O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Alana N. 28/05/2022

"Acho que as melhores histórias parecem ainda continuar em algum lugar fora de seu espaço."
"O mar sem estrelas" é um livro P-E-R-F-E-I-T-O. (Quem não gostou leu errado e só a minha opinião importa.)
Não tenho palavras para inaltecer o suficiente essa história. Sério. A forma como a autora construiu esse universo, como interligou as coisas, como NARROU essa trama é digna de aplaudir em pé por duas semanas sem parar. (Meu Deus, que livro INCRÍVEL! Minha vontade é escrever essa resenha toda em caixa alta, sério.)
Cara, se eu achei a escrita da Erin imersiva em "Circo da Noite", aqui isso é elevado a enésima potência. Você entra na história, se envolve com os personagens e se perde nesse mundo surreal. É um verdadeiro nocaute de tanta perfeição. Tanto que, ao terminar, simplesmente comecei a chorar porque não teria mais desses personagens. Real, me deu aquela sensação de ter ficado "órfã", que verdadeiramente me abalou. E, de verdade, foi a primeira vez que isso me aconteceu.
Enfim, indico de todo meu coração. Sinceramente, acredito que esse é o tipo de livro que é mais que uma mera leitura, é uma EXPERIÊNCIA. Fica mais essa fortíssima indicação.

Lagado:) 06/07/2021

O Mar Sem Estrelas
- Essa resenha tem spoiler -

Eu não tenho palavras pra expressar meu sentimento por esse livro e muito menos palavras pra descrever o quanto esse livro é incrivel e maravilhoso.

Esse livro é muito encantador nesse estilo de um capitulo do Zachary e um conto, a Erin trouxe uma trama muito bem desenvolvida com uma escrita poética e envolvente e complexa.

Todos os personagens são incriveis e muito profundos, e eu fiquei totalmente fascinado por cada um deles, poderia ler um libro de 1000 paginas somente deles, Erin é pedir muito?

Ja aviso logo que esse livro é muito complexo, você irá precisar anotar bastante coisas, e ler com muita atenção, esse não é um livro que te entrega tudo de mãos beijadas, muitas vezes vai da sua imaginação enquanto você cata a migalhas, se você gosta de tudo muito bem explicado na sua mesa, esse livro não é pra você.

Eu não tenho muita coisa a reclamar desse livro eu amei tudo, eu gostaria de ver oque aconteceu com o Zachary e o Dorian(o dorian indo conhecer a mãe de Zachary), e oque aconteceu com a Kat, Ela será a nova guardadora do porto?

Eu amaria uma continuação desse livro, eu queria acompanhar mais desses personagens incriveis, oque me resta é apenas esperar.

Matheus 25/03/2023

"Nós somos todos feitos de poeira de estrelas e histórias"
Livro ?: Mar Sem Estrelas
Autor(a) ?: Erin Morgenstern
Faixa etária ?: +14
Nota?: ??????
Marcações ?: 53
TWs ??: Informar-se nos comentários

Sabe quando você lê um livro e você fica simplesmente abismado quanto a qualidade e pensa que nunca mais vai ler algo tão bom quanto? Minha leitura de "Mar Sem Estrelas", standalone de fantasia alternativa, escrito pela autora Erin Morgenstern foi assim e ainda conseguiu promover a obra ao meu pódio literário da vida.

Desde já, devo elucidar que fazer a sinopse desse livro será uma missão bem difícil pois nesse livro reina a excentricidade e loucura. As primeiras páginas são estranhas, sem ligação mas lindas e incrivelmente criativas. Até que Zachary Ezra Rawlins é apresentado, um garoto que encontra em uma biblioteca um livro cujos capítulos são os mesmos que nós leitores lemos no início e o qual um deles fala sobre ele.

A partir daí, Zachary parte em uma jornada ao Mar Sem Estrelas, um lugar muito mencionado nos contos do livro que chama-se Doces Dores. Não posso descrever muito, porque o mais legal desse livro é não saber de nada, mas Zachary irá encontrar respostas para perguntas enigmáticas e pessoas que irão ajudá-lo nessa jornada misteriosa.

Mesmo que eu faça essa resenha um milhão de vezes, eu sempre vou sentir como se eu estivesse fazendo uma péssima resenha porque a única vontade que eu quero é captar a beleza do universo que a Erin Morgenstern criou e levá-lo para novos leitores afinal, caramba, esse livro é uma obra-prima.

