A Máquina do Tempo H.G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo: First Edition

1 | 2 | 3 | 4

Evy 04/12/2021

Primeiro de H. G. Wells
A Máquina do Tempo foi a primeira obra de ficção científica a retratar a viagem do tempo na ficção e eu me sentia com vergonha literária de ainda não conhecer livro e autor já que sou fã desse gênero. Pois bem, não tenho mais vergonha, li essa obra incrível e vou tentar colocar em palavras o que ela representa.

Com uma imaginação singular, Wells nos apresenta um cientista, o Viajante do Tempo ("pois esta é a forma conveniente de chamá-lo") que em sua máquina parte do século XIX para um futuro distante, o ano de 802701. Neste futuro ele descobre que todos os sofrimentos da humanidade foram transformados em paz e beleza. A Terra é habitada por uma sociedade de dóceis criaturas chamadas Eloi, descendente dos humanos e que já estabeleceram uma sociedade pacífica.

Porém nem só de beleza e paz é constituída essa nova realidade. Aparentemente os Eloi morrem de medo do escuro e o motivo é que nas profundezas da Terra, em túneis subterrâneos vivem os Morloques, criaturas da escuridão que são seus piores inimigos. Durante sua expedição nessa nova realidade, o cientista acaba deixando sua Máquina do Tempo e ela some nessa escuridão, obrigando-o a descer nas profundezas para recuperá-la.

Além do avanço inominável no campo da ciência e tecnologia capaz de fazer nosso protagonista viajar por tantos anos a frente no futuro, é importante ressaltar a reflexão sobre a vida humana e o futuro da sociedade que o autor nos traz nesta história aparentemente de trama simples. Ao observar a civilização desse futuro tão distante da Terra, o Viajante no Tempo não tem uma visão otimista, pelo contrário, sente que regredimos em demasia em diversos campos.

Uma obra cheia de reviravoltas, citações maravilhosas que nos fazem refletir e uma narrativa envolvente, é daqueles livros que você não consegue parar antes do fim. O que me surpreende é que foi o primeiro romance publicado pelo autor em 1895. Um gênio realmente, que abriu caminho há tantos outros, inovando a literatura da época e se mantendo até hoje como uma das obras mais importantes da ficção científica.

Super recomendo a leitura!!
Michel.sts 04/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha! Deu até vontade de lê-lo.

Evy 04/12/2021minha estante
Obrigada Michel!!! Fico muito feliz e super indico a leitura...

Gustavo Kamenach 10/11/2021

Bisavô do DeLorean
Foi minha primeira experiência com um romance do H. G. Wells (só havia lido contos dele). Achei muito interessante, porém por se tratar de uma novela, senti falta de um maior desenvolvimento da história que se passou no ano de 802.701. Mas é inegável o quanto a história te envolve, te faz temer pela segurança do viajante do tempo e ainda assim provoca questionamentos de origem social da época (2ª revolução industrial, desigualdade social). Explora também a curiosidade humana em relação ao futuro do planeta e da nossa sociedade, o avanço científico e suas consequências boas ou más. Além disso a importância dessa obra por ser a pioneira na temática viagem no tempo, o que influenciou e influencia até hoje todo tipo de obra artística, seja na literatura ou cinema.

udupn 10/01/2023

"que viaje é essa boy?"
muito bom, darkside mais uma vez com uma edição impecável
adorei "a máquina do tempo" em si, uma história muito boa, uma narrativa boa de acompanhar e um final interessante
mostra a terra tomando um destino não muito visto nas histórias, algo alguém daquele básico de um apocalipse causado pelos próprios humanos e falta de recursos e afins, vai por um lado novo pra mim, adorei. e o final, oh tristeza, mas ok
não gostei muito da introdução, por dar spoilers das histórias kkkkkk, podia ter ficado no final como um comentário
adorei os contos, os dois primeiros eu amei muito, o terceiro achei legal e o último nem entendi mas tudo bem, amei

Linhares 05/11/2023

O meu segundo do H.G Wells... É um romance curto (ou uma novela).

Eu já tinha assistido a adaptação cinematográfica há muitos anos, mas o livro é bem diferente.

Sem entrar em spoilers, eu imaginei que o personagem principal, ia viajar para várias épocas, mas não é bem assim...

