A Vida dos Estoicos

A Vida dos Estoicos Ryan Holiday
Ryan Holiday

Resenhas - A Vida dos Estoicos

Rosangela Max 25/12/2023

É praticamente um ?quem é quem? na história do Estoicismo.
Cumpriu muito bem o que propôs: apresentar um ótimo conteúdo como introdução à escola do Estoicismo.
Foi emocionante e inspirador conhecer suas principais figuras (mestres e discípulos) e seus respectivos papéis no desenrolar da filosofia.
Senti falta de um aprofundamento sobre o Estoicismo em si, mas isso pode ser encontrado em outros obras escritas pelo Ryan Holiday.
A escrita é clara e direta, como gosto e como acredito que deva ser. As notas e as referências no final enriqueceram a leitura.

Por curiosidade, segue a lista de estoicos cuja história são contadas no livro:

- Zenão, o profeta.
- Cleantes, o apóstolo.
- Aríston, o desafiador.
- Crisipo, o lutador.
- Zenão, o guardião.
- Diógenes, o diplomata.
- Antípatro, o eticista.
- Panécio, o agregador.
- Públio Rutílio Rufo - O último homem honesto.
- Posidônio, o gênio.
- Diótimo, o infame.
- Cícero, o companheiro de viagem.
- Catão, o jovem homem de ferro de Roma.
- Pórcia Catão, a mulher de ferro.
- Atenodoro Cananita, o construtor de Reis.
- Ário Dídimo, o construtor de Reis II.
- Agripino, o diferente.
- Sêneca, o trabalhador.
- Cornuto, o comum.
- Caio Rubélio Plauto, o homem que não seria rei.
- Trásea, o destemido.
- Helvídio Prisco, o Senador.
- Musônio Rufo, o inabalável.
- Epicteto, o liberto.
- Júnio Rústico, o obediente.
- Marco Aurélio, o rei-filósofo.

Recomendo a leitura.

Fernando Coutinho 18/11/2021

Acredito que a leitura desse livro seja voltadas para aquelas pessoas que buscam entender um pouco sobre filosofia. Nesse caso, o autor explora a escola estóica e o faz apresentando, desde sua criação com Zenão até o auge da mesma com o rei-filósofo Marcio Aurélio, sua história e visões dessa escola em sua vida.
Augusto236 11/12/2021minha estante
Acredita que eu ganhei esse livro nas cortesias do Skoob?

Elton.Oliveira 10/08/2023

A vida dos estoicos
A pura realidade dos estóicos que eternizaram essa filosofia.

Foi muito bom poder conhecer um pouco da vida de cada protagonista do estoicismo. Pessoas diferenciadas , que contribuíram muito para a formação da sociedade.

Como tudo na vida , até o estoicismo que nos mostra tantas coisas boas , exemplos de nobreza , coragem , temperança, resiliência.... Fracassou em alguns dilemas morais de sua história, tal como a subjugação feminina, os escravos , a luxúria.... Isso nos alerta sobre a importância de não nos entregarmos cegamente à qualquer ideia ou ideal .... Temos que pensar e usar o bom senso em tudo .... Tentar pensar fora da caixa e sem preconceito !

Muito bom o livro , recomendo!

Eduardo1304 10/08/2022

A Vida dos Estoicos.
A Vida dos Estoicos: A Arte de Viver, de Zenão a Marco Aurélio.
Uma filosofia que prega a justiça, ética, moral e adoção de uma vida reta.
Destaque para os capítulos sobre Marcos Aurélio, mas nada que desabone os outros filósofos.
Um livro a ser mantido na cabeceira para se ler todos os dias...

Rafael.Gomes 06/01/2022

A vida toma os nossos sonhos e os despedaça.
Esperava um livro mais filosófico, mas me deparei com um livro bem histórico. Há muitas passagens sobre a Grécia e especialmente Roma.

De qualquer forma, o livro é muito bem escrito e passa bem a mensagem do estoicismo. Vale a leitura.

O ponto que chamou a atenção foi a contradição entre as teses e a vida e atos dos filósofos. Achei interessante que estas contradições tenham sido apresentadas de forma muito clara.

Ponto de destaque especial para o filósofo Epicteto.

Trechos:

Quatro virtudes simples e diretas: coragem, temperança, justiça e sabedoria.

