Eu sou um gato

Eu sou um gato Natsume Soseki

Resenhas - Eu Sou um Gato

1 | 2 | 3 | 4

lau.zi 07/01/2024

Comecei pelo nome do livro e achei que seria algo fofo, nao foi. Continuei pelos primeiros capítulos mas depois foi bem cansativo...
Faz crítica sobre a sociedade japonesa da época e ao jeito q alguns tratam seus gatos(bichinhos).

erickkiira 05/12/2023

A sociedade japonesa na visão do gato
Soseki sempre faz sátiras a sociedade de sua época,sendo esta obra uma grande sátira a sociedade japonesa na era Meji .

Leiliane R. Falcão 10/10/2023

Se gosta de gatos, não leia. O final é triste.
No geral foi uma boa leitura, mas pelo tom do livro durante toda narrativa, que varia entre o cômico e o crítico, eu não imaginava que o final seria tão triste. Não é sobre o que acontece, mas o como. Me pegou demais.
Eu gostei da forma como o livro foi escrito: tem uma certa honestidade e um cinismo que creio serem difíceis de equilibrar sem parecer pedante, mas aqui, personificadas num gato, fica bem interessante.
Este é um livro que provavelmente não vou querer ler novamente. Valeu o exercício criativo em imaginar o que os gatinhos que já passaram na minha vida pensavam sobre mim. Valeu pelos conhecimentos que ganhei em cultura japonesa, valeu pelos pensamentos impagáveis de um gato. Mas esse final... imperdoável. Gosto demais de gatos para relevar. Se você também é uma "cat person", talvez seja melhor passar longe.

belly 06/10/2023

Gostei do gato sem nome, mas 486 páginas do gato comentando sobre coisas aleatórias sem um enredo de vdd complica ne

Marta 25/07/2023

“Os humanos têm quatro patas, mas se dão ao luxo de utilizar apenas duas. Poderiam andar mais depressa se usassem todas.
Esse livro chamou minha atenção por ter duas coisas que gosto muito, cultura japonesa e gatos. Quando comecei a ler estava bastante empolgada, mas no decorrer da história fui achando a leitura muito tediosa. A história nos remete ao Japão da era Meiji e é narrada pelo gato da casa de um professor que sequer se deu ao trabalho de dar um nome para ele, sempre o chamando apenas de “Gato”. O gato ao longo da história vai analisando o comportamento humano e descrevendo o cotidiano do seu dono e seus amigos. A história não é medíocre, muito pelo contrário, o gato com aguçada capacidade de análise e uma visão crítica da vida humana faz a narração da vida da família do professor do ponto-de-vista de um gato. É divertido ver as teorias que o mesmo formula sobre as motivações humanas, o problema é que o livro vai ficando muito cansativo e comigo a leitura não fluía. Recomendo a leitura para os que gostam de leituras reflexivas.

Sarah 24/07/2023

Maçante e reflexivo
O livro não tem os capítulos bem distribuídos (de acordo com o tamanho dele), algumas vezes a história não progride e se sente que se está lendo coisas que não afetarão em nada o rumo. Parágrafos grandes. Entretanto, eu não esperava esse final e o quanto esse livro é cômico e também por vezes até mais puxado para filosofia; eu comecei a ler por simplesmente ser um gato narrando, saí vendo que o tema era o início do século XX no Japão e uma sátira à sociedade nipônica adaptando conceitos ocidentais.
Não gosto de taxar contextos antigos porcausa das minhas opiniões atuais, mas fiquei bem incomodada com o contexto em que as mulheres eram inseridas na narrativa, não se vê uma mulher que não é caçoada ao longo da narrativa desse livro; se bem que isso vale para todos os personagens, puxados para uma ironia

Heiwas 23/07/2023

O gato mais filosófico que já li
Faz mais de cinco anos que li esse livro e até hoje me lembro bem dele ?ou da sensação que tive ao lê-lo. Foi a primeira leitura que tive em que o protagonista era um gato, um animal normal e não fantasioso. Me impactou tantoa que não pude deixar de resenhar esse livro, mesmo tendo lido há muito tempo.Os pensamentos do felino sobre as pessoas e a sociedade daquela época foram certamente únicos e muito interessante de ler.

Eu gostei muito da leitura e com certeza vou reler ele no futuro.

iara 19/07/2023

Vim com altas expectativas e no final achei... chato? há passagens com reflexões extremamente interessantes ou necessárias, mas sinto que na maioria das vezes só deixava o livro cansativo e enfadonho. sei da relevância do soseki e espero muito gostar mais dos outros livros como botchan e kokoro, mas esse daqui foi difícil de engolir.

