O Ano das Bruxas

O Ano das Bruxas Alexis Henderson

Resenhas - O Ano das Bruxas

Fernanda 23/04/2023

O ano das bruxas
Confesso que não estava esperando muita coisa, quando comecei a ler. Mas no desenrolar do livro, fui me apegando a história e aos personagens. Achei o enredo bem interessante e crítico. Gostaria que o final tivesse sido melhor trabalhado.

Eliete 13/04/2023

Muito bom!
Gostei demais dessa leitura.
Ver todo o crescimento da Immanuelle enquanto lia sobre como a religiosidade estava tão enraizada que todo tipo de violência era banalizada foi bem diferente. Vários outros personagens foram muito bem escritos, o Ezra, a família da protagonista, a Leah, Martha e até mesmo o Profeta... Todos bem escritos em suas características, sendo bondosos, amigos, fanáticos e até mesmo desprezíveis. É um livro que fala sobre o poder feminino, guerras, vingança, sobre até onde o sentimento de justiça pode se transformar em ódio e em como o fanatismo pode desvirtuar uma pessoa.
Meu único ponto negativo é que a história teve um desenrolar tão grande para no final ser tudo muito corrido, muita coisa aconteceu e eu senti que não teve o peso que deveria, e mais um detalhe que ficou em aberto que eu gostaria de saber, mas ainda sim foi uma leitura viciante.

RachKindermann 05/04/2023

É uma leitura bem fluida e com muuuuitas críticas sociais que apesar de se passar numa sociedade arcaica, podem se adaptar aos dias de hj tbm.
Gostei como foi construída a história e como foi mostrada da injustiça pra manter um sistema opressor.
Tem uma atmosfera de mistério bem gostosa de ler.
Só achei que o final poderia ter sido um pouco melhor desenvolvido, mas ainda foi mto bom e valeu totalmente a leitura.

caromitts 05/04/2023

Não foi dessa vez!
Gostei da temática, não exatamente da forma que o conteúdo foi escrito. A gente acompanha toda a aventura da personagem principal desbravando sua história, seu passado, contrariando o patriarcado e a opressão religiosa que cercam sua realidade. Ainda assim, ela não me convenceu! Sua evolução até o desfecho da narrativa me pareceu desproporcional com o tanto de conhecimento que ela adquire sobre si e suas potencialidades. Uma raiva feminina completamente romantizada, enfraquecida, com ideais de compaixão e caridade que, para mim, não fazia sentido, era patético. Sem falar que o livro levanta a bandeira sobre liberdade e protagonismo feminino mas coloca uma figura masculina que está sempre ali para ajudar a "donzela" em apuros alcançar todos seus objetivos. Pois é!

Maria290 31/03/2023

Sangue se paga com sangue
Confesso que foi bem difícil prosseguir com essa leitura... Levei quase um ano pra ler as primeiras 50 páginas, mas depois até que a leitura engatou. É que o começo dele é bem paradinho e a escrita é meio rebuscada e acabava me cansando...

Mas, assim, depois, quando as coisas começam a acontecer e a ficar mais interessantes, a parada fica bem mais rápida, rápida até demais pro meu gosto (literalmente, foi de 8 a 80 muito rápido). Por causa disso, senti que algumas coisas que aconteceram ficaram muito sperficiais, pouco exploradas, sem sentido e até esquecidas no enredo...

Sobre os personagens principais, achei o Ezra um ícone e pra mim ele foi o ponto alto da história, ao contrário da Immanuelle, que achei meio chatinha e apagadinha...

Realmente, não foi uma leitura fácil, mas no fim, gostei mais do que pensei que gostaria quabd estava lendo o livro lá atrás, em Março de 2022.

É isso!

Kerolaine 22/03/2023

Fascinante
Ao redor de Betel está a Floresta Negra, onde o reinado da Mãe ( Lilith) é realizado. É lá que as bruxas vagam, o mal reside e aqueles que entrarem sofrerão um destino vil.