A atmosfera desse livro foi de longe o que eu mais curti. Queria muito saber definir como ela é mas é algo bem difícil de explicar. Mas é como se fosse aquela atmosfera comfy style que agrada qualquer um e que faz você se apaixonar pelo que você tem em mãos. Tudo nesse livro é belo, encantador.

A escrita da Erin... indescritível. É uma das melhores escritas que eu já vi na face da Terra e fico muito triste em ela ter escrito apenas essa obra e outra que por sinal quero muito ler. Ela descreve tudo com muita beleza e clareza e a escrita dela é tão boa que aposto em Erin Morgenstern como poetisa da atualidade (leiam esse livro para apostarem junto comigo.)

Mar Sem Estrelas é sobre o poder das histórias. Sobre viver a nossa vida e "romantizá-la", sobre ser quem você é e correr atrás do que você quer. É uma ode a toda e qualquer pessoa que já sentiu um formigamento na pele ou até algo mais enquanto estava a ler um trecho de um livro. É viver nossas histórias. E não desistir delas.

Aposto que se você comprasse Mar Sem Estrelas hoje ou baixasse de um site pirateado e iniciasse a leitura, tenho certeza que amaria (talvez tanto quanto eu). Queria poder obrigar todo mundo a sentir a sensação de ler esse livro pela primeira vez e acompanhar a misteriosa história de Zachary Ezra Rawlins, porque vale muito a pena. Muito mesmo.
lana!¡ 25/03/2023minha estante
resenha incrível para um livro incrível!!!

Obgg ?

Danii 26/03/2023minha estante
Que resenha perfeitaaa, quero muito ler esse livro

Matheus 26/03/2023minha estante
@Danii obgg ? leiaaa vc vai gostar mt

ReaderInTheDark.7 26/03/2023minha estante
Eu estava com um pé atrás sobre ler esse livro, mas cara, você me convenceu. Perfeita resenha ?

Matheus 26/03/2023minha estante
@GeekBooks aaaa que bom ? fico feliz

Silveira 07/01/2022

O tempo e o destino
Eu não sei nem por onde começar, essa obra foi o primeiro favorito do ano e eu simplesmente amei essa historia!

No começo pode parecer meio confuso, é como varias linhas do tempo se chocando e sobrepassando ao longo da narrativa, mas que, conforme você vai se familiarizando com os personagens, começa a entender sua origem, seu caminho, é simplesmente fantástico o trapalho da autora.

Eu não consigo conceber a dificuldade que é escrever uma obra assim, com muitas histórias que são um todo, mas que não estão cronologicamente colocadas na obra, por isso admiro ainda mais.

Não é uma obra linear convencional, o que pode confundir alguns, e nem um ROMANCE escancarado, tudo muito sutil, muito bem encaixado, e o final com aquele gosto de mel (hahahahhaha pqp).
É uma obra que espero, em breve, revisitar.
murilomerino 07/01/2022minha estante
quero muito ler esse! o circo da noite dessa autora é um dos meus favoritos da vida

Silveira 07/01/2022minha estante
Você não vai se arrepender, juro!

Howl 02/03/2022

Meu novo livro favorito
QUE LIVRO, MEU DEUS, QUE LIVRO!

Esse livro é simplesmente mágico. É uma escrita única, linda e poética, que, apesar de ser bem confusa e se você piscar você se perde, é simplesmente fantástica.

Eu não tenho nada negativo para falar, tudo é simplesmente fantástico. Um livro sobre livros, que contém histórias dentro de seu livro. É incrível quando tudo começa a se conectar, quando você entende a história dentro de um dos livros. É... uau.

Os personagens são incríveis, o mundo é extremamente mágico, o plot.... O PLOT. Não tenho palavras. Só leiam, por favor, leiam.

Ly 11/08/2021

Uma Experiência
Terminei sem saber quantas estrelas dar. O que foi isso???
Horas depois de tê-lo finalizado, cá estou eu, tentando entender o que aconteceu e chegando a algumas conclusões a partir da experiência que eu tive.
É um livro mágico, que te transporta pra um mundo completamente novo (e confuso), te lançando questionamentos que muitas vezes não serão satisfeitos da maneira que você quer.
Algumas coisas se encaixam; outras não. Mas pra mim, a beleza disso tudo foi poder sentir como uma integrante da história, tão perdida quanto alguns deles, e ainda poder continuá-la na minha cabeça depois que tudo acabou.
É muito difícil falar desse livro e tenho certeza que alguns não vão gostar. Eu mesma terminei meio revoltada kkkk mas depois... Depois de pensar no todo, cheguei a conclusão que é uma obra de arte. Espero reler em breve pra poder ligar alguns pontos e testar algumas teorias.

