O grito de Eva

O grito de Eva Marília de Camargo César

Resenhas - O grito de Eva

Dijair Antonino 18/11/2023

Necessário e esclarecedor
Para a galera que é da igreja. Esse livro fala do machismo que impera no âmbito religioso evangélico principalmente na questão da violência contra a mulher. São vários relatos permeados com dados e informações bem relevantes. Vale a pena conferir.

Valéria 27/01/2024

Necessário, mas não consegue alcançar a todos.
O Grito de Eva é um livro necessário para o meio protestante brasileiro, tendo em vista a abordagem de um tema não abordado nos cultos religiosos e de tamanha importância na comunidade cristã. Isso pode parecer uma fala óbvia, mas o óbvio também precisa ser dito, ainda mais em um ambiente em que muitas das vezes tampa o sol com a peneira.

Gostei muito e me senti extremamente tocada por todos os relatos expostos, mas acredito que ele não alcance a todos os que precisariam realizar a leitura, por conta de alguns trechos com bastante viés feminista, o que é uma pena (não a questão feminista, isso é ótimo; mas o preconceito com abordagens que fujam do que os religiosos acham que é o certo).

Juh 16/09/2022

Assunto importantíssimo!
A temática desse livro é de extrema importância no meio cristão.
No livro há relatos de mulheres que enfrentaram a violência doméstica e encontraram grande dificuldade de encontrar apoio no meio cristão.
A partir do relato e experiências dessas mulheres a autora nos faz refletir sobre a submissão da mulher e autoridade do homem, ensinados de forma muitas vezes equivocados dentro da igreja, fazendo com que muitas mulheres cristãs vítimas de violência não tenham voz.
Precisamos reconhecer essa problemática em nosso meio e dar voz a essas mulheres que muitas vezes sofrem caladas por causa de estigmas e dogmas religiosos.
Clakson 07/10/2022minha estante
Perfeito. Parabéns pela precisão e lucidez!

Vivi 27/02/2024

O Grito de Eva
É a primeira vez que me sinto compreendida. No âmbito cristão, a discussão sobre violência contra a mulher, desigualdade de gênero e submissão feminina são muito complexas. Grande parte das igrejas são conservadoras, o que dificulta a ingressão de cristãos mais progressistas na igreja. Eu como mulher feminista e cristã, por vezes me sinto deslocada e mal compreendida. O cristianismo está longe de ser uma religião violenta, as pessoas que são violentas, não Cristo. Obrigada Marília de Camargo César, por me fazer entender que existem outras mulheres como eu.

Suellen 02/05/2022

Importante
Demorei horrores para resenhar, mas é que foi bem difícil parar pra escrever depois de ter lido tantos relatos desoladores. Chorei.

?A irmã da igreja que convive com um marido violento precisa ser alertada sobre os riscos que ela corre e orientada a procurar um órgão público de denúncia e proteção; o homem deve ser repreendido e, se necessário, afastado do convívio familiar. É inadmissível que um pastor ainda responda a essas situações de risco com versículos sobre o dever da mulher de se submeter ao marido. O versículo que ele deve ter em mente é apenas um: ?Toda vez que vocês fizeram essas coisas a algum marginalizado ou excluído, aquele era eu?estavam ajudando a mim.??

Recomendo esse livro pra todo mundo e desejo que os pastores desse país leiam, esse livro necessita ser estudado.

Aprendi com os relatos das vítimas e com as observações da autora - mesmo tendo ressalvas em relação ao capítulo oito (leituras progressistas).
Esse livro me fez chorar, orar e lamentar porque sei que essas histórias se repetem por todo o Brasil, gostaria de abraçar cada Marina, Selma, Mara, Naomi e reafirmar para elas que o nosso Deus cuida dos seus filhos e sempre acolherá aquele que pede por socorro.

?Vamos orar, mas, ao fim de cada oração, vamos abrir bem os olhos e, com a sabedoria do Espírito Santo, tentar pacificar as realidades miseráveis que nos cercam. Vamos ser instrumentos dessa paz. Usemos nossos dons generosamente distribuídos por Deus para promover justiça, paz e alegria. Nos relacionamentos conjugais, nas empresas, na sociedade.?

Amanda3913 27/03/2022

O livro é bom, mas não é o que eu esperava (sobre o conteúdo). Mas não deixa de ser um alerta, para líderes e membros em geral.

Luana Thereza Venancio 21/11/2021

Simplesmente apaixonada!
Estou tão apaixonada por esse livro que estou querendo ler de novo pra conseguir captar a grandiosidade da sua importância! Amei a escrita da Marília. Ela tem uma sensibilidade e uma inteligência que me atraíram muito. Gostei do fato do livro não ser só de histórias e sim complementado por teoria, dados e teologia. Chorei muito com muitas histórias e me peguei pensando em vários momentos o que eu faria no lugar delas. Esse livro é extremamente importante para a igreja que precisa entender que faz parte do problema e por isso deve ser parte da solução. Recomendo muito!!!

Camila.Moscatelli 15/01/2023

Esse livro é maravilhoso, tinha visto em outras resenhas que a autora não usa versículos para argumentar, o que é uma grande mentira: o livro está recheado de versículos citados de exemplos que são usados de formas deturpadas que fomentam o abuso religioso que se estende em abuso moral, psicológico e físico. E melhor ainda está recheado de outros versículos que evidenciam a essência (real) do evangelho. Em toda minha vida nunca tinha lido algo tão esclarecido sobre o tema de não equidade de gênero pulverizado como uma praga dentro das igrejas. Isso é lindo!

