O Exorcismo da Minha Melhor Amiga

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga Grady Hendrix

Resenhas - O exocismo de minha melhor amiga

Bi Sagen 01/11/2021

gatilhos: descrições nojentas (sangue, vômito, vermes,...), tentativa de suicídio, crise de ansiedade, automutilação, anorexia, trechos racistas, uso de entorpecentes, profanação, maltrato a animais.

Abby e Gretchen são melhores amigas desde a infância. Até que um dia, junto com outras duas colegas, elas decidem experimentar uma droga. Um tempo depois, Gretchen desaparece, e retorna apenas no dia seguinte, com um comportamento muito estranho. Abby fica cada vez mais desconfiada, mas não sabe o que fazer para ajudar a amiga.

A história fala sobre anos 80, teorias da conspiração, relação dos adolescentes entre si e com os pais, questões de classe e gênero, e sobre o poder da amizade.

Eu sou bem medrosa, mas a história foi bem de boa de ler. Na verdade, eu cheguei até a rir em algumas partes mais estapafúrdias. Não é bem um terror, é uma coisa mais cômica e brega mesmo.
Bruna Araujo 02/11/2021minha estante
Da pra pular as partes com animais? Pq isso é insuportável pra mim!

Bi Sagen 02/11/2021minha estante
A parte com animal é uma só, bem no fim, mas fica bem claro quando ela vai acontecer, então acho que dá pra pular sim. Só não pula o capítulo inteiro, porque a situação é breve, e no mesmo capítulo acontecem outras coisas importantes.

Bi Sagen 02/11/2021minha estante
Se você quiser, eu te mando uma mensagem no privado com o número das páginas que tem a situação, para você poder pular.

Bruna Araujo 02/11/2021minha estante
Quero sim, muito obrigada!!!

Bi Sagen 02/11/2021minha estante
Por nada, te mandei a mensagem :)

Agradeço muito! ??

akasaori 25/10/2021minha estante
Nossa é muito isso!!!

juderezende 25/10/2021minha estante
Bea, uma pergunta: porque você acha que religiosos vão achar o livro blasfemo? Estou perguntando isso porque sou católica e estou pensando em ler o livro, mas fiquei com dúvida agora quando você mencionou isso.

Rodrigo 25/10/2021minha estante
SPOILER

Também partiu meu coração o que acontece com o Bom garoto Max,tão inocente e bobão ?

Patricia 02/11/2021minha estante
O que me deixou me chateou mais é não ter explicação se o tinhoso pegou ela naquele forte abandonado? A hora que a Abby ouviu um homem chamando o nome dela, era já o tal Andras, ele já estava com a Gretchen??? Gostaria de saber mais sobre aquele lugar...

Carol @estanteassombrada 01/02/2022

divertidíssimo e MUITO adolescente
1988. Gretchen e Abby se tornaram amigas na infância e na adolescência se mantêm inseparáveis. Depois de desaparecer por uma noite durante as férias de verão, Gretchen começa a agir de maneira estranha: sente que está sendo perseguida, está sempre suja e não é mais a amiga gentil de antes. Seria isso uma crise adolescente ou algo sobrenatural?

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é divertido, fácil de ler, com personagens bem construídos e sem fugir de certas realidades. A amizade das duas protagonistas é o ponto forte, e os clichês subvertidos não ficam atrás. Senti falta de algumas explicações mais explícitas pra certas perguntas, mas ao mesmo tempo entendo que manter o mistério deixa tudo mais intrigante. Se as respostas estivessem lá, eu não estaria pensando nelas até agora, afinal.

Gostei demais do livro, mas ao mesmo tempo sinto que faltou algo, um certo... je ne sais quoi??? Por isso acabei dando só 4 estrelas. Mesmo assim recomendo muito, e estou curiosíssima com as outras obras do autor!
Luisa 02/02/2022minha estante
mas amiga,
é gay ou não é?????

