Indomada

Indomada Carina Rissi

Resenhas - Indomada

nayara.cruz.129 17/11/2021

Vou sentir tanta falta dessa saga, é perfeita
Que livro incrível mano eu tô apaixonada demais, me identifico demais com a Analu

Fernandapino 25/10/2023

Fechou a série com chave de ourooo!!
Gente sem palavras para esse livro! Juro que dava para virar uma novela de época muito top! Tem vários personagens e várias histórias acontecendo ao mesmo tempo que se encaixam perfeitamente e no final você fica AAAAAAA! Serio! Vou sentir falta dessa família fofa, confesso que somente os livros 2 e 3 dessa série eu não curti muito mas são essenciais para você continuar a série, mas VALE A PENA! Tudo acabou bem e Ian e Sofia são uma casal incrível, assim como Elisa e Lucas, Valentina e Leon, Marina e Sam e (pasmem) Analu e Alexander! Sim! Muito louco mas muito toooop! Favoritado com certeza ????????????

talitamoura07 22/10/2022

Sou muito suspeita pra falar, pois sou uma grande fã dos livros da Carina. Que livro maravilhoso! É tão bom ver o desenrolar da história de Sofia e Ian, e extensão ver a vida de suas filhas. Esse livro toca em assuntos bem delicados. Vale a pena a leitura. E é com dor no coração que me despeço desses personagens tão queridos nesse último livro da saga. Obrigada, Carina por tornar a vida mais feliz e alegre com seus livros. Sofia e Ian, amo vocês! ??

Leticia.Santos 21/11/2021

Eu adoro a Carina Rissi e os livros dela são sempre muito envolventes, por isso eu queria ter gostado mais desse, mas infelizmente não rolou.
A Sofia parece que não amadureceu nada desde o primeiro livro, não teve desenvolvimento. Ela ainda age como se tivesse 24 anos. Achei desnecessário tantos capítulos dela e todo o drama que ela fez com o Ian que poderia ser resolvido com UMA conversa entre dois adultos que estão casados há 20 anos. Mas não. Ela não pode ouvir.
A Marina é muito impulsiva, teimosa e egoísta. Ela só pensa nela mesma e ainda assim, não consegue admitir os próprios erros e entender os próprios sentimentos. A história dela com o Samuel é foi chato de acompanhar. Outra vez um mal entendido que poderia ser resolvido com uma conversa. É uma receita que a Carina sempre coloca nos livros dela, mas nesse foi insuportável, se estendeu demais.
O que salva esse livro são Ana Laura e Alexander. Esse casal carregou o enredo nas costas. Eu só não abandonei o livro por causa deles. Analu é personagem maravilhosa. Ela é forte e determinada, mas também é gentil e altruísta. Ela é uma irmã bem melhor pra Marina do que a Marina foi pra ela. Eu me identifiquei muito com ela e dei muitas risadas com as tentativas dela de ser sedutora.Eu queria saber mais sobre a história do Alexander. Acho que eles foram injustiçados demais nesse livro, principalmente com o final. Se a história focasse mais neles e menos nos dramas adolescentes da Sofia e na chatice da Marina, o livro teria sido bem melhor.

Jenni 23/09/2021

AMEI!
Simplesmente um desfecho maravilhoso, acompanhamos a trajetória das filhas do Ian e da Sofia buscando o seu final feliz.
Preparem-se para se emocionar a cada página.

Duda 17/11/2022

Com certeza é uma das séries que gostaria de reler um dia! Acho que de todos os livros da série, esse é o que mais teve trama, o que é muito bom. Mas acho que tem outros livros infinitamente superiores a esse dentro da série. O problema desse livro é que a Carina insistiu demais na Marina e sinto que em certos momentos ela meio que deixou a Analu de lado, sendo que essa personagem é infinitamente superior a primeira! Não me leve a mal, no começo Marina até que era bem legal, mas toda hora repetindo o mesmo enredo e a personagem que se mostrava burra que nem uma porta estava começando a me dar nos nervos, a ponto de eu torcer pra ela se juntar logo com o par romântico dela só pra deixar eu ler as outras narrativas em paz. ?

