O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Mel Rodrigues 24/02/2023

Quinhentas e quarenta páginas e eu ainda nem sei ao certo sobre o que é esse livro. Talvez a culpa seja minha por ter ido com sede demais ao pote, mas ele falha em replicar a magia de "O Circo da Noite" por mais que claramente tenha esse intuito. Os personagens não cativam, as "histórias dentro da história" são melhores que a própria narrativa principal e quando as duas se misturam simplesmente não existe aquele estalo onde tudo se encaixa - tudo se atropela de uma forma bem estranha!

Carla 02/08/2021

O livro fez promessas não cumpridas
Termino a sofrida leitura desse livro. Não pq a história era triste, mas sim pq são muitos elementos, cenários, descrições, histórias paralelas, que é difícil acompanhar.

Muita promessas foram feitas ao longo do texto, promessas de conexão ao infinito e fim sendo começo e começo sendo fim e, quando cheguei ao desfecho, nada ficou marcado em mim.

Há amor, fluidez de tempo e espaço, mas há algumas pontas soltas e uma delas aguardei ansiosamente por seu desfecho.

No entanto, a maior história de amor da trama apenas se insinua e não conclui com eu esperava.

Há várias histórias de amor e todas elas são contadas de forma tímida, em especial a LGBT.

É um livro com um excelente exercício de descrição dos espaços, algumas bonitas frases de efeito, mas que não conclui de forma satisfatória. Pelo menos para mim.

Talvez a intenção seja que a história, como as contadas na trama, continuem ecoando depois que o livro termina, mas para mim ficou só a frustração mesmo...
Sue 20/08/2021minha estante
Vc tem ele físico? Gostaria de vender?

Carla 24/08/2021minha estante
Oi, não tenho físico. Li no Kindle.

Beatriz2810 13/10/2021minha estante
Concordo. Aiai.

Gu Vaz 05/08/2021

Mágico
Ler esse livro é como adentrar a cada capítulo um conto de fadas. Ele traz um sentimento lúdico e nostálgico, nos faz querer viver algo mágico, presenciar um universo que se expande em mistério e mel. Zachary é um personagem introspectivo e muito identificável, o mundo e a atmosfera, quando em fábula, é quase abstrato, mas não menos real. É, sobretudo, amar e ser amado.

Igor.Porfirio 21/05/2023

Uma das minhas piores leituras.
Engraçado como a percepção de leitura alterna de pessoa para outra. Vi este livro sucessivas vezes citado como o ?melhor da vida? ?melhor leitura do ano?.

Achei muito maçante a leitura. Comecei a ler ano passado. Então abandonei duas vezes mas não queria abandonar totalmente devido aos comentários alegando ser o maioral. Pelo fato de ter colocado na geladeira, provavelmente empobreceu ainda mais a leitura.

Houveram uns três momentos que me hyparam para continuar mas logo depois perdi esse êxtase.

Voltando a história: muita metáfora, alegoria? ok, entendi a maioria. Mas creio que na minha cabeça eu gostaria mais se fosse de uma outra forma que achei que os rumos tomariam. Muita coisa me deixou a desejar.

Definitivamente assistirei vários vídeos e resenhas para resgatar talvez um pouco da essência que deixei passar.

Sensação de tempo perdido lendo. Espero não entrar numa ressaca.

Qnat 18/08/2021

Amei como conto, não gostei como romance literário.
Quando comecei a ler, achei incrível, suspirei de emoção por achar algo diferente. Era como contos dentro de contos numa versão literária da boneca russa, o que me fez pensar em uma antologia incrível (amo antologias). Cada conto, afiados, polidos, simples e bonitos, mostraram muito cuidado da autora. Eu os lia num estado de flutuação literária. E então aí essa antologia mágica começou a se mesclar com um personagem que se vê num desses contos, dando pistas que se iniciaria uma novela de mistério e magia. Nossa, uma mistura entre novela e antologia! Isso é genial, eu pensei. E que feitiçaria é essa? Quando eu me perguntei justamente se era isso mesmo o livro, o próprio personagem se faz essa pergunta. Uau.

Porém, depois, isso desmoronou. A parte que seria a novela perdeu folego, perdeu sentido.
A estrutura criativa estava lá ainda, mas começou a ficar cansativa. Não sei, me faltou enredo (ou talvez, um enredo diferente do que eu esperava) na história do Zachary.

