilhante

Brilhante Julia Quinn

Resenhas - Brilhante

Gerlania 06/05/2024

Para o estilo de narrativa que se espera em romance de época, a obra Brilhante a história de Belle atende ao quesito. Belle é uma jovem destemida, inteligente e muito sagaz na hora de se impor e apresentar a sua opinião. Quanto ao John, ele é um típico personagem, ex-soldado, caracterizado pelos traumas de uma guerra. A união dos dois proporciona um romance divertido e leve, sem muitos dramas. Aliás, o drama da história, sinceramente, não me envolveu muito, mas eu não estava procurando uma leitura profunda também, então, está ótimo. Já li livros melhores da autora? Com certeza. Porém, esss foi uma boa leitura para me curar de uma ressaca Literária.

bwlla 29/04/2024

Já nem lembro
Cara enrolei tanto pra ler que nem lembro mais vou falar pelo menos foi melhor que o da emma! msm assim não é dos melhores

4csilva 21/04/2024

Eu gostei muito da história, gosto muito da Belle, achei o casal ótimo também. Mas senti muita falta da família dela, achei o casamento péssimo, queria que a mãe dela tivesse participado de muita parte da história. Enfim, mas fora isso, achei o livro ótimo!

Joyce 20/04/2024

Sobre a escrita da Julia Quinn, não tenho o que reclamar, sempre é uma leitura deliciosa. Porém a história não me cativou, principalmente o John Blackwood. Achei que tinham soluções mais simples para alguns problemas e que eles ficam remoendo demais e me deixou irritada

Ratinha da Biblioteca 13/04/2024

#52semanasliterarias e #DLL2024
A história de Belle é verdadeiramente cativante, inspiradora e, surpreendentemente, diferente de tudo o que já li da Julia Quinn.

Belle está temporariamente hospedada na casa de sua prima recém-casada, Emma (do primeiro livro da trilogia). Enquanto sai para passear e ler um pouco, Belle é encontrada debaixo de uma árvore por John, o proprietário das terras onde ela "invadiu" para ler. Eles trocam amenidades, mas Belle logo percebe que John não gostou dela e se torna uma questão pessoal para ela fazer com que ele mude de opinião, afinal todas as pessoas gostam de Belle. À medida que se aproxima dele para desenvolver uma amizade, Belle se apaixona. E é aqui que algo diferente dos outros livros acontece: logo no início, Belle assume que está apaixonada e o casal quer ficar junto, mas John carrega questões do passado não resolvidas, o que o faz sentir-se indigno de Belle.

Quinn soube trabalhar com maestria essa história, abordando um tema pesado em uma narrativa leve, repleta de momentos divertidos que ainda assim trazem risadas. Belle é corajosa, inteligente e bem maluquinha para sua época, mas uma pessoa iluminada, que realmente trás luz para o ambiente em que está presente. E John é um veterano de guerra assombrado por seus próprios pesadelos, mas que vê sua barreira de escuridão sendo dissipada diante da luz de Belle. Que história linda, emocionante, divertida e profunda! A única situação que me incomodou um pouco, mas que eu entendi o porque da autora colocar no livro, foi uma coisa que aconteceu com a Belle e que de certa forma foi impulsiva e talvez um pouco "forçada". E se eu fosse mudar algo na história, seria a forma como aconteceu, para que tivesse o resto da história que caminharia para o clímax com uma base mais sólida, mas de resto é perfeito e gostoso como só Julia Quinn sabe criar!!

Quotes:

"Belle era linda. Aquilo era inegável, mas John não achava que fosse o motivo de ela estar invadindo seus pensamentos. Havia um brilho especial naqueles olhos de um azul intenso. Um brilho de inteligência e... compaixão. Ela tentara fazer amizade e ele frustrara completamente a tentativa."

"E ela não conseguia afastar a ideia de que ele, por algum motivo, precisava dela. Lorde Blackwood precisava de alguém, isso ficara muito claro. Alguém capaz de afastar a dor que nublava seus olhos quando ele achava que ninguém estava olhando."

"Pois bem, a mulher por quem se apaixonou não é do tipo que fique sentada pacientemente em casa enquanto o homem que ela ama está em perigo."

Ju 13/04/2024

Gostei desse tanto quanto gostei de outro, achei umas coisas um pouco fracas, mas mesmo assim não estragou minha experiência com a leitura.