Jéssica 12/07/2023

ESSE LIVRO É PERFEITO
Eu so tenho a agradecer a Deus por colocar esse livro na minha vida
Nao sou casada, nao sofro ou sofri violência doméstica
Mas isso nao impede de ter questionamentos e de ficar revoltada com alguns pensamentos da igreja
Mas esse livro é perfeito
Entrega estudos, entrevistas, tradução da Bíblia na língua original
E entrega resposta
Apenas leiam ... principalmente se possuem pé atrás com a adm das igrejas atuais
Ja quero ler os outros da autora

Shau 25/11/2023

Leitura precisa !
40% das vítimas de violência doméstica são cristãs !"
Esse livro me chamou a atenção, vi no perfil da @bibliadasabrina e senti de comprar. É um assunto pouco falado em nosso meio. Os testemunhos que o livro trás são de doer o coração ?

O capítulo mais difícil de ler e entender, não por ser uma leitura complicada ou complexa, mas sim por ter um tema de uma pergunta que muitas vezes fazemos, foi o "3 - Por que elas ficam ?"

E se tem um lugar em que a MULHER é RESPEITADA, esse lugar é na BÍBLIA!
Não estou aqui fazendo apologia ao divórcio, mas digo com convicção: JESUS TE AMA MUITO E QUER O MELHOR PRA SUA VIDA! Quando você entender quem você é em CRISTO JESUS, ninguém te segura !

Quantas mulheres sofrem por violência doméstica, não só física, mas intelectual, emocional, e estão caladas?

Você conhece uma mulher assim ? Você é essa mulher ?
Não aceite a violência! DENUNCIE !

Jubz Trindade 02/03/2022

Somos todas Evas
Acho que como uma mulher cristã, me ver na abordagem desse livro foi algo muito importante, até pq existem as mais diversas realidades de mulheres que sofrem abusos e que estão dentro das Igrejas, mas que, pela "religião" precisam se manter caladas.

O livro é verdadeiramente um grito para que TODOS possam ouvir que, a partir do momento em que alguém se vê em um realiconamento abusivo, é necessário que peça ajuda e que saia. Acho que esse livro relata muito bem que, em momentos como esse, o divórcio é sim necessário e que não é justo ver uma mulher sofrendo, sendo colocada como culpada por acabar seu casamento enquanto o homem é vangloriado e pode viver sua vida normalmente.
(Dei o exemplo do homem sendo o culpado pq é exemplo que o livro mais trás).

Tudo isso sem contar os relator de mulheres reais que trazem como foi pra elas e como passaram a ser vistas no corpo de Cristo.

Christiane 25/02/2022

O machismo se faz presente em qualquer situação dentro patriarcado, seja na sociedade, na política, na família e na religião. Temos uma ilusão que pessoas religiosas deveriam ser amorosas e jamais praticar violência, mas isto não funciona assim. Neste livro temos vários relatos de mulheres cristãs que ao pedir ajuda ao pastor de sua igreja acaba sendo aconselhada a rezar, a compreender, a relevar, o que perpetua a violência. Porém temos também os cometários de pastores que não concordam com isto. Tudo depende da interpretação que se faz dos textos sagrados e do que se deseja obter deles.
A Bíblia nos traz ensinamentos, porém há maneiras de interpretar isto, primeiramente é preciso verificar se se trata de um ensinamento válido eternamente ou se é algo próprio do contexto histórico e social em que foi escrito. Temos que nos lembrar sempre que naquele tempo a mulher não tinha nenhuma voz, era totalmente submissa e restrita ao lar, aos filhos, ao marido. Quando Jesus rompe com isto e escuta as mulheres, conversa com elas, as acolhe, há um enorme rompimento do status quo da sociedade. O texto de gênesis é preciso sempre lembrar que há dois, o um e o dois, e é somente no dois que surge Eva nascendo de uma costela de Adão.
Gostei muito de quando no livro se narra o silenciamento de Adão diante do que Eva faz com a maçã e a serpente. Sempre me perguntei porque ele, tendo ouvido Deus, não fez nada, não recusou ou aconselhou Eva?
Sobre a questão da submissão há uma explicação do que se trata esta submissão que não é restrita à mulher, porém é aí que surge o problema, porque normalmente os pastores relatam apenas esta parte, dão ênfase a esta parte, se esquecendo da parte do homem.
Porém o livro é importante, para orientar mulheres cristãs que elas não precisam se submeter à violência, ou ao abuso psicológico do homem, elas merecem ser amadas, e ter uma vida digna, e que ao tomar uma atitude elas não estão indo contra os ensinamentos sagrados.
Angel's Roses 08/06/2022minha estante
Exato, o machismo se faz presente em qualquer situação, inclusive na Bíblia, aquele livro que reza a lenda contém as palavras de Deus (onde devem ser seguidas e não questionadas) e que infelizmente é seguido por milhares de mulheres.

Vai entender essa contradição.

EsterCristina 09/03/2023

O que mais me deixou ansiosa pra ler este livro foi pra ler os relatos das mulheres, são emocionantes, principalmente pq elas conseguiriam superar suas situações de abuso sozinhas

Nina Magrin 24/09/2023

Livro com um tema extremamente necessário, inadmissível uma mulher estar sofrendo agressões físicas e emocionais e um pastor aconselhar a pessoa a orar ?????

Isso não existe, em pleno século 21 e acontecer esse tipo de coisa.

Mas por outro lado não concordo com algumas posições feministas da autora. É livro impactante porém com argumentos biblicamente errados.