?Immanuelle é uma jovem beteliana que, embora viva entre as pessoas favorecidas pelo Padre, não é totalmente considerada uma delas. Ela fica no meio, onde ela não é aceita nem é denunciada. Ao longo dessa história, vemos Immanuelle começar a descobrir seu passado e o que foi planejado para seu futuro. Vemos sua luta para aceitar quem ela é quem ela está se tornando.

? É fascinante ler sobre a forma como o casal trabalha. Mais interessante ainda o fato do filho do Profeta confiar na Immanuelle mesmo sendo a época em que se colocava as bruxas na pira. Há muitas camadas neste livro, sobre o presente, o passado recente e aquele que foi esquecido há muito tempo.

? Achei as referências às bruxas Lillith, Delilah, Jael e Mercy muito intrigantes. Lilith é conhecida como uma figura demoníaca; ?supostamente a demônio primordial e, alternativamente, a primeira esposa de Adão?. Outras pesquisas sobre Dalila, Jael e Mercy se mostraram menos frutíferas e não encontrei nenhuma relação com os outros em relação à bruxaria.

Lissa 19/03/2023

Muitas emoções!!
Um livro que vc não consegue largar, cada capítulo é mais instigante que o outro.
Fala sobre determinação, independência, religião, preconceito, amor, amizade, empatia, feminismo e muito mais. Uma história fictícia que traz diversos paralelos com a realidade.
Acho que nunca li um livro que fosse tão intenso do começo ao fim, já estou recomendando pra todos os meus amigos, amei cada página!
Immanuele vive em Betel, um lugar que é regido pela religião, a palavra do profeta é a lei. Quando descobre que as escolhas de sua mãe a condenaram a um destino que ela não escolheu ela lida com isso de uma forma impressionante. Immanuele é uma garota forte, determinada e muito empática, infelizmente vive em um mundo cruel, repleto de injustiça. O livro faz uma série de denuncias sobre a sociedade e a religião, os homens e o pecado, a suposta "santidade" dos profetas é denunciada como mera fachada.
Enfim, muita coisa me vem a mente com relação a esse livro, é simplesmente impossível abordar tudo em uma mera resenha tão simples como essa. No final, o que posso dizer é que eu amei demais o livro, se tornou um dos meus favoritos. Eu não esperava nada e entregou tudo!

ketlenaires 18/03/2023

O ano das bruxas
Que leitura.
Simplesmente adorei a personagem principal. Emanuelli é uma garota forte, decidida e que enfrenta os medos em prol das pessoas que ama, mesmo quando essas a ferem.
O jeito como retrata as bruxas do inicio até quase o fim me trouxe um certo desconforto, mas tudo é devido a discussão religiosa abordados do ponto de vista de bem e mal, ética, moral e vontade divina vs ação humana.
Queria muito saber o que acontece depois da última página e em outro momento, se eu tivesse lido durante a adolescência, isso levaria a uma fanfic hehe.

P.s. tive que voltar aqui para dizer que o Ezra é um pedaço de bom caminho ?

Cinara... 17/03/2023

Ahh a mulher...
"A mulher é uma criatura astuta. Feita à semelhança de sua Mãe, ela é ao mesmo tempo criadora e destruidora. Ela é gentil até ser cruel, submissa até ser implacável."

Completamente apaixonada por esse livro, me senti representada do começo ao fim, algo bem difícil de eu sentir na literatura. Eu lia sobre mim nas páginas...
Amei a escrita, amei a exaltação da mulher e a valorização de sua força, e a luta contra os absurdos religiosos.

Tiffany 02/03/2023

Até que é bom!
Livros da Darkside, apesar de muito bons e muito bem editados (alguns, porque outros tem erros de tradução/português, mas não podemos pedir por perfeição), são um pouco maçantes. Não sei se só pra mim, mas é o que eu sinto. Parece que tem palavras demais, pra pouca história.