Luiz 31/03/2022

Acho que o que mais me prendeu na estória foi a maneira poética como tudo é contado. As vezes parecia que estória estava meio devagar, meio travada, mas eu continuei lendo pela beleza do que estava escrito.

No final das contas, todas as estórias contadas em paralelo são muito bonitas, mas acho que demora muito pra elas conversarem entre si. Só bem próximo do final a gente começa a ter clareza de como tudo se entrelaça ou qual a importância de alguns personagens.

É um bom livro, eu recomendo bastante. Mas eu gostaria de ter amado.

MariBrandão 01/08/2021

Um livro sobre livros! E lugares incríveis, aventuras, histórias de amor mais longas que o tempo, mitos e lendas, e contos de fadas, porque não?

Personagens cativantes, humanos, animais, e tudo isso está de alguma forma conectado.

Demorei um pouco pra me conectar com o livro, que no início foi um pouco um pouco confuso. Afinal, quantos livros cabem dentro de um livro? Não reparei ao certo quando foi, mas em um dado momento, aconteceu, e não queria mais que terminasse!

Giovana774 03/10/2022

uma história dentro de uma história que está dentro de outr-
ok, esse livro tinha TODOS os elementos possíveis para ser o meu mais novo favorito - mas não foi, e isso me frusta um pouquinho.
a história me pegou desde o começo, especialmente pelo fato de bibliotecas, bibliotecários e livros serem citados constantemente na trama e possuírem uma importância fundamental na história, o que me deixou animada e felizinha, pois tudo isso é o que sou e futuramente vou ser.
o mar sem estrelas não é um livro fácil. é esquisito, e diferente de tudo que você vai ler, isso é fato. tem horas que você pensa que tudo se encaixa, mas as páginas seguintes te fazem voltar ao começo da história, tudo do zero. tive que voltar à capítulos e reler partes para ver se conseguia seguir com o fluxo de pensamento da erin morgenstern e consegui por uma boa parte da narrativa - mas o final me pegou. não consegui me importar muito. é tudo muito, é muita coisa acontecendo, é muita coisa para criar e imaginar na cabeça, e talvez seja esse o objetivo final do livro, mas é algo que me incomoda, que me incomodou desde o começo, pra falar a verdade: de não ter nenhum controle sobre o que eu estava lendo, e não saber onde todas essas páginas iriam acabar. me pegava igual o protagonista da história, Zachary, me perguntando sobre tudo e todos o tempo todo, e não obtendo nenhuma resposta - e isso me irritou um pouquinho.
esse livro é digno de releitura, e creio que vou gostar mais dele quando fizer isso, mas fica para um futuro próximo, quando me sentir pronta para encarar essa aventura espantosa outra vez.

BruPimentel 24/07/2022

Não entendi muita coisa, mas adorei ?
Não acho que é um livro fácil de ler, é confuso, vai e volta, intercala histórias, vários personagens e você fica tentando entender quem é quem, mas a história prende e adorei o final, mesmo achando que ficaram pontas soltas e sem ter entendido tudo como gostaria.

Leehrz 10/08/2022

Nota: verdinha/5
Não gostei muito disso não. A ideia é legal, mas não curti a forma como foi elaborada.
Livro confuso confuso confuso, às vezes parece que você está até sob a influência de entorpecentes (muita coisa aleatória). Cheio de coisas desnecessárias. Podia ter uma quantidade muito menor de páginas.
Preguiça. Quis abandonar várias vezes.
E o romance que surge DO NADA ??? Sem sentido.
Levemente mistura um pouco de Fallen, com Alice no País das Maravilhas e Guardiã de Histórias.
Se não fosse pela MLI, acho que nunca teria nem tentado ler isso.

Joanne.G.P. 09/07/2021

FAVORITO DA VIDA
Enfim encontrei o livro que posso dizer, é o meu livro favorito. O mar sem estrelas é inexplicável mas foi escrito para quem ama ler, para quem gosta de ouvir histórias e quem sente prazer em se aventurar por mundos fantásticos. Pra crianças grandes que ainda sonham com mundos desconhecidos e que ainda esperam entrar lá.

O mar sem estrelas é tudo isso e mais, mas que só dá pra sentir se você ler.

É um emaranhado de coisas que parecem não fazer sentido, mas que ao mesmo tempo faz muito sentido. É mais do que a toca do coelho, é ser o coelho.
Marcia.Cristina 07/08/2021minha estante
Tb é meu novo livro favorito!!! Uma jornada que continua mesmo quando fechamos o livro... Amei!!!

