Indomada

Indomada Carina Rissi

Resenhas - Indomada

Angel 14/10/2021

Não acredito que é o fim
Terminei de ler Indomada com um gostinho de quero mais, minha nota se baseia muito mais por causa do sentimento de gratidão que tenho por esta série que me fez sair do mundo real, esquecer meus problemas e entrar de cabeça e coração no mundo mágico de Perdida!
O que dizer deste último livro? Acredito que por ser o último da série (ainda tenho minhas dúvidas se é mesmo), muita coisa sem importância, muitas enrolações poderiam ter sido evitadas, o romance de Marina com Sam foi muito clichê, não havia motivos para os dois não ficarem juntos, gostei dos dois, mas não me emocionaram, pois era tão claro como eles iriam terminar que, na minha opinião ficou sem graça, não me fizeram suspirar como Sofia e Ian por exemplo! A Sofia me causou muita raiva nesse livro, parecia uma adolescente com seus impulsos, já o Ian me fez amá-lo ainda mais por seu altruísmo, caráter e muito amor pela família, pois só o amor é capaz de querer o melhor para os que ama (no caso de Analu) e falando em Analu, ela e a história dela foi o motivo das quatro estrelas que eu dei, na minha opinião, ela salvou o livro! Que história linda, surreal e que amor surpreendente! Merecia um livro só dela ou uma continuação, achei lindo demais o desfecho dela, mesmo achando que ficou algumas pontas soltas e mistérios ainda a serem desvendados, por isso minha dúvida se não terá um outro livro!
Enfim, no fim Indomada me deixou com o coração apertado, querendo mais, mas apesar dos pontos fracos, esta série é a minha preferida e sempre terá um lugar especial no meu coração!

Joyce 31/05/2023

Comecei a série rindo, terminei chorando ?
Nem acredito que não vou ter mais loucuras dos Clarke e dos Alonzo, vou sentir tanta falta desses personagens ?
A Carina se superou muito nesse livro com as ligações dos personagens, as milhares de reviravoltas e o drama que me fez passar raiva muitas vezes ?
Ainda assim amei esse livro. Esse final foi lindo e tudo se encaixou perfeitamente ?

Dearibeiro 21/07/2023

E chegamos ao último livro da série
Esse livro nos traz assuntos muito delicados e importantes que pra mim foram o ponto alto da leitura, temos por exemplo a transexualidade, a violência doméstica, a luta das mulheres do século XIX para conseguir ingressar em uma faculdade, mas são temas coadjuvantes.

O livro é uma despedida dos personagens que acompanhamos ao longo da série, juntando as tramas das duas filhas e do nosso amado casal principal.

Pra mim não funcionou. Foram muitas histórias paralelas contadas com muita enrolação (como sempre) que não me prendeu. Achei a leitura cansativa, toda a história poderia ser contada com umas 200 páginas a menos, isso me frustrou um pouco, por ser o último livro da série eu tava esperando bem mais, mas talvez seja isso: expectativa demais nunca dá bom.

Apesar de tudo, ainda adoro essa série e Sofia e Ian seguem firme e forte no meu coração.

Lori 13/11/2021

[*****], Ian Clarke!
Ok, eu provavelmente vou precisar de no mínimo uma década pra superar toda a história de Ian e Sofia, Samuel e Marina e Alexandre com Analu. Eu não tenho nem palavras, nem lágrimas o suficiente pra dizer o que eu senti nessa leitura, como no restante de toda a série. O Ian arruinou todos os homens possíveis e imagináveis que possam vir a surgir na minha vida. Aprendi tanto com a Sofia que chega a doer. Queria socar a Marina as vezes por ser tão turrona, mas né, filha de quem? Hahahaha.
Apesar de doer por ter acabado a serie, posso dizer de coração aberto que essa jornada marcou a minha história, por ter sido meu porto seguro nos momentos de dor (porque eu sempre recorro a série, e acalmo meu coração). Somente gratidão a Carina Rissi por ter criado essa obra de arte e por mostrar a importância do amor, família, parceria, amizade e principalmente que podemos alcançar tudo que desejamos (mesmo que de forma atrapalhada).
Somente gratidão e lágrimas por ter acabado, mas com o coração quentinho por ter acompanhado toda a história.
Iza Macharette 13/11/2021minha estante
Ano que vem vou ler esse é o que falta pra eu encerrar também ?

