O Ano das Bruxas

O Ano das Bruxas Alexis Henderson

Resenhas - O Ano das Bruxas

Athena15 26/01/2023

um final decepcionante
Leitura fluída, a personagem principal trouxe os conflitos esperados e de forma realista, sem se prender às coisas que, considerando a idade, não faria sentido. Gostei de como a trama se desenrolou, apesar das poucas reviravoltas, contudo, o final foi decepcionante. Acredito que faltou mais "peso" e mais compromisso com a realidade exposta ao longo do livro e pela própria personagem, alguns detalhes foram deixados de lado de forma "descarada", como se a autora estivesse com pressa.

Ley 20/01/2023

As bruxas bem que poderiam ser mais exploradas
Esse foi um livro que tinha como meta ler no mês do halloween porque tem muito a ver com a data. De fato, foi uma boa escolha, e se gosta do assunto, vale a pena ler tanto na época, quanto em qualquer outra data. Bruxas sempre foi um assunto que gostei em livros que falam sobre o sobrenatural, e dá para encontrar muito disso aqui, junto com descrições macabras.

O Ano das Bruxas é protagonizado por Immanuelle, que mora em uma comunidade bem religiosa e segue à risca os ensinamentos do Profeta, que é uma autoridade tanto religiosa quanto política. Ela passou a vida sendo criticada por sua mãe ter pecado e também por sua pele ser mais escura do que é considerada aceitável na comunidade. A personagem quer seguir os protocolos estabelecidos, e quer se mostrar digna assim como as outras.

Mas isso pode começar a desandar quando Immanuelle se vê cada dia mais tentada pela mata sombria, que pode conter criaturas das trevas totalmente adversas ao que lhe é ensinado. Não que seja sua vontade pecar ou algo assim, mas as coisas acabam acontecendo de um modo que ela é encurralada a agir da forma como acha melhor, e assim compromete a si mesma. Embora tudo isso seja preocupante, Immanuelle parece ter auxílio com o filho do Profeta, Ezra, que começa a ser atencioso com ela e mais compreensível do que os demais da comunidade.

Essa proximidade me causou desconfiança porque é uma conduta totalmente contrária em relação aos demais, mas eu poderia estar julgando o garoto errado. Mesmo assim, me perguntei: Ezra estaria apenas tentando ganhar confiança da protagonista ou realmente tentando ajudá-la a sobreviver? Eu tinha que ler para ter certeza.

No fim, essa relação me gerou vários sentimentos, e um friozinho na barriga de expectativas, porém mais que isso, foi a espera em saber mais sobre o que a mata sombria guardava, e o papel de Immanuelle em tudo isso. A mão de bruxas parece estar envolvida, assim como poderia ser da protagonista, chamada de bruxa de forma pejorativa.

A construção das antagonistas é feita pela vilanização de mulheres, tendo como ponto de partida que o Profeta é descendente de um grande nome que agiu em nome do Criador contra quatro bruxas das trevas e expurgou o mal. Desde então, mulheres não são confiáveis, e precisam se manter puras para não serem tentadas. A qualquer sinal do mau nelas, são jogadas na fogueira. Enquanto os homens são endeusados, mesmo sendo hipócritas.

A misoginia na história passa a ser aceita como só mais um detalhe, e as mulheres estão tão crentes na doutrina que simplesmente a seguem. Claro que passar raiva lendo se torna só mais um dos sentimentos mais proeminentes na leitura. É inaceitável o tratamento distribuído para as mulheres, especialmente o racismo descarado praticado em nome de Deus. Francamente, os personagens nem existem, mas estou aqui espumando de raiva.

A conclusão desse misto de detalhes na história, é uma construção com uma boa base e uma protagonista promissora. O mistério e suspense estão ali, com criaturas que dão medo pela descrição, embora a maldade humana seja o que mais tenha me revoltado. E apesar de ter esperado grandes acontecimentos por parte da protagonista, ouso dizer que ela teve um bom desenvolvimento, mas descartou muita oportunidade que seria conveniente explorar se tratando dela mesma. Depois de conhecer seu potencial, algumas perguntas que fiz foram: mas por que não aproveitar isso? O que custa questionar mais as coisas? Por que fechar os olhos apenas para o que quer? e o mais importante: Por que se conformar?

No final, achei que as coisas poderiam ser melhores. A narrativa é boa, o objetivo da história também, mas as consequências de todos os atos acabam ficando apenas por isso mesmo enquanto eu esperava um grande abalo feito pela protagonista pelo modo como ela sofreu. Senti que Immanuelle gastou sua atenção em apenas um dos pontos que lhe eram necessários, enquanto havia muito mais para reparar. E esse é um livro único, então o que acontecerá depois de tudo ficará apenas na mente dos leitores.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/12/resenha-o-ano-das-bruxas.html

jadearyx 10/01/2023

só vou dar 2,5 pq gostei muito da ambientação do livro, pq de resto achei péssimo. o começo fiquei apaixonada, depois começou a ficar uma chatisse só. teve um romancezinho meia boca sem sal e sem sentido. se tivesse se aprofundado na história da família dela com bruxaria e explicar a ligação da mãe dela com as bruxas teria sido mil vezes melhor. e esse final corrido??? o livro inteiro foi uma enrolação só, pra no final ter sido tudo resolvido em 10 páginas. mt ruim mas a ideia era boa se tivesse sido bem executada.