No entanto, eu entendo os motivos da autora para preferir narrar boa parte da história pelo ponto de vista da Marina, já que além de ser filha da Sofia, é a que mais se assemelha a ela também. No entanto, Analu é uma personagem incrível (também filha de Sofia) e super interessante (mas tem a personalidade mais parecida com a do Ian). Inclusive vi umas resenhas por aqui e percebi que ela é a filha favorita de muita gente (e com razão).

Enfim, tirei uma estrela por apenas dois motivos:
I. Tiveram pontos da história em que eu já estava saturada da Marina.

II. Queria um desenvolvimento melhor no quesito Analu e Alexander. Inclusive, não me incomodaria se a autora fizesse um livro a mais só para sabermos o que aconteceu com o final deles.

Apenas isso, mas ainda acredito que é uma leitura super válida e que de fato a série vale muito a pena.

Vanessa Sueroz 01/02/2022

O livro começa 20 anos após o último da série. Agora Marina e Ana Lu são adultas e estão na idade de se apaixonar e casar, mas as coisas como sempre tendem a dar errado no vida dos Clark.

Não vou entrar em detalhes do livro, porque tem tanta coisa acontecendo que qualquer coisa que eu disser será spoiler. Ian esta como sempre apaixonante e doido para Sofie. Ela por outro lado consegue trazer ainda mais problemas para a familia, afinal, ser uma mulher independente naqueles tempos dá trabalho e trás muitos inimigos.

As duas filhas do casal tem personalidade própria e o livro é claramente aqueles casos que uma frase, uma conversa teria resolvido muita coisa.

O livro trás tanta coisa ao mesmo tempo que algumas horas fica até difícil saber quem é o vilão e quem é o mocinho. O livro é bom, mas tem pelo menos 200 páginas totalmente desnecessárias. Tive a impressão que o meio do livro é pura enrolação e o que torna a leitura lenta e chata em certo ponto.

Gostei do fechamento da série e dos personagens, mas achei o pior livro da autora. Muito enrolação.

Hailuj 17/12/2021

Cade meu próximo livro? ?
Gostei bastante, continuo amando o Ian, Analu maravilhosa, sem defeitos, Marina meio lesada, mas justificável, é filha da Sofia, como poderia ser diferente.
algumas coisas achei desnecessárias, como a carta que ela ficou escrevendo? Pra que? E aquele começo, pqp me deu uma raiva quando repetiu a mesma coisa no meio do livro.
A Carina podia ter se desempenhado mais no romance da Analu, ela ficou como personagem secundário em vários momentos, diferente da Marina que teve um romance bem desenvolvido e incrível.
Como todos os livros da Carina, não sabia oque estava por vir, gostei bastante, mas se ela tivesse feito um livro somente da Ana, acho que ficaria muito melhor, queria conhecer melhor a história de amor da Ana, foi tão rápido, não consegui amar esse casal tanto quanto deveria. Mesmo assim foi um livro muito bom e recomendo muito.

Jujuba53 02/10/2021

O fim
Último livro da série perdida(Será??)
Pra ser sincera, passei mais da metade do livro passando raiva, acho que pode ser o livro da Carina que mais me irritou, vamos por partes.
Sofia parece que parou no tempo e não amadureceu, achei os capítulos dela muito chatos e irritantes, ela quis decidir sobre a vida de Analu sem perguntar pra filha o que ela queria pra própria vida, e além de tudo se desesperou e tratou o Ian mau a toa, sem ter necessidade, pensou somente nela naquela situação, também não sei se ela se quer pensou antes de agir, igual a Marina.
Marina foi uma grande decepção, para resumir, ela é insuportável kkkkkkkk
Ela consegue ser pior que a Sofia em questão de agir sem pensar, o livro todo só fez merda atrás de merda, não consegui entender ela em uma ação que fez( a não ser no final, quando ela é chantageada), Marina parece uma criança, mimada demais, não sou um poço de maturidade, mas ela parece que parou quando tinha 12 anos, foi a personagem que menos gostei da Carina, mas vou mentir se eu dizer que não amei o final dela com o Sam, amei os dois juntos.
Outra coisa que me irritou muito durante o livro foi a falta de diálogo entre os personagens, eles conversavam sim, porém todo muito escondia as coisas, se todo mundo sentasse e conversasse metade dos problemas jamais existiriam, me deu raiva disso, as irmãs que se amavam e se diziam tão amigas não contam nada uma para outra, o que gerou 9814 problemas.
Analu deveria ter um livro só dela, personagem muito bem construída, infelizmente a história dela girou entorno das merdas que a irmã fazia. Ela e Alexander mereciam mais, queria ler mais sobre só dois juntos, sobre o casamento, Analu na escola de medicina, sobre Alexander como APAM, aí quero muito mais deles, achei a história dos dois muito superficial.
Porém, eu gostei e dei 4 estrelas por causa de todo o apego emocional que eu tenho nessa série, é o último livro mas eu sinto que tem que ter mais, tô escrevendo com o coração pesado por ter acabado, são muitos anos lendo e esperando o próximo, mas o fim sempre chega, só espero que eu esteja errada e que venha mais um.

