Elize Matsunaga

Elize Matsunaga Ullisses Campbell

Resenhas - Elize Matsunaga

Riva 22/04/2022

Dinheiro x Felicidade
Mais um da série: e tenho vergonha de falar que amei!
Livro profundo. Apresenta os fatos sem induzir o leitor a nada.
O autor, realmente, revirou pelo avesso tanto a vida da Elize quanto a do Marcos.
Penso que se ela tivesse dado o tiro e alegado a legítima defesa, ela teria sido absolvida.
Já estava convencida de que o esquartejamento e a desova do corpo não foi algo premeditado, pois era muito fácil provar que o Marcos entrou no prédio e não mais saiu (vivo), e com a leitura mais convencida fiquei.
Não estou dizendo que tudo o quê ela fez foi correto, longe de mim.
Narcisista, manipuladora e muito mais ela é.
Por alguns fatores fez da prostituição seu meio de vida e acreditava que só seria rica se casasse com um homem muito rico.
Conseguiu o que queria.
Porém, na cabeça deste homem ?uma vez prostituta, sempre prostituta?.
Tive asco do Marco. Que ser abjeto. Ele e um dos amigos dele (era um trio, mas um deles era humano) diziam coisas sobre as prostitutas com as quais saiam, que não se diz para qualquer pessoa. E também faziam coisas que deixaram o meu estômago embrulhado.
Enfim, ambos com distúrbios mentais (graves): sendo que ela era pobre e ele era multimilionário.
No meio disso tudo uma filha! Tudo muito triste.
Só lendo para entender.

E, para a minha surpresa, descubro que o fundador das Casas Bahia era um pedófilo. Dizer que senti nojo foi pouco. E o seu filho Saul também é/era igual ou pior do que o pai.

No meu entender, o autor comentou pequenos erros relacionados ao direito em si, mas que não atrapalham em nada o entendimento de tudo e não mudam em nada o resultado do que aconteceu.

Eduarda Freire 14/04/2022

Divide opiniões
Já li o livro da Suzane pelo Ulisses e confesso que foi uma leitura super rápida e intrigante. Resolvi ler o da Elize na expectativa de encontrar o mesmo modelo de leitura e não me decepcionei, apesar de, particularmente, considerar o caso da Elize um pouco mais complexo se passar a ser um caso de análise. Ao mesmo tempo que considero que a mídia pecou ao deixar de expor detalhes cruciais do quão nocivo era a relação do Marcos com a Elize, acho que dar espaço pra esse tipo de detalhe tornaria algo mais tendencioso pra fofoca, e, consequentemente, mais pejorativo. É óbvio que nada justifica um assassinato, mas com a relação que os dois tinham, era questão de tempo pra que viesse a acontecer alguma tragédia. Quanto ao conteúdo do livro, enquanto o da Suzane retrata a vida dela na prisão e fala bastante sobre suas companhias, o livro da Elize aborda muito mais a sua vida desde o nascimento até o dia do crime, enfatizando sua vida como garota de programa desde o momento em que a levou a isso, e também aproveita pra falar das pessoas que cruzaram seu caminho durante esse período. Por isso, acho que as duas biografias possuem abordagens diferentes. O livro traz possíveis gatilhos envolvendo abuso físico e psicológico, agressão física, sexual, as várias faces da prostituição, entre outros. É um livro bem interessante, acredito que vá agradar boa parte dos entusiastas de true crime.

Samy'sjugfhg 16/12/2023

A mulher que esquartejou o marido.
Li esse livro no comecinho desse ano, mas como eu não tinha Skoob na época não fiz a resenha . O que mais gostei nesse livro foi a escrita bem fluida. Como eu já tinha visto alguns vídeos no YouTube, meio que já sabia da história, mas tinha no livro coisas que não sabia ainda e eu fiquei bastante impressionada. Recomendo bastante, principalmente se você curte casos criminais.

Helyanny 11/10/2021

O crime é horrível, mas o livro é ótimo!
Eu gosto muito da escrita do Ulisses. Imparcial, apenas mencionando os fatos com muita riqueza de detalhes.

alaska 26/03/2022

"a mulher que matou o marido - e outras histórias"
Eu esperava mais - e provavelmente não devia, já que depois de ler o livro de Campbell sobre o caso Richthofen, eu percebi que a escrita dele deixava a desejar.
Na primeira metade do livro, senti que a escrita dele aderiu um tom sensacionalista, usando de expressões em línguas estrangeiras a torto e a direito sem necessidade. Outro ponto que me incomodou foram as histórias paralelas, deixando o livro mais longo do que era preciso. Nesse tópico, de certa forma foi interessante ler sobre os ocorridos a outras garotas de programa, já que as histórias tinham um tom de denúncia. Ainda assim, Campbell poderia ter feito um livro a parte para essas do tanto que se prolongou de tantas histórias que contou, interrompendo a
narrativa central para contar histórias de vida de personagens que mal eram coadjuvantes da história. Na minha opinião, isso dificultou que a leitura seguisse um ritmo agradável e, no fim, essa foi mais maçante do que interessante.

