O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Alan (@coracaodeleitor) 28/06/2021

Olá literárioooooos!!!

Já começo dizendo que ?O mar sem estrelas? já é um dos meus favoritos desse ano.

Um livro genial, com uma história única. Mas já começo com uma dica aqui, é um livro que precisa de muita atenção do leitor, pois qualquer detalhe pode fazer a diferença.

O livro começa contando histórias de um outro livro chamado ?Doces Dores? após ler essas histórias somos apresentados ao nosso protagonista, Zachary. Já quis fazer essa contextualização para que ninguém comece perdido.

Zachary é um estudante universitário que acaba descobrindo um misterioso livro. Nesse livro ele encontra as mais diversas histórias, porém ele descobre que uma dessas histórias é sobre sua infância.

Como assim o livro fala sobre ele? Ele fica muito intrigado e decide que irá descobrir o que puder sobre o tal livro misterioso. As únicas pistas que ele possui estão na capa do livro e são símbolos: uma abelha, uma chave e uma espada.

Através as histórias do livro e de suas buscas ele será levado a um mundo completamente novo para ele. Onde começará a entender de fato qual a sua missão.

Um livro que me conquistou desde o início, essa escrita de forma enigmática e com histórias dentro de histórias nos deixa sempre com aquela sensação de que tal personagem pode estar naquela história.

É um pouco complicado de explicar sem dar spoilers mas é como se cada um tivesse sua história mas as histórias de todos estivessem cruzadas. Porém você pode conhecer o personagem muito antes dele ser apresentado de fato.

Enfim, eu ficaria aqui elogiando e dando motivos porém acho que o livro em si é uma experiência muito gratificante e acho que fazia algum tempo que não lia um livro tão marcante assim. Fica aqui a dica de uma leitura 5 estrela e favoritada.

Greice.Nogueira 12/12/2021

Em outro momento talvez.
Talvez eu tenho que ler esse livro mais umas duas vezes para entender toda a proporção lúdica dele, todas as metáforas e referências.
Desta vez e nesse momento não foi pra mim.
Mas como o próprio livro diz , tudo tem seu tempo e cada pessoa lê a história certa pra ela no momento certo.
O livro é muito bem escrito em termos de descrição, criação de mundo, personagens diferentes. Mas pra mim foi muito confuso, talvez definitivamente eu não seja leitora para fábulas.
Não consegui me apegar a nenhum personagem, muito menos ao personagem principal, teve um momento apenas nos capítulos finais que senti algo por ele mas ainda não sei se foi tristeza ou pena. Pra mim ele estava mais perdido do que eu nessa história.

- Um livro que significa algo pra mim pode ser intediante pra você. Histórias são pessoais: você se identifica com elas ou não.
- Como eu disse todo mundo quer ser parte de uma história
- Todo mundo é parte de uma história, o que as pessoas querem é ser parte de algo digno de ser contado. É aquele medo da mortalidade, aquela mentalidade de " Eu estava aqui e eu importava".

Bookauzier 26/06/2022

Desde o início não estava entendendo muito bem,mas esperei,pois é um livro de fantasia e sempre inicia meio confuso,mas continuou confuso,acabei não gostando muito da leitura.

Lina.Allmeid 28/05/2023

É difícil descrever esse livro. São muitas sensações e confusões no meio da história. Mas a coisa mais bonita que está no livro todo é a linha entre a poesia e a "realidade". Essa linha é tênue e não existe as vezes. As analogias, poesias e descrições são tão bem escritas que você embarca nas noias do autor e nem percebe. A história é COMPLETÍSSIMA.
Por ser um livro longo, algumas vezes é um pouco cansativo, mas vale a pena!

Neto.Menezes 01/08/2021

Navegar é preciso...
O mar sem estrelas era uma das leituras que eu mais estava ansioso para fazer, devido às ótimas críticas no exterior!
A história nos convida a acompanhar as aventuras de Zachary, Dorian e Mirabel num mundo fantástico e perigoso, que é O Mar sem estrelas. Zachary, um nerd que vai em busca de desvendar o mistério da porta pintada que ele viu quando era criança e não teve coragem de abri-lá.
Confesso que a narrativa da obra não é das mais fáceis, a autora não entrega nada mão beijada e é necessário interpretar as entrelinhas da escrita poética. O ritmo do livro é um pouco lento e quebrado inúmeras vezes ao intercalar os capítulos da história de Zachary com os capítulos dos livros que ele está lendo (e conta a história antiga do Mar Sem Estrelas).
Achava que por ser uma fantasia, a leitura seria fluída, entretanto ela evoluiu lentamente, mesmo eu gostando bastante da trama. A mensagem passada é absorvida aos poucos pelo leitor. O ritmo acelara no terço final do livro e aí é impossível largar até descobrir como que se encerra a história.
O Mar Sem Estrelas tem potencial de agradar os leitores de fantasia e mesmo sendo preciso navegar em ritmo lento, vale super a pena embarcar nessa viagem: 4 estrelas.