Nenhum homem que é livre em sua vontade é escravizado.

(..) o único poder que de fato tinham era sobre a sua mente e sobre o seu caráter.

Não são as coisas que nos incomodam, mas o nosso julgamento a respeito delas. Nossas opiniões determinam a realidade que experimentamos.

Nunca mais alguém tirará algo de mim (?) um homem só pode perder aquilo que tem. Você não controla os seus bens, portanto, não lhes atribua mais valor do que merecem.

O progresso é maravilhoso. O autoaperfeiçoamento é um esforço digno. Mas deve ser feito em causa própria - não para angariar elogios ou reconhecimento.

A vida era cruel. Queria lembrar que seu precioso filho não era propriedade sua, assim como não o eram seus amigos, seus alunos ou a sua saúde. O destino dessas coisas permanecia, em sua maior parte, fora de seu controle. (?) elas podem partir e nós também podemos.

A ação era o que importava. Não a leitura. Não a memorização.

É impossível uma pessoa aprender o que acha que sabe.

Aceitamos o que a multidão faz para que a multidão nos aceite. Mas, dessa forma, enfraquecemos a nós mesmos.

Kelly tirelli 29/03/2022

A filosofia da resiliência e autocontrole
O livro traz com bastante riqueza a trajetória dos filósofos que tanto contribuíram para que o estoicismos fosse o que é, uma grande escola que ensinou muitas pessoas na idade antiga até os dias de hoje. Os capítulos são separados pelos nomes de cada filósofo, o que eu achei maravilhoso, pois me ajudou a entender melhor a trajetória. Fácil de compreender e a leitura é fluida. Eu fiquei apaixonada pelo estoicismo mais do que já era, nunca refleti tanto com um livro como aconteceu com esse. Fiquei encantada com Zenão, Cleantes, Epicteto, Marco Aurélio e outros. Sêneca me surpreendeu negativamente, por já ter lido escritos dele acredito que criei expectativas além. Enfim, indico muito essa leitura, impossível sair dela sendo o mesmo.

Aline 20/08/2023

Como lidar com a vida como ela é?
O livro retrata como os estoicos lidavam com os desafios do dia a dia como eles são apresentados. E partindo das 4 virtudes (coragem, justiça, temperança e sabedoria) que hoje facilmente chamaríamos de valores, eram encontradas possíveis soluções (e as vezes não fazer nada diante do problema, poderia ser uma solução também).

O que eu achei mais incrível neste livro, é que nos mostra as contradições também dos grandes filósofos. Os estoicos também agiam de forma ? não estoica? em alguns momentos, ou seja, não seguindo as 4 virtudes, até porque são seres humanos (e pasmem, os seres humanos erram kkkk).

A grande chave é: como lidaram com isso depois e como poderiam se tornar seres melhores?

Felipe770 19/02/2022

Excelente para aprender sobre os principais estoicos, suas histórias e seu pensamento. Ryan é ótimo escritor, e o texto é agradável e interessante

Edu 18/11/2021

Filosofia ou autoajuda barata?
O principal engodo do livro é colocar uma lupa na vida de personagens históricos e classifica-los com base em valores objetivos e imutáveis.

Exalta-se que os estoicos vangloriam-se por fazer o "certo" e critica algumas figuras por fazerem o certo naquela época e que não é certo hoje.

Temperança, coragem, sabedoria e justiça são conceitos muito fluidos no decorrer da história.
O autor trata como se fossem pedras fundamentais de conhecimento de todos em qualquer época.

Pior livro de filosofia do ano? Com certeza.

Luanna 29/06/2022

Estoicismo na veia!
Pra quem gosta de filosofia estóica este é um dos melhores livros sobre o tema.

Ele não apenas fala sobre a filosofia estóica em si, mas também como aplica-lá na vida diária. Conta a história do fundador da escola até seus seguidores menos conhecidos, mas que de alguma forma ajudaram a espalhar sua filosofia.

Dentre as histórias mais conhecidas e impressionantes, Catão, Senêca e o imperador Marco Aurélio se destacam.

Muito bom!!!

Kevin 18/06/2023

A arte de viver
Ryan Holiday traz, nesta recente obra, seu enorme potencial como autor.