Joanne.G.P. 07/08/2021minha estante
Maravilhoso né? ??????

matty0 23/10/2021

vei ????
pra ser justo, devo admitir que foi um ano difícil de leituras pra mim. Mesmo histórias que eram boas, não me prendiam muito bem, e no começo desse livro achei que essa fosse a única questão que atrapalhava nossa relação ksksk mas ele só piorou.

O circo da noite, da mesma autora, é absolutamente TUDO pra mim, ent tava mt no hype desse livro, e feliz de estar sendo mais reconhecido no bookverso pq ela é muito boa mesmo. A escrita realmente continua linda demais, mas acho que o problema já começa no protagonista. Ele NUNCA foi cativante. E no decorrer esperava sim que ele se mexesse pra alguma coisa, mas ???? eu sei que é muito difícil escrever um livro onde o protagonista não sabe o que está acontecendo e se manter nesse mistério, mas ele não tem personalidade, carisma, ou faz qualquer coisa além de ficar perguntando "quê? onde eu tô? o que aconteceu? o que é pra fazer?" tipo ?????? pq ele tá ali, na vdd ?????

a "vilã" também, é algo tão aleatório, irrelevante e caricata que no fim nunca foi um problema real, e a intenção acho que não era ser mesmo, mas só ficou chato e jogado

o romance então, nem se fala. Sério, nem todos os livros precisam ter, principalmente se for pra fazer algo só por fazer msm, e terminar de qualquer jeito. Mano, DO NADA. alguém realmente engoliu aquilo???

eu queria MUITO, MUITO mesmo ter gostado desse livro. poxa, fala sobre histórias, a escrita é linda e tenho um carinho pela Erin. Mas mano, cheguei num ponto que até a escrita bonita tava me irritando, pq o encanto se foi e só ficou a ladainha. Eu não consegui sentir NENHUMA emoção, só via palavra

quando chegava os capítulos do zachary eu só conseguia revirar os olhos. O cenário contemporâneo também ficou esquisito, cidade com (palavra com M) , personagens morderninhos, que acabava tirando a magia que DEVERIA ter

sem falar que é totalmente sem pé nem cabeça, e não sou cult o suficiente pra isso. Se você gostou desse livro, por favor leia "o circo da noite", é infinitamente melhor.
Beatriz2810 28/10/2021minha estante
Exatamente. Terminei há algumas semanas e até hoje tô bem assim ????????????????

Beatriz2810 28/10/2021minha estante
Parecia um monte de conto jogado.

Daniela742 09/11/2021minha estante
Concordo....terminei de ler e achei enfadonho... leitura arrastada...

Alan (@coracaodeleitor) 28/06/2021

Olá literárioooooos!!!

Já começo dizendo que ?O mar sem estrelas? já é um dos meus favoritos desse ano.

Um livro genial, com uma história única. Mas já começo com uma dica aqui, é um livro que precisa de muita atenção do leitor, pois qualquer detalhe pode fazer a diferença.

O livro começa contando histórias de um outro livro chamado ?Doces Dores? após ler essas histórias somos apresentados ao nosso protagonista, Zachary. Já quis fazer essa contextualização para que ninguém comece perdido.

Zachary é um estudante universitário que acaba descobrindo um misterioso livro. Nesse livro ele encontra as mais diversas histórias, porém ele descobre que uma dessas histórias é sobre sua infância.

Como assim o livro fala sobre ele? Ele fica muito intrigado e decide que irá descobrir o que puder sobre o tal livro misterioso. As únicas pistas que ele possui estão na capa do livro e são símbolos: uma abelha, uma chave e uma espada.

Através as histórias do livro e de suas buscas ele será levado a um mundo completamente novo para ele. Onde começará a entender de fato qual a sua missão.

Um livro que me conquistou desde o início, essa escrita de forma enigmática e com histórias dentro de histórias nos deixa sempre com aquela sensação de que tal personagem pode estar naquela história.

É um pouco complicado de explicar sem dar spoilers mas é como se cada um tivesse sua história mas as histórias de todos estivessem cruzadas. Porém você pode conhecer o personagem muito antes dele ser apresentado de fato.

Enfim, eu ficaria aqui elogiando e dando motivos porém acho que o livro em si é uma experiência muito gratificante e acho que fazia algum tempo que não lia um livro tão marcante assim. Fica aqui a dica de uma leitura 5 estrela e favoritada.