Também guardamos pedras aqui

Gi Gutierrez 29/04/2024

Também guardamos pedras aqui
"nossos despojos é troia
minhas amigas encurraladas
na mesa do chefe é troia
a jovem saco preto no rosto
festa de luxo é troia
as baratas roendo 🤬 #$%!&
da guerrilheira comunista é troia
é troia meu amigo baleado no rosto
é troia os corpos desovados no mangue
as lideranças perseguidas é troia
as vítimas de feminicídio é troia"

Fausto 25/04/2024

Maldita literatura
Luiza Romão olha para a Ilíada com o olho treinado pelos slams e saraus periféricos e encontra, na gênese da literatura ocidental, as marcas do genocídio que são a marca da nossa civilização.

Cris 25/04/2024

Um livro que requer atenção, eu já sei que esse tipo de livro não é para mim, mas adoro me arriscar, sendo assim não sei se minha classificação está sendo justa.

pedromourr 31/03/2024

Também Estamos Confusos Aqui
Talvez eu tenha que reler este livro para poder entender ?
Eu peguei esse audiobook para ouvir porque a temática me atraiu muito, porém eu não cheguei a entende-lo.
Alguns contos eu consegui entender e gostar bastante, o que me fez redobrar a atenção ao livro, porém eu acredito que 70% deles não fazia sentido para mim.

Ao fim do audiobook (de narração muito boa) eu estava confuso e apenas, como se diz, boiando.

tavim 30/03/2024

Também guardamos pedras aqui, de Luiza Romão
Insana as ruínas restarem pra lembrar que igualmente assim somos pó, poeira que levanta errante pra arriar vãos à frente. são ciclos suspensos, que insistem em soprar; respiramos do solo para juntos aos poucos no chão firme nos tornar. a-ágora em pedras, sãos testemunhas do que ainda vem nos mover à força, à revelia. se guarda ao escombro a fúria porque fomos, se guarda ao escombro uma arma para acometer.

também guardamos pedras aqui trata de destroços sem um ponto final pela: 1. desgraça ser contínua, sempre cabendo mortes nos e aos espaços; 2. o fim ser inacabável, um processo longínquo e austero, apto às novas derrocadas. luiza romão performa belamente nossa visita pela guerra e dor, tendo o cuidado de acolher o afeto derramado por ali, escondido na sujeira ensanguentada do mundo e do brasil.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Dulcinea2 16/03/2024

Me abrace forte a explosão está próxima
O livro de poesia da Luiza Romão, vencedor do Javuti de 2022 de melhor livro. Seria uma tradução da Ilíada de Homero para os dias atuais.

Não sou grande fã de poesia contemporânea, não é meu nicho, minha zona de conforto e paixão e parece que a autora é ainda de um nicho bem específico desse tipo de literatura.

Os poemas dela não alcançaram meu coração nem meu cérebro. Parece que a falta de um conhecimento profundo da Ilíada me fez não apreciar os poemas ou os poemas não são nada de mais.Tem alguns bons momentos, mas fiquei esperando mais. Talvez não seja pra mim.

Só tive muita curiosidade de ler a Ilíada, acho que vai ser mais interessante e, em outra oportunidade mais tarde, reler esses poemas.

Update:
Vi os vídeos das declamações dos poemas pela Luiza Romão e sinto que são poemas que são melhores aproveitados em performance. Quando os leio em voz alta, eles ganham dimensão. Talvez seja nisso, nesse protesto não silencioso, que ele tem voz e se engrandece.

José Marques 12/03/2024

E quantas pedras temos!
Em janeiro de 2023, estava garimpando novas obras na querida livraria Martins Fontes, em Sa?o Paulo, para conhecer naquele mesmo ano. Buscava livros que fossem fora do meu universo juri?dico, buscava poesia, cro?nicas e romances.

Encontrei no meio de tantos, um pequeno livro que na?o imaginaria forc?a que ele iria me revelar. Estava diante do livro da Luiza Roma?o, que acabara de vencer o Pre?mio Jabuti de livro do ano em 2022 e o de Melhor Livro de Poesias de 2022. Estava diante de uma obra potente!