Bruna 05/08/2021

Á Procura & Ao Encontro
Me faltam palavras para explicar o quanto amei esse livro.
Desde o início me apaixonei pela confusão e pelo mistério por trás de cada página. São muitas histórias incríveis e personagens maravilhosamente sensatos e o romance lindo e o choque constante.
A maneira que Erin escreve também deixa o livro sensacional. É diferente e especial. As descrições extensas e precisas fazem a imaginação voar e viajar e navegar longe. O Mar Sem Estrelas é sem dúvidas onde eu quero estar e explorar.
Uma história sobre histórias, não sobre magia, e livros e amor. Tive todos os tipos de sentimentos com esse livro, mas não queria terminá-lo, queria mais e mais e mais.
Mas aprendi que não é aqui que a história termina, aqui é apenas onde ela muda.
Bel 09/09/2021minha estante
Aii que tudo! Comecei ele hoje Bru

viterario 16/10/2022

42 POST-ITS
O mar sem estrelas, a cima de qualquer coisa é uma experiência. As vezes revolucionária, muitas vezes confusa. Mas sempre estranhamente encantadora, profunda e enigmática. Aqui você vive não uma mas várias histórias e aprende a viver a sua própria. Não é uma leitura para qualquer um, mas recomendo.

Liv 08/08/2022

Esse livro é intrigante e eu terminei ele agora e estou igual o meme da Nazaré Tedesco tentando entender tudo o que aconteceu. É um livro que exige bastante concentração para você entender tudo o que acontece. É uma leitura ótima, eu amei demais.

Giuliane.Souza 10/07/2022

É eita atrás de poxa
Rapaiz eu vi o pessoal falando bem mais achei que estavam exagerando sabe?.. Só que não o negócio é bom de verdade mesmo tô passada

Vitorin 17/10/2021

Que livro INCRÍVEL, um novo favorito da vida?
Cara eu nem sei começar isso aqui mas vamo la kkkk, vou por partes.
Comecei o livro sem entender NADA e ele demorou muito pra me prender, tive q pegar ele umas 3 vezes antes de me prender.
Ele é um livro confuso mas ao mesmo tempo reflexivo e imersivo, os personagens são mto bem desenvolvidos e apesar de cenários difíceis de imaginar eles são muito bem detalhados.
Uma história com várias histórias dentro não é pra qualquer um e eu simplesmente AMEI e vivi pra ver tudo se encaixando, foi impecável ver que tava tudo interligado sério eu to sem reação.
Eu acho que entendi a maior parte das coisas mas esse livro é um livro pra futuras releituras sem sombra de dúvidas, reler pra pegar tudo q eu não entendi nessa primeira leitura.
Os personagens são INCRÍVEIS DEMAIS SÉRIO, Zachary e Dorian eu AMO VOCES SÉRIO, Mirabel LENDÁRIA eu simplesmente amei todos os personagens e todos os cenários, eu amei tudo e provavelmente não vou esquecer esse livro tão cedo, ele é mágico, ele é poético, simplesmente incrível.
Eu amei o final, mas ao mesmo tempo fiquei triste e achei q tudo ia dar errado e aaaaa sério ???
não consigo expressar o suficiente sobre o quão boa foi essa experiência só leiam juro!!!

Ley 18/12/2022

eu me saboto sempre que coloco expectativas demais
O Mar Sem Estrelas é uma fantasia que instiga pelo mistério e por integrar várias histórias dentro de uma só, transformando o livro em um acervo para quem adora ler, com referências que os leitores logo irão entender e uma paixão por um mundo subterrâneo destinado justamente aos leitores. A leitura começa com histórias soltas sobre um livro desconhecido.

Zachary encontra um intrigante livro na biblioteca da instituição que estuda. Há muitos detalhes curiosos sobre o tomo, não há registro disponível, as histórias são desconexas, talvez incompletas, mas o mais absurdo é Zachary encontrar um trecho de sua vida impresso no livro. O protagonista fica ávido pelas histórias e intrigado pelos detalhes em que sua breve aparição é descrita. Em uma procura maior sobre a obra, ele tenta rastrear símbolos que aparecem com frequência, mas acaba encontrando algo maior.

Sua busca esbarra com dois personagens: Dorian e Mirabel. Os personagens são tão aleatórios que não dá para saber como exatamente fazem relação com o livro em questão. As descobertas se mostram cada vez mais profundas, apresentando um mundo que poderia instigar qualquer leitor. Foi isso que me encantou em primeiro lugar. Um livro de fantasia com possibilidades para um leitor imergir em histórias o quanto puder? Sim, seria meu sonho.