Emy 05/01/2023

peguem os seus grimórios
Um livro bom e que consegue nos prender ao longo de toda leitura, seus personagens nos envolvem e enfeitiçam.
As bruxas estão a solta novamente.
Um ótima história, mas que não se preocupa em desenvolver os personagens (um grande erro, principalmente quando penso sobre o Ezra e a família da protagonista!) e tenta arrancar alguns calafrios de qualquer forma.
Entre bruxas e fogueiras críticas sociais atuais aparecem de forma muito clara, dando maior impacto a tudo que acompanhamos ao longo da leitura. A mata sombria nos conquista com seus segredos e nos convida a continuar por essa jornada solitária, que vale bastante a pena se aventurar.
Novamente, a Darkside dá um show com a bela edição que trás mas sofre com uma revisão ruim e diversos pequenos erros de concordância.
Apesar de um final aberto, este não me incomodou e deixa sim a possibilidade aberta para um novo livro.
Uma leitura fluída, ótima para momentos de ressaca!!!

Julie104 05/01/2023

Muito bom! Me prendeu do início ao fim. Eu não conseguia parar de ler. Passava 80% do tempo lendo e nos outros 20% torcia pra ter um tempinho livre pra ler mais um pouco. Immanuelle e Ezra vocês sempre serão famosos! Recomendo.

?Sangue se paga com sangue?

Emy 05/01/2023minha estante
senti a mesma coisa!

@emcadacapa 04/01/2023

muito bom!
Ainda sem acreditar que deixei esse livro tanto tempo na estante. Que história viciante, forte, tensa e de causar arrepios.

Em O Ano das Bruxas é narrada a história de Immanuelle que em seus 17 anos já é alvo de bastante preconceito apenas por ser filha de uma mulher tida como bruxa. Antes de mais nada é preciso entender que o livro parece se passar em algum momento da Idade Média e em um pequeno vilarejo, com essas informações você já pode imaginar o quão difícil é a vida da garota.

A história vai evoluindo com Immanuelle tentando descobrir mais sobre o seu passado, sobre seus pais e o que realmente os levou a morte. Tudo isso é permeado por uma Mata Sombria, que após um acidente, torna-se um lugar que parece chamar a garota. Com essa evolução o sobrenatural começa a se fundir com a história, tudo vai ficando mais assombroso.

Por mais que se trate de uma história sombria, O Ano das Bruxas também fala sobre a relação de amizade entre Immanuelle e Leah, além de um possível interesse romântico que deixa tudo mais tenso. A evolução da protagonista ao longo do livro é muito bom, a força que ela vai descobrindo que tem para combater tanta coisa é muito bacana de ler.

A narrativa aqui é incrivelmente viciante, principalmente quando começam a surgir as pragas e a busca da protagonista pela verdade e por respostas para combater as bruxas. Como todos sabemos, esse período da história é um dos mais cruéis com as mulheres e isso é retratado fortemente durante o livro.

??????????? ???? ????? ???? ????...
? Adora histórias com bruxas.
? Gosta de protagonistas com boa evolução.
? Ama uma história de suspense.

Michele.Dias 31/12/2022

Sensacional
Adorei a leitura!

A história de Immanuelle trás grandes reflexões sobre a nossa sociedade, onde homens sempre estão no poder e as mulheres são subjugadas. Fora a forma como as pessoas se deixam levar pelo fanatismo de forma cega e até mesmo cruel.

c a r o l 29/12/2022

Quando a floresta estiver faminta, alimente-a.
Essa livro me prendeu por causa do folk horror, das bruxas e dos mistérios que cercavam Immanuelle desde o seu nascimento. Entretanto, da metade pro final muito da vibe que tinha lá no início se perdeu, não houve desenvolvimento de alguns personagens e nem profundida sobre o passado da família da protagonista.

O final acabou sendo corrido e decepcionante. Senti que a Immanuelle nadou, nadou e morreu na praia. Essa citação resume bem: "Só estou pensando em como tantas coisas podem mudar e ainda assim permanecerem as mesmas."

Alexis Henderson se inspirou em fatos e aspectos infelizes da história da nossa sociedade, e as criticou de forma inteligente. Quando a ela retrata esses momentos não há como não sentir tristeza, raiva e nojo.

Mesmo não tendo amado "O Ano das Bruxas" não me arrependo de ter lido porque foi uma leitura bem gostosinha para passar o tempo. Gostei muito da protagonista, do romance slowburn, das reflexões e das maiorais: as bruxas e a Mata Sombria. Quando elas aparecem a atmosfera se torna sombria e imprevisível. Enfim, elas são o evento.

giovanna.cristi 10/12/2022

Nessa história conhecemos Betel, um local governado pelo profeta, onde qualquer ato fora das escrituras sagradas é considerado bruxaria. A protagonista Immanuelle é filha de uma mulher que é acusada de bruxaria mas ela tenta viver de acordo com a religião, até que uma noite na mata sombria consegue o diário de sua mãe e Betel começa ser tomada por pragas.
Esse livro tem a vibe do filme A bruxa, e me surpreendeu demais. Estou apaixonada.

Tatiane556 10/12/2022

Incrível
Um livro diferente, com uma base já conhecida de extrema religiosidade e uma sociedade cega, somadas ao pavor de bruxaria, que eu achei uma maravilha.
A autora ambienta Betel de um jeito mágico, realmente nos transportando para lá.
Immanuelle é uma heroína corajosa e incrível, que teve cenas que eu fiquei na ponta da cadeira, tensa com o que aconteceria com ela.
Um clima sinistro e muito impactante, me lembrou um pouco a série Missa da meia noite, com um terror que vem do dia a dia amaldiçoado, mas que ainda trata muito de amor e esperança.
O plot foi genial, com várias camadas e vários personagens, esse é um livro que merece 5 estrelas completas e certinhas.
Para quem gosta de livros sobre bruxas, romance, meio sinistros e inebriantes, esse daqui é perfeito.

Sarah 09/12/2022

Incrivelmente perfeito ?
A escrita deposita a imagem perfeitamente em sua mente, cada detalhezinho. O desenvolvimento pega a gente.