O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Vitorin 17/10/2021

Que livro INCRÍVEL, um novo favorito da vida?
Cara eu nem sei começar isso aqui mas vamo la kkkk, vou por partes.
Comecei o livro sem entender NADA e ele demorou muito pra me prender, tive q pegar ele umas 3 vezes antes de me prender.
Ele é um livro confuso mas ao mesmo tempo reflexivo e imersivo, os personagens são mto bem desenvolvidos e apesar de cenários difíceis de imaginar eles são muito bem detalhados.
Uma história com várias histórias dentro não é pra qualquer um e eu simplesmente AMEI e vivi pra ver tudo se encaixando, foi impecável ver que tava tudo interligado sério eu to sem reação.
Eu acho que entendi a maior parte das coisas mas esse livro é um livro pra futuras releituras sem sombra de dúvidas, reler pra pegar tudo q eu não entendi nessa primeira leitura.
Os personagens são INCRÍVEIS DEMAIS SÉRIO, Zachary e Dorian eu AMO VOCES SÉRIO, Mirabel LENDÁRIA eu simplesmente amei todos os personagens e todos os cenários, eu amei tudo e provavelmente não vou esquecer esse livro tão cedo, ele é mágico, ele é poético, simplesmente incrível.
Eu amei o final, mas ao mesmo tempo fiquei triste e achei q tudo ia dar errado e aaaaa sério ???
não consigo expressar o suficiente sobre o quão boa foi essa experiência só leiam juro!!!

Isa 30/10/2021

Um dos favoritos do ano
Um livro pra lembrar o quanto ler é maravilhoso e sim, coisas mágicas existem e isso é uma prova. É inexplicável o fio tecido entre tantas histórias diferentes e o quanto elas se entrelaçam nos mínimos detalhes. Os cenários, os personagens, o simbolismo, os livros, enfim, não tem nada mais a ser dito tirando tudo de bom a se dizer.

Alice Bronzeado 14/09/2022

Encantador
Aff, depois de parar de ler e voltar várias vezes, finalmente terminei pq a leitura engatou. Um universo tão novo, tão simbólico, tão rico de detalhes e tudo se liga! Amei a história e amei o final
@viagenspelaleitura 14/09/2022minha estante
Tenho medo de não gostar

Cath 06/08/2021

"É estranho, não é? amar um livro."
Eu nem tenho palavras para dizer o quanto eu amei. Incrível, imersivo, sensível, verdadeiro, puro. Vou carregar sempre comigo essas histórias ??

kurtvellux 28/03/2023

Mar sem Estrelas
"A estrelas observaram dos céus com ansiedade, preocupadas com o que poderia ocorrer. O que aconteceria com dias e noites se o tempo tivesse seu coração perdido? Quais catástrofes poderiam ocorrer se o mesmo destino aguardasse o próprio destino."

Elaine | @naneverso 30/08/2022

Entendi nada. 5 estrelas.
Passei o livro todo pensando: gente, isso parece aqueles sonhos malucos que eu tenho todos os dias e que minha mãe vive falando pra eu transformar em livro, de tão bizarros e fascinantes. Acredito que o processo de Morgenstern tenha sido mais ou menos o mesmo. Para além da(s) história(s), a autora escreve sobre o próprio ato de escrever, sobre o que é um livro, como é ter histórias desconexas na mente, sobre ser uma pessoa leitora e se deixar levar pelas palavras. Só lendo mesmo pra entender, acho.

Ingrid 20/12/2021

Um faz de conta que não se faz
Um espetáculo cheio de detalhes e portas e metáforas, mas que não levam a lugar nenhum. Uma escrita poética de fato, cheia de personificações, referências literárias e mágica mas que esqueceu do grande ato. O livro não se faz entender, a história não quer ser compreendida. Ela se enrola em um conto e outro, em um personagem que significa alguma coisa que você não sabe o que é, em um ponto onde deveria ter um porquê mas não tem. Eu senti que entrei em todas as portas mas fiquei presa em todos os quartos. O livro acompanha a história do Zachary, mas a história começa antes dele e você nunca sabe onde. Termina depois dele também, mas você não sabe qual é o fim. Talvez o problema tenha sido o momento em que eu li, talvez o problema seja o livro. Enfim, uma resenha incongruente, para um livro incongruente.
Ju Arruda 21/12/2021minha estante
Você quer encontrar alguma coisa depois da ?porta? e não encontra nada? me senti totalmente perdida ?

Ingrid 21/12/2021minha estante
Me senti da mesma forma!!

Julia 05/04/2022

Á procura. Ao encontro
Esse livro foi uma verdadeira experiência, nunca tinha lido algo desse tipo, é uma fantasia que foge completamente do padrão.

O livro começa com uma história que não tem nada haver com o personagem principal, para apenas depois nós apresentar a ele. E além dessa historia e a do protagonista, ainda tem mais de cinco histórias, com personagens diferentes, cada uma em um tempo, e em vários lugares mas que ainda sim, são no mesmo lugar. Ou seja, uma confusão, mas que confusão muito bem escrita.