A história dele como aluno de mídias emergentes, etc, e toda essa coisa hipster, referências nerds jogadas (e olha que entendi todas), ficou um pouco fora de lugar e desceu bastante a qualidade do livro. Retiraram o ritmo da narrativa. E muitas coisas parecem ter sido colocadas lá apenas para cumprir uma tabela moderna, mas não terem sido realmente aprofundadas ou serem representativas.

Esse livro põem lado a lado dois estilos de escrita – um belo, compacto, como uma pérola bem polida, nos contos e um “moderninho” no romance, com uma mistura de perolas e miçangas num cordão demasiadamente longo. É como se a autora concorresse com ela mesmo no seu próprio livro.

Muitos não gostaram do livro por ele ser "confuso" e "aberto". É uma característica mais de contos, e para quem não é acostumado com o formato pode parecer estranho. Engraçado que isso foi uma das coisas que mais gostei nesse livro.

Acho que no fundo, ele poderia ser apenas uma antologia de contos, acho que para mim funcionaria melhor, muito melhor. A nota de 3.8 no goodreads parece mais sincera.

Brunna 27/10/2021

Mas aqui não é onde a história deles termina...
Eu vi um post no Tumblr que era +/- assim "O Mar Sem Estrelas me fez lembrar o pq eu gosto tanto de ler" e acho q nunca li tanta vdd, pq esse livro me envolveu de uma maneira que foi praticamente um abraço, foi um amigo que me acompanhou durante um tempo e q hj quando eu terminei foi como se esse amigo tivesse indo embora pq o vazio no peito foi MT real.

Essa história é simplesmente incrível em todos os aspectos, que a gnt termina o livro com o gostinho de quero mais, pq com uma história tão boa quanto essa, nunca é demais.

Essa história vai ficar no meu coração para sempre ??
joana 27/10/2021minha estante
???????

Vi | @dulcevibooks 22/01/2022

A experiência mais incrível da minha vida!
Eu fiquei tão emocionada e impactada com a finalização da leitura que até esqueci de fazer uma resenha KKKKKKK

Sinceramente, eu não sei nem o que falar aqui, porque não existem palavras pra descrever exatamente o que essa história é.

Eu sou completamente apaixonada pela escrita da Erin e pela forma como ela me transporta pro universo que estou lendo, é como se eu tivesse lá, vivendo as aventuras com eles.
Sem contar no desenvolvimento fantástico, mas reviravoltas, o desenrolar das histórias e dos personagens.

Esse livro é uma EXPERIÊNCIA literária, que deve ser apreciada e *principalmente* lido com calma.

Apesar de ser super apegada na escrita dela e ciumenta com os livros, recomendo a leitura de olhos fechados!!

Leticia 10/10/2021

Lindo
Que pena que acabou.
Queria ver mais.
Se você puder leia. Esse livro fez meus dias muitos melhores, eu não pude ler na velocidade que queria porque a vida anda me tirando o tempo de ler, mas foi até bom ter ficado mais tempo dentro dele.
Eu gostei de tudo, e vou recomendar pra deus e o mundo.
Que sonho de jornada linda!

julha 31/08/2021

Há um pirata no portão.
Erin Morgenstern é um feito na vida de qualquer leitor. Assim como "O circo da noite" o "Mar sem estrelas" vai deixar sua marca na minha vida para sempre.

Não tem como começar uma resenha sem dizer como esse livro é uma preciosidade, deslumbrante em todos os aspectos, com mistério e paixão em todas as páginas.

É exatamente aquele livro em que um laço é criado logo na primeira página, não nos faz querer largar e nos surpreende conforme as linhas vão passando. Ninguém faz um primeiro capítulo igual a Erin Morgenstern e eu bato o pé defendendo essa afirmação.

A experiência de ler um livro dela é extremamente divina. A escrita dela se torna tão prazerosa ao ponto de que a leitura toma seu próprio ritmo e fluidez, deixando o leitor totalmente ligado e preso à história. Sabe aquilo de "essa história é única"? Não existe outro alguém que se encaixe perfeitamente nessa descrição como Erin Morgenstern.

Ela consegue ligar todos os mínimos detalhes da história, ela deixa coisas na nossa cara o tempo todo, coisas que farão mais sentido ainda no futuro. E eu preciso ressaltar especificamente esse momento em que tudo começa a se ligar com algo que foi dito lá no comecinho, é indescritível, não tem sensação melhor.

Consegui visualizar todo cenário, toda cena, todo mínimo momento de O mar sem estrelas, fiquei tão imersa em certos pontos que me senti como um personagem dentro da obra.

