1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Cami 24/03/2024

Independência ou morte!
Assim como o livro anterior ? ?1808? ? foi uma leitura tranquila e cativante com uma linguagem bem simples.

O livro ?1822? nos apresenta uma análise abrangente e acessível desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil até a proclamação da independência por Dom Pedro I.

O autor destaca as tensões políticas, sociais e econômicas que permeavam a sociedade brasileira na época e os acontecimentos que levaram a separação do Brasil de Portugal.

Um livro bem interessante, certamente recomendo.

Paulo2175 18/03/2024

Uma forma de entender a nossa historia
Eu li a forma ilustrada, uma leitura mais voltada para a geração juvenil. O livro "1822" de Laurentino Gomes é um livro de história que aborda a independência do Brasil. O autor narra os eventos que levaram à proclamação da independência, destacando figuras históricas importantes e os desafios enfrentados durante esse período crucial na história do Brasil. É uma leitura muito interessante para quem quer entender melhor esse momento significativo na formação do país...

Acacio 12/03/2024

Império
Laurentino faz novamente excelente pesquisa. Nesse livro consegue dar foco não só no movimento de independência como também no contexto em que o movimento se desenvolveu.

Boa pedida para quem quiser saber de forma resumida como o Brasil nasceu.

Condé 25/02/2024

Jeitinho brasileiro
Livro muito informativo cheio de detalhes onde em cada página descobrimos e aprendemos mais sobre nossa história. Vale muito a leitura ou o áudio. Aprendemos de onde vem nosso jeitinho brasileiro e vemos que não é de hoje. Esse estereótipo já foi percebido por outras culturas a muito tempo atrás. O livro conta uma história, infelizmente pouco conhecido do nosso Brasil e de nossas origens nos seus altos e baixos. O autor cita momentos históricos e apresenta referências. Interessante que o livro desnuda a cultura brasileira a época que sofria sobre influências lusitanas, porém nos libera para que tiremos nossas próprias conclusões.

Ale Giannini 18/02/2024

Sou fã do Laurentino
Segundo livro da trilogia de Laurentino Gomes, sobre a história do Brasil. Neste segundo volume, o autor relata os anos que antecederam à Proclamação da Independência do Brasil, os fatos históricos, econômicos, sociais e políticos que levaram dom Pedro a romper com o pai, dom João VI e com Portugal, e proclamar o país como nação independente.

Tínhamos tudo para dar errado: de cada três brasileiros, um era escravo. O analfabetismo era geral, de cada 10 pessoas, apenas uma sabia ler e escrever. O isolamento entre as províncias prenunciava guerras civis. O país estava falido e não tinha exército, ou navios para se defender de um ataque Português.

Esse segundo volume da trilogia de Gomes, me deixa a certeza de que somos o país do improvável, mas persistente e resiliente, que com muita luta, suor e sangue, ainda seremos uma nação de primeiro mundo.

Trecho: Dom Pedro fez a independência de um país, reconquistou outro nos campos de batalha, esforçou-se para modernizar as leis e as sociedades que governou, amou muitas mulheres, dedicou-se à política com paixão, foi bom soldado e chefe carismático, viveu à frente do seu tempo e morreu cedo.

isa.ignacio 06/02/2024

Não sou a melhor em escrever resenhas, nem sou de fato uma pessoa voltada a história e política. Recebi esse livro de presente do meu padrasto e então por ser uma pessoa quem gosto muito que me deu resolvi ler, meio contrariada devido ser um livro que fala sobre história do Brasil. Entrei com o mesmo pensamento pré-formado por ninguém mais, ninguém menos que eu. O mesmo pré-conceito sobre a história do Brasil. Achei que seria um livro que tentaria articular e direcionar os pensamentos do leitor através das próprias opiniões do autor. "Quebrei a cara", achei o livro tão bom a ponto de me sentir vendo uma série e imaginando cada personagem através da leitura. Não achei uma leitura pesada e minha imaginação conseguiu ir bem longe! Só posso agradecer pela experiência. Apenas não dei 5 estrelas por ainda não ser meu gênero de livro preferido e estar totalmente inclinada a qualquer outro tipo de leitura.

biybs 03/01/2024

Este foi um dos primeiros livros de 'adultos' que li quando estava na quinta série. Ganhei-o da minha querida professora de história, chamada Lilian, que observou meu interesse pela história do Brasil e me presenteou. É uma memória muito carinhosa relembrar do início do meu gosto pela leitura. Sobre o livro, é uma leitura fácil para passar o tempo ou para quem está começando no assunto.

Agostinho8 27/12/2023

A história do Brasil contada em detalhes, de forma leve, clara e de fácil entendimento.

Através da narrativa nos ajuda a entender o país hoje, enquanto povo e nação.
Leitorconvicto 27/12/2023minha estante
Livro importantíssimos sobre o Brasil

Elineuza.Crescencio 27/12/2023minha estante
Esse eu gostei muito.

airamlaceratti 01/12/2023

D Pedro I parece um personagem de GoT
Gente, cada vez mais eu me apaixono pela história do Brasil. Talvez por não ter grandes conflitos ou guerras (não aparentemente, mas nada aqui foi conquistado na gracinha, teve muito sangue, suor e lágrimas), eu achava chata. Mas tem muitoooo conflito político. Temos nosso primeiro imperador a prequel do Robert Baratheon, temos nossa Lana del Rey, vulgo Imperatriz Leopoldina (que queria estar morta), tem altos hot entre o Imperador e a amante, inclusive um presente inusitado kkkk

Vehalcantara 28/11/2023

1822
Devo admitir que 1822 não me impactou tanto quanto 1808, talvez por causa de seu caráter político. Ainda assim, é sempre uma aula e tanto de história e maior compreensão do nosso país.
É lendo livros assim que a gente percebe que a história contada nas escolas nem sempre é a história tal e qual aconteceu. Dom Pedro era sim um homem cheio de ideias e esperança, mas também era um homem explosivo e mandão, o que machucou muito sua esposa Leopoldina.
No fim das contas, acho que o mais engraçado é perceber como muito pouca coisa mudou em duzentos anos. Ansiosa para ler 1889 e terminar essa trilogia incrível!

Aline de Jesus 24/11/2023

Livro útil; justo.
Laurentino não é um historiador de formação, porém, diferente de outros, se debruça a pesquisar sobre o tema. Minha opinião, como historiadora da História do Brasil, não consigo a obra inútil - como ouço alguns amigos da área dizendo. Não encontrará debates historiográficos ou produções acadêmicas, mas informações. Informações que por si só não forma a História. Considero útil para quem não sabe, não entendeu na escola, não consegue entender o desenrolar da história (política) do Brasil. É útil até certo ponto. Em outras palavras, Laurentino é justo naquilo que se propõe a fazer. No mais, indico a leitura, mas sugiro sempre saber interpretar as entrelinhas da História, principalmente quando o assunto é Brasil.

Bárbara 18/11/2023

Não me surpreendeu...
Li o primeiro e gostei bastante mesmo tendo achado um pouco difícil de ler mas quando comecei o segundo (esse) percebi que não era a leitura que era difícil mas sim eu que não estava acostumada. Muito bom w fácil de entender, te ensina história de um jeito divertido sem contar nos fatos aleatórios que nos ensina (e que muitas vezes solto aleatoriamente na minha roda de amigos).
Me salvou de precisar estudar pra no mínimo duas provas e testes de história e ainda me fez sentir uma mulher adulta formada em história. Muito bom leiam ?