É um livro ok, não é ruim, mas não chega a ser um livro excelente.

A edição da Darkside está impecável como sempre. A editora colocou nessa edição, alguns contos com a temática viagem no tempo de autores brasileiros, alguns funcionam, outros nem tanto.

Vale a pena conferir para quem é fã de ficção sobre viagem no tempo.
Raquel.Furchinetti 19/12/2023minha estante
Também imaginei que tivessem viagens para várias épocas diferentes.

diliterando 04/09/2023

A Máquina do Tempo
"Estamos saindo a cada instante do momento presente. Nossa existência mental, que é imaterial e não tem dimensões, desloca-se ao longo da Dimensão-Tempo com uma velocidade uniforme, do berço ao túmulo."

Esse clássico da ficção científica é uns dos primeiros a retratar uma viagem no tempo...um tema hoje em dia bem recorrente nos livros de ficção. Porém aqui estamos falando de um livro cujo sua 1° publicação foi em 1895 e foi o romance de estreia de Wells.
" Creio que você,leitor, lê com bastante atenção. Mas não pode ver o rosto pálido, cheio de sinceridade, do Viajante do Tempo, Iluminado pela pequena lâmpada. Nem ouvir as inflexões de sua voz. Você não pode imaginar como a expressão de seu rosto acompanhava as peripécias da narrativa."
Conhecemos o personagem 'viajante no tempo' ( algumas histórias os personagens não precisa de nomes, essa é uma) ele vai narrar sua história na máquina do tempo que fez e conseguiu viajar no tempo para o ano de 802701.
A narrativa é simplório e não é interrompida do início ao fim, ele descreve como chegou nesse ano, como é o planeta e as criaturas que habitam.
? Achei raso e inconsistente, esse novo mundo é confuso, bem próximo ao que vivemos hoje na descrição sa natureza e afim, as criaturas não se assemelha a um extraterrestre que conhecemos hoje em dia, achei até amigáveis. Mas enfim que olhas com o condicionante do tempo que esse livro foi escrito achei a narrativa interessante, bem humorada e sarcástica, apesar das ressalvas.
Fiquem com a última frase da epílogo: ?
" ...mesmo quando a inteligência é a força houverem desaparecido, a gratidão é a ternura mútua sobreviverão no coração do homem."

Sebostian 22/02/2024

Muito bom!
Por se tratar de um livro mais clássico, achei que a leitura seria mais difícil. No entanto, o que encontrei foi uma narrativa fluida e uma história muito maluca (apesar de alguns pesares). Nunca tinha visto um conceito de viagem no tempo de tal maneira, e achei muito legal.

Jorge.Raitz 09/04/2023

Razoável
Eu esperava mais do livro, é bem bom, um tema legal, porém fui com mais expectativas e no final não era o que eu esperava!

rogerbeier 29/05/2023

Capitalismo e luta de classes discutidos na primeira sci-fi
É um bom romance do H. G. Wells. Particularmente gostei mais da Ilha do dr. Moreau, mas este A máquina do tempo merece crédito por ser inovador pra sua época. Devemos lembrar que o livro é de 1895. Além disso Wells coloca em discussão pautas sociais, como a ação destruidora do capitalismo e a luta de classes como responsáveis pelo lento ocaso da humanidade. Leitura válida e bastante proveitosa para quem quer relaxar e se divertir com algo mais ameno.

A.Maia 03/08/2022

A Máquina do Tempo
Um livro surpreendente que viajou pelo tempo, escrito 100 anos antes de eu nascer, com uma leitura fácil, dinâmica e conteúdo incrível. O enredo me pareceu extremamente convincente com argumentações prováveis. Contudo, também parece que o personagem sonhou toda a aventura. A narrativa é contada através dos olhos de um telespectador, escutando a história do viajante após a aventura; espécie de monólogo.

As percepções do protagonista, ao chegar no futuro, carregam várias reflexões, destacando a dificuldade de comunicação e de entendimento com seres totalmente diferentes da atualidade. Detalhes intrigantes sobre o dia a dia da nova população, alimentação e modo de viver como um todo. Segundo as conclusões do personagem, que viajou no tempo, há duas espécies derivadas dos humanos no futuro: Elóis e Morlocks.

