Sprint a Sprint

Sprint a Sprint Mary Provinciatto e Paulo Caroli

Resenhas - Sprint a Sprint

ATHOS 10/04/2024

Sprint a Sprint: Uma Jornada Detalhada pela Transformação Ágil
**Sprint a Sprint**, escrito por Mary Provinciatto e Paulo Caroli, oferece uma imersão profunda na transformação cultural de um time em busca da agilidade. Mais do que um guia teórico, o livro narra a jornada real da equipe durante seis meses, detalhando seus desafios, aprendizados e conquistas.

**Aspectos Marcantes:**

**1. Narrativa envolvente:** O livro te convida a acompanhar o dia a dia da equipe, desvendando os bastidores da implementação de métodos ágeis. A leitura é fluida e cativante, tornando-a acessível tanto para especialistas em agilidade quanto para iniciantes na área.

**2. Transparência e honestidade:** Os autores não romantizam a jornada da equipe. Eles expõem com franqueza os erros, obstáculos e frustrações enfrentadas, oferecendo uma visão realista do processo de transformação.

**3. Foco prático:** O livro vai além da teoria, fornecendo exemplos concretos de ferramentas, técnicas e dinâmicas utilizadas pela equipe. Isso torna a obra um guia prático para aqueles que desejam implementar métodos ágeis em seus próprios projetos.

**4. Riqueza de detalhes:** A narrativa é complementada por diversos recursos visuais, como gráficos, tabelas e screenshots, que facilitam a compreensão dos conceitos e processos.

**5. Reflexões valiosas:** Ao longo da leitura, somos convidados a refletir sobre os princípios da agilidade, sua aplicação no mundo real e os impactos na cultura organizacional.

**Para quem é recomendado:**

* Profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre métodos ágeis
* Times em processo de transformação ágil
* Líderes que buscam criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador
* Qualquer pessoa interessada em entender os desafios e oportunidades da agilidade

**Pontos fortes:**

* Narrativa envolvente e acessível
* Transparência e honestidade sobre os desafios da transformação
* Foco prático com exemplos concretos
* Riqueza de detalhes visuais
* Reflexões valiosas sobre os princípios da agilidade

**Pontos fracos:**

* Alguns leitores podem achar a narrativa um pouco extensa
* O foco na experiência da equipe pode limitar a aplicabilidade em outros contextos

Filho7 04/02/2024

Ajudou um pouco
Meu objetivo com a leitura desse e de outros livros acerca do SCRUM é descobrir meios de implantá-lo em minha equipe.
Algumas lições apresentadas são úteis.
Mas acho que o conteúdo ficou meio "jogado" da metade para o final do livro.
Mas valeu a leitura: conhecimento nunca é demais.

Claudio.Kinzel 07/10/2023

Exemplo prático das dificuldades de um projeto real
Sprint a Sprint é um livro que se propõe a descrever a implementação de um app que é resultado de um MVP. Após utilizar o Lean Inception, o time começou a implementá-lo utilizando Scrum, em sprints de uma semana. Os autores, então, descrevem as seis semanas de trabalho, seus acertos e erros. Os autores assumem o papel de Scrum Master e Consultor Ágil.

O livro começa com um overview ágil, descrevendo sucintamente o Manifesto, Lean Inception, Kanban, Scrum, histórias de usuário, modelo Spotify e OKR. Trata-se de uma “introdução” que foi colocada sem uma relação mais efetiva com o projeto em si (por exemplo, o modelo Spotify é uma opção para escalar o ágil, que não tem relação alguma com o projeto), talvez para dar “mais corpo” ao livro.

A descrição das sprints é repleta de problemas: Product Owner ausente, reuniões canceladas, retrospectivas boicotadas, excesso de skipes, falta de direcionamento do negócio, entregas inexistentes, etc. Ou seja, sequer o básico do Scrum se conseguiu fazer, pois o Scrum Master não parece ter feito bem o seu papel (removendo impedimentos, estimulando valores, encorajando a inspeção e adaptação, etc).

Uma das ideias que me pareceu estranha foi colocar uma videoconferência permanente com dois times em cidades diferentes. Imagine ficar 8 horas por dia sendo observado pelos demais colegas, que podem te interromper a qualquer momento? Perda de privacidade, confiança e organização. Ao final do livro, os autores concluem uma obviedade do Manifesto: pessoas e interações são mais importantes que processos e ferramentas. Sim, este espírito deve fazer parte desde o primeiro dia, e não apenas após a conclusão de um projeto malsucedido.

De qualquer forma, o livro tem os seus méritos, ao expor a realidade de um projeto real repleto de problemas, bem como exemplos de comunicação, técnicas e ações que foram tomadas para tentar reverter este cenário.

_helenabss 15/07/2023

Um livro sobre a prática
Foi uma boa leitura.

Realmente me deu bons insights sobre a aplicação de metodologias ágeis no dia a dia.

Fui achando que ia encontrar uma explicação sobre os métodos, mas não é nada disso.

Está tudo relacionado a liderança dos times e boas práticas na gestão de projetos.

Bem simples de ler e com vários exemplos, só não recomendo para quem está começando a aprender sobre o tem, pode ser um pouco confuso.

Thomas.Lincon 28/05/2023

Ótimo leitura
Muito bom o livro para rever alguns conceitos e ver alguns exemplos de outras realidades.
Um ótimo livro para quem está começando a trabalhar com métodos ágeis.

Desa 31/01/2023

Guia para cerimônias
É um ótimo guia para entrar no mundo da agilidade, mas ao mesmo tempo achei bem técnico e com falta de aprofundamento em mindset. De qualquer forma ajudou a esclarecer os processos essências do Scrum

Priscila.Calixto 15/01/2023

Dicas e ferramentas para o dia a dia de um time ágil.
Livro sensacional apresenta várias ferramentas e metodologia para conduzir os rituais diários de uma time ágil. Tem dicas de aplicação que deram certo e, claro o que não deu certo. Um livro para manter sempre a mão.

Mary 28/06/2022

Bom livro
É um bom livro, mas ainda poderia ser melhor. Alguns conceitos são bastante resumidos e ficam muito vagos, mas para uma introdução a tais conceitos é bastante interessante.

Dieison 29/05/2022

Ótimo
Sprint a sprint faz jus ao título, levando o leitor a vivenciar muito do cotidiano de uma equipe ágil.

Priscila 22/05/2022

Interessante
Este livro traz situações dentro de sprint e mostra possíveis soluções para problemas que ocorrem durante este período. É interessante para analisar os fracassos e pontos de ação. Recomendo.

Bea 25/04/2022

Li por conta de uma matéria da faculdade, mas achei muito pobre comparado a o quê a premissa prometia. Recomendaria outros livros na hora de falar sobre scrum e sprints.

Marta__A 30/03/2022

No livro o autor apresenta passo a passo o acompanhamento de uma equipe no desenvolvimento de um produto através do sprint, colocando os passos positivos, negativos e pontos que impactam no desenvolvimento do método. Muito bom o livro e muito informativo sobre a implementação do método.

BiellBatista 30/01/2022

Boa leitura, apesar de esperar mais
O livro relata em algumas páginas uma das experiências dos autores em aplicar as metodologias ágeis, os seus erros e acertos, mas não se aprofunda nas metodologias em si. Além disso, não possui uma explicação de métricas, discussões com cliente, resoluções de conflitos, etc. Acredito que eu tenha começado a leitura com uma alta expectativa, mas o livro poderia ter ido mais fundo no conteúdo.