Eu Controlo Como Me Sinto

Eu Controlo Como Me Sinto Claudia Feitosa-Santana

Resenhas - EU CONTROLO COMO ME SINTO

Jaque 17/03/2022

Parece que me leu
Eu adorei esse livro! Parece que ele me leu em muitos momentos. Muito bem dividido e escrito. Sugiro que escutem a entrevista da autora para o podcast "Jornada da Calma".
Simcost69 24/07/2022minha estante
Acabei de ouvir a entrevista da autora no "Jornada da Calma" e fiquei com muita vontade de ler o livro. Por isso vim procurar os comentários aqui.

Jaque 27/07/2022minha estante
Legal! Faça isso! Leia sim!

@sandraalmeidaeseuslivros 19/01/2022

Autoconhecimento
Quanto mais me aprofundo em meu autoconhecimento mas me dou conta do quanto tenho ainda a aprofundar.
Através da neurociência a autora nos conduz para um entendimento de como funciona nosso cérebro e como mudar alguns comportamentos/ reações exageradas quando algum gatilho é acionado. Aborda a diferença entre emoções e sentimentos e também a capacidade que temos em modificar hábitos negativo .
Não imagine que neste livro você encontrará uma receita de bolo ou os 10 passos para encontrar a felicidade, a autora nos dá uma direção para iniciarmos um caminho de transformação .

Uma frase que foi feita pra mim neste livro:
?Aprenda a controlar a língua e o olhar? . Nem sempre o que achamos que é correto ajuda no desenvolvimento de outra pessoa e nem no nosso.

A importância de construir uma vida mais feliz pensando no coletivo contribuindo assim para um mundo melhor começando do nosso próprio mundo.
Marlon 20/01/2022minha estante
Para mim esse livro já merece, de cara, uma leitura. Pois isso não é um daqueles patéticos livros de autoajuda, nem uma bíblia, que tem como base o nada, isso aqui é ciência.. Bom, esse livro acaba de entrar para a minha wishlist.

Vanessa 13/02/2022

O livro parte da ideia central de que se você souber como a mente funciona, saberá construir uma vida mais equilibrada. A proposta me agradou desde o início, sobremodo por se tratar de uma neurocientista.

Ela explica a diferença entre emoções e sentimentos; como conviver de uma forma mais saudável com as pessoas e cultivar relações mais sustentáveis; explica as nossas limitações em relação aos sentidos; explica a empatia de uma forma científica e completamente diferente do que estamos acostumados e uma das coisas que mais gostei é que ela relata a importância de sabermos detectar o que estamos sentindo para só então agir de forma mais assertiva e para facilitar essa descrição e aumentar o vocabulário, ela anexa um dicionário com verbetes de diferentes línguas. Essas nomenclaturas possibilitam que sentimentos complexos sejam sintetizados e explanados de forma simples.

Koi no Yokan por exemplo, quer dizer: premonição ou pressentimento de amor; a sensação ao conhecer alguém de que se apaixonar será inevitável(verbete japonês)

Eu gostei muito desse livro, não concordo integralmente com ele, especialmente quando ela infere que o cérebro não é um órgão sexual. Na minha humilde opinião, é o órgão mais sexual dentre todos.

Minha vontade é ler o livro novamente. Acho que farei isso em breve. Muito rico e com percepções muito interessantes. Recomendo.

Geisi.Ferla 29/04/2022

Mais do mesmo
Comecei a ler achando que era uma leitura mais do que ?auto-ajuda?, porém não me impressionou nem surpreendeu em quase nada. É um compilado de informações bem no estilo ?auto-ajuda?.

Juci 13/08/2022

Adorei? acredito que todos gostaríamos de controlar nossas emoções? cada pessoa tem o poder de decidir como agir e nunca é demais tentarmos controlar os sentimentos nos momentos em que estes estão em ?ebulição?, ou seja, quando deveríamos deixar a razão também dar as caras.

Beatriz 14/11/2022

Necessário
Em alguns momentos de torna um livro chato, cansativo e em outros momentos se torna algo necessário

Aline 15/12/2022

Meio óbvio
Em alguns momentos da leitura esse livro parece um tanto quanto óbvio. A autora fala sobre questões científicas e por esse lado é bastante encantador, principalmente para quem gosta. Trata de diferentes assuntos com muita humanização propondo a reflexão de que em muitos momentos a pessoa não é a doença, mas tem determinada doença. A questão referente ao título particularmente sobre controlar o que sente, não chega a ser um manual, mas ela aborda sob uma perspectiva tipo ?vamos entender de onde isso vem para conseguirmos fazer passar?. Tornando nós mais conscientes.