Ele traz a história do estoicismo. Mas não se prende apenas à teoria. Traz, principalmente, a forma como os grandes teóricos estoicos viveram. Ou seja, a parte que realmente importa: a aplicação, na vida real, destes preceitos teóricos.

E assim é: o livro nos emociona do início ao fim, quando vemos os testes que a vida impôs a eles (assim como impõe a nós) e a forma como eles se saíram.

Dizer que devemos nos manter serenos e calmos, acima de quaisquer aflições terrenas, e concentrados em nosso autoaperfeiçoamento é fácil. E aplicar essa ideia? Dificílima. Os mestres estoicos conseguiram? Em grande medida, sim.

Mas, talvez, não seja a grande questão a gente conseguir - ou não - se manter distante emocionalmente dos fatos que não podemos de forma alguma alterar. Acho que não é. E os mestres sabiam disso. Então qual é a grande questão?

Lutarmos. Lutarmos, dia após dia, pelo nosso autoaperfeiçoamento. Pelo engradecimento de nossas virtudes. E isso para quê? Em busca de dinheiro? De status? De poder?

Jamais.

Justiça. Sabedoria. Autocontrole. Paciência.

Estas são virtudes pelas quais vale a pena viver.

E, claro, nada externo vale mais do que nossa paz interna. Conforme pontuou Epicteto, é melhor morrer de fome, mas em paz, do que ser muito rico e poderoso, e viver sempre de mente atribulada e repleta de preocupações.

Livro maravilhoso, que merece muitos e muitos prêmios por seu belo trabalho de condensação de histórias e teorias tão belas e importantes nos tempos atuais.

Verissimo 11/03/2022

O sofrimento que passa como o vento
Como não me espantar ao ler que Marco Aurélio - filósofo estoico do qual mais me senti próximo - era também conhecido por Veríssimo?

"bomm!"

Ler A vida dos estoicos é como navegar em pensamentos que já nos acompanham durante a vida, na medida em que nos afirmamos como "boas pessoas", o que me leva a pensar que qualquer um pode trilhar o caminho da "indiferença à tudo, menos à virtude".

Leonardo88 23/12/2021

Quanta inspiração!
Seneca dizia que para se fazer uma linha reta seria preciso uma régua! E que melhor régua em quesitos morais do que Jesus no que se tange a vida, mas se vc não for religioso os preceitos morais dos grandes estoicos que mais do que fundaram está grande escola de resistência resignação e principalmente progresso moral , mas viveram e morreram sobre essa filosofia ! Muitas vezes vamos errar mais cabe a nossa vontade querermos acertar e sermos melhores sempre!

Adiene 30/01/2022

A vida dos estoicos (4,375)
Escrita - 4.5/5 - Obviamente em alguns momentos ficava meio maçante pela grande variedade de acontecimentos os quais eu não estava acostumada. Mas tudo conseguiu fluir de uma forma que eu senti que aprendi e ao mesmo tempo disfrutei do tempo.

Didática 4.5/5 - Claramente é meio dificil entender coisas escritas tão antigamente e de uma maneira tão rebuscada. Mas os autores me fizeram conseguir compreender boa parte do pensamento estoico e consequentemente a admirar a escola como um todo.

Aprofundamento do assunto 4/5 - Obviamente não pra abordar uma escola filosófica inteira em apenas 400 paginas de uma forma realmente profunda. Mas o que me foi apresentado teve grandes impactos e foi muito promissor.

Entretenimento - 4.5/5 - Eu não me senti nem um pouco cansada ou forçada a terminar o livro. Logicamente por ser um livro denso foi preciso desfrutar dele com mais calma, mas não foi nem um pouco difícil de começar a leitura e me interessar pelos acontecimentos.

Pries 13/04/2022

A VIDA DOS ESTOICOS
O autor, Ryan Holiday, conseguiu escrever um livro de fácil compreensão e boa leitura até para o leigo.

É fascinante estudar sobre a vida de homens e mulheres que deram suas vidas a causas tão nobres.

Muitos dos nomes mencionados no livro se perderam no tempo. A escola estóica dos dias atuais se baseia nos ensinamentos de Epicteto, Sêneca e Marco Aurélio, só que nesse livro você aprende que a estrada do estoicismo começou bem antes até chegar neles.

Livro de muitos ensinamentos e recheado de sabedoria.

Recomendo.