Carol @estanteassombrada 02/02/2022minha estante
olha....se vc quiser q seja, será (mto facilmente, aliás)

Luisa 02/02/2022minha estante
a homossexualidade de schrodinger

Carol @estanteassombrada 02/02/2022minha estante
HSUAHSUAHSSHUASHUAS

Gabriel1994 25/01/2024

Incompreendido
Não consigo demonstrar o quanto o desenvolvimento desse livro foi bom, simplesmente perfeita a relação das protagonistas, o final
A única coisa pela qual eu tenho que reclamar é em si o exorcismo que de modo foi um pouco clichê, mas tudo nesse livro é muito bom, o pessoal está dando hate apenas por esperar uma coisa do livro de que na qual ele não promete, que são essas cenas de ação frenética e etc.
Eu particularmente adorei e como foi minha primeira leitura do ano entrei com pé direito.
arlertswild 25/01/2024minha estante
o povo tacando o pau no livro pq esperavam algo que eles tinham colocado em espectativas pessoas, eu ri

arlertswild 25/01/2024minha estante
vdd divo, sou sua fã ????????

Gabriel1994 26/01/2024minha estante
SIM, em nenhum momento o próprio livro tinha prometido isso

arlertswild 28/01/2024minha estante
e ele não volta mais?

kote 21/10/2021

surpreendente
eu esperava um livro de terror genérico dos anos 80 (que eu provavelmente abandonaria nas primeiras 15 páginas) mas não foi isso que recebi!!!!!!
no livro tem problemáticas muito válidas como: disparidade de classes sociais, uso de drogas, racismo no sul dos eua, bullying e estupro
mas equilibra tudo isso com uma narrativa MUITO envolvente e fluída que não te deixa largar o livro porque você quer muito saber se gretchen lang ta com o capeta no corpo ou não
enfim, eu gostei demais e to muito empolgad pra assistir o filme quando ele sair!
recomendo demais, mas é importante pesquisar os gatilhos antes para não correr nenhum risco
Renata 22/10/2021minha estante
Vai ter filme????

kote 22/10/2021minha estante
sim!! já tem até elenco se não me engano

BruPimentel 18/02/2022

Não foi pra mim ?
Esse livro não foi pra mim.

Achei que seria um livro ambientado nos anos 80, que teria suspense, talvez um terror, ainda que fosse leve, e uma trama com mais sobrenatural. No entanto, o livro é de fato ambientado nos anos 80 e isso foi executado muito bem, mas é adolescente ao extremo. Não tem terror, nem suspense, nem medo. Sobrenatural aparece minimamente no final e o exorcismo em si foi a melhor parte do livro, exceto pelo final dele, que não sei nem como definir, porém não foi suficiente pra salvar a leitura pra mim.

Eu nem estou julgando o livro pelas minhas expectativas, porque Maldição do Mar foi totalmente diferente do que eu esperava e adorei, mas esse foi chato de ler, eu li por ler, querendo terminar logo pra pegar outro.

A escrita do autor é fluida, as páginas passam rápido, mas não me apaguei à história. Tiveram até umas ideias interessantes, como o milkshake emagrecedor da Margareth, a cena das baratas, mas nem essas ou outras passagens interessantes foram capazes de me prender na leitura ou fazer eu me entusiasmar de alguma forma.

Não é que seja um livro ruim, as ideias são boas, a escrita boa, mas passou longe de funcionar comigo.
Bella Nine 20/02/2022minha estante
A cena do Exorcismo foi ridícula!!!!! Uma menina de 17 anos, que nem ao menos vai à igreja, faz um pseudo exorcismo chamando figuras do universo musical e conseguir libertar a amiga do demônio, nossa, que péssimo!
E o exorcista marombado muito nada a ver!

Gabriel.Lima 15/10/2023minha estante
Meu Deus, foi exatamente isso!! Tirou as palavras da minha boca

Lucas 25/07/2022

Podia ser filme da netflix.
Um livro muito bom, é uma historia de terror jovem que se passa nos anos 80, uma leitura facil e bem prazerosa divertida com personagens bem cativantes,não chega a dar medo, mas as vezes da agonia,eu acho que se a netflix pegasse pra fazer uma adaptação acabaria fazendo bastante sucesso ultimamente, o livro nomeia os capítulos com musicas da epoca e no spotify tem uma playlist com todas as musicas, é uma experiencia bem legal ler ouvindo a trilha sonora, valeu bastante a pena, recomendo se vc quer ler algo de terror mas não taooo terror assim e que tem um foco grande na historia de amizade das personagens principais,esqueci de mencionar isso mas pelo titulo do livro vc ja pode imaginar isso né.
RChicago 03/08/2023minha estante
Previu o futuro hein

Lucas 03/08/2023minha estante
Só errei o streaming que pegou pra fazer a adaptação.

lytarium 09/04/2022

We got the beat!
Eu não sei por onde começar a não ser dizendo que esse livro é uma das coisas mais divertidas, gostosas e viajadas que eu já li!