O Ano das Bruxas não tem pouca história, mas mesmo assim me arrastei por ela. Gostei do que estava sendo contado, mas ao mesmo tempo pedi pra terminar logo. É um misto de sentimentos e talvez outras pessoas sequer concordem comigo. E tudo bem!

Vale a pena a leitura, mas depois do final do livro não vão querer nem mesmo pegar em um livro por um tempo.
Marcella 19/03/2023minha estante
VALHA! E ainda assim tu deu 4 estrelas?! Generosa!

Mariana 20/02/2023

Histórico e Atual - em diversos aspectos
Primeira leitura do ano: check?

Há alguns períodos que a vida nos pega de jeito, e assim foi esse começo de ano. Entre trabalho, pós-graduação, cursos, sobrou pouco tempo para as outras coisas, como a leitura. Mas segui sem desistir, e conclui minha primeira leitura bem no meio do carnaval ?

E foi um livro diferente - ao mesmo um retrato histórico e atual da nossa sociedade. Em "O Ano das Bruxas", acompanhamos a história de Immanuelle Moore, uma moça órfã de pai e mãe e criada pelos avós maternos. Ela vive um lugarejo ficcional chamado Bethel, que em certos momentos me fez pensar na histórica Salem e na sua caça às bruxas, e em outros, na nossa própria sociedade atual. Eles vivem sob um regime politico-religioso, em que o líder, O Profeta, é o comandante em todas as esferas. Uma sociedade extremamente patriarcal, em que apenas os homens têm o dom da Visão - ou são eles que chegam aos postos de Conselheiros e líderes - e às mulheres sobra o papel de esposa e mãe.
Quando a mãe de Immanuelle resolve desafiar essa ordem, inclusive no que tange ao caráter racial, ela é renegada à Mata Sombria e é lá que ela fica até Immanuelle estar prestes à nascer.

Eu, pessoalmente, adoro o quesito histórico e ficcional das bruxas. Sempre me interesso por histórias com essas personagens. Quando é possível analisar a nossa sociedade à partir dessa obra é um bônus muito interessante para mim: e eu obtive ambos nessa história. Eu tive poucos momentos de leitura em todo o mês, mas quando eu pegava o livro, eu voava entremeio às páginas, me deleitando com a escrita da autora.
Em alguns momentos eu questionei as escolhas da personagem principal, pensando que eu mesma faria escolhas diferentes. Mas, talvez essas escolhas teriam sido extremamente egoístas, e esse não é um traço da personagem. Ela consegue ver que corrupção do modo da sociedade em que ela vive, mas entende que as pequenas unidades dela - as pessoas - muitas vezes não tinham nem noção do que realmente acontecia, e seguia o seu líder como um norte.

Eu adorei o livro, mas devido à algumas escolhas narrativas da autora - que eu particularmente acredito que poderiam ter sido diferentes, e o impacto do livro em nada mudaria - acredito que a nota é ????,5, com uma grande recomendação para que esse livro seja lido e interpretado.

Essa obra foi escrita por Alexis Henderson, em 2020, traduzida para o Português em 2021 pela Dandara Palankof. Publicada em Português pela Darkside Books.

@viagemnasentrelinhas
Su 24/02/2023minha estante
o livro da medo?

Fabiane126 03/02/2023

A besta
Desde o começo o livro te faz mergulhar em aventuras e crenças, a protagonista é extremamente corajosa e mostra aquele fogo de protagonista que não se deixa levar facilmente.

Tem bruxaria (óbvio), amor, amizades, problemas com a família, assédio!!! e MUITO mistério.

sabrinasilva26 30/01/2023

Poderoso
Um livro sobre o fanatismo e como ele afeta as mulheres em uma sociedade. Definitivamente uma leitura maravilhosa é fluída para que gosta de fantasia sombria, bruxas e ancestralidade.

Esse livro nos ensina que não existe lado bom em uma guerra. De toda maneira, inocentes sofrem.