O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Giulia 28/08/2021

Insisti na leitura até o fim, mas não gostei mesmoo! Esse estilo de história não funciona pra mim! As duas estrelas são só pela escrita bem feita.

sibelef 24/07/2021

o que é esse livro???
não sei como começar a descrever a experiência de leitura que tive com esse livro, são histórias dentro de histórias que transbordam sentimentos e significados. confesso que nas primeiras páginas foi bem confuso, mas depois que as histórias se desenrolam e tudo vai se encaixando se torna algo mágico.

sim, esse livro é difícil de ler (pelo menos pra mim foi) é uma leitura densa, que demanda calma, atenção MUITA atenção mesmo e principalmente lucidez. o mar sem estrelas me tirou da zona de conforto, mas de um jeito bom!! os personagens são cativantes cada um de um jeito diferente, você fica ansioso(a) pra descobrir a história de cada um e os plotwists são ? muito muito bom, diagramação linda, escrita fluída e detalhista, amo a escrita da Erin, e percebi uma grande diferença (boa) na de O Circo da Noite na de O Mar Sem Estrelas. um livro surreal e inexplicável.
.?

Adrielly_ 19/12/2023

Há três caminhos
Eu não sei o que esperava, sabia que era um livro poético e metafórico e que talvez eu não fosse entender, mas independente do que eu esperava foi mais que isso.

A forma como as histórias dentro das histórias dentro das histórias se conectam foi uma das melhores partes pra mim, tentar prever o que aconteceria, ou ao menos o que aconteceu antes que fosse revelado. Não sei se esse livro deveria ser um conto de fadas, mas pra mim é, e como Kat eu acredito em contos de fadas.

Teve história que eu queria que tivesse continuado, que as páginas faltantes tivessem sido encontradas, e houveram outras pelas quais não me interessei tanto porque outras pareciam mais importantes. Não sei, mas aos que leram, ou que ainda vão ler, e aos que buscam e ainda vão encontrar, minhas saudações:

À Procura...
drikurt 20/01/2024minha estante
Ao encontro haha
Juro que ficou pontas soltas não entendi muito do livro

Adrielly_ 20/01/2024minha estante
O que não consegui entender de jeito nenhum foi o que Kat tem a ver com qualquer coisa, ela me pareceu ser importante, mas até agora não sei o porquê

Kathleen.Campos 12/12/2023

Tudo que vc pode esperar e muito mais
Eu me apaixonei pela Erin desde que li O Circo da Noite, e agora lendo O Mar sem Estrelas o sentimento permanece. Ela consegue te capturar na história de um jeito que parece que vc faz parte.
Amei todos os personagens, todo o enredo da biblioteca secreta, é um mundo que com certeza eu visitaria kkkkk
Amei o final, se alinhou com tudo que ela veio construindo e informando durante a história, e eu queria muito saber o que acontece com cada um depois do livro.

Radu 23/01/2022

Esse é um livro peculiar e com um potencial para ser incrível
Eu comecei a leitura muito animado e envolvido, mas por questões pessoais desliguei um pouco da história e deixei coisas passarem, e não tive a experiência que eu esperava ter
A história perdeu um pouco da magia e da poesia e eu deixei de prestar atenção em algumas coisas que seriam importantes
Mas mesmo com toda a conspiração das estrelas para atrapalhar a leitura, ainda foi um livro bem legal de ler
Quero reler no futuro com mais calma e quando estiver pronto para absorver tudo o que essa história tem a oferecer

Glaucia @blogmaisquelivros 26/08/2021

Complexo, desafiador e apaixonante!
"Um garoto no começo de uma história não tem como saber que a história começou."

Há um mês eu tento assimilar o que foi minha experiência de leitura com O Mar sem Estrelas para convencê-los a ler essa obra, no entanto, há um mês eu tenho certeza que jamais serei capaz de colocar em palavras o quão prazerosa e encantadora foi conhecer essa história, mas prometo que tentarei nessa resenha.

A trama criada por Erin Morgenstern é sem dúvida uma das mais originais e complexas que já tive a oportunidade de ler. Para quem é fã de fantasia devo dizer que o livro é uma verdadeira viagem a um novo mundo repleto de camadas, com histórias dentro de histórias, fábulas, baladas, amores atemporais e navios que navegam sobre um mar sem estrelas.

