Elize Matsunaga

Elize Matsunaga Ullisses Campbell

Resenhas - Elize Matsunaga

Riva 22/04/2022

Dinheiro x Felicidade
Mais um da série: e tenho vergonha de falar que amei!
Livro profundo. Apresenta os fatos sem induzir o leitor a nada.
O autor, realmente, revirou pelo avesso tanto a vida da Elize quanto a do Marcos.
Penso que se ela tivesse dado o tiro e alegado a legítima defesa, ela teria sido absolvida.
Já estava convencida de que o esquartejamento e a desova do corpo não foi algo premeditado, pois era muito fácil provar que o Marcos entrou no prédio e não mais saiu (vivo), e com a leitura mais convencida fiquei.
Não estou dizendo que tudo o quê ela fez foi correto, longe de mim.
Narcisista, manipuladora e muito mais ela é.
Por alguns fatores fez da prostituição seu meio de vida e acreditava que só seria rica se casasse com um homem muito rico.
Conseguiu o que queria.
Porém, na cabeça deste homem ?uma vez prostituta, sempre prostituta?.
Tive asco do Marco. Que ser abjeto. Ele e um dos amigos dele (era um trio, mas um deles era humano) diziam coisas sobre as prostitutas com as quais saiam, que não se diz para qualquer pessoa. E também faziam coisas que deixaram o meu estômago embrulhado.
Enfim, ambos com distúrbios mentais (graves): sendo que ela era pobre e ele era multimilionário.
No meio disso tudo uma filha! Tudo muito triste.
Só lendo para entender.

E, para a minha surpresa, descubro que o fundador das Casas Bahia era um pedófilo. Dizer que senti nojo foi pouco. E o seu filho Saul também é/era igual ou pior do que o pai.

No meu entender, o autor comentou pequenos erros relacionados ao direito em si, mas que não atrapalham em nada o entendimento de tudo e não mudam em nada o resultado do que aconteceu.

debora433 16/02/2023

Perfeito. Narra a vida de Elize desde criança em Chopinzinho, abusada pelo padrasto e expulsa de casa pela mãe, até garota de programa de luxo e casando com Marcos Matsunaga. Narra a história de vários personagens que rodeavam a vida da mesma que mereciam um livro eles mesmos. Conta detalhes do julgamento e do crime muito bem.

Renato87 22/02/2023

Excelente livro é escritor
É muito interessante como o Ulisses consegue descrever todo o cenário do mundo das prostitutas e vincular as histórias com a protagonista.
É um livro muito pesado onde conta histórias de estupros, abusos, violências e claro, esquartejamento. Por mais que seja uma história triste, é um excelente livro pra quem gosta de casos reais.

Nubia.Franciele 05/03/2023

Muito além do crime
Nessa história, o autor não conta apenas sobre o crime, afinal, os detalhes sórdidos foram amplamente divulgados pela mídia. Ele vai muito além do crime. Conta desde a infância de Elize e como as mazelas da vida a transformaram numa mulher fria, manipuladora e capaz de um crime tão brutal. Ulisses mergulha fundo no mundo da prostituição, contando o dia a dia dos bordeis de luxo, dos cafetões e cafetinas e de mulheres que são tratadas apenas como objetos e até como lixo! Uma realidade bruta, triste e crua. Uma Leitura para leitores mais fortes!

Renata 06/03/2023

Sobre esse caso existe sua opinião antes e após a leitura desse livro. No fundo entendo o motivo do que ela fez, mas não acho que justifica o ato. Não consigo imaginar o que faria no lugar dela.

Day 27/03/2023

Fofoca demasiado!
Uma história real sobre a assassina de seu próprio marido para supostamente proteger sua filha.

Porém envolve muitas outras histórias que nada tem a ver com a principal... Será que é proposital para render mais folhas no livreto? Induzindo o leitor desatento a condená-la novamente?

Por exemplo, a história do fundador das Casas Bahia e seu filho, que nojo! Não vi relação com Elize, mesmo que os donos procurassem prostitutas para satisfazer sua lascívia.

Por fim, não chega a uma conclusão sobre os reais motivos para o crime, e atualmente Elize tenta voltar a sua vida normal como motorista de aplicativos (nova profissão), creio que ela voltará para o meretrício, porque a sociedade não está pronta para recebê-la. Infelizmente ?

Franciely Soares 03/09/2022

Comprei o livro pensando ter detalhes do crime, ledo engano. O Ulisses é um jornalista/escritor e nos conta a vida de Elize com maestria, além de nos apresentar outros ?personagens? (mãe, pai, e ex?s garotas de programa) contando suas histórias que nos fazem refletir. E isso é um ponto super positivo. Então, p/ conhecer mais e entender o caso, vale muito a pena!

Izaías 11/11/2021

Muito bem escrito
Quase um ?A vida como ela é? com tantas histórias paralelas, curtas mas que foram de importante relevância para a narrativa eletrizante do Ulisses Campbell! Livros escritos por jornalistas figuram entre as minhas melhores leituras!

regis_gf 12/11/2021

"Na primeira saidinha, em 2019, Elize foi aplaudida pelas colegas de cela na porta da penitenciária. "Vai cuidar da vida!"

Camila 08/03/2023

Livro bem detalhado, realista e algumas partes bem indigestas.
A escrita do Ulisses é maravilhosa, já quero ler outros livros dele.
Recomendo para quem gosta de true crime.

CaFrnds 17/11/2021

Um crime que intrigou o país
A forma como o autor nos mostra os acontecimentos ligados ao crime cometido por Elize e as histórias paralelas para contextualizar e ambientalizar o contexto principal fazem com que você fique preso na leitura querendo saber mais e mais.

Consegui de alguma forma entender as motivações da Elize, mesmo abominando seus atos é possível compreender como a assassina chegou no ato de matar o marido. Marcos não era um bom homem, extremamente machista e violento, mas não justifica a sua morte cruel.

Contém muitos gatilhos de abusos, violência e assassinato.

maiana 22/11/2021

O livro é excelente em sua escrita, o enredo discorre bem, como o esperado, porém cansativo. Tive a percepção que houve "encheu linguiça", mas é bom. Tem sim um aprofundamento, mas minha expectativa foi quebrada esperava muito mais.
Léo 27/11/2021minha estante
exatamente minha sensação