A Ascensão da Rainha

A Ascensão da Rainha Rebecca Ross

Resenhas - A Ascensão da Rainha

Gabi | @ps_gabih 12/11/2022

Esse foi um livro de fantasia política que me trouxe paz e não desespero.

Brienna chega na instituição de Magnalia aos 10 anos levada pelo seu avô. Acontece que antes disso ela vivia em um orfanato, pois seu avô tinha medo que o pai de Brienna soubesse de sua existencia.
A identidade do pai de Brienna é um segredo que só seu avô e a diretora da instituição de Magnalia tem conhecimento.

É em magnalia que Brienna fica durante 7 anos a fim de se tornar mestra e conseguir o seu manto. Só que demora um pouco pra Brienna se encontrar e descobrir qual a sua aptidão. Isso deixa ela atrasada em relação as outras pupilas.

Quando o momento de deixar Magnalia chega, o caminho de Brienna não é o esperado por ela e nem pelo seu Mestre Cartier. E é aí que a jornada realmente começa.
Brienna começa a ter vislumbre de seus antepassados e pode se tornar um elemento chave para a reestruturação do reino de Maevana. Pra isso, ela tem que seguir um patrocinador sem falar a ngm sobre pra onde ela vai.

Um livro de fantasia que não me faz entrar em colapso nervoso é mto raro. A autora constrói a história e eu me vi envolvida em todas as tramas políticas, mas eu não surtei. Acho que a forma como a autora constrói o universo e a narrativa não deixa espaço para suposições. É tudo fluido e sem rodeios.

A protagonista não é uma doida que sai fazendo merda. Brienna é bem consciente de tudo que faz e do que deve fazer. Ela não se coloca em risco sem necessidade, tudo o que ela faz tem um porq e um sentido.
É um livro bem político e a dinâmica dele é um pouco diferente do convencional. Quando descobri o que Brienna era no rolê fiquei "ué, ela não é a rainha que vai ascender? Kkkk" mto bom.

Eu fico me perguntando o que a autora vai fazer no segundo livro da duologia, já que pra mim, esse poderia ser facilmente uma fantasia de volume único. Terminou tudo tão fechadinho que tô até com medo do que será a continuação.

Enfim, se estiver na promo na BF, eu compro kkkk tô nessa vibe.

Lucimara.Santos 03/10/2022

Família é aquela que escolhemos amar
Com personagens fortes e um enredo emocionante, esse título me conquistou. Uma história narrada por Brienna e Carrtier, pupila e mestre. Ambos jovens órfãos, que perderam as mães muito cedo, ela foi criada pelo avô até os dez anos e não conhece o pai; e ele, perdeu a mãe aos três anos, foi criado pelo pai, que morreu a poucos anos. Ele já era arrial na Casa Magnalia enquanto ela ainda tentava encontrar sua paixão, acabando por escolher ser mestre de conhecimento, quando passa a ser aprendiz dele. Por três anos dos sete dos quais passou em Magnalia, conviveram intimamente como aprendiz e mestre. Uma grande afeição se formou entre eles, e agora tem de se separar e seguir rumos diferentes.

@blogleiturasdiarias 19/09/2022

Adorei e atendeu as expectativas!
A Ascensão da Rainha — primeiro volume da duologia de mesmo nome — da autora Rebecca Ross foi uma grata surpresa. É uma alta fantasia com aventuras, magia e conspirações políticas. Fui fisgada totalmente pelo título, que comecei sem grandes pretensões.

Brienna saiu de casa, ainda criança, para ser instruída e dominar uma paixão na renomada instituição Magnalia. E ao completar 17 anos, ela seria escolhida por algum patrono e ganharia o seu título de mestra, além do manto da paixão dominada correspondente. No entanto, nada do planejado foi o que realmente aconteceu. Diferente das suas colegas que nasceram com o dom e a herança para executar as paixões, Brienna teve que lutar pelo seu lugar. E talvez, o tempo que dedicou a paixão conhecimento, não tenha sido suficiente. Em uma última chance para o não fracasso completo, algo inesperado faz com que um patrono incomum surja, onde Brienna agora estará participando de uma conspiração para que o verdadeiro dono do trono de Maevana, possa subir. O único problema é que Maevana é o reino rival de Valenia. E sendo metade maevana e metade valenia, ela terá que escolher um lado. Qual será?

Para mim, o enredo é de um estilo que melhora a medida que conhecemos esse universo. Um mundo onde a magia existe, onde os reinos, as guerras e as hierarquias são tópicos para que uma grande estratégia política com tomada de poder torne-se a emblemática principal. Felizmente, a autora conseguiu cumprir a missão de fazer o leitor visualizar esse mundo, sendo uma característica super positiva do conteúdo. Não creio que ele complexo e detalhado quando comparado ao que pode ser estruturado ao longo de uma trilogia ou série — que tem tempo e mais páginas para ser moldado — porém, existe elementos suficientes para o entendimento desse aspecto.