Fernandapino 25/10/2023

Fechou a série com chave de ourooo!!
Gente sem palavras para esse livro! Juro que dava para virar uma novela de época muito top! Tem vários personagens e várias histórias acontecendo ao mesmo tempo que se encaixam perfeitamente e no final você fica AAAAAAA! Serio! Vou sentir falta dessa família fofa, confesso que somente os livros 2 e 3 dessa série eu não curti muito mas são essenciais para você continuar a série, mas VALE A PENA! Tudo acabou bem e Ian e Sofia são uma casal incrível, assim como Elisa e Lucas, Valentina e Leon, Marina e Sam e (pasmem) Analu e Alexander! Sim! Muito louco mas muito toooop! Favoritado com certeza ????????????

nayara.cruz.129 17/11/2021

Vou sentir tanta falta dessa saga, é perfeita
Que livro incrível mano eu tô apaixonada demais, me identifico demais com a Analu

Leticia.Santos 21/11/2021

Eu adoro a Carina Rissi e os livros dela são sempre muito envolventes, por isso eu queria ter gostado mais desse, mas infelizmente não rolou.
A Sofia parece que não amadureceu nada desde o primeiro livro, não teve desenvolvimento. Ela ainda age como se tivesse 24 anos. Achei desnecessário tantos capítulos dela e todo o drama que ela fez com o Ian que poderia ser resolvido com UMA conversa entre dois adultos que estão casados há 20 anos. Mas não. Ela não pode ouvir.
A Marina é muito impulsiva, teimosa e egoísta. Ela só pensa nela mesma e ainda assim, não consegue admitir os próprios erros e entender os próprios sentimentos. A história dela com o Samuel é foi chato de acompanhar. Outra vez um mal entendido que poderia ser resolvido com uma conversa. É uma receita que a Carina sempre coloca nos livros dela, mas nesse foi insuportável, se estendeu demais.
O que salva esse livro são Ana Laura e Alexander. Esse casal carregou o enredo nas costas. Eu só não abandonei o livro por causa deles. Analu é personagem maravilhosa. Ela é forte e determinada, mas também é gentil e altruísta. Ela é uma irmã bem melhor pra Marina do que a Marina foi pra ela. Eu me identifiquei muito com ela e dei muitas risadas com as tentativas dela de ser sedutora.Eu queria saber mais sobre a história do Alexander. Acho que eles foram injustiçados demais nesse livro, principalmente com o final. Se a história focasse mais neles e menos nos dramas adolescentes da Sofia e na chatice da Marina, o livro teria sido bem melhor.