A trama acompanha Abby e sua melhor amiga, Gretchen, que no outono de 1988 foi possuída.

Comecemos pelo primeiro ponto: a amizade das duas transcende toda e qualquer maldição. Em muitos momentos você até se questiona como que é possível haver uma pessoa tão resiliente quando Abby, porque Gretchen, literal, ferra com a vida da menina. Ok, ela não era ela mesma, mas o corpo era, né?

Segundo: as personagens são extremamente cativantes e tridimensionais. Amei odiar em eu odiei e amar quem eu amei.

Terceiro: os conflitos, os acontecimentos, os desdobramentos e o plot final (que infelizmente, eu já sabia, pois fui conferir a quantidade de páginas e peguei esse spoiler, então, fica aí a dica: não olhem a página final) me pegaram de uma forma que eu não queria sair dessa estória. Enrolei por quase 2 meses porque não queria dizer "tchau" pra essas personagens.

Quarto: ouvir as músicas citadas enquanto lê transforma toda a experiência. Esse livro é uma grande homenagem aos anos 80, tanto no âmbito da música, quanto cinema, moda, e mesmo os conflitos da época, o que me leva ao quinto tópico.

Quinto: mesmo tratando-se de uma homenagem, o livro trás muitas problemáticas da época, sem, em nenhum momento, romantiza-las ou fazer pouco caso. Todos os temas abordados são tratados com naturalidade, mas sem que se tire o peso dos acontecimentos. Os anos 80 foram anos ótimos pro audiovisual, pro meio musical e fashion, mas também foi marcado por epidemias de drogas e ist's, o que é, de certa forma, abordado e nivelado no livro.

E por sexto e último, mas não menos importante: quando é que sai esse filme, dona Prime Video?
Duda 09/04/2022minha estante
Nossa, agr fiquei com muita vontade de ler esse livro

lytarium 09/04/2022minha estante
@Duda, amiga, ele é uma delícia de se ler. Sério, você se apega as personagens de um jeito tão único, sabe? Já aviso que não tem muitas cenas de ação, mas as que tem te impactam bastante. Ele toca em alguns tópicos sensíveis, como eu citei, mas é sempre algo questionado e criticado, nunca romantizado.

Felipe 07/03/2022minha estante
Marombíblicos >>> protagonistas hahah

Nicolly RS 07/03/2022minha estante
hsuahsuahs maiores e melhores!!

Isabela 26/05/2023

Não compre o livro pela capa
Não tenho mais idade pra livro de adolescente. E acho q era pra ser engraçado,mas só achei chato e lento.
Raquel 26/05/2023minha estante
Devia ter abandonado kkkkk

Isabela 27/05/2023minha estante
??

Thai lendo 07/11/2021

Corujas, cachorros e uma amiga possuída
Eu particulamente não sou muito acostumada a ler terror, mas decidi comecar esse por conta da adaptação.
E, apesar da nota que eu dei (estava em dúvida entre essa e três), não foi uma experiência tão desagradável ou um livro tão horrível.

Um dos pontos positivos é claramente a ambientação. A ambientação é incrível, lotada de referências musicais, cinematográficas, roupas, comidas, tudo. O autor foi muito bom nisso, ficou incrível.

A proposta também é boa, apesar de eu esperar uma explicação melhor pela possessão além da que teve. No fim, a história ganha força no que o autor tentava demonstrar o tempo do todo, a amizade e a relação de amigas entre a Abby e a Gretchen, o que não foi ruim, só que eu esperava um clima um pouco mais de terror.

Os personagens também não sao perfeitos mas é a proposta né.

No fim o que mais me incomodou foi o autor jogar tantos gatilhos e crimes de forma super normalizada. Mas espera ai, eu sei que tem todo o lance de ser nos anos 80, mas o autor prublicou o livro em meados de 2016, a atualidade.

O que eu tô dizendo, é que você não precisa a todo momento jogar rascismo, problemas alimentares ou estupro no livro pra dar um contexo maior e nem que você não pode, contando que escreva com consciência.