Os personagens são incríveis. Zachary é um cara super cativante, sarcástico, engraçado e muito inteligente. E todos os personagens tem mais ou menos essa vibe. O Dorian, é uau, perfeito, mas senti falta de um pouco mais de desenvolvimento nele, porque ele tem um passado super interessante, mas não nós mostrou completamente, apenas um migalha.

A história do Tempo e do Destino, e a Lua que se apaixona, todas são muito bem pensadas e muito filosóficas, não sei se essa é a melhor palavra, mas enfim, te faz refletir bastante.

O final deixou um pouco a desejar, eu queria mais e principalmente queria ter entendido melhor o que aconteceu, ficou muito solto.

E por último, um adendo a como a Kat foi uma investigadora impecável, a mulher tem muito talento.

Portando, a todos que estão lendo e se sentindo meio desprovido de inteligência, não desistam, logo tudo faz sentido.

Carol 25/02/2022

Sobre ele?
Encantador! Não tem como não amar essa história !! Uma viagem? um mundo de encanto!! Um final maravilhoso!

G.H.Parrish0 04/02/2022

O mar sem estrelas
Este com certeza será um dos melhores livros lidos em 2022 , toda sua história é impecável , é fabuloso .

Nai 15/10/2023

Ezra é um estudante universitário que no passado se deparou com uma porta misteriosa que não abriu, tendo nunca contado essa história a outra pessoa, encontra um livro em uma biblioteca com várias histórias, inclusive a sua, e embarca em uma missão para descobrir o que é o mar sem estrelas.

Acho que se trata de um livro muito difícil de avaliar, é bem escrito, tem várias histórias que são contadas ao longo dele que se relacionam a história principal, então o leitor tem que prestar atenção para conseguir depois relacionar. O mar sem estrelas é um mundo de fantasia, então tem muita coisa mágica e confusa.

É bom, mas sinto que não captei todas as metáforas e significados, e que não conseguiu me capturar completamente.

Qnat 18/08/2021

Amei como conto, não gostei como romance literário.
Quando comecei a ler, achei incrível, suspirei de emoção por achar algo diferente. Era como contos dentro de contos numa versão literária da boneca russa, o que me fez pensar em uma antologia incrível (amo antologias). Cada conto, afiados, polidos, simples e bonitos, mostraram muito cuidado da autora. Eu os lia num estado de flutuação literária. E então aí essa antologia mágica começou a se mesclar com um personagem que se vê num desses contos, dando pistas que se iniciaria uma novela de mistério e magia. Nossa, uma mistura entre novela e antologia! Isso é genial, eu pensei. E que feitiçaria é essa? Quando eu me perguntei justamente se era isso mesmo o livro, o próprio personagem se faz essa pergunta. Uau.

Porém, depois, isso desmoronou. A parte que seria a novela perdeu folego, perdeu sentido.
A estrutura criativa estava lá ainda, mas começou a ficar cansativa. Não sei, me faltou enredo (ou talvez, um enredo diferente do que eu esperava) na história do Zachary.

A história dele como aluno de mídias emergentes, etc, e toda essa coisa hipster, referências nerds jogadas (e olha que entendi todas), ficou um pouco fora de lugar e desceu bastante a qualidade do livro. Retiraram o ritmo da narrativa. E muitas coisas parecem ter sido colocadas lá apenas para cumprir uma tabela moderna, mas não terem sido realmente aprofundadas ou serem representativas.

Esse livro põem lado a lado dois estilos de escrita – um belo, compacto, como uma pérola bem polida, nos contos e um “moderninho” no romance, com uma mistura de perolas e miçangas num cordão demasiadamente longo. É como se a autora concorresse com ela mesmo no seu próprio livro.

Muitos não gostaram do livro por ele ser "confuso" e "aberto". É uma característica mais de contos, e para quem não é acostumado com o formato pode parecer estranho. Engraçado que isso foi uma das coisas que mais gostei nesse livro.

Acho que no fundo, ele poderia ser apenas uma antologia de contos, acho que para mim funcionaria melhor, muito melhor. A nota de 3.8 no goodreads parece mais sincera.

Natália Camila 10/07/2021

" - É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte de sua própria história, porque são."
Maravilhoso!
Um livro sobre: livros, histórias, amor, aventuras e escolhas. Tudo isso e muito mais. Com uma escrita poética e personagens fascinantes. Para pessoas que amam os livros, que sonham com outros lugares e outros mundos e acreditam em coisas impossíveis.

Leticia 10/10/2021

Lindo
Que pena que acabou.
Queria ver mais.
Se você puder leia. Esse livro fez meus dias muitos melhores, eu não pude ler na velocidade que queria porque a vida anda me tirando o tempo de ler, mas foi até bom ter ficado mais tempo dentro dele.
Eu gostei de tudo, e vou recomendar pra deus e o mundo.
Que sonho de jornada linda!

Mel Rodrigues 24/02/2023

Quinhentas e quarenta páginas e eu ainda nem sei ao certo sobre o que é esse livro. Talvez a culpa seja minha por ter ido com sede demais ao pote, mas ele falha em replicar a magia de "O Circo da Noite" por mais que claramente tenha esse intuito. Os personagens não cativam, as "histórias dentro da história" são melhores que a própria narrativa principal e quando as duas se misturam simplesmente não existe aquele estalo onde tudo se encaixa - tudo se atropela de uma forma bem estranha!