Zachary é nosso protagonista, um jovem estudioso que encontrará na biblioteca da universidade onde estuda um livro misterioso contendo em suas páginas um momento específico de sua história. O que acontece é que esse momento jamais foi divido com outro pessoa, sendo assim, como ele poderia estar descrito em um livro que parece ser mais antigo do que o próprio Zachary? É justamente essa pergunta e todas as possíveis respostas que farão essa história se desenvolver, e você querido leitor fiará ávido por respostas. Mas não esperem encontrar aqui respostas para todas as perguntas que surgirão durante a leitura. Morgenstern conseguiu criar seu próprio "país das maravilhas". Nem tudo o que acontece nessa história possuirá sentido ou conexão óbvia, então preparem-se para um enredo denso, poético e desafiador.

Nesse mundo secreto de histórias infinitas e caminhos que se encontram e desencontram, Morgenstern fala sobre amor, sobre destinos e sobre histórias. O Mar sem Estrelas é uma obra que pode não agradar todo e qualquer leitor devido a sua complexidade e finais abertos, mas garanto que esse é um livro para quem gosta de histórias, além de uma experiência única, arrebatadora e emocionante.

Terminei o livro sem a certeza se entendi todas as conexões dessa trama, mas determinada a reler a obra assim que possível e conhecer mais da escrita dessa autora que ganhou espaço na minha lista de queridinhas.

site: https://www.instagram.com/p/CTDSoMLrEzt/

Nina 01/07/2022

É muito difícil definir esse livro. É uma história única, e que possui várias portas, chaves, abelhas, espadas e um mar sem estrelas. Eu gostei da escrita da autora e achei a história cativante, mas é uma narrativa que não dá todas as respostas para o leitor, o que permite uma experiência única para cada um que está lendo. Recomendo a leitura.

Mar 11/07/2021

Chorei sem entender, porém, favoritei
"Mas não é aqui que termina a história deles. A história deles está apenas começando. E nenhuma história realmente acaba enquanto é contada."

É engraçado como ler O Mar Sem Estrelas é uma experiência. Não tem nada para comparar. Você tem que ler e ficar confuso até finalmente achar que entendeu para no final, não saber de nada!

Não me lembro de ter ficado tão órfã de um livro como estou agora. Nosso protagonista diz que leu Doce Dores repetidamente e que não conseguia se separar do livro, acredito que a sensação é a mesma. Eu quero reler e eu acabei de terminar, quero dormir e sonhar com O Porto e com o próprio Mar Sem Estrelas. O livro é tão bem escrito que faz com que eu sinta vontade de acreditar naquilo, de crer fielmente em cada personagem.

Os contos intercalados com a narrativa do protagonista me fizeram pensar, chorar e me arrepiaram até a alma. Eu realmente não tenho palavras para essa experiência.

Se eu entendi o livro? Talvez, acredito que se daqui
a dois anos eu reler vou entender tudo de uma forma diferente, é um livro constante que muda conforme crescemos. É memorável.

Tão memorável que chega a ser doloroso.
lavínia 11/07/2021minha estante
qual é a idade indicativa??

thalita batista 17/04/2024

"O Destino se apaixonou pelo Tempo."
Foram tantos sentimentos lendo esse livro que eu não saberia numerar. Que história linda e maravilhosa que é O Mar Sem Estrelas.

Quando criança, Zachary encontra uma porta desenhada atrás da loja de sua mãe, uma vidente, uma porta de tinta muito detalhada - quase real. talvez ela fosse. Uma porta que ele deveria ter aberto, mas não abriu. Anos mais tarde, agora na faculdade, Zachary Erza Rawlins encontra um livro na biblioteca onde estuda, um livro sem nome ou autor, que contém parte de sua própria história dentro, do dia que achou uma porta de tinta e não a abriu, assim não encontrando o mar sem estrelas. Pelo menos não ainda.

Nem sei por onde começar a falar desse livro. Que obra fascinante e tão cheia de vida! Cheia de histórias e mais histórias, acima de tudo.