Eu sinceramente achei as partes de Riley, irmão de Margareth, super desnecessárias, isso só normalizou o crime dele e fez com que não fosse "nada demais" na visão das garotas, ou as partes de rascimo como a apresentação que Abby conta que fez na escola, mais o "dia do escravo", e até o comentário de Margareth sobre o namorado cometer zoofilia

Nenhuma dessas cenas agregaria em nada no livro se fossem tiradas até porque, essa não era a proposta do livro. Pra mim, só pareceu uma motivação ridícula que o autor fez, que ao invés de mostrar como era ruim, só deixou escrito ali e ficou problemático.
Natalia Noce 09/12/2021minha estante
Fiquei incomodada exatamente com as mesmas coisas qhe você e provavelmente por isso o livro não chega nem perto de ser 5 estrelas

Thai lendo 09/12/2021minha estante
exatamente! E eu vi tanta gente elogiando esse livro e não falando nada disso

Rodrigo 28/10/2021minha estante
Pode crer,parando pra pensar realmente ele jogou algumas subtramas no ar que bem no fim não srrviram pra nada rsrs,meio que só pra encher linguiça

Beatriz 30/10/2021minha estante
isso da molly ele fala quando tá tirando o demônio do corpo, as coisas ficam subentendida e não clichê. pg 294 elas meio que veem e sente as maldades do demônio quando ele sai, homens que costuravam abajures com pele humana e foram presos, a gretchen depois de ser estuprada pelo demônio que foi como ele entrou nela, o sangue na pedra e depois o q ela disse q não era mais virgem, e por fim a crueldade com a molly que teve a língua cortada e o coração removido e sendo enterrada lá naquele lugar que a gretchen tinha falado antes

agasbriela 24/01/2024

O diabo é páreo para a força de uma amizade?
Minha gente, esse livro é muito daora!! É um terror adolescente retratado nos anos 80 e cheiooooo de referências e música! Minha dica é você escutar as músicas que aparecem ao decorrer do livro.

O terror da história foi muito bem construído e eu senti um arrepiozinho e medinho em diversas partes.

O livro aborda, de uma forma muito interessante, as fases e o poder de uma verdadeira amizade.

O final foi incrível e inesperado!

Agora eu vou assistir ao filme.
Gabii.Moraes 24/01/2024minha estante
Eu vi o filme e nao gostei muito, mas vi q tinha potencial.. tenho curiosidade, e queria saber se vale a pena a leitura, assim q vc ler o livro por favor me responde isso kkkk

agasbriela 24/01/2024minha estante
Vale, sim!
Eu achei o livro bem fluído, consegui ler ele em 3 dias sem sentir que tava sendo uma leitura pesada. Eu comecei a ver o início do filme e dá pra ver que é bem mais acelerado e corta bastante coisa do livro, mas o livro é um terror adolescente, não espere nada muito incrível, apenas um entretenimentozinho daora que prende do início ao fim

RChicago 05/08/2023

Grata surpresa
Eu não esperava muito do livro, apesar da edição lindíssima. Me enganei, que grata surpresa!
A narrativa é ambientada nos anos 80 de forma espetacular, desde referências pop até playlists (inclusive tem no Spotify, é outra experiência ouvir as músicas conforme a história, recomendo!). A ambientação já ganhou meu coração.
Então, temos o ótimo desenvolvimento de personagens, conseguimos nos conectar com todos e sentir desde raiva a empatia.
A estrela do livro, como já revela no título, é a amizade entre Abby e Gretchen. A amizade é construída de forma tão real e verdadeira, impossível não se identificar e torcer por elas.
O terror é tranquilo, bem trash anos 80, não chega a dar medo (embora alguns momentos sejam chocantes).
Fico feliz de ter dado uma chance ao livro, agora vamos ver se a adaptação do streaming fez jus!
RChicago 12/08/2023minha estante
Update: O filme é horrível e não faz jus ao livro!!

Sara 24/08/2023minha estante
Ja li um quarto do livro e nao sabia q tem a playlist no spotify. Obrigada por isso! Kkkk

Quérol 31/08/2022

Bem pastelão anos 80 do jeito que eu gosto
Eu ameeeeei. Me diverti, fiquei nervosa, aflita, com nojo, com raiva, enfim... um mix de sentimentos haha Amo os anos 80 e amei cada uma das referências. Esse livro daria um ótimo filme, com certeza!
Cintia 31/08/2022minha estante
Vai ter adaptação no Prime Video ?

Quérol 31/08/2022minha estante
Aí que demaaais! Quero assistir ?