Grazi 11/04/2024

Brilhante?
Talvez traumas de guerra o acompanhe pelo resto dos seus dias, talvez o que foi visto e vivido nesses dias terríveis o levem a crer que não mereça certas coisas.
Algumas situações ruins vividas cotidianamente também podem nos levar a crer nisso, mas não se deixe levar por esse sentimento, viva, ame, aceite o amor e a felicidade que a vida lhe reservar.
Belle e John nos mostram como o amor verdadeiro pode derrubar barreiras.

BibliDaMari 03/04/2024

Quando uma leitora de romance se apaixona por um soldado
Tem como essa combinação dar errado? Esse foi o melhor livro da trilogia (o que não significa muito mas já é alguma coisa). A Belle é uma protagonista fácil de se identificar, uma jovem sonhadora e romântica sim, mas obstinada, que luta pelo que quer e acredita. John é um homem complicado, mas com traumas justificáveis, compreensíveis mesmo. Senti pena dele por muitos momentos, o que é bom. O problema nesse livro foi a pressa, as vezes parecia que tudo se resolvia de maneira tão corrida que era difícil de se conectar, como o casamento por exemplo. Mas o auge foi acompanhar a paixão da Belle pelos livros.

Feeh 27/03/2024

Brilhante
Admito que estava um pouco cansada da escrita da Julia por achar as histórias iguais. Porém com essa trilogia está sendo diferente e esse livro então foi ainda melhor do que o primeiro, mesmo possuindo algumas cenas fortes.

Eu amei a Belle desde o livro da Emma, mas agora lendo a história dela eu me apeguei demais a ela.

A Belle além de amar ler, queria um amor de verdade, casar por amor e ser feliz. Ela também é obstinada, corajosa e não desiste jamais daqueles que ama.

O John até demorou a me cativar, mas depois eu já estava totalmente rendida por ele. Os traumas que ele viveu na guerra e em algumas situações o assombraram e fizeram ele acreditar que não deveria ser amado.

John e Belle formaram um casal perfeito e lindo. Ela não desistiu dele, ele não desistiu dela, e ambos conseguiram superar todos os obstáculos que queriam destruir a felicidade deles.

Eu amei muito esse livro. Me apeguei mesmo a trama, aos personagens e sei que sentirei muita saudade. O final foi lindo.
Ansiosa para ler o próximo.

Jessica 25/03/2024

? Sendo o segundo livro da trilogia, vamos acompanhar mais sobre Belle, uma moça determinada, audaciosa, leitura assídua e que foge dos padrões de mocinha de seu tempo.

? Belle participou de muitos bailes sociais, porém nenhum pretendente a apreciava como realmente é, e a conversa era geralmente a mesma que após o casório iria tirar os livros dela pois uma dama não precisa ser intelectual, comentários machistas porém compreensivo pela época em que se passa.

? Belle vai passar uns dias na casa de sua prima Emma, no interior londrino. Um sítio em que ela poderá cavalgar e fazer piqueniques ao ar livre.

? Num desses passeios, Belle conhece lorde John Blackwood, um ex soldado, sexto filho e que não possuía muitas riquezas. Por sua bravura em campo, ganhou o título de lorde e algum dinheiro que o fez investir numa fazenda que por coincidência as terras são ao lado da prima de Belle.

? Após esse encontro, os dois começam a se encontrar com uma certa frequência, criando um laço maior entre eles. Belle fica encantada pela história de John, enquanto ele não se acha merecedor devido a algo que aconteceu em seu passado que se sente culpado.

? Vamos encontrar momentos de mistério, romance e drama durante a narrativa. A autora traz personagens do livro anterior, o que gostei. Com uma escrita que nos faz rir, em alguns momentos fazendo com que temêssemos pelo desfecho mas que no fim nos deixa com o coração quentinho, querendo mais dos personagens.

? Espero que tenha algo deles no terceiro livro ?, que pretendo ler em breve para saber o desfecho da trilogia.

fer 13/03/2024

Adorei
Arabella é forte e decidida do que quer, não existe nada desse livro que eu possa reclamar, inclusive, muito melhor do que o primeiro livro da série.

wtfjulis 27/02/2024

Definitivamente não é um dos melhores
Não é um dos melhores da Júlia, mas nem por isso deixa de ser bom, é um livro ok, tem como sempre cenas super engraçadas como a Júlia sempre coloca, mas demorei um pouco pra pegar a leitura

Monick 22/02/2024

Não é o melhor de Julia Quinn, a mocinha é insuportável, quer se meter em tudo na intenção de proteger o marido sendo que só piora as coisas, o relacionamento deles é tão superficial que dói, a reviravolta não é lá essas coisas, o vilão é péssimo nesse papel, sinceramente, esperava mais...