Leticia.Lottermann 30/05/2023

Resenha Eu sou um gato
Comecei a leitura sem muita expectativa, pois várias pessoas haviam me dito que era um livro chato e que tinham parado de ler antes de terminar. A leitura não é a melhor leitura da vida, mas é interessante pela época que foi escrita, por ser um autor japonês e por ser detalhada na visão de um gato, o que me cativou mais como veterinária. A leitura é realmente um pouquinho maçante, mas você acaba gostando mais do meio para o final.

Marcos606 24/03/2023

Originalmente, o primeiro capítulo deste livro era um conto, mas provou ser tão popular que Soseki foi persuadido a escrever mais capítulos coletados que criaram este romance.

A história nos é contada por um gato, ainda sem nome. Observador, obstinado e muitas vezes desconcertado pelo comportamento dos humanos, essa perspectiva felina permite que Sōseki zombe de uma variedade de fraquezas humanas e da sociedade em geral.

Em busca de comida e abrigo, o gato narrador encontra uma determinada casa, cujo dono, é um professor de inglês. Do ponto de vista do gato, o romance começa a se concentrar mais no mundo humano. O narrador observa seu mestre e, para entrar no funcionamento de sua mente, cita algumas passagens do diário do professor, facilitando a inserção de pensamentos humanos na narrativa. Grande parte do romance é um diálogo entre a família do professor e os visitantes da casa, e o gato ganha mais conhecimento por meio da familiaridade.

Há várias discussões filosóficas e literárias no romance, mostrando-nos a vida intelectual da era Meiji (1868-1912), particularmente a mistura da cultura ocidental com as tradições japonesas, às quais o autor é muito crítico.

Abraham 22/02/2023

Humanos são ordinários e extraordinários ao mesmo tempo.
Natsume Souseki foi um dos grandes nomes da literatura japonesa, em Eu sou um gato entendemos o motivo. Souseki capta as mudanças vividas pela sociedade japonesa naquele momento; com a entrada de novas tecnologias, novas culturas, um novo modo de viver, os japoneses se veem convocados a abraçar tudo aquilo, tudo o  que o cidente chamava de moderno.

Nos olhos de gato sem nome vamos acompanhando a vida do professor Kushami e sua família; seus problemas conjugais, seus desabores profissionais, seus problemas com os vizinhos, e suas amizades que adentram a sua sala e nos levam a pensar no que era o Japão e nas mudanças que o arquipélago teve.

São nesses diálogos que saem as maiores pérolas da obra. Boas reflexões filosóficas, intrigas, comédias e conselhos. A partir deles nós entendemos mais da mente japonesa desse período.

A obra nos proporciona boas risadas, ótimas reflexões e uma imensidão de pontos a serem analisados sobre a vastidão da cultura japonesa e da cultura ocidental. Uma obra de quase 120 anos que vale a pena ser lida. Super indico!

CAcera3 26/01/2023

Livro muito divertido!
A existência humana a partir dos olhos de um gato. Esse livro é narrado por um gatinho japonês sem nome. Ele vive com a família de um professor chamado Kushami. Para além do desdém característico dos gatos, temos aqui uma enorme perspicácia do nosso narrador. Ele não só nos conta episódios da vida da família a qual pertence e de seus convivas, - o que por si só já diz muito sobre aqueles seres humanos - como acrescenta suas opiniões a respeito da humanidade em geral. A forma como o nosso gato narrador é tratado por vezes causa revolta e é também um reflexo de quem são os humanos que são responsáveis por ele.
Outro personagem muito interessante é que traz bastante comicidade a história é o Meitei, um outro professor que está sempre visitando a família do gato e contando histórias mirabolantes e defendendo teorias duvidosas. Há muitas discussões sobre o período que o Japão passava na época em que o livro foi escrito onde havia uma modernização e uma certa ocidentalização que muitos japoneses não aceitavam.
O enredo em si desse livro não é o que importa. Para mim o mais interessante é a narração e as observações do nosso gato contador de histórias. É um livro bem leve, onde consegui dar boas risadas e onde há observações que nos impactam por sua veracidade. Não sei exatamente como convencer você a ler esse livro, mas se você gosta de gatinhos, quer conhecer literatura clássica japonesa e/ou quer dar boas risadas esse é o livro certo. Me apeguei demais ao egocêntrico e irônico gatinho narrador e amei conhecer esse grande clássico da literatura japonesa.

Instagram @maecomlivos

1 | 2 | 3 | 4