Amanda 22/01/2023

Para entender os sentimentos
A Claudia, como neurocientista, traz embasamento científico em todos os capítulos, quando fala sobre felicidade, medo, ansiedade, como entender os sentimentos e de onde eles vem. Pode ser um pouco denso para algumas pessoas, mas passa longe de autoajuda. É uma aula.

julia 05/02/2023

é um livro bom
Consegui perceber o esforço da autora ao ler, é um livro muito bem escrito e que provavelmente demandou bastante energia e tempo da autora. É um livro muito bom para quem quer uma introdução na neurociência, mas tenha em mente que são apenas pinceladas na maior parte dos assuntos, com exceção de sentimentos e emoções que são algo que ela explica com uma certa profundidade. Até mais ou menos metade desse livro, eu estava inclinada a dar 4 ou 5 estrelas, pois realmente prendeu minha atenção e eu marquei muitas coisas que julguei importantes. O problema é que a premissa do livro é de ensinar aos leitores a controlar seus sentimentos (não em um sentido de repressão, mas em um sentido de escolher conscientemente mudar o que sente em relação à determinadas situações) e não acho que isso foi entregue. São poucas páginas abordando o tema em questão, e ela basicamente fala ?cada um tem seu jeito de fazer isso? e faz comparações com assar pão, mas não dá nenhuma pista de para qual caminho devemos seguir para de fato melhorar. É um livro bem útil, explica os porquês bem direitinho, mas, em minha visão, falhou em explicar o como.

Kelly tirelli 05/03/2023

O sentir e a neurociência
Claudia Feitosa Santana traz com riqueza nesta leitura o quão somos responsáveis por aquilo que sentimos e, a importância do outro e do mundo neste processo (afinal, somos seres sociais). Nos ensina como tomar melhores decisões e tomar cuidado com os pontos cegos. Sobre a empatia, nos mostra o quanto ela é necessária, mas também o quanto devemos tomar cuidado. Discorre sobre a mentira e os mitos relacionados ao cérebro. Finalizando com chave de ouro com um capítulo sobre a felicidade. Eu amei este livro do início ao fim, a leitura fácil torna acessível para quem quiser se aventurar no autoconhecimento.

duduramone 01/04/2023

Mais do mesmo
O livro traz informações e exemplos interessantes e importantes, porém não entrega o que seu título propõe. A impressão que tem ficado, nos últimos anos, é que tem havido uma busca por títulos que vendam livros, mas que não condizem exatamente com o conteúdo. Achei um mais do mesmo, como tem sido praticamente todos os auto-ajuda atuais.

heloisadecarli 16/10/2023

A autora trás bastante conhecimento científico sobre as emoções, os sentimentos e como podemos assumir a responsabilidade sobre aquilo que sentimos.

Criis.Souza 02/11/2023

Leia por gentileza
Esse livro faz parte de um conjunto de 6 livros que escolhi para o ano de 2023 para estar mais consciente e julgar menos aos fatos e pessoas. Cumpriu muito do que eu esperava, que é o título, eu controlo como me sinto. O livro é muito bem escrito e traz muitas referências que aumentam o leque para se aprofundar no tema da neurociência e a vida feliz. O que mais me impressionou foi a questão do viés que cada pessoa tem da realidade a partir de suas experiências. Eu já havia lido superficialmente sobre o tema, mas o livro apresenta um capítulo somente para isso. Outro ponto que me deu um alerta: o cérebro prefere não perder do que ganhar, então é preciso estar atento e forte, como diz a música, para estar aberto ao desconhecido. Um livro que enriquece, terminei ele me sentido com mais ferramentas para meu objetivo. Indico demais a leitura ?

deborajournal 11/11/2023

Ainda não foi dessa vez
É um livro neuro científico. Diz que podemos controlar nossos sentimentos e ações porém, não consegui me conectar com a proposta. Talvez em outro momento volte a ler para tentar mais uma vez.

Gallotti Kenicke 16/11/2023

Aprendendo a definir suas emoções
Gostei muito, o livro explica como se sentem as coisas e como reagir a ela com autocontrole, se percebendo e entendendo os processos químicos que ocorrem no nosso cérebro. Achei uma leitura fundamental para que busca entender mais sobre si e ter mais controle emocional.