No começo esse livro pode ser muito confuso, apresentando várias histórias de lugares e pessoas diferentes que não fazem muito sentido, mas tudo vai se conectando com o tempo e tudo passa a se encaixar.

A autora constrói um universo tão rico de personagens e lugares e metáforas cheias de magia e sentimentos. Muitos sentimentos. Cada história tem seu significado e foi tão legal tentar juntar e entender cada uma delas, mesmo tendo algumas que eu não consegui entender mesmo no fim, como o Rei Coruja. Ainda não compreendi quem ou quê ele é, mas tudo bem.

Falando dos personagens tenho que começar com nosso protagonista Zachary. Que personagem encantador ele é. Foi tão fácil me identificar com ele, um amante de livros e histórias, curioso e receoso na mesma medida.

No decorrer do livro aprendemos e descobrimos as coisas junto com ele. Ele aprendendo que todos temos escolhas. O Destino não decide o seu futuro, ele apenas te dá opções para você mesmo traçar seu próprio destino. Sua própria vida. E assim que ele faz.

Dorian, Maribel e o Cuidador foram personagens que eu gostei muito. Havia tanta coisa por trás de cada um deles. Tantas histórias não contadas, que quando reveladas me fizeram me apaixonar por cada um deles. Assim como Eleonor e Simon, e cada história de cada personagem contada nesse livro.

O mar sem estrelas é uma obra difícil de se explicar e até de entender, mas tão linda e tão cheia de... histórias, que você vai se apegando cada vez mais e mais.

O arco final me fez chorar de soluçar, que precisei parar e respirar por um tempo antes de continuar. Mas no final valeu a pena cada lágrima, essa obra é linda e complexa e me fez me apaixonar ainda pela leitura.
Giovanna 17/04/2024minha estante
É o meu livro favorito da vida! ?

thalita batista 17/04/2024minha estante
foi uma das melhores experiências que já tive lendo algo, que livro maravilhoso! ??

iara170 05/09/2021

A melhor experiência de leitura que eu já tive nos últimos anos. Sinto que esse livro me fez lembrar o porquê eu amo tanto histórias e como cada livro novo te proporciona uma nova experiência e oportunidade.

A primeira coisa que se passou pela minha cabeça assim que eu terminei de ler foi "Eu PRECISO reler isso." Eu nunca me senti assim com nenhuma história, não importa o quanto eu amasse ela. Assim que eu terminava sentia que já tava pronta pra seguir em frente e começar algo novo. Com o Mar Sem Estrelas aparentemente as coisas não acontecem assim.

Nas primeiras 150-200 páginas pra mim foi muito difícil encontrar um ritmo de leitura e me sentir envolvida, mas aí em algum momento ao longo da leitura algo meio que estalou e quando fui ver eu não conseguia parar.

A experiência de você ler quase que 80% de um livro e continuar não entendo nada mas ao mesmo tempo entender tudo porque você sabe que aquilo que tá acontecendo faz sentido é algo incrível.

Sinto que mesmo eu amando muito esse livro não acho que ele mereça ter eu o considerando o meu favorito. Acho que não consegui descobrir o potencial completo dele. Essa é uma história que é feita pra fazer os leitores interagirem com os acontecimentos, refletirem com os personagens, ela te obriga a ter atenção nos detalhes. É quase impossível você terminar essa leitura sem sentir a vontade de recomeçar ela de novo pra ver se consegue identificar pistas e mistérios que antes pareciam algo confuso.

Leiam O Mar Sem Estrelas, vocês não vão se arrepender.
lívia 08/09/2021minha estante
caralho

iara170 08/09/2021minha estante
KKKKKKKKK

Basil24 23/10/2021minha estante
Iara voc me prometeu se o livro n for bom eu choro

iara170 23/10/2021minha estante
se vc não gostar desse livro acho bom ir se tratar ele é perfeito

Coruja 22/04/2022

Quando li O Circo da Noite, a coisa que mais me impressionou foi a capacidade da Morgenstern de trazer à mente cenários deslumbrantes com suas palavras. Ainda hoje quando penso nesse romance, enxergo o salão de baile preto e branco e algo me faz perder o fôlego. Essa característica está em ainda mais evidência em Mar sem Estrelas e acho que nunca ansiei tanto por uma adaptação cinematográfica milionária que traduzisse em algo palpável todos os lugares que ela nos faz visitar aqui.