E os personagens?? Incríveis. Sério, não consigo pensar em outra palavra pra definir. Eu me apaguei profundamente, meus filhos do coração.

Falando sério, toda a trajetória dos personagens é impecável. Em destaque o desenvolvimento do relacionamento de Dorian e Zachary, que simplesmente abalou meu coraçãozinho de um jeito arrebatador. Começa de uma forma discreta, quem não prestar atenção pode até não reparar, e vai crescendo e evoluindo conforme o enredo, sem pressa ou demora, apenas romance na medida certa e necessária para situação. Quando nem reparamos se torna algo definitivamente avassalador, de uma maneira revigorante, que enche o corpo de serotonina. Eu realmente amo como a Erin constrói os casais dela, essa mulher me ganhou tanto com isso.

Não existe meio termo quando o assunto é Erin Morgenstern, ou você ama ou você odeia e particularmente não confio em quem se encaixa no segundo grupo.

O mar sem estrelas pode parecer difícil de explicar, chato ou sem graça, mas afirmo com orgulho que com certeza é um dos livros (se não for O livro) mais bonito que eu já li.

"É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte de sua própria história, porque são."

Não preciso nem dizer que é favoritado, não é?

Em conclusão eu declaro que sou 10000% fascinada e fanática (não me diga!!!!) pela Erin Morgenstern, ela é com certeza a minha escritora da vida.

Contos de fada, de uma forma ou de outra. Ahhhhhhh, eu nunca vou me cansar disso!!!

ps. fiz a releitura das minhas partes favoritas e fui comentar com um amigo o porque eu gosto tanto desse livro, achei legal então vou deixar salvo aqui:

gosto de como os mistérios se sustentam o tempo necessário. gosto que alguma coisas, mesmo reveladas, ainda continuam misteriosas e abertas a interpretação. gosto de como a trama brinca com meus sentimentos, de como me deixa curiosa, ansiosa, feliz e empolgada. gosto disso de ter uma história dentro de uma história dentro de uma história. gosto que tudo se sustenta muito bem e nada fica de fato sem explicação. gosto das fábulas e contos fantásticos malucos, que na verdade não são tão malucos assim. gosto acima de tudo da escrita de erin, o jeito que tudo é tão vívido, tão bonito e tão mágico. gosto de como é bizarro tentar falar da história toda porque é muito complicado explicar sem de fato ter lido. gosto de mar sem estrelas ser um livro maluco e lindo.
bookvic 31/08/2021minha estante
que resenha incrível, ameeii
Já me deu vontade de ler

julha 31/08/2021minha estante
obrigadaaaa

julha 31/08/2021minha estante
nossa skoob fracasado não me deixa colocar um coraçãozinho que apaga o resto do comentário. enfimmmmm, pode ler sem medo!!

bookvic 31/08/2021minha estante
ACONTECE CMG TBM, É UM SACO SKBDKANDKS mas eu entendi, se eu ler é por recomendação sua

Ratinha da Biblioteca 17/08/2022

Agora eu sei o que Abelha, Espada e Chave significam..
E então eu li "O Mar Sem Estrelas", eu namoro essa capa desde que lançou e eu nem sabia do que se tratava, até que o geefe anunciou a leitura coletiva desse livro para a MLI e a Amazon colocou ele num preço ótimo na primeday, eu encarei e foi a melhor coisa que eu fiz!

Essa história é muito visual e mesmo depois de já ter lido outros livros, consigo visualizar a maioria das cenas. Ele trás contos entre os acontecimentos com o protagonista principal e o que a princípio são só histórias, começam a aparecer as conexões entre a "realidade" e os contos de fada.

Ouvi falar que era o tipo de livro que você finaliza e já quer reler e é verdade, há tantas nuances que se interligam, que você quer reler para ver o que deixou passar e para viver novamente aquela aventura, passar por todo o sufoco e navegador nO Mar Sem Estrelas (que eu choquei com como ele é!). Sério, o livro é muito mais complexo do que aparenta e também é incrivelmente gostoso de ler ??

É isso, agora eu sei o que Abelha, Espada e Chave significam (sei mesmo? Kkkk).

