A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

Nathalia.Guidorizz 19/05/2024

Acho que a melhor frase para definir essa leitura é: gostei desgostando.
Capitulos curtinhos, livro curto e uma escrita fluida.
O tema não me agrada tanto, mas valeu a leitura

Rahgm 19/05/2024

Livro interessante, bem focado na protagonista e sua relação conturbada com sua profissão, sua vida pessoal, relacionamentos. Claramente ela tem questões a serem resolvidas.
Gostei que os capítulos não são muito longos e a leitura é fluida.

olivkholin 19/05/2024

Mulheres desequilibradas; um charme literário que faz falta.
O começo foi muito difícil para mim e eu pensei que não conseguiria prosseguir com a leitura, todos os termos médicos e os pontos sobre o parto me deixaram confuso, mas consegui me apegar a escrita maravilhosa e desenvolver uma curiosidade em relação aos personagens, principalmente com Cecília, uma mulher complexa e desequilibrada, que me chocou com sua audácia e obsessão.

Esse é um livro para quem ama histórias com personagens duvidosos, se você é essa pessoa, leia imediatamente.

Paulinya 18/05/2024

Gostei desgostando
Não sei bem o que pensar sobre esse livro.

Pra mim, a escrita em discurso indireto não foi prazerosa de ler pois estar na cabeça da Cecília é caótico. Uma hora ela lança questionamentos interessantimos, na outra faz milhares de especulações longuissimas sem o menor sentido, solta vários disparates... é uma personagem interessante, mas difícil de engolir.

Demorei a pegar o ritmo e quando peguei continuei lendo por curiosidade pois queria ver a merda toda sendo jogada no ventilador, queria barraco!
Não teve e o final foi bem previsível.
Crime ocore nada acotece feijoada. :(

honeybready 18/05/2024

Nem medicada fica boa
Achei um livro ok.
escrita me surpreendeu, adorei a forma em que ela fez com que eu começasse aos poucos questionar cada pensamento da Cecília.
não sei se era a intenção da autora - espero que sim -, mas a crítica à violência obstétrica, ou qualquer tipo de violência médica mascarada com o ?estou seguindo o protocolo?, foi muito boa! principalmente por usar a personagem principal pra trazer isso.
mas também vários pontos abordados são só esquecidos, mas tudo bem também, quando comecei a ler ele era com a intenção de ver coisas duvidosas mesmo.
sinto que todos os problemas só existiam na cabeça dela mesmo, mas também o que esperar de uma mulher adulta com a relação bizarra que teve/tem com os pais? relação que claramente moldou a obsessão pelo Bruninho (talvez uma obsessão na qual foi alimentada por um sentimento de vazio momentâneo, pq em vários momentos ela se tocava que a maternidade não era pra ela, e mesmo assim ela fez o que fez né rsrsrs muito doidinha).
bom, não poderíamos esperar nada de diferente do que ela mostra, mas ninguém sabe como tá a mente do palhaço kkkk se entope de medicamento e passa os dias só tomando decisão idiota e sendo uma pessoa de merda, mas na cabeça dela tudo bem, ela tá exercendo a profissão de acordo a lei.

enfim, bom pra passar o tempo, leria outro da autora por causa da escrita

Lívia 16/05/2024

Adorei!
A escrita da autora é super fluida e faz com que a leitura seja rápida. Fora que o humor com que escreve deixa a leitura leve e muito gostosa. Cecília é pediatra que detesta criança até se apaixonar por uma. Amei! Muito bom mesmo

Priscila 16/05/2024

Deliciosamente intragável, kkkk
Foi meu primeiro livro de Andrea Del Fuego e adorei a forma como ela escreve. O fluxo não é confuso, fica claro quando há a troca de personagens. É fácil de entender o que se passa na cabeça da protagonista, apesar de ela ser deliciosamente intragável, kkkk É uma mulher administrando vários aspectos de sua vida e aparentemente tem tudo sob controle mas não é bem assim. E quando as coisas começam a sair do prumo é interessante ver as soluções que ela encontra. enfim, não quero falar mais para não estragar a experiência dos futuros leitores.