Além disso, sou apaixonada por contextos que retratam ambientes de época, praticamente voltados ao antigo sistema feudal — onde a tecnologia não se faz presente — e aqui temos muito desse tipo funcionamento, o que me animou e deu um gás para a leitura. Penso que essa particularidade potencializa uma alta fantasia, onde seus componentes ímpares podem ganhar notoriedade e atenção. O elemento mágico é um dos assuntos em destaque da narrativa, engradecida pela necessidade da volta da mesma ao trono. Ao se associar a uma conjuntura com uma sociedade de séculos passados, ela ganha maior importância.

"Era a diferença gritante entre Maevana e Valenia, dois países no meio dos quais eu estava dividida. Queria me sentir à vontade com o vestido elegante e a pinta de estrela, mas também desejava encontrar minha herança na armadura e na tinta azul. Tinha vontade de portar uma paixão, mas também queria saber como segurar uma espada." pág. 53

Sobre os personagens, Brienna me arrebatou. Por ser jovem, acreditei que seria propícia a ter comportamentos duvidosos. Contudo, ela se mostrou madura para a sua idade, e soube lidar com a responsabilidade imbuída. Uma protagonista que cresceu a medida que as coisas aconteciam, e terminou diferente da menina que conhecíamos no início. Sem falar, que mesmo com um romance despontando em circunstâncias, não se deixou levar somente pelas emoções. Apesar de apreciar um bom romance em fantasias, o título não é um que faz a temática ser um dos pontos principais — ainda que ele seja presente ao longo das páginas, sua construção é secundária.

Não posso deixar também de citar as ressalvas, pois acho que as problemáticas da conjuntura se resolveram de modo fácil demais. Os obstáculos foram solucionados rapidamente, dando uma sensação que alcance do objetivo final foi simplório — e quem lê o gênero, sabe bem que nada se resolve simplesmente. Em decorrência dessa questão, não temos reviravoltas ou grandes situações de impactos, em minha opinião. Ainda que específicas revelações ou desdobramentos possam nos aturdir, de modo geral foi uma leitura com uma cadência linear. No meu ponto de vista, isso não é uma circunstância ruim. Só não agrada todos os leitores.

O ápice da obra está nos instantes finais, onde cenas épicas são deflagradas. O esperado embate decorre, e a partir dele o desfecho é moldado. Imagino que esse livro, a princípio, seria volume único porque seu fim não deixa pontas soltas — todo o ciclo concebido foi concluído. Contudo, novos trajetos podem ser explorados, e suponho que é a partir daí que a Rebecca Ross fez o segundo volume da duologia. Tenho expectativas para esse sucessor.

De uma forma geral, A Ascensão da Rainha é uma ótima indicação aos fãs do gênero. Para um primeiro volume temos uma envolvente história, que conquista. Recomendo!

"Mas eu estava pronta. Para encontrar a pedra e redimir as transgressões passadas do meu ancestral. Para colocar uma rainha no trono. Para voltar até Cartier e ganhar meu manto." pág. 222

Na parte física, a capa é bonita e possui referências com a parte interna. Ademais, temos um sumário, um glossário de personagens e árvore genealógica — um adendo importante: não veja a árvore genealógica antes de ler, tem spoilers. A diagramação possui detalhes nos inícios de capítulos, com um espaçamento de texto confortável de ler. Não encontrei erros ortográficos ou de revisão. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Brienna.

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2022/08/resenha-ascensao-da-rainha-rebecca-ross.html

Bella 17/09/2022

Ameii
Foi uma leitura bem cativante, tinha acabado de ler uma outra fantasia maravilhosa e fiquei com medo de ficar com ressaca, mas não fiquei!! Eu dei 5 estrelas por causa da experiência que tive a ler, mas senti falta de mais momentos românticos entre o casal principal, espero que o segundo livro traga mais esses momentos ??

Nanda 03/09/2022

Eu gostei, acho que tem algumas falhas, mas nada que tenha estragado minha experiência de leitura.
Eu fico fraquinha com as migalhas de romance desse livro, a personagem principal é um chuchu .