Anna3585 12/10/2021

Dizer adeus nunca foi meu forte
A Sofia e toda sua turma entraram na minha vida arrombando a porta do meu coração e dominando ele de uma maneira que eu simplesmente tive que viciar minha irmã(que fez a melhor amiga lê) , fiz minha mãe , minha melhor amiga, outra amiga lerem e até minha psicóloga leu perdida e encontrada no fim das contas...
Não quero aceitar que esse é o final eu queria ter conhecido melhor os filhos da Valentina, saber como vai ser o futuro da Rebecca, Sarah, Miguel, Beatrice, conhecer os netos da Sofia e do Ian.
Dizer adeus nunca foi meu forte como podem ver... eu literalmente tô escrevendo isso com lágrimas nos olhos, É dolorido dizer adeus, para algo que esteve do seu lado em momentos difíces, que me fez durante a leitura esquecer o mundo real, os problemas e me fez feliz pelos últimos 7 ANOS.
Eu adorei o livro, eu surtei em MUITOS momentos,apesar de ter achado o mais fraco da série, mas vejam bem tudo q a Carina Rissi escreve é tão espetacular que até o fraco dela é bom.
A Carina Rissi revistou vários , pontos dos outros livros da série nos deixando muito nostálgicos, mas também surpreendeu em vários momentos, deixou meu coração quentinho e tratou de tantos temas importantes, mais forte do que nunca a série fala sobre machismo e tudo que as mulheres lutaram, abdicaram e sofreram durante anos para estarmos onde estamos, que não é nem perto da igualdade, além de falar sobre LGBTQIA+, corrupção, violência doméstica, fala sobre amizade, irmandade, maternidade e paternidade e apesar de alguns pontos que vou falar aqui a Carina segue deixando muito autor best seller internacional, conhecido mundialmente no chinelo.
NUNCA DIGAS QUE FRIENDS TO LOVERS NÃO É BOM! O livro tem três pontos de vista e a parte da história é da Marina e Samuel (se vocês estão lendo Indomada isso não é spoiler isso tava claro que ia acontecer desde Prometida) foi sem dúvida as melhores partes em termos de romance, eu queria era mais e mais deles, inclusive senti falta de mais cena deles se pegando(mas estou na dúvida se depois de ACOSF, eu fiquei mal acostumada e vou achar tudo pouco...),mas mesmo assim completamente rendida por esse casal...
Mas ter 3 POVS pegou muito para mim,livros com mais de 2 POVS não é meu tipo de livro favorito, a história fica lenta demora para andar de verdade, porque eles saem abrindo um monte de lacunas, fios e problemas e apesar de ter uma enchurrada de coisas abertas tudo demora muito para começar a se solucionar e no fim sempre sinto falta de aprofundamento em alguns povs. E isso acabou acontecendo aqui, achei que a história de romance da Analu no final poderia ter mais desenvolvido, porque meu Deus o início desse romance me fez surtar tanto e de tantas formas, o casal é tão bom tem tanta química e é tão incrível, merecia mais desque, eu queria ter tido mais do casal e faltou uma explicação também ali naquele final, a história da Analu fica parecendo que vai começar só depois daquele final....
A história da Sofia para mim foi a que entregou o que tinha que entregar, ficou na medida o romance e o drama, sem tirar nem por(tá talvez colocaria mais 1 ou 2 cenas de romance , cara eu tô lendo um romance e é Sofia e Ian eu espero isso!!! Eu mereço isso!!!(Talvez eu realmente esteja mal acostumada depois de ACOSF...)) , eu até queria dizer que os trechos da Sofia poderiam ter ficado para um conto ou novela publicado a parte, mas eu me emocionei em vários momentos da narrativa da Sofia, o Ian me fez chorar as 3 da manhã, enfim SOFIAN É PER-FEI-TO.
O final não me pareceu um final definitivo porque deixou uns pontos em aberto e um gosto de quero mais e um gosto de tem mais coisa...
Somente Leituras 17/10/2021minha estante
Que pena que não foi uau 5 estrelas, talvez vc tenha lido com muitas expectativas.

Shay.Ferreira 11/11/2021

Fim da Saga.... #Indomada
Acompanhar toda essa série foi um misto de quanta confusão com uma pitada de aí como eu gostaria de ser uma Alonzo Clarke kkkkk sonhar não custa nada ?

A saga teve muitos altos e baixos e momentos monótonos também + totalmente superados pelo enredo e os personagens.

+ O que importa msm é todos os meus queridinhos tiveram o final que mereceram.

23/02/2022

Indomada <3
Falar de Indomada ainda está muito recente rsrs
Mas vamos lá.
Demorei a me apegar a leitura por não querer que acabasse, foram quase 10 anos com a série Perdida e eu não queria dizer adeus (não que seja um, é claro). A narrativa de Carina sempre é espetacular, ela sabe abordar cada tema de uma forma tão simples e explicativa e isso é extraordinário.
Ler Indomada me trouxe um misto de gratidão e orgulho, tanto de Carina como de Sofia e Ian, me apaixonei ainda mais por todos.
Pude descobrir que sou ainda mais apaixonada por Marina como jamais pensei que seria (maluquinha como a mãe, com certeza), não deixa ninguém tomar as rédeas de sua vida e busca aquilo que quer, sempre forte e determinada. E Ana Lu, minha menina dos olhos, conhecer sua história e sua força me inspirou tanto, fico tão feliz por seu desenvolvimento, saber que você foi forte e persistiu nas suas convicções e não abriu mão de correr atrás de seus sonhos, por ser mulher, por estar indo sozinha junto ao desconhecido e não se abater, estou muito orgulhosa.
Sofia e Ian não erraram nunca, estou orgulhosa de suas meninas. Muito feliz por vocês, sejam felizes. Sentirei saudades.

Carina172 13/02/2023

Adorei o final, mas queria um pouco mais
Adorei a história da Marina e o seu desenrolar, achei realmente a cara dela! Já a da Analu, eu achei um pouco fraca o final, não gostei muito do desenrolar romantico dela, mas gostei das suas conquistas.
No entanto, senti falta de alguns personagens, achei que podiam ter um epilogo deles, sei lá.
Enfim, o livro teria bem menos problemas, com meia dúzias de palavras e três conversas kkk.
Enfim, pelo menos foi legal rever todos os personagens novamente, com 20 anos de diferença, final quentinho de aquecer o coração.