Dona Lola

Dona Lola Maria José Dupré

Resenhas - Dona Lola

Vicioouss 30/12/2022

Muito, muito obrigada mesmo por esse livro, éramos seis já ficou marcado como um dos meus livros favoritos da vida, e esse veio para rematar, se eu pudesse esqueceria toda a estória e leria novamente. Perfeito.

Clarissa 14/10/2022

Este é a continuação do livro Éramos Seis, onde vamos acompanhar D.Lola depois que seus filhos cresceram e seguiram seus caminhos.
Depois de morar um período numa casa de repouso, Lola vai morar com sua filha, Isabel e sua família.
É um momento de guerra, onde o racionamento alimentar é grande e assim a família tem que se adaptar.
Lola presencia as osilacões de humor do genro, sempre humilhando a mulher e causando medo nos filhos.
O filho mais novo, Julinho, enriqueceu, morando no Rio de janeiro. Neste núcleo familiar, Lola vê grandes mudanças de costumes, comportamentais ... Muitas vezes assustando a vó Lola.
O maior desejo da mãe é saber do Alfredo, seu filho que foi lutar na América, pois faz muito tempo que não recebe notícias.
É a trajetória de uma mulher que viveu sempre em função da família e agora acompanha suas vidas como mera espectadora.

Larissa.Giorgetti 25/07/2022

Até mais D.Lola
Terminei com sensação de ainda assim queria mais..D. Lola é tão delicioso de ler quanto éramos seis, e tão real quanto. Nesse livro vemos um pouco da vida de Julinho e também de Isabel, um contraste tão grande e tão real que aperta o coração. Como se passa em plena segunda guerra, podemos ter uma ideia de como o Brasil foi afetado pois o livro nos dá a sensação de que cada personagem realmente existiu. Também temos um novo personagem, o "tio" Damião, que nos dá uma aula incrível sobre a ditadura e o "9 de julho" e da revolução, ele é o tipo de Senhor que se eu conhecesse passaria horas e horas conversando.
A única coisa que achei um pouco "massante" foi o suspense pelo Alfredo, achei que demorou demasiado pela notícia que estava ansiosa pra saber, pois Alfredo é meu querido, meu irmão favorito e amei saber o que aconteceu com ele, mesmo com dor no coração.
Por mim teria mais livros dessa família espetacular e tão real, mas agradeço muito essa continuação.

Evelize Volpi 23/07/2022

Graças a novela, esse livro foi tirado do " limbo" e novamente publicado .
Nunca imaginei sequer uma continuação de Éramos Seis...
Reflexões, lembranças e a velhice de Dona Lola.
Amo Éramos Seis, um livro guardado no meu coração, e a continuação não deixa a desejar no sentido de mostrar a vida como ela é, principalmente quando envelhecemos e refletimos sobre o viver.
Mas que não deixa de sentirmos tristeza e pesar por Dona Lola, isso nunca ...

Carlos Nunes 30/03/2022

Singelo e sofrido
Essa continuação de ÉRAMOS SEIS é relativamente desconhecida, pois há muito tempo estava sem edições novas, e só recentemente foi resgatada do limbo das obras esquecidas. E o livro dá continuidade à história e ao sofrimento de Dona Lola, agora bem idosa, com as limitações da idade, e que observa a mudança cada vez mais vertiginosa do mundo e dos costumes, algo que ela não entende e tem dificuldades de acompanhar, um mundo do qual ela vai cada vez mais sentindo não fazer parte. É um livro mais melancólico, reflexivo, que mostra muito a questão do apagamento do idoso, mas traz também o contraste entre as vidas da classe média, da classe rica e da vida simples de uma cidadezinha do interior. Acho impossível não se emocionar com a singeleza e a doçura com que dona Lola narra suas desventuras, especialmente a angústia provocada pela falta de notícias do seu filho Alfredo, lutando na II Guerra, e as pequenas (e poucas) alegrias de sua sofrida vida. Excelente conclusão de uma das mais amadas obras da nossa literatura.

Américo 06/01/2022

Uma merecida continuação
Merecida continuação de "Éramos Seis", "Dona Lola" dá continuidade à história da protagonista e nos mostra o que aconteceu com cada filho seu. A escrita da autora continua formidável, recomendo a leitura.

hillo_ 21/12/2021

Então, D. Lola?...
Para quem espera algumas lágrimas, posso dizer que este livro pode te garantir, com certeza. Não é apenas uma história triste, como também é uma dura realidade. Tempos de guerra, tempos de sofrimento, tempos onde a esperança não parece ser uma resposta ? ora, para que? Para que ter fé quando tudo o que se vê está desmoronando? Para que, quando seu filho está longe e não se sabe quando (e se) ele irá voltar?

Dona Lola é uma obra um tanto ansiosa. Não se sabe o que irá acontecer, as dúvidas repletas de angústias, as aflições, e se acontecer? e se não acontecer? Aqui, acompanharemos os conflitos internos da mãe preocupada que é Dona Lola. Acompanharemos o sofrimento, os medos, os desesperos, as paranoias e um pouco mais.

Uma obra emocionante. Talvez você não se emocione como eu, mas há de tocar seu coração.

Moacir 03/09/2021

Um livro de encomendas
Dona Lola é um livro de encomendas. Encomendas de vidas passadas e futuras. Um complemento ao Éramos Seis, com os mesmos traços da autora, como não poderia ser diferente. Um livro que termina com chuvas, folhas secas e interrupções.

É também um retorno à família Lemos e suas histórias. Definitivamente uma continuação (ainda que forçada).

skuser02844 27/11/2020

Um livro raro e tocante
Depois de décadas sem ser reeditado, a Editora Ática resgatou essa continuação rara de Éramos Seis graças ao remake da novela produzido em 2019. Como todos os livros de Maria José Dupré, Dona Lola é muito bem escrito, tocante e prende a atenção do começo ao fim. É interessante acompanhar o que aconteceu com os personagens tão queridos de Éramos Seis, mas ao mesmo tempo não dá para evitar a sensação de que não havia mais muito a contar, que o final de Éramos Seis era suficiente para encerrar a história. Dona Lola é muito bom e merece sim ser lido, mas pouco acrescenta ao universo dos personagens e soa como uma continuação desnecessária.

Vanessa 27/10/2020

Termino esse livro com o sentimento de gratidão por Éramos seis ter tido uma continuação. A escrita da autora sempre impecável, muito fluida e emocionante. Vou guardar esses personagens e essa história com muito carinho no meu coração. Uma obra muito bonita e tocante!