Giu 01/09/2022

AMEI o desenvolvimento da história e a forma que os personagens interagem... também amei as diversas revelações no decorrer da história (coisas que nunca imaginaria!!) e tudo fez sentido no final
to ansiosa pra ler os próximos livross
indicooo

Mariane172 21/08/2022

Muito bom, um livro cheio de reviravoltas, muito objetivo, que vai direto ao ponto. Mas também nos cativa na leitura

Mana 19/08/2022

Muito bom! Comecei a ler sem esperar nada e me surpreendeu positivamente. Amei a história e os personagens, me cativou. Recomendo!

gabimds_ 10/08/2022

UAU!!!
-cara sem palavras para esse livro .
- achei que ia ser medíocre mas a cada página eu ficava intrigada
- A TENSÃO É PALPÁVEL
perdi o fôlego diversas vezes
-as reviravoltas me pegaram
n duvidei de nd
-o foco não é o romance mas essas migalhas foram muito bem servidas
passei mal com eles

foi um pouco corrido
mas é pq são poucas páginas do estou acostumada

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Carolina Finco @blogpretenses
Olá, faroleiros. Começar uma leitura nova e principalmente de uma autora desconhecida para mim é, de certa forma, meio assustador, sempre enrolo um pouco para começar, pois fico com medo de não gostar e até mesmo de abandonar a leitura, mas estes são os desafios que um leitor enfrenta sempre que busca mudar a leitura de sua zona de conforto. Recebi o livro A Ascensão da Rainha, que se trata de um romance de aventura e fantasia, da parceria do Clube com o Grupo Editorial Record e não esperava me apaixonar tanto pela história como pela escrita da autora, foi uma maravilhosa surpresa.

A primeira dica que dou nesta leitura é você se atentar na árvore genealógica apresentada no início do livro, caso não queira ter muitas surpresas ou deixa-la para ler ao final. Eu confesso que li, mas, como não memorizei ao longo da leitura, fiquei com vontade de fazer conferência, mas me abstive para manter o suspense. A autora, na sua forma de escrever e no mistério em que o livro já começa, conseguiu me prender de maneira a que só tive paz ao terminar a leitura, a cada nova página eu me via transportada para dentro da história, vivenciando o que a personagem estava sentindo, chorando por ela e querendo mais do que nunca saber o que iria acontecer.

Brienne tinha 10 anos quando foi levada por seu avô para a Casa Magnalia para estudar uma paixão. (Mas o que é isso?? Não é spoiler te explicar que é um talento e no livro são trabalhados 5 tipos). Era um colégio para garotas privilegiadas e ela não se via ali, afinal não tinha despertado dentro de si nenhuma paixão, mas seguindo a vontade de seu avô e já que a Viúva a aceitaria mesmo despois de ver que não era talentosa, resolveu dentro de si mesma que daria o máximo de si. Ela só não contava com o que o destino tinha reservado para si.

O desenrolar da história é surpreendente e te deixa sempre com aquela vontade de ler a próxima página. As descrições das cenas e dos personagens me transportaram para dentro da história, ao mesmo tempo que me vi super ligada a personagem principal e sentindo as suas emoções, parecia que era eu dentro da história de tão envolvida que fiquei, foi surpreendente, pois há muito tempo que não lia uma fantasia que me envolvesse tanto.

Fiquei simplesmente apaixonada pelo livro e pelo final, pois tudo indica ser uma série, mas o livro tem final, a autora conseguiu me agradar em todos os meus níveis literários. Quero destacar que há algumas cenas bem violentas, mas no quesito romance nada podemos dizer de escandaloso, não tem nada de hot. Devido a “guerra” e “reinado de terror” que o livro aborda, indico este livro para maiores de 14 anos. Creio que nesta idade já conseguiram absorver todo o conteúdo de livro e apreciá-lo.

A edição é outro ponto que não posso deixar de falar, ela está linda, perfeita em sua capa, folhas e diagramação, só me deixou mais apaixonada pela história, pois um ótimo texto em um livro lindo só nos dá mais gosto de lê-lo. Nota 5/5 com um coração sem dúvida.

Boa leitura,

site: http://www.clubedofarol.com/2021/10/resenha-ascensao-da-rainha.html

lee_helolo 30/07/2022

Poderia ser melhor
História cativante, protagonista forte e determinada e a boa escrita da autora, tudo para que fosse um ótimo livro, mas não foi.
Faltou um desenvolvimento maior, foi prometido uma fantasia medieval, que mistura poderes com revoltas, mas tudo teve uma solução "fácil" e rápida.

Brendha.M.F. 23/07/2022

Simplesmente incrível
É inovador e revolucionário, sim! Eu amei o livro. Adorei conhecer a história de Brienna, de seus ancestrais e como ela moldou o futuro com suas ações. É uma das primeiras fantasias que leio que é muito original e com um mundo/magia novos, adorei que o fato de possuir magia ser algo em segundo plano, pois normalmente ele é uma bengala para a história.
O romance é super fofinho e construído aos poucos, vontade de guardar os dois em um potinho. Toda a discussão sobre família no livro é incrível, pois nem toda a família são parentes de sangue. E os plots são na medida certa e impressionantes.
Super recomendo

Graci 21/07/2022

Amei
Gostei muito desse universo de magia e paixões, surpreendente o final e como se encaixou a personagem.