Em essência, Mar sem Estrelas conta a história de Zacharias Ezra Rawlins, que um dia descobre na biblioteca de sua faculdade um livro antigo chamado “Doces Dores” e que traz como um de seus personagens… o próprio Zach. Não é uma simples identificação com o personagem: o filho da vidente que surge naquelas páginas é Zach. Intrigado com tão estranha coincidência, Zach acaba se envolvendo numa grande conspiração em torno de um mundo subterrâneo dominado por livros, gatos e corujas - um mundo criado para proteger histórias, sob uma ordem de guardiães, e cuja magia irradia de um porto no misterioso Mar sem Estrelas.

Zach, contudo, não é o único que tem seus passos previstos nas narrativas que emanam desse labirinto subterrâneo. Os capítulos se alternam não apenas entre diferentes narradores e épocas, mas também entre trechos de vários livros que os personagens estão lendo a todo e qualquer momento.

Essa fragmentação torna a leitura um desafio - é preciso prestar atenção para não se perder nas várias linhas narrativas. Há um certo quê de experimental na forma como Morgenstern alinha todos esses caminhos que me faz pensar em Calvino com Sê um Viajante numa Noite de Inverno e nos labirintos-torre-de-babel-bibliotecas de Jorge Luís Borges: a concorrência de contos, o contexto metalinguístico, os níveis de significado. E tudo isso causa uma estranheza que contrasta muito com a ironia intertextual que está sempre te passando a impressão de algo familiar.

Aliás, é um efeito muito interessante essa dualidade entre os twists surpreendentes e as referências familiares. Vi Jareth de Labirinto como o Rei Coruja; o encontro com a primeira porta é A Porta no Muro de H. G. Wells; Dorian, claro, deriva de Oscar Wilde e o próprio Zach tem no nome uma piscadela a Ezra Pound, expoente do modernismo e imagismo. Estão lá Alice no País das Maravilhas, Jonathan Strange e Mr. Norrell, As Crônicas de Nárnia, Onde Vivem os Monstros e os poemas nonsense de Edward Lear, em especial A Coruja e o Gato. Cada leitor traz suas próprias referências e reconhece sua biblioteca particular nos muitos níveis deste subterrâneo - e torna-se assim, também, um personagem da história.

Para além dos cenários deslumbrantes - e também pinturas surreais - a sensualidade sutil do romance me impressionou. Há o Bibliotecário a passar seus dias escrevendo poesia erótica sobre as várias encarnações da amada, a Lua e o dono da estalagem, e os encontros e desencontros de Eleanor e Simon; mas nada supera Dorian sussurrando ao pé de ouvido de Zach a história do Tempo e do Destino, que é uma das melhores cenas de sedução que já li.

Por isso mesmo é uma pena que o desenvolvimento da relação entre Dorian e Zach deixe algo a desejar. Não se trata de uma paixão à primeira vista, mas também não há espaço para que eles se conheçam, os dois passam a maior parte do enredo separados e tentando resgatar o outro, mas sem compreender de todo o porquê de estarem no mesmo caminho. É tipo, acabei de conhecer essa pessoa, mas já morreria por ela! E é uma pena, porque a cena inicial dos dois é realmente de causar palpitações!

Isso tem uma razão. Como mitologia, com seus vários contos que se entrecruzam numa narrativa maior, Mar sem Estrelas é extraordinário. Qualquer das muitas partes que vão compondo o quebra-cabeças - ou caminhos que se abrem no labirinto - poderia servir de mote a um livro inteiro e independente. Mas, de um ponto de vista estrutural, faltam algumas coisas; na verdade, considerando as mais de quinhentas páginas de enredo, fica muita coisa por contar.