Zachary fica igualmente encantado. Ao contrário de alguns protagonistas adotando medidas clichês sobre essa nova apresentação, o personagem quer entrar de cabeça e saber sobre esse mundo. Ele continua mesmo sabendo que pode ser perigoso e embarca em aventuras enfrentando seja qual for o risco. Seu objetivo não é claro, mas ele mostra garra de simplesmente querer ir até o fim.

A leitura, por mais que apresente elementos familiares, é confusa e sua narrativa é diferente. Há uma história principal, com Zachary como protagonista, enquanto isso, intercala-se com narrativas soltas de histórias que lembram fábulas. Alguns livros inteiros são narrados em conjunto com a história principal, causando uma certa confusão sobre qual informação será importante, mas eis um detalhe que quem quiser ler precisa se atentar: cada trecho narrado tem uma importância significativa no enredo principal.

É intrinsecamente importante não perder nada, se possível faça anotações. Aos poucos, a narrativa faz referências às suas próprias histórias, que fazem um total sentido no desfecho. É tão milimetricamente detalhado que chega a assustar. Dá para sentir um frio na barriga quando nos deparamos com trechos de outras histórias e assim podemos entender ao menos o rumo em que ela está indo.

A forma de narrativa é melancólica, Zachary é um personagem solitário, incrível, que logo que apeguei. Mas não somente por ele temos uma narrativa assim. A própria história é um tanto sombria, portanto a melancolia se adequa perfeitamente. A ideia do livro, assim como os detalhes da escrita me agradaram, porém não gostei de tudo como eu imaginava.

O livro tem um grande simbolismo por trás das histórias e nem tudo é explicado. A ideia também é bastante incrível, mas a falta de explicação não me agradou. Ao mesmo tempo em que há uma grande quantidade de informações sobre as histórias narradas, não há detalhes o suficiente da narrativa principal para que possamos conhecer e nos adaptar. No fim, nem tudo que aconteceu me cativou. Os personagens são incríveis. Cada um foi bem escrito, seus medos e desejos são bastante claros, o que nos faz afeiçoar-se, mas há menção de romance, e esse desenvolvimento foi repentino e não gradual.

Os personagens se conhecem há pouco tempo, tiveram poucos encontros, tudo virou um caos de uma hora para a outra, e não houve tempo para que sentimentos tão fortes acontecessem. A intenção é boa, mas na minha visão, faltou mais contato e desenvolvimento. Pode não atrapalhar a experiência de alguns, mas para mim fez diferença.

Fiquei um tanto dividida sobre o enredo geral. Houveram partes empolgantes, e como mencionei, os personagens realmente são maravilhosos. Há protagonismo não-branco e LGBTQ+, e as conexões finais causam entusiasmo. Em contrapartida, a confusão não valeu a pena. O simbolismo misturou-se com o que trechos necessários a serem explicados e houve muita confusão. Realmente pode ser uma experiência diferente para cada leitor.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/08/resenha-o-mar-sem-estrelas.html

Carol 27/11/2022

Esse livro é poesia do início ao fim, me prendeu logo de cara porque você lê e fica tentando entender o que ta acontecendo e qual a conexão de tudo, uma história genial mesmo. Tenho minhas ressalvas mas essa avaliação não merece menos que 5 estrelas.

Julia 05/04/2022

Á procura. Ao encontro
Esse livro foi uma verdadeira experiência, nunca tinha lido algo desse tipo, é uma fantasia que foge completamente do padrão.

O livro começa com uma história que não tem nada haver com o personagem principal, para apenas depois nós apresentar a ele. E além dessa historia e a do protagonista, ainda tem mais de cinco histórias, com personagens diferentes, cada uma em um tempo, e em vários lugares mas que ainda sim, são no mesmo lugar. Ou seja, uma confusão, mas que confusão muito bem escrita.

Os personagens são incríveis. Zachary é um cara super cativante, sarcástico, engraçado e muito inteligente. E todos os personagens tem mais ou menos essa vibe. O Dorian, é uau, perfeito, mas senti falta de um pouco mais de desenvolvimento nele, porque ele tem um passado super interessante, mas não nós mostrou completamente, apenas um migalha.

A história do Tempo e do Destino, e a Lua que se apaixona, todas são muito bem pensadas e muito filosóficas, não sei se essa é a melhor palavra, mas enfim, te faz refletir bastante.

O final deixou um pouco a desejar, eu queria mais e principalmente queria ter entendido melhor o que aconteceu, ficou muito solto.

E por último, um adendo a como a Kat foi uma investigadora impecável, a mulher tem muito talento.

Portando, a todos que estão lendo e se sentindo meio desprovido de inteligência, não desistam, logo tudo faz sentido.