Deby Guedes 16/07/2023

Muita viagem na maionese, ops, no mel?!
A verdade é que eu não me identifiquei com esse livro desde o início, mas eu insisti e continuei lendo acreditando que o mistério, por fim, iria me envolver em algum momento. Até aconteceu de eu ficar bem curiosa em determinados capítulos, mas olha... É muita viagem na maionese, ou melhor, no mel?! Chega suspirei de alívio quando por fim acabou.
Biazinha_s. 02/08/2023minha estante
No começo eu não tava entendendo nada e o final tava igual o começo

Deby Guedes 08/08/2023minha estante
Bem isso mesmo kkkkk

llaribsi 30/12/2021

Esse livro foi totalmente diferente de tudo que já li e de tudo que imaginei que ele seria.

A experiência de ler as histórias sobre a história foi incrível, os personagens são incríveis (apesar dos vários sentimentos que eles nos proporcionam - ruins e bons -, mas acredito que essa é a essência da coisa), a construção do mundo é apaixonante (muitas vezes quiz poder visualizar, estar nos ambientes para poder observar a magnitude deles).

- Nenhuma história acaba enquanto é contada, o fim é apenas o começo.

???

Giovana 29/04/2022

"Essa é a natureza de uma história...
...Nem todas as histórias tocam todos os ouvintes, mas todos os ouvintes podem encontrar, em algum lugar, em algum momento, uma história que os toca."

Eu não sei o que dizer pra falar a verdade. Eu só sei que eu amei a escrita dessa autora, amei o mundo mágico e complexo que ela criou, amei os personagens... Eu viajei, não entendi nada no começo, mas depois criei várias teorias na minha cabeça e no final não era nada do que eu imaginava e eu fiquei com vários pontinhos de interrogação na cabeça, mas tudo bem. É um livro que tem que ser lido com muita, mas muita paciência... Ele entrega muito pra você mas também exige muito de você.

"Livros são melhores lidos do que explicados."

Finalmente entendi porque todo mundo fala que não dá pra explicar sobre o que é esse livro... Só sentindo e vivendo essa experiência pra poder entender o quão especial esse livro é.

"Tenha coragem. Seja ousada. Faça barulho. Nunca mude por ninguém exceto por si mesma."

Eu enchi de marcações e relendo elas agora chego a me arrepiar de tanto que elas falam comigo... e ainda tô com muitas dúvidas na minha cabeça (acho que preciso de uma releitura talvez?), tô com algumas teorias malucas aqui de quem realmente são alguns personagens... Ahhh enfim, eu só sei pensar nesse livro e nesse mundo mágico que a autora criou desde que finalizei a leitura.

"É estranho não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte de sua própria história, porque são."

Não é um livro pra todo mundo, não é um livro pra ler em um dia só... É um livro que exige demais, que faz a gente pensar e faz a gente querer desesperadamente mergulhar nesse mar sem estrelas.

Eu amei! ?? E suspeito de ter encontrado o melhor livro da minha vida ??

"Todo mundo quer as estrelas. Todo mundo deseja o que existe fora de alcance, segurar o extraordinário mas mãos e guardar o impressionante nos bolsos" ??

BibsChase 20/05/2022

"Uma história consiste em uma mudança"
"Enfim, é uma pataquada sem tamanho. Coisa que não me incomoda quando a pataquada tem uma lógica interna. Mas aqui não tem lógica nem interna, nem externa, nem adjacente, nem tangencial. Em nenhuma posição, você encontra lógica!"

O que dizer de O mar sem estrelas? Eu demorei para escrever essa resenha, pois ainda não tinha uma opinião construída sobre a história, ainda estou em dúvida, mas sei que não foi um livro que eu gostei da leitura...
Livros devem ser uma viagem, você tem que se sentir dentro do enredo e ele tem que te entreter. No entanto, eu não recebi esse acolhimento.
Deixando minha opinião de lado por alguns minutos, o livro é bem lúdico e depende exclusivamente da sua interpretação para a história fazer algum sentido. A proposta parece boa, não é? E é. É uma leitura que requer muita atenção, é um quebra cabeça que ao longo dos capítulos você obtém uma peça para monta-lo, porém é um livro de 544 págs, e a história começa a fazer algum sentido nos 40% o que é cansativo e esgotante.
Quando eu cheguei nos 40% e a história começou a me interessar, eu já estava cansada dos personagens e da leitura.
Enfim, a leitura é única, cheia de experiências mágicas e metáforas, a escrita da autora é poética, tinha tudo para ser bom, mas a confusão na história me desgastou.
Um livro que eu recomendaria para quem está com tempo para ler, pois não é um livro qualquer, a leitura precisa de muita atenção.