Jess 22/10/2023

O livro descreve a sequência de fatos da vida da Elize, desde a adolescência quando ela vivia no interior do Paraná, até a vida de prostituta e o casamento com o Marcos.
Se posso dar minha opinião sobre o relacionamento deles eu poderia dizer: todo mundo precisava de um bom Terapeuta. Claro que ele tinha um problema com prostitutas, e ela imaturidade, infelizmente ela não teve como amadurecer, e todo o relacionamento deles foi baseado numa irrealidade. O abuso dele, provavelmente a agressividade e também ele ainda via ela como uma prostituta mesmo depois que casou com ela, o que tornou tudo pior, mesmo assim nada justifica a atitude dela. Se a agressão justificasse, ela teria chamado a polícia e alegado auto defesa, mas quem somos nós para dizer o que fazer né?

Samaraat 28/01/2022

Gente, que livro pesado... Fui ler achando que só ia ter informações sobre o caso (que eu já conhecia), mas vai além do crime e mergulha por outras histórias tão bizarras quanto o foco principal. A leitura é muito fluida, apesar dos temas serem retratados de uma forma bem explícita e densa. Outro ponto é que tem informações que não mostram no documentário da Netflix, tinha umas informações que eu fiquei curiosa que a o documentário não explicou e aqui no livro foi tudo bem detalhado. Interessante, denso e muito rico em detalhes.

Antonio Maluco 09/11/2021

Adaptação
O livro de hoje conta histórias novas e antigas da Elize Matzunaga e de seus familiares e da família de seu marido e de seus colegas de trabalho e classe e de prostituição e esse livro daria um ótimo filme ou seriado ou miniserie e não só abordaria a vida dela e sim de outras pessoas que conviveu com a Elize Matzunaga

debora433 16/02/2023

Perfeito. Narra a vida de Elize desde criança em Chopinzinho, abusada pelo padrasto e expulsa de casa pela mãe, até garota de programa de luxo e casando com Marcos Matsunaga. Narra a história de vários personagens que rodeavam a vida da mesma que mereciam um livro eles mesmos. Conta detalhes do julgamento e do crime muito bem.

Camila 28/12/2021

A vida na prostituição, os detalhes narrados são tão horríveis e humilhantes que eu sonhei com essa realidade. Não fazia ideia de toda essas questões enfrentadas por garotas de programa. Eu realmente fiquei em choque. Ainda penso em alguns personagens, é tão triste...

Não tem como defender Elize por não ter tomado uma atitude diferente após o crime. Tudo bem que podem achar que Marcos mereceu, mas a família dele não, imagina ter que passar por tudo o que passaram? Um pesadelo do início ao fim.

O que se passava na cabeça dela na hora dos cortes? Por quê esconder tanto tempo o que já era óbvio? Ainda espero por um livro escrito todo por Elize.

Gostei muito da escrita fácil, achei esse livro muito melhor e mais bem construído do que a da Suzane.

Cah. 09/10/2022

Nosso casamento é um programa sem fim ...
Nosso casamento é um programa sem fim ...(Uma das frases que Marcos jogava na cara da Elize.)

Eu como a maioria das pessoas tinham uma opinião formada sobre a Elize, e eu tive a minha mudada ao assistir entrevistas do Ullisses Campbel e ao ler o livro que ele escreveu sobre ela ...

Marcos era um cretino, o homem não valia o que comia, a forma como tratava Elize, a humilhava ... (Não que justifique tudo que ela fez ...) Eu a entendo, ela foi estuprada pelo padrasto quando tinha 15 anos, e a mãe ao defendê-la, preferiu ficar ao lado do marido, acreditando que Elize foi culpada, que ela o provocou...

Elizeu tomou decisões ruins, o que fez com que ela acabasse com a vida dela ... Ela tinha toda uma vida pela frente era inteligente, tinha alguns cursos , um leque de escolhas em que poderia trabalhar ...