A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

Iara Mendes 13/02/2024

Um tanto prática, um tanto canalha
Adorei a leitura, mas sou suspeita porque gosto de personagens canalhas, descarados, que são filhos da puta e não escondem.

Cecília é o que é e não nega, nem dissimula. Ela calcula seus passos de forma a não perder o controle das situações até o momento no qual não consegue mais e daí é só ladeira abaixo.

Importante ressaltar como a escrita do livro, a linguagem direta e sem rodeios, é fundamental pra construção da protagonista. Incrível.

Patricia Yumi 11/02/2024

Leitura rápida e envolvente, mas...
Acho que eu nunca tinha lido um livro com esse estilo de escrita, em que as coisas acontecem tão rápido que se torna difícil parar de ler! Confesso que no começo isso me causou um certo incômodo (pela falta de detalhes e velocidade dos acontecimentos), mas com o decorrer da leitura fui começando a gostar. Outro ponto interessante do livro é a personagem principal, Cecília, uma pediatra que não gosta de crianças, alguém que você não ia querer ter na sua vida kk, mas que ao mesmo tempo sente um certo apreço (?) por ela. Enfim, no geral gostei sim da leitura, mas achei que não foi uma história marcante pra mim.

FlAvia.Caleffi 11/02/2024

Um descompasso frenético
A leitura é fácil, bem dinâmica? acho que a sequência da narrativa faz jus ao caos da Cecília. Dei algumas risadas pensando no caos em que ela mesma se metia por livre e espontânea lucidez
Algumas epifanias da personagem te pegam de supetão no meio da insanidade que se instaurou
Vale umas risadas e a leitura ?

Júlia Pinheiro 11/02/2024

A delícia do desconforto
O livro conta a história de Cecília, uma pediatra que odeia crianças e seus pais. Exerce uma medicina fria, objetiva, sem encantos, cirúrgica (com o perdão do trocadilho). O começo é bastante perturbador, já que Cecília é profundamente mesquinha, egoísta, antiética e insensível. É perturbador perceber quantos pensamentos horripilantes ela pode ter sem se abalar.
Admito que senti dificuldade no início da leitura. Não porque seja mal escrito - ao contrário, é excelente -, mas porque Cecília choca todos os valores humanos que acreditamos existir em um pediatra. A frieza e a falta de humanidade assustam, constrangem, causam um profundo desconforto durante toda a leitura.
Esse é o principal trunfo do livro. Não estamos falando de uma protagonista cativante ou bondosa. Ela é o oposto disso. E é nisso que reside o encanto: a autora contesta por meio dessa figura antipática o senso de hierarquia e de autoridade que a medicina lhe confere.
Mas mesmo diante disso tudo, de uma hora para outra, você se pega torcendo por Cecília. Torcendo para que ela retome o posto de neonatologista, torcendo pela relação com Celso, torcendo pela amizade com Deise, mas principalmente, torcendo por esse lado humano e maternal que nasce com Bruninho.
É cativante, surpreendente e desconfortável. Tudo ao mesmo tempo.
Parabéns à autora que conseguiu com tanta competência unir todas as nuances e conflitos de Cecília com tanta habilidade. Além é claro da riqueza de detalhes sobre a prática médica. Uma excelente obra, valeu muito a pena a leitura.

maju 09/02/2024

Uma linda história sobre a maternidade.
acompanhamos o aguçado instinto materno de Cecília, mulher gentil, pediatra, que luta para construir sua própria família.

Ismara0 09/02/2024

Desconfortavelmente interessante
Estar na mente de Cecília é desconfortável. Além de pensamentos absolutamente crus e antiéticos, observar suas avaliações (quase sempre negativas) sobre os "personagens" de sua vida me fisgou. Não conseguia parar de ler!

Muito interessante como a autora nos guia por um mar de pensamentos acelerados, paranóicos e, ao mesmo tempo, realistas.

Do final esperava mais (detalhes e capítulos, eu estava envolvida), mas adorei a obra como um todo.

Ariela 09/02/2024

Interessantíssimo
O livro tem um fluxo de consciência enormeee e é uma grande fofoca com muita traição e muito personagens odiavel. a narrativa é extremamente rápida e a escrita é muito interessante mesmo. queria mais de barraco confusão e gritaria mas ok tô satisfeita.

tytyyy 08/02/2024

Ri tanto lendo (principalmente nas vezes que ela chamava ele de filho), o livro é muito interessante, rápido, uma história bem diferente, achei bem único. Sendo sincero, a leitura não foi tão legal, acho que é um livro que você lê apenas por ler, algo para quando está entediado. É bem fácil saber o final, mas ainda sim fiquei surpreso por ela realmente chegar naquele nível. Recomendo o livro para passar o tempo.

maftbv 06/02/2024

Passei a odiar a personagem desde o início e mantive minha opinião até o fim. Cecília é uma personagem desprezível: é egoísta, infiel, sem o mínimo de empatia. Apenas um acontecimento (ou pessoa) foi capaz de mudar isso.

Mas o que me manteve presa ao livro, apesar disso, foram as ações da personagem, que pareciam impulsivas e calculadas ao mesmo tempo, tudo pensado em prol das suas obsessões para investigar e conseguir o que queria.

A leitura é rápida e fluída, com capítulos curtos e linguagem fácil. Gostei bastante do livro, apesar de nada de mais e com um final previsível.

GiuRusso28 05/02/2024

Leitura fluida, protagonista intragável
A personagem é um poço de ser descompensado, porém bem calculista, o que a faz conseguir manter um eixo ali, pelo menos pra quem vê de fora (até certo ponto pra ela mesma)
Uma puta de uma egoísta e zero empática, mas algo acontece no meio da história que faz com que ela acesse emoções nunca antes vivenciadas e que estremecem a frieza na qual ela sempre se apoiou

Gostei!!

Keully.Faro 05/02/2024

Insana
Uma mulher arrogante, cretina e perturbada. Cecília revela algo do fascínio humano, a mutação, uma mulher pragmática que descobre que existe nela além de egoísmo o sentimento chamado amor!

Paula 04/02/2024

A pessoa doida
Adorei ler esse livro, o sarcasmo, o cinismo da Cecília.
A protagonista jura que ela é o supra sumo da sensatez mas vai despirocando aos poucos.
Me deu medo porque muita coisa que ela fala eu concordo, diria que 80% das coisas, tirando o fato dela nao gostar de crianças.

Alessandra.Oliveira 03/02/2024

Uau
É um livro bem impactante inicialmente,a narrativa é feita por Cecília,a pediatra e personagem principal.
Ela é visceral ao expor seus pensamentos e sentimentos. Uma mulher com traumas de infância,que resultam em muitos problemas de convivência social e psicológicos.
Acompanhar a perda de sanidade da personagem é inevitável e assustador e o final acaba sendo o esperado.