São detalhes que podem ser lidos ou adivinhados nas entrelinhas, mas que beneficiariam a construção geral do romance. Como a relação de Allegra com Dorian, que, com um pouco mais de carne, teria dado uma carga dramática que ficou ausente no confronto deles. Na verdade, tudo o que há por trás da ligação de Dorian com os Colecionadores, seu encontro com Mirabel, sua transformação e o que ensejou sua busca por Zach estão boiando em algum ponto desse mar, e esqueceram de trazer a bordo. Você entende a certa altura que há algo de destino na ligação entre Dorian e Zach, mas, mesmo assim, falta alguma coisa.

Creio que um capítulo em que Dorian pudesse ser um pouco mais desenvolvido, passar de contornos rascunhados a uma figura mais tridimensional, resolveria esse problema.

No geral, eu gostei de Mar sem Estrelas. Queria muito descer pelo Elevador, jogar os dados, andar pelos labirintos, dançar no último baile de um porto esquecido. O ritmo da prosa é de uma beleza arrepiante, a ideia da metanarrativa é bem o tipo de coisa que me agrada, e as imagens que Morgenstern nos imprime à mente valem por si só, sem necessidade nem do plot. Para encantar.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/04/mar-sem-estrelas-poesia-e-metanarrativa.html

Milis 11/08/2022

Eu não entendi muita coisa, mas foi das experiências literárias mais lindas e intrigantes que eu já tive.

eufernandafreitas 01/04/2022

"É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte de sua própria história."

Finalmente entendi o que diziam sobre não conseguir explicar sobre o que é esse livro. Você não consegue. Só consegue "senti-lo" quando o lê. E foi uma das sensações mais maravilhosas e lindas que já experimentei em uma leitura. Cada história dentro da história, as descrições de lugares, momentos, personagens me traziam um sentimento que é até difícil explicar. Felicidade, tristeza, amor. Se eu pudesse morar em um livro, seria em O Mar sem Estrelas. Eu te amo, livro ?
arilopes 01/04/2022minha estante
é livro único?

eufernandafreitas 01/04/2022minha estante
sim, amigo

@juliaavictorino 26/10/2021

Um favorito diferente de tudo que já li.
O mar sem estrelas é uma fantasia instigante, que a princípio pode parecer um pouco doida. Zachary encontra um misterioso livro na biblioteca de sua faculdade, mas é seu conteúdo que chama atenção: uma história da sua infância que só ele conhecia. Para entender como essa passagem foi parar ali, ele segue as únicas pistas que encontra, uma chave, abelha e espada desenhadas na capa do livro.

Esse é apenas o começo da jornada de Zach na busca por respostas em um grande quebra cabeça que a autora cria de forma surpreendente. O Mar Sem Estrelas intercala a narrativa de Zach, Dorian e Mirabel, aliados importantes que ele encontra no caminho, com trechos dos misteriosos livro que ligam essas tramas.

Até mesmo de forma independente, os livros dentro do livro são interessantes e completos por si só. Dão a impressão de estarmos lendo um compilado de contos em universos completamente diferentes e só de haver a possibilidade deles estarem ligados de alguma forma é incrivelmente instigante. Erin brinca com com analogias e metáforas aos elementos fantásticos de seu universo e nos faz criar novas teorias a cada capítulo.

Não vou mentir, esse não é um livro fácil. Não dá nada mastigado e deixa muita explicação aberta a interpretação. E isso não se resume apenas ao final. Posso dizer que O Mar sem Estrelas traz uma história em aberto e dela eu saí com uma grande lição sobre a vida. Zach é confrontado com escolhas e precisa de coragem e determinação para abrir as portas para o caminho escolhido, literalmente.

mavi borela 06/11/2021

?Um livro é apenas papel, uma história é uma árvore?
Eu não tenho palavras para esse livro, a escrita dele do começo ao fim é muito bonita e bem trabalhada, o universo é muito bem pensado, a história vai te trazer reflexões muito profundas sobre o que é a vida e a arte das histórias nos livros, todos os símbolos e personagens possuem um significado tremendo para a narrativa, tenho certeza que se eu reler ele vou aprender coisas novas, tenho curiosidade agora para ler o outro livro da autora, ?O Circo da Noite?, recomendo ?O Mar Sem Estrelas? para todos que amam fantasia com um toque de mistério.