Com refere?ncias antigas e contempora?neas, passeamos pelas letras duras, pore?m leves, reconfortantes e inquietantes. Sim, temos um misto de sentimentos ao sabermos que tambe?m guardamos pedras aqui.

Recomendo muito a leitura!

arqueofarias 10/03/2024

Apesar de poesia não ser meu forte, li (na verdade ouvi o audiobook) pela questão do prêmio Jabuti. Gostei bastante da intersecção entre a mitologia grega e questões sociais contemporâneos . Um verdadeiro manifesto político.

MachadiAninha 30/01/2024

Incrível, Jabuti mais do que merecido. livro muito bom, que muito instiga, poemas que subvertem o que entendemos por aquele clássico que "bem" conhecemos carregando contextos cotidianos. sou apaixonada por Troia, logo suspeita pra falar, mas incrível na medida certa. que achado de livraria esse livro!

julia_zilio 16/01/2024

Um puta livro
Sempre me interessei por mitologia grega. desde que fiz a peça troianas, a guerra de Tróia e a Ilíada alugaram um espaço no meu coração. Esse livro trouxe tudo isso à tona, por mais que não entendesse tudo que a autora queria dizer o tempo todo -- ainda acho que entendo mais q a maioria por saber das histórias por trás. Os poemas "Homero" e "andromaca" foram meus favoritos.
O paralelo com a atualidade é sempre presente e muito bem pontuado.

Viviane @resenhasdaviviane 14/01/2024

Protesto
Assisti uma recomendação no youtube sobre esse livro, foi uma recomendação tão bonita e empolgante que eu resolvi ler o livro. Quando pesquisei na Amazon, ele estava disponível gratuitamente no audible e resolvi ouvir o livro narrado pela própria autora.

Nesse livro a autora faz um paralelo entre o livro a Íliada de Homero e situações do cotidiano, sempre situações triste e revoltantes que nós levam a pensamentos como por exemplo: porque algumas pessoas sofrem mais do que outras? onde está a justiça quando precisamos dela? quando o feminicídio será resolvido pelos nossos governantes? Entre outros.

A narração do livro está linda, com ótima sonorização e instrumentos que nos fazem imergir sentir a raiva e frustação na voz da autora. Os poemas por sua vez são tristes e não consegui compreender a essência da maioria deles, porque não tenho o hábito de ler esse gênero.

Enfim, para mim esse livro é um protesto em formato de poesia, escrito para despertar os leitores que conseguirem decifrá-lo.

Jeniffer 03/01/2024

Em "Também guardamos pedras aqui", Luiza Romão desfaz as concepções tradicionais sobre mitologia grega: deusas, deuses, semideuses, suas histórias e "conquistas", mas também desfaz as ideias sobre poema, poesia, literatura.

Sob um apelo também visual, a poesia de Romão nos convida a enxergar outros modos e meios de ler literatura e os personagens que dela tanto reincidem em releituras, adaptações, em diferentes mídias e contextos sociais, históricos e culturais.

Em poucas e talvez mais enfáticas palavras: uma leitura que é "ual" atrás de "ual", e que retornei várias vezes, porque em cada uma delas, algo novo surgia.

Ouvi a Luiza em um podcast e a ansiedade para ler esta obra em específico foi enorme. Sabendo de seus futuros planos comentados na conversa do programa, continuo ansiosa para ler mais de suas produções.

site: https://www.instagram.com/p/CsRKFnjOd3P/?img_index=1

Mariana Rudiniski 01/01/2024

Razoável
A ideia é interessante, mas não me conquistou. Talvez funcione melhor pra quem já tenha lido a Ilíada ?

Murasakibara12 23/12/2023

Genial
A referência aos personagens gregos ao mesmo tempo que tece críticas as sociedades (antiga e moderna) é simplesmente genial. Poemas precisos e impactantes.
"A destruição é rápida, mas o inferno é contínuo".

Bi Bueno 22/12/2023

Também guardamos pedras por aqui
Eu que não sou muito da poesia, fiquei encantada com o que essa menina fez nesses versos. Os atravessamentos e as relações entre as coisas? ficou muito massa!