Sprint a Sprint

Sprint a Sprint Mary Provinciatto e Paulo Caroli

Resenhas - Sprint a Sprint

Tiago Fachiano 17/11/2021

Muito simples
O livro fala sobre metodologia SCRUM aplicada na prática em uma Sprint. A ideia é bem legal, pois os autores anotaram o passo a passo das atividades. O problema que simplificaram muito e uma parte do livro são apenas relato de emails. E também não explicam sobre métricas, discussões com cliente e etc. Achei um livro com ideia boa, mas a execução foi ruim.

matheuslao 24/01/2021

Boa leitura, apesar de frustar minha expectativa
O livro é bem legal. Para principiantes, uma chuva de termos e referências que abre possibilidades para novas pesquisas e leituras.

Para os que já vivenciam um pouco mais o Agile, um compartilhamento de experiência!

O que mais achei legal: mostrar que as coisas podem não sair como planejadas. Falha na disponibilidade dos envolvidos, no escopo, nas perspectivas.

Mas, talvez por uma erro de expectativa, pensei que a experiência na leitura do livro seria outra. Não sei porquê, mas fui com a perspectiva que leria uma "versão brasileira" de "The Phoenix Project" :)

Pedro Duarte 22/11/2021

O livro traz um resumo dos principais conceitos do ágil e suas aplicações através dos relatos de uma consultoria durante 6 semenas dentro de um projeto.
Recomendado para quem está iniciando na metodologia, porém, para quem já tem experiência será muito superficial, sem agregar muitas novidades.
Achei que as maneiras de comunicação com o time foram muito formais, através de vários e-mail estruturados, focando pouco na comunicação entre o time para solução dos problemas.

Priscila 22/05/2022

Interessante
Este livro traz situações dentro de sprint e mostra possíveis soluções para problemas que ocorrem durante este período. É interessante para analisar os fracassos e pontos de ação. Recomendo.

Dany 21/03/2021

Boa leitura
É uma boa leitura para quem está começando em metodologias ágeis e deseja saber como implementar.

Aqui, Caroli e Mary retratam suas experiências ao implementar o método, como consultores de um time, Sprint a Sprint, e não deixam de lado as dificuldades que encontraram.

Além disso, explicam alguns conceitos importantes no contexto de agilidade.

Patlov 28/06/2021

Leitura válida
O livro dá um overview bem objetivo sobre métodos ágeis e mostra o dia a dia do trabalho de consultores junto a um time adotando métodos ágeis, bem como as dificuldades enfrentadas, meios de engajar, avaliar, consertar o fluxo, etc.
O livro não me trouxe grandes novidades, pelo fato de eu já viver a prática de agilidade, já me deparei com várias das situações citadas, mas para alguém que está começando, acho que o livro pode ser super válido e possui uma linguagem super fácil.

Carol 19/08/2021

Sprint a Sprint traz uma breve introdução do conceito de agilidade, ferramentas e metodologias. Em seguida mostra o dia-a-dia de um time usando o metodologias ágeis na prática, evidenciando uma perspectiva real, palpável e possibilita aprender com os erros e acertos de outras pessoas.
É uma leitura breve, porém pode agregar grande valor para quem está iniciando no mundo da agilidade, possibilitando visualizar exemplos práticos. Para quem já tem a vivência pode ser uma oportunidade de aprender com experiências vividas por outros times.

Marta__A 30/03/2022

No livro o autor apresenta passo a passo o acompanhamento de uma equipe no desenvolvimento de um produto através do sprint, colocando os passos positivos, negativos e pontos que impactam no desenvolvimento do método. Muito bom o livro e muito informativo sobre a implementação do método.

Dieison 29/05/2022

Ótimo
Sprint a sprint faz jus ao título, levando o leitor a vivenciar muito do cotidiano de uma equipe ágil.

Priscila.Calixto 15/01/2023

Dicas e ferramentas para o dia a dia de um time ágil.
Livro sensacional apresenta várias ferramentas e metodologia para conduzir os rituais diários de uma time ágil. Tem dicas de aplicação que deram certo e, claro o que não deu certo. Um livro para manter sempre a mão.

_helenabss 15/07/2023

Um livro sobre a prática
Foi uma boa leitura.

Realmente me deu bons insights sobre a aplicação de metodologias ágeis no dia a dia.

Fui achando que ia encontrar uma explicação sobre os métodos, mas não é nada disso.

Está tudo relacionado a liderança dos times e boas práticas na gestão de projetos.

Bem simples de ler e com vários exemplos, só não recomendo para quem está começando a aprender sobre o tem, pode ser um pouco confuso.

Giovanna 09/03/2021

Sprint a sprint
O título do livro já diz muito, o trabalho do facilitador do Scrum é sprint a sprint. Avaliando cada indicador, revendo o que foi feito o que pode melhorar para a próxima vez.
Foi um livro bem tranquilo de ler, muito melhor do que o ?Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo? que foi bem maçante.
Acho que por mostrar um cenário pratico e bem delimitado ajudou.

ATHOS 10/04/2024

Sprint a Sprint: Uma Jornada Detalhada pela Transformação Ágil
**Sprint a Sprint**, escrito por Mary Provinciatto e Paulo Caroli, oferece uma imersão profunda na transformação cultural de um time em busca da agilidade. Mais do que um guia teórico, o livro narra a jornada real da equipe durante seis meses, detalhando seus desafios, aprendizados e conquistas.

**Aspectos Marcantes:**

**1. Narrativa envolvente:** O livro te convida a acompanhar o dia a dia da equipe, desvendando os bastidores da implementação de métodos ágeis. A leitura é fluida e cativante, tornando-a acessível tanto para especialistas em agilidade quanto para iniciantes na área.

**2. Transparência e honestidade:** Os autores não romantizam a jornada da equipe. Eles expõem com franqueza os erros, obstáculos e frustrações enfrentadas, oferecendo uma visão realista do processo de transformação.

**3. Foco prático:** O livro vai além da teoria, fornecendo exemplos concretos de ferramentas, técnicas e dinâmicas utilizadas pela equipe. Isso torna a obra um guia prático para aqueles que desejam implementar métodos ágeis em seus próprios projetos.

**4. Riqueza de detalhes:** A narrativa é complementada por diversos recursos visuais, como gráficos, tabelas e screenshots, que facilitam a compreensão dos conceitos e processos.

**5. Reflexões valiosas:** Ao longo da leitura, somos convidados a refletir sobre os princípios da agilidade, sua aplicação no mundo real e os impactos na cultura organizacional.

**Para quem é recomendado:**

* Profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre métodos ágeis
* Times em processo de transformação ágil
* Líderes que buscam criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador
* Qualquer pessoa interessada em entender os desafios e oportunidades da agilidade

**Pontos fortes:**

* Narrativa envolvente e acessível
* Transparência e honestidade sobre os desafios da transformação
* Foco prático com exemplos concretos
* Riqueza de detalhes visuais
* Reflexões valiosas sobre os princípios da agilidade

**Pontos fracos:**

* Alguns leitores podem achar a narrativa um pouco extensa
* O foco na experiência da equipe pode limitar a aplicabilidade em outros contextos