Carlos Augusto Vasques 15/05/2024

Lido em 15/12/2023
Terceiro romance dessa escritora brasileira, no qual aborda, por meio da vida de uma médica, aspectos relacionados a empatia, vocação e ética, entre outros.

Cecília é uma pediatra estranha, para dizer o mínimo: embora exerça seu ofício de forma razoavelmente competente e seja bem sucedida em termos financeiros com seu consultório particular, difere muito do que se espera desse tipo de profissional. Ela trata com frieza seus pequenos pacientes e menospreza a aflição de pais e mães, com os quais é impaciente e intolerante. Além disso, demonstra não ter vocação para a profissão que escolheu, pois se limita a fazer o básico nos atendimentos que efetua, não vendo necessidade de se aprimorar continuamente. Ao auxiliar obstetras, Cecília prefere, por mera praticidade, cesarianas aos partos naturais, possuindo aversão a práticas mais humanistas e a profissionais como parteiras e doulas.

Mas a vida prega uma peça nessa pediatra infame e indiferente aos sentimentos alheios. Apesar da ausência de espírito materno e de sua incapacidade de criar vínculos afetivos duradouros, acaba se envolvendo com o pai de um menino cujo nascimento ela colaborou. Embora não nutra pelo amante um bem-querer genuíno, Cecília acaba desenvolvendo pela criança sentimentos profundos e desconhecidos para ela até então, o que só serve para encrencar ainda mais um relacionamento já complicado.

Na contracapa do livro há um depoimento de Fernanda Torres que resume bem a obra: "Impossível não se deixar seduzir pela fúria insana de Cecília, a pediatra canalha. Adepta da cesariana com data marcada, a doutora detesta crianças, doulas e partos humanizados, tem desprezo pelo sofrimento materno e checa o Apgar dos recém-nascidos com a indiferença de quem segue uma receita de bolo. Tudo é permitido aos que carregam um estetoscópio no pescoço, crê a moça na sua soberba médica. O humor vil de Del Fuego tanto choca quanto fascina, nesse cirúrgico absurdo literário passado no sacrossanto momento do parto".

Contada em primeira pessoa na voz de Cecília, a história prende desde o início graças ao comportamento tresloucado e insensível da pediatra, que enfilera atos bizarros em sequência. Ainda não havia lido nada de Andréa Del Fuego, que já conquistou o prêmio José Saramago (com seu primeiro romance "Os Malaquias") e que adotou esse pseudônimo em referência à Luz Del Fuego, dançarina brasileira dos anos 1940, que se apresentava nua nos palcos, enrolada em serpentes.

Gabriela 15/05/2024

Cara eu tô em choque com a pilantragem dessa mulher. Ela fala muitas coisas absurdas desde o início, e a gente vai acompanhando, afundado nesse mar de ideias dela. Esse fluxo interrompe quando ela fala uma coisa MUITO absurda mesmo ou se contradiz, aí vc para e pensa, perai?!!
Uma médica fodona e super técnica que realiza umas 3 violências obstétricas por parto? Ou uma criança que convulsiona e "depois de algumas horas vai estar em pé", mas a gente nunca mais ouve falar dela...?
Ela incorpora o tempo todo TANTAS especulações, que a gente acaba assumindo algumas como verdade. Só fui me dar conta da imensidão de coisas que provavelmente deixei passar quase no final. Me deu vontade de reler tudo. Genial.
Se você for ler agora, leia com cuidado! Eu também achei que estava sabendo filtrar...
Marcela115 19/05/2024minha estante
MEU DEUS SIM

Marcela115 19/05/2024minha estante
AAAAAA SIM

Karenhosa 14/05/2024

Literalmente livro de mulher louca
Demorei pra engatar a leitura, mas o sarcasmo e humor acido da protagonista prendem qualquer um, me peguei torcendo por um sequestro???? único ponto negativo é algumas partes que ao meu ver não tem necessidade.