Ainda, no fim do livro, há quatro contos com a temática "viagem no tempo": Irmãs Aranhas (Aline Valek); H.G.W Agência de Viagens (Felipe Castilho); Mergulho no Azul Cintilante (Ana Rüsche); O Manuscrito Gaélico (Braulio Tavares). Alguns dos contos são de fácil entendimento e gostosos de ler, outros são mais profundos e é necessário ter atenção redobrada para entender o contexto.

Há dois filmes inspirados na trama, também intitulados “A Máquina do Tempo”. O filme de 2002 envolve um romance com trajetória e mensagens diferentes do livro. O de 1960 eu não assisti, mas em minhas pesquisas suas imagens me pareceram mais similares à história clássica.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Pamella 19/10/2022

Me tirou da ressaca literária
Tinha parado de ler faz alguns meses e decidi voltar lendo esse livro. Foi muito bom, apesar de que eu - juntamente com o personagem principal - me decepcionei com a civilização do futuro, acho que eu esperava outra coisa assim como ele. mas, mesmo esperando outra coisa, essa leitura foi extremamente interessante e me fez repensar muita coisa em relação a corrida imparavel da humanidade por um progresso que a gente não sabe nem onde vai levar. Muito bom, recomendo muito.
É uma boa alegoria para as divisões sociais que o capitalismo forma numa sociedade, muito interessante ver como o autor pensou nas possibilidades futuras da sociedade humana se houvesse a extremização dessas diferenças e como a própria biologia do ser humano responderia a isso.

"Não há inteligência onde não há mudança ou
necessidade de mudança. Os únicos animais que
demonstram inteligência são os que se deparam
com uma ampla variedade de dificuldade e
perigos"

Rodrigo Fernandes 09/03/2022

Subam a bordo para esta viagem, sem medo!
Pegamos carona com o viajante no tempo. Encontramos um cenário e uma realidade diferente. Boa narrativa. Leitura flui com facilidade. Me vi curioso, preso e interessado nos acontecimentos. Livro curto, mas não tira em nada o brilho da obra. Do meio pro final pareceu ter sido escrito um pouco mais com pressa, mas tudo bem. Os contos acrescentados nesta edição enriquecem a obra. Gostei! Recomendo!

feehbmb 21/01/2022

"E, afinal de contas, aquele era um mundo belo e curioso.?
Amante de fantasia e ficção científica, não pude deixar de ler esse clássico da literatura.
Primeiro livro que leio de H. G. Wells, não conhecia a escrita do autor. Gostei e indico demais.
Sempre gostei muito de livros que falam sobre viajens no tempo (para o passado e futuro), ou aqueles em que os personagens viajam através das estrelas, galáxias e planetas (como star wars por exemplo).
Em breve lerei a trilogia "Chronos", que também traz esse tema.
É graças à fantástica imaginação de Wells, que hoje nos fascinamos com tantas obras. Filmes como De Volta Para o Futuro, Donnie Darko, séries de tv como Jornada nas Estrelas, Doctor Who, 12 Macacos e Dark, histórias em quadrinhos como X-Men, Paper Girls e Castelo de Areia, romances como a trilogia Chronos que mencionei a vocês, Uma Dobra no Tempo, e animações como Rick and Morty, foi através de "A Máquina do Tempo" que essas e outras viagens temporais dispararam.
Nota 5 é claro, se pudesse daria mais?

Karina.Maman 27/05/2022

Um clássico atemporal
Muito interessante a leitura desse clássico!
Parecia que o "Viajante do Tempo" estava falando diretamente comigo, tanto é que precisei dar uma pausa na leitura, digerir a mensagem que ele estava me passando para depois retomar... E foi muito especial!
As reflexões foram extremamente profundas e a experiência dele é muito vívida!
Sem contar que essa edição da Darkside é um primor, com ilustrações muito lindas, papel de ótima qualidade e diagramação muito confortável!
Gostei muito e recomendo demais a leitura!

AmandaClaris 30/08/2022

Um clássico
Sempre ouvi falar desse livro e como ele é um clássico. As questões que são discutidas nele são importante e tem bons paralelos com a sociedade. Porém ele possui uma narrativa que pessoalmente eu não gosto(Um personagem inteletual narrando toda a historia), por isso não gostei pessoalmente dele.

1 | 2 | 3 | 4