Rafa 12/12/2021minha estante
repetiu mto mesmo, acho q dava pra falar disso uma vez só

Nayara356 01/02/2022

Ameeeii!!! Último livro da série Perdida, fechando a série com espetacular chave de ouro! Perfeito!!! É muito muito interessante, cheio de referências de mulheres fortes e à frente de seu tempo. Nos mostra que quando o mundo nos diz não, nos julga e diminui, temos que mostrar que somos resistência e que cabe só a nós decidir o que e o que não fazer. Somos donas de nossas vidas e de nós mesmas. Que continuemos a luta das mulheres que lutaram antes de nós e abriram os caminhos.

Rafael Kerr 08/02/2022minha estante

Thaís 09/11/2021

Eu sempre falo q Perdida é um dos meus livros favoritos. Mas entenda bem: livro, não série. Quando eu soube q Perdida, aquele livro super completo, com a história redondinha e o final perfeito, ia virar série, eu fiquei decepcionada. Quando o primeiro livro é muito muito bom, é difícil manter a qualidade muito alta, ainda mais pq a expectativa é mais alta ainda.
Não morri de amores por nenhum dos outros livros da sequência. Achei legais, ok, mas sobreviveria sem eles.
Esse livro de encerramento foi como os outros, ok. Analu e Alexander carregaram o livro nas costas. Acho q teria gostado mais se a história fosse só deles. Sofia envelheceu mal, aos 40 segue sendo uma adolescente atrapalhada e encrenqueira. Era divertido quando ela tinha 20, mas eu esperava ver mais profundidade dela nessa última história, 20 anos depois. Ian segue sendo perfeito. Mas essa paixão juvenil deles, mesmo aos 40 e depois de 20 anos de casado, não me soa natural. Quem, em sã consciência, depois de 20 anos de casado, com todo esse tempo de intimidade e altos e baixos, ainda tem vontade de arrancar a roupa do parceiro, só por vê-lo respirar? Ok q é obra de ficção, mas esse tipo de coisa me faz revirar os olhos e pensar: ATA. Cena chata. A Marina é praticamente a Sofia remasterizada. Gosto dela e do posicionamento dela na série, mas confesso q já estava de saco cheio dela querendo ?quebrar narizes?. Da um soco no olho, na boca, vamos variar um pouco né?
Os temas abordados na série foram bem acertados, necessários, ainda mais nesse país de extrema intolerância em q vivemos. Precisamos falar sobre isso, sempre. O silêncio só beneficia o agressor.
Uma última coisa q me incomodou, foi a Sofia usar gírias q não existiam em 2010, tempo q ela viveu ?no futuro?, como stalker, etc. E a linha do tempo, com a Valentina sendo tataravó dela, me deixa muito confusa. Até agora não consigo compreender essa linha temporal.
O final foi bem legal, gostei muito, e chorei. Mas não pelo Ian e a Sofia, como eu gostaria. Mas com a Analu, dona desse livro.
Ana 18/11/2021minha estante
Meu Deus, concordo totalmente. Ian é tão perfeito que é irreal. A relação deles tambem...Fica até chato. Todas as estrelinhas para Analu e Alex ??